Poemas de Filosofia
"O custo da humanidade: Medo"
O peso do mundo é o medo
O medo da perda, qualquer perda
O medo do fim, qualquer fim
O medo do futuro, do que não temos certeza
Pelo quê acha que vive?
O medo movimenta mais do que qualquer emoção humana.
A mais forte e mais antiga emoção da humanidade
é o medo.
E o mais forte e mais antigo tipo de medo
É o medo do desconhecido.
Conhecemos pouco
E não temos certeza.
— O Peso
O Peso que carregamos é o Medo.
"Memória Fotográfica"
Não lembrarei bem em 50 anos
Como hoje estava o céu ao fim do dia,
Ou dos cães e estranhos
Que encontrei na rua quando entardecia.
Muito do que vi não será bem recordado,
Por isso guardei fotografias
Da memória que possa ter falhado,
Aprendi bem tarde o porquê das fotos…
Os humanos aprenderam a guardar
O que, pelo medo de perder, são absortos.
Sempre buscam fotografar.
Mas meus olhos estão cansados,
Minha visão não mais me ajuda,
Tornou-se cada vez mais turva,
E os momentos em meu álbum colados…
Depois de mim, terão significância quase nula.
Tento esquecer o medo,
E cá estou eu, sorrindo esgotado
Relembrando as marcas do meu enredo
Em meu coração, para sempre, fotografado.
O ser humano e sua preocupação em seguir a receita para a felicidade, ao cair em descoberta que não existe uma, tornar-se infeliz.
A tentativa em achar uma receita para tudo é uma imagem de nossa fragilidade, como é preciso seguir algo, ocupar-se e não viver. Achar tal receita torna infelicidade maior a longo prazo, é o comodismo do que achamos necessário, achar é tornar-se infeliz.
Assim como Camus diria que a vida não possui um sentido, pois assim podemos dar a ela o sentido que quisermos...
Então para quê o desejo de seguir algo?
O grande segredo pra viver melhor trata-se de encontrar os próprios dons e talentos e os polir; se aprimorar no gelo e no fogo.
.
E, cuidar de si e do seu mundo, regar suas flores e carpir seu jardim da alma..
.
Ademais, cultivar as melhores amizades, mas isso só após cuidar de si mesmo...
.
E cumprir suas promessas - em especial a que fez a si mesmo - e em seguida, as feitas a outrem...
.
Nem é tanto segredo assim, mas sim maxime uma boa filosofia de vida, aprimorada no clangor das batalhas internas e afiada no dia a dia no trato consigo mesmo e com todos.
.
- Misael Malagoli
1.° Quando o homem não era homem, e o mundo não era mundo, o tempo não era tempo.
2.° Quando o homem caminhava sobre à terra, o mesmo ainda não sabia caminhar; quando o homem caçava sobre à terra, o mesmo ainda não sabia caçar.
3.° Desde que o mundo é mundo, e o tempo é tempo, o homem é homem.
4.° No horizonte se encontra o mundo, mas somente o que nos é próximo pertence ao mundo.
5.° Desde as límpidas águas às turvas, o mundo jaz do homem.
6.° Desde o padeiro ao engenheiro, ambos partilham do mesmo conhecimento, mas em diferentes intensidades.
7.° A toda pessoa com quem fales, estarás vendo um fragmento de si mesmo.
8.° Tenha ouvidos ou olhos, sempre estará a ouvir o que quer ouvir, e a ver, o que quer ver.
9.° Para que a boca mova a montanha, a mente deve mover o coração.
10.° Para encontrar Deus, primeiro busque si, encontrar; para entender Deus, primeiro busque si, entender.
Felicidade é estar em paz consigo mesmo é com todos. É, ter mais momentos bons que ruins, viver a vida de forma equilibrada e bem vivida.
.
Aceitar-se como é e o que tem ou não. É saber aproveitar os bons momentos e superar os maus.
.
Simples assim. É saber ganhar e saber perder. Avante e sempre! - Misael Malagoli
A vida nem sempre é um
"mar de rosas"... perante as tempestades é necessário mudar a rota. Eessa mudança de rumo não é de 180 graus como se escreve por aí...
É nunca perder o Norte!
O que sou?Um ser ignorante,
que se firmou,querendo ser gente.
Adornou de planos sua mente doente.E tentou ser mais do que palavras,mais do que sonhos,uma tentativa errada.Se fantasiou de metáforas,frases errantes,falácias.
Buscas ordinárias de expressão.
Expeliu seu ser,maquinou entre tecidos poemas,não querendo ser calada.
Fez da poesia seu paço seguro numa boca fechada. Um emborcar dentro de si.Mas emudeceu...
Parou de discorrer linhas ,merdas prensadas em grafias esquisitas.
Amarrou os dedos em laços de fita e se fechou em camisas de forças,onde o silêncio é o grito de uma boca trancada.
Só quem realmente acredita em sonhos agasalha a poesia como ninho.
Dolorida caminhada onde sempre busco a fé para continuar essa jornada.Um abraço amigo.
Minha mente trabalha sozinha.
Eu não preciso compreende-la.
Só preciso saber, que ela tem um ofício.
"Quem não é visto, não é lembrado."
Deus, não é visto e és lembrado todos os dias.
A grande ironia: Ele é temido!
Se o Homem não tem filhos.
Ele está ensinando aquilo que aprendeu como filho.
Se o Homem tem filhos.
Ele está ensinando aquilo que aprendeu com o filho.
Na vida sempre estamos precisando ser aprovados em algo
No trabalho
Na família
No namoro
Na sociedade
No casamento
Na adolescência
Na Igreja
Na escola
Com os filhos
Com seu chefe
Com os amigos
Na vida sempre estamos precisando ser alguém que não somos
Sempre estamos em busca de se formar ao novo modelo que querem que nós sejamos
Na vida sempre estamos em busca das nossas aprovações o tempo todo
E ai deu certo?
Não..nunca deu e nunca vai dar certo, más essa é a vida que deve Levar.
Um professor de filosofia me disse.
Para um conceito existir, há duas origens:
1. Abstração do meio natural/material; 2. União de ideias já abstraídas do meio;
Quando mesclamos mais de uma ideia ao invés de abstrair, temos que procurar algo no mundo físico e atribuir esse valor ao objeto.
Como Deus nunca foi experienciado; nunca poderíamos ter criado o conceito de Deus através da abstração, logo a ideia nasceu da união de outras ideias, como da palavra “pai” com outras palavras, como o infinito, ao decorrer do tempo.
Tudo bem, e o infinito? Ele não foi experienciado, mas ainda sim temos um conceito. O infinito surgiu de uma generalização, onde uma sequência de fatos, números não termina.
Como Deus nunca foi experienciado, logo temos que procurar algo na existência e atribuir valor.
Deus criou o Universo;
Só existia Deus no início;
Toda criação decorre de uma transformação;
Se só existia Deus no início e toda criação é uma transformação, Logo Deus é o próprio Universo.
(1)Deus sabe tudo;
(2)Deus pode tudo;
(3)Deus está em toda parte;
Se Deus é tudo, logo cria o próprio lugar, logo está em todo lugar (3); Se Deus é tudo, logo sabe tudo, pois é tudo (1); Se Deus é tudo, logo pode tudo, pois é tudo (2).
Deus não necessita de fé, crença ou religião, pois Deus é tudo o que existe, desde os átomos em seu corpo às estrelas nos céus.
Não tenha fé, tenha conhecimento!
Há duas formas de valorizar a beleza:
cegamente, como se fosse eviterna...
ou enxergar sua eternidade,
para evitar a ilusão das formas.
Não tenha medo
da palavra "fracasso,"
porque ninguém vai querer
comprar um fracassado e ele ficará em paz.
Mais assustador é a palavra "sucesso"
pois, a alma se venderá facilmente e eu digo que,
não há maior fracasso
do que vender sua própria integridade.
“Chamei meu passado para conversar
Separei três cadeiras para presente, futuro e passado sentar
O presente estava vazio
O futuro incerto
O passado decepcionado
Conversamos sobre a vida
Vimos o tempo voar”
“O passar das horas no relógio
O tic tac dos ponteiros
Meu presente vai embora em frente aos meus olhos
Tudo que faço se torna meu passado
O meu futuro vem caminhando lentamente em minha direção”
“O mesmo pôr do sol de todo dia
O mesmo nascer do sol
Meus olhos os enxergam como diferentes
E todo dia vejo
O pôr do sol mais lindo da minha vida”
“O que você deixou
Só eu e você vamos saber
As palavras profundas que te disse
Só eu irei saber
Tuas mágoas largadas no chão da sala
Cabe a mim tentar te esconder
Dos meus pensamentos”
