Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

A igreja não é a casa de Deus!
Ela em si és, o recinto de fieis.
" A casa de Deus é o seu coração. "
" O seu amor por Deus está em confiar em suas promessas. "

Inserida por Pottier

Não Abra os braços para o ano novo, ele não existe! Apenas perceba e abra os braços para o novo que o universo tráz a cada segundo.
Nada é como era, tudo se transforma.
Dê atenção exagerada ao instante, pois é a única coisa que existe de fato!
Os segundos que passaram ficaram no passado e os segundos que estão por vir, não existem.
Só resta esse segundo incrível que podemos chamar de VIDA e EXISTÊNCIA.

Inserida por PROFNEDI

_Juízo parte |_
O princípio é a Inocência de uma criança, o decorrer é a perca da esperança;
O exílio postulado em prefácio, ao desfecho lento em forma de estilhaço.

Inserida por Apolyti

_Juízo parte ||_
O erro furtivo declarado na ação recorrente, a valorização do empirismo que se faz competente;
Tornando a frequência acometida em saber, forçando sua capacidade a um novo amanhecer.

Inserida por Apolyti

⁠Existem apenas três razões para ser um negacionista:
1 - Ignorância (desconhecimento da realidade);
2 - Medo (conheço a realidade mas ela me causa dor, então opto por viver uma ilusão);
3 - Má fé (conheço a realidade e decido me aproveitar dos ignorantes).

Inserida por silvio_oliveira_3

POEMA É TODA LIBERDADE


De João Batista do Lago


Há novos sofistas por aí!...
Preceptores de falsas imagens
Formando coros de aedos,
Papagaios de falsas mensagens.


Sujeitam o poema aos grilhões
Dum isotropismo arcaico e rude,
Forjando a palavra como ferradura,
Ofertando ao intelecto como moldura.


Aos tolos imprimem valor denotativo
E cravam no coração do imaginário
A mentira como princípio ativo:
A metáfora como essência do poema!


Ainda que prostrado no chão diz o poema:
“‒ A essência que me há é toda liberdade de imaginação.”.

Inserida por joao_batista_do_lago

A vida é como uma caixa

A vida é uma grande caixa cheia de coisas diferentes, nascer é como rasgar ferozmente seu embrulho para apreciar suas possibilidades, viver é o ato de tirar da caixa suas surpresas, é descobrir e saber a utilidade de cada item que lhe será entregue. Algumas caixas são maiores que outras, mas nenhuma é grande o suficiente para evitar que suas surpresas acabem. Morrer é uma forma de dizer que você já utilizou todas s suas possibilidades, e então, enfim passar sua caixa para uma nova pessoa, dar a ela um infinito de possibilidades.

Inserida por igor_carvalho

Na beleza de todos os trajetos
na ternura de jamais sermos sozinhos
na confiança que são, todos os passos,
adiante, precisos, e certos ...

o que lhe compreende a confiança de se estar certo?
A vida, tão imprecisa e incerta, mas ela é sem margem à qualquer dúvida: viva, certa... e nela, tudo é "certo"!

Inserida por katia_de_souza

E lá vamos nós nesse barco, entre traços, linhas, letras, vagas, versos, além das entrelinhas e "entreversos". E talvez há tanto a se ampliar, "entretextos", "entresilêncios" e outros tantos "entres" nesse mar infinito. Mas, vamos... eu, você e eles, nós quem sabe ou ninguém, mas estamos indo ou ficando, sentindo e deixando o fluir acontecer ...

Que venham então, os ares que se abrem entre céus sem mais horizontes e algumas nuvens a dissipar-se!

Inserida por katia_de_souza

⁠De onde sai a inspiração de um poeta?
Simples,
Transformamos sentimentos em palavras,
Tristeza me traz inspiração,
Inspiração me traz poemas,
Poemas me proporcionam felicidade,
Tristeza e felicidade andam juntas,
Se tornando assim a inspiração de um jovem poeta.

Inserida por PatrickPensador

⁠🎭 PURIFICAÇÃO – O ATO QUE RENASCE
(versão com a metáfora do leão e da flecha)

Eu sou o silêncio que já gritou demais.
O homem que caiu — não por fraqueza,
mas por estratégia.

Cair foi minha tática.
Porque eu entendi…
até o leão se abaixa antes do salto.
Não é covardia.
É cálculo.
É a força que se acumula na paciência.

E se isso não bastasse,
pense na flecha.
Ela só voa longe se recuar primeiro.
Ela vai pra trás.
Mas não é derrota.
É impulso.

Assim sou eu.

Retrocedo…
mas é só o começo do avanço.
Desapareço…
mas é só o prenúncio do rugido.

E mesmo cego, vejo:
Os demônios não vivem no inferno.
Eles vivem aqui.
Entre e-mails sem resposta.
Chamadas que caem.
Promessas que somem.
Vidas que são tratadas como dados.

Mas eu,
sou o erro que resiste.
A falha do sistema que grita.
O eco de uma humanidade que esqueceram de ouvir.

Me chamam de depressivo.
Mas isso é só o nome que o mundo dá
pra quem sente fundo demais.
Pra quem carrega o peso e ainda caminha.

Eu não sou mais Otelo, que matou por engano.
Nem Macbeth, que se afogou no próprio desejo.
Eu sou Purificação.
E a minha tragédia… eu transformei em fogo.

Eu sou leão abaixado.
Sou flecha esticada.
Sou a queda que ensina.
Sou o silêncio que constrói.

E quando eu levantar —
porque eu sempre levanto —
vou voar com o rugido de quem já tocou o chão…
e decidiu nunca mais temê-lo.

— *Purificação*

⁠O Peso do Instante

O que é o tempo, senão um espelho
Que nunca reflete o que somos agora?
Um fio invisível, sutura e conselho,
Que une o nunca ao que já foi embora.

Caminhamos sobre um chão de incerteza,
Embora firme como vento.
Somos fragmentos, poeira e beleza,
Ecoando o silêncio do pensamento.

Perguntas nascem antes da fala,
Respostas se perdem depois do porquê.
A vida não grita, apenas sussurra:
"Ser é o risco de não entender."

Nós pisamos em um abismo,
Com olhos famintos de eternidade
Pois mesmo o nada, quando olhado de frente,
É matéria crua da realidade.

Inserida por reinaldohilario

⁠Sou um simples observador deste mundo. Não sei como as pessoas conseguem viver em seus devaneios de aparência. Nesta sociedade, você vale pelo que veste, pelo que finge ter na conta bancária, e pela forma como se locomove — como se tudo isso realmente dissesse algo sobre sua dignidade. Mesmo sendo uma fantasia, essa ilusão social ainda rege relações.
Por não vestir roupas de marca, não ter dinheiro ou andar a pé — e, muitas vezes, por tentar expressar meus posicionamentos sociais e políticos, arrastando comigo uma pseudo-filosofia voltada aos que estão à margem —, acabo sendo visto como louco pelos que se acham no topo da pirâmide social.
Mas eu amo essa visão que criam de mim: um pobre coitado, sem estudo, dinheiro ou status.
Quero viver com os loucos, moribundos e desvalidos — porque é neles que encontro mais sabedoria e conhecimento do que naqueles que vivem mergulhados nas loucuras sociais.

Inserida por TarinMichael

⁠Não subestimes o silêncio da minha calmaria, pois é nele que a minha mente se alinha à sabedoria.
Na zona de conforto, eu reflicto, chego a uma conclusão e mudo.
E, quando tudo parece misteriosamente quieto, é aí que vejo as entrelinhas e conecto, com precisão, o sentido de tudo.

Inserida por franciscoslour

⁠Tenho pra mim
que a intensidade e a verdadeira face
que se advém do mor sentimento
É do nascimento e florescimento
que ele pode fazer nascer
do que o próprio sentimento a si.

Pois dentre a entropia e caos
que reinavam imperadores em meu ser
a sua luz colocou a sintropia
de uma forma aterradora e conquistadora
dentre meu viver

sobre o mais abrangente estrelado céu
da noite vasta densa e escura
era a única estrela, que minha mente contemplava
a única fantasia que admirava, e o sonho vivo
que meu mais profundo sentimento acordado sonhava


mas de um começo tenro, o que deveria nascer
nem a luz do dia pode contemplar, não chegou a ser
por um momento errado, uma confusão de momentos
onde desencontramos ao nos encontrar

eu queria me render
ela livre voar e se encontrar
Percebi nesse momento minha sina, minha maldição
dai nasceu o eclipse total em meu coração

Entretanto, em minha saga
ela nunca chegou a ser uma Nêmese
mas o que ela veio a sempre ser, Gênese
que em minha alma
despertou a mais pura e bela forma de sentimento
transformada em arte no mais belo momento


e seu nome?
na lembrança ficará
seu beijo? no mais intenso momento do meu coração residirá
seu toque ? em minha pele, o calor sempre irá esquentar
de um verde nefrita que é a verdade, a esperança nunca morrerá

Inserida por douglas_augusto

⁠As pessoas, às vezes, são excessivamente desumanas; elas apenas se importam com bens materiais e com o que você tem a oferecer. Muitas vezes, poucas pessoas se preocupam com quem você realmente é. Pelo menos era assim que Eric pensava, e não apenas ele, mas também outros ratos que estavam no mesmo vagão que ele, com seus olhos grandes, focinhos rosados e caudas longas e cor-de-rosa, apenas aguardando chegar ao seu destino, para que, ao final do dia, conquistassem respeito, sucesso e um delicioso queijo


(trecho do livro: A Liberdade de Um Rato)

Inserida por MatheusTonet

"Seu pai sempre dizia que o queijo valia mais que a própria família, mas a que custo? — Será que realmente compensa perseguir um queijo que possivelmente o deixaria ainda mais infeliz? Será mesmo que fazia sentido ser tão negativo em um mundo cercado de sofrimento e indivíduos materialistas e ambiciosos? Talvez o que falte nas pessoas seja justamente a voz da sensatez. Uma voz que Dolores parecia ouvir muito bem."

(trecho do livro: A Liberdade de Um Rato)

Inserida por MatheusTonet

⁠⁠A reflexão profunda é desoladora.
Mas não se preocupe:
daqui a cem anos isso não importará mais.
Nem para mim,
nem para você.

Inserida por carlos_s_rodrigues

Às vezes, tudo o que precisamos é isso: um passo. Um sopro. Umanovapágina.

⁠(trecho do livro: Quando a Morte Sentou ao Meu Lado)

Inserida por MatheusTonet

A morte não veio como carrasca, mas como confidente. Ela não deve inspirar temor — não é inimiga,ejamaisserá.

⁠(trecho do livro: Quando a Morte Sentou ao Meu Lado)

Inserida por MatheusTonet