Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

⁠sinestesia

Não neva onde há de nem cair areia, não apedreja onde não há de ter também pedras, não se faz frio onde tampouco há ardor
Cabe ser seu só, que leva um pouco de mim e dois poucos do que julgara ser amor
Que nem os infantes hão de pensar que por fechar os olhos, a luz de fora também se apaga
Que por tanto se ler rótulos de validade, há do homem apodrecer com a idade
Que nem os asnos hão de crer na forma que passa mas não fica, da estação que tarda e falha, fala e também não diz, que contradições também são formas de dor e que se pudessem falar conosco diriam "amo a vós e por isso quero bem meu próprio"
Por que há de você pensar que por um só adeus esquecerei eu mil e tantas poucas saudações?
Por que há de você ver e crer que por tanto erro foi uma falha por mil e outras tantas canções?
Canções suas
Fora irascível tantas outras, devaneios da nossa própria loucura.

Inserida por EvaristodosSantos

⁠George Orwell uma vez escreveu: "Guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força".

E eu escrevo: 1984 ainda é 2024, com soldados encarando uma guerra de frente deixando esposas e filhos a sua espera, levando assim, a uma falsa paz global apenas para avançar agendas...

Inserida por evelynlugo

⁠A subordinação integral da cultura filosófica à agenda política suscita um potencial dilema, no qual a busca pela verdade objetiva e a análise imparcial se encontram em risco de comprometimento.

Este fenômeno sugere a possibilidade de uma influência desmedida de visões ideológicas particulares sobre o discurso filosófico, resultando na supressão da pluralidade de perspectivas e na prevalência de posicionamentos políticos preponderantes.

Tal cenário compromete a integridade da reflexão filosófica ao relegar a primazia da análise crítica e da exploração multifacetada de ideias em prol da adoção acrítica de premissas políticas específicas.

Inserida por I004145959

⁠Memento Mori

Quando descobri que iria morrer
Me encarei triste no espelho
Tenho tanto para fazer em tão pouco tempo

Quando descobri que iria morrer
Por um momento o chão se abriu
O vazio se fez presente e a escuridão me engoliu

Quando descobri que iria morrer
Entendi que todos vão
Me lembrei que a dona morte não faz distinção

Quando descobri que estava viva
Meu Deus! Que susto eu levei
Eu estive viva o tempo todo e nunca a reparei?

Quando descobri que estava viva
Criei asas e voei
Me livrei de todo peso que sempre carreguei

Inserida por juliana_rossi

⁠O pobre não é aquele que
tem pouco — mas aquele
sem interesse pelo saber.
E pode piorar: aquele que
acha que sabe muito, é tão
somente aquele em
pobreza extrema.

Inserida por bw_delight

⁠Idas e vindas: devaneios intrínsecos.


"Ainda que devotado se expresse,
que haja relutância em firmar,
domicilia-se, pois, nas entrelinhas melindrosa maleabilidade,
frouxidão ao históriar fidedignidade
e abunda por fadiga desventuradamente.
Sedicioso, forjado em luta com o sub-reptício pensante, vislumbra.
Visto que vivenciar ressoa sabiamente mais factual.
Ocasionar infortunio para que?
Não obstante, lograr-se, foi a quaisquer anuído.
Mas sabido torna-se-á que deveras mais-querido foi.
Contudo, alanceados ingênuos não terão no remate.
Outorga-se pelejar abatido, aturar escopos sociais, privar-se a deslustrar o cânone,
preservar o cerne na mira e superentender.
Toda ou qualquer fração de seja qual for a tese a cerca desta questão, haja peito para desconversar.
Sorrateiro, ardilosamente e sem que possa perceber, incumbido estará você, um pesado fardo a carregar.
A miúda parte supradita conta.
Súplica emancipação.
Não proclama razão.
Supositício sui generis, tão só".

Inserida por WanderLRG

"Se não existíssemos;
Porventura;
Que falta faríamos?
Seriamos dignos de mesura? "

Inserida por Leandroeps

⁠"Tenho coisas?
Ou serão as coisas que me possuem?
Depois do meu último suspiro, as coisas;
Não me acompanharão na viagem ao além... "

Inserida por Leandroeps

⁠A busca pelo conhecimento tem como consequência a ignorância, mesmo que isso seja paradoxal. Quando escolhemos conhecer uma coisa, deixamos de lado, naquele momento, a possibilidade de conhecer outra coisa.

No final, temos a constatação da nossa limitação. Somos, infelizmente, fadados a ser ignorantes.

Inserida por pattuzzoj

⁠Diferente do que pensam os partidos políticos e os movimentos sociais, a ideologia não é algo simples de ser representada por um signo (bandeira, símbolo). Resumir uma ideologia é reduzir o discurso, é limitar o debate. Ideologia é algo complexo e construído através de idéias conflitantes.
Eu particularmente, não conseguiria hoje, resumir minha ideologia em uma imagem, se quer, a resumiria em uma frase.
Thiago Silva Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

⁠O infinito encara de volta

Ontem me peguei encarando o céu e me deixei levar pela cor azul vibrante de tal, mas não é isso que me hipnotiza, o que me hipnotiza é como esquecemos que ao encarar o céu encaramos o infinito e a vastidão do espaço e de forma automática encaramos a nossa insignificância, e o quão pequeno somos comparados ao céu que chamamos de nosso. Mas quem sabe se o infinito não encara de volta? Quem sabe se nossa existência é mais do que uma simples series de eventos e coincidências? Mas é impossível ler o infinito, não importa quão grande é a sua curiosidade.

Inserida por Irisvoux

_Ponte dos desejos_

Caminhou até o possível
Parou consciente
Sem carecer outro nível
Não habituado ao decadente
Mas se via sorridente

Obteve à lucidez
Atingiu a honra
Se fez cortês.

Saciava-se com pouco
Esperava menos
Sabia que não haveria
Dias mais amenos

Não planejava
Não era comparado
Existia ali
Sem ser pressionado.

Inserida por Apolyti

O que resguardar?
O tempo cuida de tudo
Esta é a maneira de preservar
O cargo à se ocupar
Por alguém tão digno.

Pois ele não tarda
Guarda memórias
Se ocupando de tristezas
E tantas histórias.

Mas não há de se preocupar
Mais cedo ou mais tarde
Ele irá lhe retornar
Suas respostas esclarecer
E seus gritos calar.

Inserida por Apolyti

Seguindo Lavelle,

Os erros cometidos não serão inúteis se servirem a outros seguirem no mesmo caminho seguro que, sem esse exemplo, teriam errado sem a devida compreensão de seus limites e possibilidade de crescimento, mas seria complacente com o engano.

Inserida por ItamarSouza

MINHA ESCOLA, MINHA RUA...

Minha escola não tem carteiras, não tem ordem,
Tem vidas em desordem,
Lousa sem escrita
Lâmpadas sem luz…
Minha escola tem livros sem leitura,
Cantina sem alimento,
Nome sem patrono,
Pintura sem cor, móveis sem aconchego…
Minha escola tem estudo sem aprendizado,
Pagela sem frequência,
Aula sem vivência,
Caderno sem linhas e pautas, mentes sem crítica…
Minha escola tem pátio sem alegria,
Banheiros sem privacidade,
Professores sem vocação,
Formatura sem diploma…
Minha escola é a rua,
É suja,
É o caos,
É fria,
É lama,
É o analfabetismo,
A escravidão,
A condenação!

Inserida por marcelloamorim

CANÇÃO DO MEU CORAÇÃO

Meu coração canta teu nome
Nele ressona tua voz como a um hino
Um hino com a mais bela letra que já ouvi tocar
No meu intimo, no meu altar, só encanta-me você...

Meu coração é tua guarida, teu conforto, tua paz,
No meu coração se esconde o teu mistério,
Como em uma caverna luzida pelas estrelas
No meu intimo, no meu caminhar, só existe você...

Meu coração é chave polida da tua mais livre fantasia
No meu coração tu és sempre amada,
Como exilado te procuro, teu corpo é minha pátria!
No meu intimo és meu campo florido, meu rubi inundada em orvalho...

Meu coração onde estiver permanece fiel
No meu coração está transcrito o teu nome
Com uma bela letra em tábua de bronze a cantar o amor
No meu intimo, um gesto, uma paixão, uma canção do meu coração!

Inserida por marcelloamorim

O pai disse:
- parece preguiça.
A mãe disse:
- não; ela é artista.
Logo:
Eu aqui: - artista e filósofa!

Inserida por GildaMorais

O homem que não faz da solidão
Seu abitar natural.
Nunca será provedor do seu próprio destino.

Inserida por Pottier

ESTE AMOR CHAMADO VOCÊ E EU!

Acordei ao seu lado, conversei com nosso TUTOR,
Pedi-te a benção,
Seguimos agendas diferentes,
Eu ansioso para o reencontro do porvir...

Chega fim da tarde, dilacera o peito,
Preciso logo te ver, te abraçar, te beijar, te amar, ser feliz!...

Quando nos encontramos, a noite já pode acordar,
Em meio à luz prateada,
Vestida de lua você me inspira cantatas, melodias de amor...

Em minhas mãos, pedra preciosa, cor de rubi,
Declarações vigentes,
Viajamos nosso amor,
Neste amor chamado VOCÊ e EU!

Inserida por marcelloamorim

MINHA ALMA (PASSADO)...

Minha alma tem uma dívida comigo,
Com ELE, que assoprou em mim tudo DELE...

Minha alma é uma viagem,
Uma manifestação da humanidade em mim,
Da terra, do vaso quebrado, do caco,
É o entristecer da abóbada celeste...

Minha alma é a queda do meu firmamento,
É bidimensional, é o céu e a terra...

Minha alma busca ser feliz, apaixonar-se,
Ela é sempre adúltera decepção,
Brilho fosco sem estrelas,
Pagã, sem brisas da primavera...

Minha alma espanca minha fé,
Cobre-me com figueira, como a folha da vergonha...

Minha alma é sem sonetos,
Poema atulhado de amargura,
Expoente ferida escorrendo,
Choro sufocado, língua trêmula...

Minha alma é do tamanho do mundo,
Sou eu, é a algema de tudo...

Inserida por marcelloamorim