Poemas de Mistério
Ela é mistério, é poesia em movimento,
Uma sereia que encanta o pensamento.
No rio da vida, ela segue seu curso,
Pisciana, eterna fonte de encanto e versos."
A chave do grande mistério
O motivo pelo qual muitos facilmente vendem sua Alma não é outro, senão o fato de desprezarem a Espiritualidade. Ora, a Alma nada mais é, que a sublime parte imaterial do ser! Por ser imaterial, não vista, invisível, imperceptível, é que a faz ser desprezada pela MAIORIA. Pois os anseios dos homens, giram entorno do que é visível, tangível, material, perceptível.
Daí a facilidade de serem envolvidos pelo ardil e sagacidade do "Demônio". Somente aquele ou aquela que experimentaram e desfrutaram do verdadeiro valor da Espiritualidade, é que têm as devidas condições de resistirem à tentação da proposta: "tudo isso te darei se apenas se prostrar a mim". E esse tudo não é outra coisa, senão os prazeres deste mundo. Tudo o que se poderá desfrutar da esfera físico-material. Porém, o que os homens não conseguem ver, é que sua Alma é o bem ontológico de maior valor. Exatamente o que não se pode ver, sentir, tocar, por ser imaterial. E é a Alma mesmo, a chave dos grandes mistérios! E o enigma da grande provação dos homens!!!
Às 05:31 in 26.01.2024
“És tu, a divinal Monalisa Mística?
A síntese do mistério telúrico?
A quintessência do éter Angelical, que paira sobre a atmosfera da Noite?
Ou és a clareza fúlgida de raios arcanais, que me veio, de maneira insólita, ao encontro?
És o véu da Rainha das Sombras?
Ou a grande e magnífica coroa da realeza da Claridade Divina?
Sendo na realidade o que for, foste o presente desembrulhado pelos dedos áureos do Destino, e apresentada, a mim, pela sábia e misteriosa providência do Universo.
Às 14:41 in 05.03.2025
De Lucius para Ísis de Lavínia
o caminho
é mistério
cheio de curvas,
tem espinho
que machuca o pé.
falo sério!
não pode perder a fé.
o caminho
é mistério
como o amanhã,
que não se sabe
o que vem pela frente.
Eu esqueço o passado
Abraçando o presente.
Vou em frente
Não fico parado.
O dia é um mistério
Cheio de adversidades
Com mentiras e verdades
Escritas nas nossas histórias,
Sempre buscando protagonizar o bem
E derramar amor
Por onde passar...
O desconhecido traz mistério
Instiga a busca por revelações
A curiosidade
O domínio de que querer saber mais
O delírio de querer abraçar o mundo
E segurar na palma da mão.
Tento me compreender
Vou tentar até o fim
Mas tenho que entender
Sou um mistério pra mim.
Santo Antônio do Salto da Onça RN Terra dos Cordelistas
19 Janeiro 2025
Nossa vida é um mistério
Que a Poesia desvenda
Vindo em sentido contrário
Para que todos entenda.
Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
05/06/2025
Ela é força, com um olhar que revela personalidade. É mistério, como uma flor de lótus. Tem um jeito de menina, mas a firmeza de uma mulher decidida. E é bela, em sua essência.
Beleza que vem de dentro para fora. Conquista com um olhar; mesmo com seu mistério, carrega consigo verdade, sua verdade. Nos prende com seu magnetismo, uma força sutil que nos atrai. Sua presença traz equilíbrio entre suavidade e poder, uma combinação rara que encanta e desafia.
Ela tem uma essência pura que nos intriga, nos levando a querer decifrá-la. A cada dia, desejamos conhecê-la mais, mas nunca conseguimos defini-la por completo. Com seu olhar e seu mistério, ela é... pura poesia.
O Sopro da Vida
A vida é esse mistério que chega sem manual, sem pré-aviso, num sopro de luz e choro. Começamos pequenos, frágeis, envoltos em braços que nos protegem de um mundo ainda incompreensível. E, antes que percebamos, o tempo já está nos puxando pela mão.
Na juventude, acreditamos que somos eternos. Corremos como se o mundo fosse um campo aberto, como se o amanhã estivesse garantido e a velhice fosse apenas uma lenda contada pelos mais velhos. Os dias são longos, os sonhos altos, e a esperança mora no peito como uma chama que nunca se apaga.
Mas a vida... ah, a vida gosta de ensinar. E ensina com ternura e dureza, com encontros e perdas, com silêncios e risos. A vida adulta chega sem cerimônia, com boletos, compromissos, decisões e uma saudade estranha de algo que nem sempre sabemos nomear. Talvez da liberdade de não saber. Talvez do tempo em que tudo parecia possível.
E o tempo, esse velho artista, vai pintando rugas no rosto e memórias na alma. A velhice não chega de repente ela se insinua nos detalhes: no cansaço depois de uma caminhada, na dificuldade em lembrar onde guardamos as chaves, na paz de ver os netos correndo e, ao mesmo tempo, na dor de tantas despedidas.
O que é a vida, senão um fio invisível que liga cada momento ao outro? Um bordado de risos, lágrimas, descobertas, erros e perdões. A esperança? Está em cada recomeço, em cada manhã que nos convida a tentar mais uma vez, mesmo sem garantias.
A verdade da vida talvez seja essa: ela passa. Rápida, intensa, às vezes cruel, mas sempre cheia de beleza para quem sabe olhar. As lembranças estas são o que ficam quando o presente já virou passado. São os tesouros que carregamos quando o futuro se torna breve.
No fim, a vida é isso: um sopro. Mas um sopro que, mesmo breve, pode acender fogueiras inteiras no coração dos outros.
Na Pele dos Dias
As dores tem em si,
o mistério do aprendizado
que a vida tatua
na pele dos dias.
(Suzete Brainer).
pântano
Algum dia serei uma floresta com todo seu mistério
Moleque saci, curupira, caipora, lobisomem...
Então serei riacho com águas cristalinas e pouca profundidade,
Algum dia serei uma cidade com seus viadutos e arranha-céus
Algum dia serei o mar com suas sereias e todo encanto divino,
Algum dia serei poeta com o coração empenhado
Por meia dúzia de olhares, sofrendo por amor e paixão...
Então desejarei novamente ser pântano triste e sombrio na minha solidão...
Cecilia
Nesse oceano veleja a poesia
O mistério das palavras
O silencio da solidão,
Vagas imensas,
Imensidão...
Arquipélago em mim,
Ilha na sua solidão
o mistério de tudo... se fosse diferente talvez não fosse tão doce,
mas conversaríamos sobre qualquer banalidade
sob o calor daquelas tardes mornas
e as futilidades eram só pretextos para estarmos juntos;
por que haveria de ser diferente...
eu escreveria alguma coisa...
eu já pensava que era poeta,
mas nunca dirigi a palavra correta para a pessoa certa... meu Deus!
um colibri se perde com o néctar das flores;
por que, ou por quem se perdem os poetas...
minhas fantasias tem carnavais tão lindos;
meu coração está cheio de feriados,
de sábados e inesquecíveis domingos
mas... se fui feliz, eu não sei
felicidade é a próxima estação, ou a estação passada...
não diga mais que a vida é tão fugaz,
fugaz é essa dor de dor nenhuma...
é o teu olhar, o teu sorriso, o teu perfume,
o teu cabelo ao vento;
é este sentimento que me diz que tudo é mistério...
e no amor, mistério é tudo... mas tudo é tão fugaz.
MISTÉRIO
Quem sou eu?
Toda manhã diante do espelho
Eu me pergunto isso
E o espelho me mostra pelo avesso,
Minhas palavras se multiplicam
No vazio deste universo;
Quem sou eu; isso é perverso, penso,
Mas saber-me exato seria o inverso?
Acredito que o mistério
e o silêncio,
moram na mesma casa
e descansam na mesma cama da cumplicidade.🤐&🤐
Ah, não consigo encarar
este teu olhar,
assim tão sério,
fazendo este mistério,
e me faz pensar em noites de lua cheia,
mas prefiro o teu sorriso
que me faz sonhar com o paraíso 😍
***
Uma estrela..
Feche os olhos
pense em mim
fui um sonho
encantamento
magia
um mistério!
Estive aqui o tempo todo!
no romper das ondas do mar
na brisa
no infinito que não tem fim!
te esperei longo tempo...
Sentei-me na areia alva
fiz versos e canções
que viraram poemas pra ti
Chorei
gritei teu nome
eu era o amor desejado
...não reconhecido
Nas noites de luar
com cheiro de damas da noite
- flores perfumadas -
contava estrelinhas
e em cada uma
mais um dia vivido por ti!
Feche os olhos! Não chore!
Sinta meu corpo colado ao teu
roube-me todos os abraços
aperte-me em seus braços
sinta minha mão a te acariciar
meus olhos nos teus!
Esperei
demoraste
não vieste
vamos celebrar
agora sou aquela estrelinha
que guia teus passos...
Podes ver?
Numa noite enluarada
Cujo mistério me fascina
Vejo-te linda apaixonada
Com tua inspiração ilumina
Doces, antigos pedidos
guardados em lugares sagrados
Nos profundos segredos,envolvidos
Haviam dois jovens amados
Minha pequena infante
Alegra-te com sobriedade
Deveras,sóbria te encante
Por mais encantado idade
Esquentas-me com tua paixão
Venhas com teu calor
Pois a vida sem você vira ilusão
Um mero facho de vida sem amor!
