Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

"⁠Na fluida simbiose de alguém para alguém,
não se sabe quem
perdura quando você deixa de ser você
em outros olhos."
Wesley Poison - En[Quadro]

Inserida por WesleyPoison

Um vício cognitivo recorrente da mente progressista pueril é a crença de ⁠cultivar propostas e soluções simplistas para os problemas complexos do mundo.

Esse vício é oriundo da soberba de se enxergarem como especialmente inteligentes, ao mesmo tempo que consideram que bilhões de cérebros ao redor do planeta e ao longo de gerações não tenham sido capazes de desenvolver tão brilhantes e mágicas soluções.

Inserida por aulercoelho

⁠Para nossa sorte, de tempos em tempos, surgem algumas mentes visionárias que, apesar de constantemente serem tachadasde loucas em seu ambiente de convívio, defendem seuspontos de vista insistentemente. Fazem isso na mesma intensidade de vontade com que aqueles que ficaram cegos pelo
sistema insistem em tentar desmotivá-los. Ainda bem que não parampor aí pois, além de defenderem as suas visões, mantêm-se firmes nelas por tempo suficiente para que o próprio tempo venhaa nos fazer ver tais visões triunfarem sobre a ignorância
de muitos.

Inserida por AlbanoMarques

⁠Apenas quem está em tremenda confiança tem na coragem a suficiência de não deter as lágrimas.

Inserida por teretavares22

⁠Sou o que não permanece. As coisas que digo não me dizem.
Já as que calo me contam e, as que contam de mim, não sou eu.
E se dizem e é verdade em seguida é mentira porque já terei sido antes
o que agora não sou mais. Penso ser aquilo que faço e o que deixo de fazer
é algo meu que não nasce.

Inserida por teretavares22

⁠Sabedoria & Conhecimento

Então é esse o preço da Sabedoria?
O Vazio e a melancolia...
Entender que por mais que possamos nos esforçar, seremos inúteis aos efeitos do tempo?
A certeza de que, aquele que interpreta o melhor personagem social estará sempre em evidência?
Então é esse o preço do conhecimento?
A certeza de que por mais que possamos nos esforçar, oque teremos serão sempre aproximações e que para ciência nenhum cálculo será exato?
Então é esse o preço da Sabedoria?
Ver a revolta dos adultos sobre suas crianças internas.
Devolvendo nas outras pessoas como forma de vingança os traumas, medos e explorações que sofreram quando pequenas?
Eu Sou aquele que está em busca!
Esforçar-me na busca de sabedoria e conhecimento produz um vazio;
Quanto mais se sabe, maior é a responsabilidade;
Quanto mais se aprende, maior é o sofrimento.

Inserida por MarcosPaglioni_369

⁠HOMEM PROFUNDO

Um homem profundo não se deixaria levar por emoções rasas.
Leva a vida como um maldito charuto cubano, por mais caro e raro que seja, acaba!
Um homem profundo é atingido através de sentimentos profundos.
Leva a vida como um maravilhoso vinho Francês, por mais antigo e saboroso que seja, nas mãos erradas de nada vale!
Um homem profundo não se apega em buscas materiais.
Leva a vida na construção de obras, por mais forte que seja os efeitos do Tempo, para os próximos homens profundos, Ficam!!

Inserida por MarcosPaglioni_369

⁠PEDAÇOS
Trazemos o aroma dos campos que passamos:
Amores, Amigos, pessoas, livros, ambientes, projetos, enfim...
Não cuidar destes campos
Seria o mesmo que afiar uma faca durante o dia para se cortar com ela a noite...
Já não tenho mais dúvidas
Que as partes de mim
São os pedaços de vocês!!!

Inserida por MarcosPaglioni_369

⁠POETAS
No fundo, todo poeta é um suicida
Se mata para expressar-se
Se mata para viver
Se mata para arrancar uma gota do oceano
Se mata aos poucos em cada dose
Se mata aos poucos em cada trago
Se mata!!!

Inserida por MarcosPaglioni_369

⁠O elemento que mantém-me aceso
Inspira-me do veículo temporal esmaga- me na camada sideral
Pois nú ainda permanecerei preso.

Das altas camadas fui expelido
Para larva embrulhada de vida.
Capa onde nascem as feridas
Frestas que engolem os fluídos.

Inserida por 99561913453

⁠O filósofo não quer
lhe convencer de nada,
apenas deseja que você
reflita sobre tudo.

Inserida por EduardoLouzadaPires

⁠Você veio para este mundo
com luz suficiente para encontrar
seu caminho para fora do escuro,
bondade suficiente para salvar uma alma,
amor suficiente para mudar um planeta.
Não se preocupe, você está hipnotizado
com tudo que você pode precisar.
Olhar para dentro,
você está encharcado de magia.

Inserida por alexis_karpouzos

⁠E no final, o quê?
o que acontece com os vivos quando morrem?
o que acontece com as lágrimas quando os olhos se fecham?
Para onde vão as estrelas quando não sonhamos,
para onde vai a dor da memória?
O que acontece na miríade de verdes da folhagem
no sol e na sombra?
Na profundidade da clareira,
uma brisa suave nos envolve com o silêncio do poder
unificando nossos silêncios.

Inserida por alexis_karpouzos

⁠Você nasceu
com sonhos e ideais,
você nasceu
com amor e confiança,
você nasceu
com potencial e grandeza.
Você nasceu com asas.
Não se esqueça do presente.
Não desista do milagre.
Aprecie a vida.

Inserida por alexis_karpouzos

"Pela frincha do desconhecido;
Sobressalta o intruso;
Para o terror vocacionado;
Escalpela tanto o refinado como o obtuso..."

Inserida por Leandroeps

"O apimentar da circunstância;
Enaltece a chama da vida;
O prazer jamais será uma manigância;
Sentir e amar procurarão sempre uma saída..."

Inserida por Leandroeps

⁠Frequentemente nós julgamos o próximo,
e isso é normal — de certo modo, inevitável.
Seja um julgamento bom, ou seja um
julgamento baseado em nosso ego. A
questão, é; se julgássemos
a nós mesmos, o quanto julgamos a sociedade e o próximo — quão melhor seríamos?

Inserida por bw_delight

⁠A CAPIVARA E A VARA

A capivara é um ser pensante
Sabe onde procurar abrigo
Come mato para sobreviver
Sem dúvidas, tem a felicidade consigo

No profundos da floresta onde cantam os sábias
Ao lado de um tronco de uma árvore está a vara
Que, por sua vez, não pensa, não come, não sente
Não vive como a capivara
Seu propósito não é condizente

O homem é um ser com alma
Assim como a capivara ele precisa sobreviver
Pega então a vara e sua coragem
E procura algo para comer

Entretanto falha em todas as tentativas
E a vara fica em vão
Abandonada pelo único que acreditara em sua capacidade de viver
Mesmo sem um coração

As profundezas da floresta já não estão em seu alcance
O canto dos pássaros não acalma a sua mente de fantasia
Agora só lhe resta o chão da estrada
E sua perpétua melancolia

Nos profundo dos lagos cristalinos
A capivara bebe das águas que a natureza lhe dera
Agradece à Buda, Jesus ou Espíritos da floresta
Pela maravilhosa vida que lhe propurzera

Em meio de suas preces sem sentido
A capivara abre seu olhos castanhos
E ao olhar para direita sua visão se transforma em pergunta:
O que aquela vara faz sem um dono, sozinha e sentindo culpa?

Inserida por esthesys

⁠A manhã recita um salmo,
passa o vento mais amigo,
e é nesse momento calmo
que Deus conversa comigo

Inserida por touchegrs

⁠após colher todos os cacos,
Conte-os;
e descubra quantos fragmentos se criou!

Inserida por LucasdosAnjos