Poemas de Escuridão

Cerca de 5089 poemas de Escuridão

Janelas

Som do amanhã, sondam as noites

Janelas,

Ávidas almas, buscam a brisa quente

O calor, sementes

Colhem as manhãs de verão

Guardam a foice do arrebol

Janelas fechadas,

Refúgio seguro na escuridão úmida.

Janelas abertas, ombros arqueados

Tramas de uma dança

Vestido de Seda, cordão ensolarado

Duas almas se acompanham,

Janelas, cortinas balançam.

O escuro chama a luz

A dor, a solidão,

Chama da transformação.

Desperta!

João de Barro convidou

Que entre a majestade pela janela

Sem toc toc

Flocos de ouro

Suave toque

A pupila dilatou

Amanheceu.

Inserida por thinking19

⁠Presa

Ela se sente presa a tanta hipocrisia.
Solitária pelas ruínas de cimento que a sociedade cria.
Presa
Ela se sente presa com tanta amargura pelas ruas e escuridão das almas perdidas.
Presa
Ela se sente presa pela janela que gela os cotovelos, ao olhar que não enxerga a lua.
Ao silêncio dos olhares e teatros do dia a dia.
Presa
Ela se sente presa por saber voar e não ter ido ainda.
Não estar voando naquele mundo que a cria, não brilhar para aqueles que a vê.
Presa
Ela se sente presa por saber amar, por saber falar, por saber olhar, por saber tocar e não ter você ainda.

Inserida por JessicaCLeite

⁠A interação que mais me deslumbra é a ciência e a espiritualidade. A ciência é matéria. A espiritualidade é fé. Cada uma possui um olhar diferente, e é por isso que algumas pessoas insistem em ser caolho, no meu caso, acredito que que essa visão binocular seja de fundamental importância para obter êxito em quaisquer circunstâncias.
Sempre existirão dúvidas, e a verdade em quase sua totalidade é relativa. Não é uma briga entre as duas vertentes, mas a união em busca dos mistérios da vida, sem deixar que uma sobreponha a outra. A priori, que a religião não tape nossos olhos para o que é fundamental, e que a ciência não nos cegue a ponto de não enxergar Deus nos detalhes. Se bem que a escuridão é primordial em tudo. “No princípio, tudo era escuridão” Gn 1. Contraditório? Confuso?
Terry Pratchett, um escritor britânico, fez uma citação no seu livro “O senhor da foice” que diz o seguinte:
"A luz pensa que viaja mais rápido do que qualquer coisa, mas está errada. Não importa o quão rápido a luz viaje, ela descobre que a escuridão sempre chegou primeiro, e está esperando por ela."

Inserida por JordaniaFigueiredo

⁠Sinto pela minha capacidade de sentir demais
Sinto por todas as vezes que perdi a paz
Sinto por correr desorientado na escuridão
Sinto quando precisei, mas soltei minha mão
Sinto pelas vezes que feri e fui ferido
Sinto quando não deixei que o amor fosse nutrido
E quando sinto dói bastante, não vou mentir
Mas a vida é sentir para viver e viver para sentir

Inserida por In_finitys

⁠Na alvorada, ao sol nascente, eu medito,
Sobre o amor, que outrora florescia tão bonito,
Mas agora, envolto em sombras, desfeito,
Por uma traição, que no peito, ferido, foi feito.

Gravada em segredo, a nossa voz, lamenta,
Um vínculo outrora forte, agora se arrebenta,
Onde outrora havia confiança e afeto,
Resta agora o vazio, o lamento, o desafeto.

Oh, como as rosas murcham em meu jardim,
E o canto dos pássaros soa triste, sem fim,
Pois a traição obscureceu o céu azul,
E o amor, que outrora brilhava, agora é nulo.

Por isso, ergo-me em meio à escuridão,
Com lágrimas nos olhos, e no coração,
Decido, nesta aurora melancólica e fria,
Encerrar esta história, que um dia foi minha.

Leve consigo as lembranças, os vestígios do que foi,
Pois não há mais lugar para nós dois, aqui, sob este céu,
Que seja livre, que siga seu caminho sem mim,
Pois neste adeus, encontro a paz, enfim.

Inserida por italo0140

⁠A ausência de minha mãe, que já se estende por quase dois anos, é como uma sombra que se projeta sobre minha realidade. Às vezes, é como se estivesse preso em um sonho, onde sua presença é tão vívida que mal consigo distinguir entre o mundo dos sonhos e o despertar. Mas então a dura realidade se impõe, e percebo que é na efemeridade da vida que residem nossos mais profundos enigmas.

Neste Dia das Mães, enquanto as redes sociais ecoam homenagens e memórias amorosas, encontro-me mergulhado em um oceano de lembranças e saudades. Para mim, este dia é como uma ilha solitária, onde a única companhia é a lembrança do amor materno que um dia aqueceu meu coração.

Mas mesmo na escuridão da perda, encontro consolo na certeza de que a vida é apenas uma etapa passageira, um sonho fugaz que em breve dará lugar à verdadeira realidade. Um despertar final, onde espero reencontrar minha mãe, abraçando-a como se o tempo nunca tivesse passado. Até então, resta-me navegar pelos mares da existência, carregando comigo as memórias preciosas que ela deixou para trás, até o momento em que finalmente alcançarei a margem do eterno despertar.

Inserida por italo0140

⁠DE(EUS) PARA DEUS

O encontro se dá a partir da fagulha ora evocada. Muitas chamas acesas em prol da emissão de luzes que brilhará cada vez mais à medida que forem se conectando à outras chamas. As sombras são os reflexos dessas luzes. Há intensas rajadas de labaredas ateando fogo no interior ainda não habitado. De mansinho, sussurrando como o soprar do vento, consigo vislumbrar o brilho de uma dessas chamas. Não a conhecia ainda, ela se mostrou a mim assim como o nascer do sol: pouco ao pouco foi surgindo e me enlaçando com o seu brilho encantador. Muitas labaredas bailavam no ar, cada uma com o seu jeito de ser, com uma história para contar, com uma situação fortuita, com desejos e vontades, com muitos sonhos de brilhar cada vez mais em cada escuridão que se fizer presente. Cada sombra dizia algo, que carecia de luz. Cada sombra era um eu inexplorado, um eu não habitado, um eu não vivido, um eu que ainda não brilhou, que não foi luz. A sombra vai tomando forma à medida que ela se expõe a luz das chamas. Junta-se os eu(s) e, por conseguinte, a luz maior contempla tudo de longe e em silêncio. O silêncio permite que as chamas aumentem cada vez mais e, com isso, a luz torna-se cada vez mais reluzente. A luz maior é Deus me mostrando cada eu que está ali na penumbra do fogo, da luz. Como fagulha, eu nasci; cresci e fogo me tornei. Como fogo, consigo iluminar outras sombras, consigo produzir o reflexo que brilhará nos escuros que pairam em outros eu(s), nos outros eu(s). Deus não precisa falar nada quando Ele está em silêncio me dando o poder para ser luz, para brilhar. O meu brilho, é o brilho de Deus, é a chama que me foi dada para ser luz por onde eu passar. Pelo escuro, eu trilho e, por fim, eu brilho como nunca!

Inserida por Robkenede

⁠Acelerado caminho a passos largos
Em alta velocidade seguro a sensatez
Perdi a calma em pensamentos vagos
Parou-se o tempo, rompendo a lucidez

Vivi momentos de caos, na escuridão
Nos meus lamentos me afoguei sozinho
Ganhei desprezo de quem estendi a mão
E vi cavarem covas no meu caminho

A chuva lá dentro encheu minhas cisternas
Acúmulo de águas sem nenhuma saída
Alguns dizem que as dores são eternas
E que a eternidade só dura uma vida

Mas eu só vivo uma vez a cada dia
E toda a vida, por vezes, num só momento
O mundo parece que te afoga em agonia
E a vida mostra a beleza de tal tormento

Inserida por In_finitys

⁠Dominação

Infelizmente saímos de um período em que se tentava construir a ideia de uma sociedade pluralitária e igualitária. Pregava-se aos quatro ventos a ideia de que todos deveriam ser considerados iguais não só perante Deus, mas também perante as leis dos homens.
Mas enquanto se tentava estabelecer essa máxima nem todos aceitavam e repudiavam a ideia de serem iguais aos considerados diferentes aos olhos deles.
E assim, para manterem sua aparente diferença e dominação, manipularam a mídia, concentraram as riquezas, corromperam os dirigentes, seduziram os julgadores e mantiveram as massas na escuridão da ignorância.
Enfim, aqueles que no exercício da democracia deveriam ser os julgadores implacáveis dos falsos condutores da nação se tornaram cúmplices conscientes e voluntários (ou não) dos projetos escravizadores daqueles que deveriam lhes dar a liberdade e independência, no mínimo de pensamento.

Inserida por Wyrgho

⁠Nessa noite visitei uma casa
Estava chovendo sentia pouco a chuva me tocar

Eu via rosas
Muitas rosas
E via a chuva
Pouca chuva
Uma luz ligada
Pedi um café
Me sentei

Senti o cheiro da grama molhada
Eu via os pingos da chuva cair
E foi nesse momento no qual o meu pensamento me questionou

Por quantos lugares meus olhos já passaram?

Meus olhos passaram por mil mundos
Meus olhos viajaram universos
Meus olhos nadaram oceanos
Meus olhos secaram por dias e desci
Meus olhos não viam nada dessa vez

Sonhava ser brilhante na escuridão e voar juntos com as estrelas

Lutei é tão ruim viver na escuridão
É ruim, não poder ver e admirar, a beleza, a arte
É ruim, não poder ver o que a vida tem para nos oferecer a escuridão faz você perder o que dinheiro não se compra, não vale apena viver assim

Eu vou subir
E poder ver todas as cores
E poder ver você
Vem comigo?

Meus olhos passaram por mil mundos
Eu desci, meus olhos, não viam nada dessa vez

A escuridão faz você perder o que dinheiro não se compra

Lutei
Venci

E hoje eu vejo a chuva cair sobre meus olhos

Inserida por Poetisadeborahrose

⁠Me sinto tão só e triste...

Estou apenas sobrevivendo...

Buscando algo que me complete...

Mas não encontro nada, a não ser partes de um quebra-cabeças que nunca irei completar...

Inserida por pedrofaria

No Silêncio da Solidão
No silêncio profundo da solidão,
Ecoa uma melodia sombria,
O coração solitário busca em vão,
Por uma luz que o guie noite e dia.

As sombras dançam em torno, frias,
A alma anseia por uma mão amiga,
Mas na vastidão das horas vazias,
A solidão persiste, triste e antiga.

Inserida por HiLiima

⁠Controle sua ambição.
Liberte-se da ignorância...
Aproxime-se da luz e
Fortaleça-se contra a maldade que se alimenta da escuridão.
Pense nisso.
Gonçalvesdarocha
Sabedoria amiúde

Inserida por carloscezarocha

⁠Era um amor exíguo.
Amor e ódio? Iguais, ambíguos.
Eu sou aquele tipo de demônio que vislumbra de perto as portas do paraíso.
Só me existe escuridão se a sua luz não está comigo.
O que era oceano hoje são só resquícios.
Pingos de chuva na pequena poça de prazer, onde fora um mar vivo.
Vivo, muito bem vivido, sou vívido.
Sem ti, sobrevivo.
O toque dos nosso lábios seria a minha felicidade, mas é só delírio.
Viver com as lembranças de ti é um martírio.
Rogo a Deus, à morte já fiz um pedido.
Mate em meu ser esse amor finito.
Livrai-me, Criador, daquele amor exíguo...

Inserida por wikney

⁠Oh poeta sofrido,
ergue-se deste abismo profundo,
Escapa desse amor que te aprisiona, queima e sufoca,
Pois a maior maldição reside na paixão inscrita.

Oh poeta sofrido,
descansa em um colo acolhedor,
pois a escuridão já se dissipou com o meu abrigo.

Oh poeta sofrido,
não te deixes definir pelo sofrimento,
Emancipa-te do vínculo que te aprisiona e consome,
Que a liberdade seja tua maior conquista
permita-se encontrar paz no silêncio,
Nos braços do desapego, encontre o consolo.

Inserida por Solnazcente

⁠Ele é um notívago, um ser das sombras que desperta quando a lua toma o céu. Enquanto o mundo dorme, ele vive intensamente, encontrando vida e energia nas horas mais escuras da noite. Como um vampiro, ele se alimenta dos corpos alheios, absorvendo cada momento com uma paixão única e feroz.

Nas sombras, ele encontra seu verdadeiro eu, vivendo e respirando a liberdade que a noite oferece. Cada batida de seu coração noturno é um pulsar de vida que desafia o silêncio da madrugada. Ele não teme a escuridão, mas a abraça, fazendo dela sua confidente e cúmplice.

Porque ser notívago não é apenas um hábito, é um estilo de vida, uma celebração do mistério e da intensidade que só a noite pode proporcionar. Se você também sente que pertence ao reino das estrelas e da escuridão, saiba que não está sozinho... Você é a vida enquanto os outros sonham.

Inserida por italo0140

⁠Eclipse Social

Na estrutura atual,
o privilégio de ver o eclipse,
está sob uma pequena classe.

A classe que herda o local de onde se ver.
A classe que vê quase tudo.
A classe que vê um pouco.
A classe que escolhe, se quer ver.

Outra classe, vê migalhas.
Outra classe, ainda vê nuvens.
Outra classe, vê imagens.
Outra classe, vê a sombra.
Outra classe, se cega.
Outra classe, sobrevive a noite.
Outra classe, nem o sol terá o direito de ver.

Inserida por LuheLuiz


São tantos os que nos fazem sentir como ruins,
que, quando alguém, mesmo por um breve instante,
nos convence do contrário,
esse gesto se torna maior que qualquer elogio:
um alívio que aquece,
uma luz que rompe a escuridão interna,
lembrando-nos que somos mais
do que as sombras que acreditamos carregar.

Inserida por TBezerra

⁠Poema do Terror

Na sociedade colapsada, ressoa o eco,
Do simbolismo social, barulhento e seco.
Militância nojenta, abjeta, imunda,
Na pocilga do ódio, a divisão se aprofunda.

Novas expressões, vernáculo ultrajado,
Vocabulário em frases, impactantes, revirado.
Ato subterrâneo, comportamento binário,
Amantes da democracia em caos planetário.

Populismo digital, extremista em vigor,
Ainda estamos aqui, apesar do terror.
Preceitos fundamentais que a sociedade forjou,
Agora no abraço da democracia desmoronaram.
Monstros sociais, utopias regressivas,

Militância doentia em lutas nocivas.
Idiotas da história, vanglória, mediocridade,
Roedores do erário público, artistas da falsidade.
Corruptos, sanguessugas, peculatários também,

Concussionários do dinheiro, humanos que nada têm.
Latrocidas da verdade, falsários do caminho,
Urubus sociais, abutres do dinheiro mesquinho.

Mentiras escorrendo em agressões cabotinas,
Narcisistas no espelho da latrina.
Imundície vil, ignóbil e cruel,
A sociedade em septicemia, sob o próprio véu.

Morte, agonia, decomposição e podridão,
Lixo humano em sujeira, canalhice em explosão.
Idiotas antissociais, com suas condescendências,

Apropriação indébita, criminosas evidências.
Anomia e hipocrisia em rebeldia disfarçada,
Mentiras como bazófia enganosa, mal intencionada.
Ilusão e jactância, ideologias em rupturas,
Fraudulentos forjando a corrosão das estruturas.

Um filme de terror com voracidade destrutiva,
A desconexão com a sociedade já é ativa.
A democracia, apaixonados proclamam amar,
Mas na escuridão, a humanidade deixa a sangrar.

Inserida por JBP2023

⁠Por que tem dias que sinto como se nada pudesse me ajudar?
Parece que quando as coisas se resolvem, aparece algo para perturbar.
Quando tomo uma decisão, vem muitas coisas para atrapalhar.
Cadê o sol para me iluminar?
Cadê o azul para me acalmar?
Cadê meus anjos para no meu ouvido cantarem?
Como faço para da escuridão eu me afastar?

Inserida por falamaismari

Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?

No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!

Quero receber no WhatsApp