Poemas de Casa
Desejo um Ano Novo
para a gente gostar
mais da gente,
da Família da gente,
da casa da gente,
dos vizinhos da gente,
da rua da gente,
da cidade da gente,
do estado da gente,
do país da gente,
do continente da gente
e do mundo da gente.
Feliz 2020!
Aos quatro ventos
disseram que vivo
no mundo da Lua,
Se esqueceram
que a Lua é
a casa dos poetas,
Com os pés feitos
de ipê amarelo
e pluma ousada,
Que não cala
jamais deixando
ninguém calar,
E quer saber
quando a tropa
e o General irão soltar.
A porta que leva
ao jardim dos fundos
de casa foi aberta,
e fui em busca
de ares ocultos,
Para receber
os teus olhos lindos
capazes de cruzar
nossas fronteiras
e desatar defesas;
És o meu melhor
esquema e ainda
nem aventa isso,
a Lua sabe o quê
para nós imagino.
Para me orgulhar
das tuas mãos que
sabem desarmar
com amor e delícia
as bombas internas:
Todo dia poemas
e confissões tenho
escrito porque sei
que você lerá como
merecem ser lidos,
Não nos vemos
e nos sentimos,
porque em nós
há algo de infinito,
e o Universo protege.
Quem não respeita
a população é o invasor
e não quem vem
lutando dentro de casa
para sobreviver
muito antes de Holomodor,
é devido jamais esquecer
de quem ocasionou a dor.
Verão ardente na Crimeia
cercada de armas
e sistemas aéreos de defesa,
enquanto uns vieram
só para passar as férias na praia.
Dizem que todos serão
eliminados mesmo aqueles
que não têm ligação
pátria e emprestaram
o seu coração
em defesa da Ucrânia,
Nada me intimida
e nem mesmo o buraco
mais escuro do Universo.
Porque quando se
conspira contra um poeta,
um tirano sempre cai primeiro,
e deixa o pior de si na História
aos olhos do mundo inteiro.
Rodeio na Janela
Rodeio na janela
da minha casa
concede a beleza
que poucos
podem ter na vida:
as flores do tempo
mudam de cor
e o verde com todo
o seu esplendor
os meus olhos brinda.
Rodeio na janela
flórea cidade
do Médio Vale do Itajaí,
tenho muito
para agradecer a ti.
Rodeio na janela
escreve a minha
poesia dos dias,
e traz toda a poesia
da Santa e Bela Catarina.
Os invasores mataram
a família do cão de Dnipro,
ele sobre os escombros
da casa foi encontrado,
a guerra e a tirania
ainda não foram vencidas
porque a Humanidade é egoísta.
O cão de Dnipro sobre
os escombros da própria
casa muito mais honra
do que muitos humanos ele tinha,
pois um cão nunca envia
bombas para ninguém e isso diz
muito sobre até o dia-a-dia.
O cão de Dnipro tinha o nome
de terra ilegalmente ocupada,
o nome de Krym levava
e hoje a sua alma se fez infinita
para que a terra não seja esquecida:
ninguém conhece o tamanho
da dimensão mística da alma canina.
Os invasores e os descrentes
não gozam de sabedoria
e não têm ideia do tamanho
do poder da alma de um cão,
e se soubessem aprenderiam
a respeitar com devoção
de todo o coração ainda em vida.
A partida do cão de Dnipro
deixa para toda a Humanidade
a atemporal mensagem realista
sublime, necessária e infinita:
derrotar a guerra e a tirania
sempre será a sua urgência
enquanto tens o poder na tua mão.
As primeiras acerolas
brotadas no jardim
de casa levam o código
de amor soberano
que contém as frutas
típicas de cada região,
No paladar escrevem
o seu poema para a Nação
e são o chamego do Brasil
para fazer feliz o coração.
Fevereiro é poesia
que invade a tela da TV,
as ruas e as avenidas,
É mês de celebração
em casa, na cidade ou no mato
com o ritmo do coração
não importa se você
esteja só ou acompanhado
o importante é seguir em frente
e sambando apaixonado.
Fiz uma guirlanda
em formato de coração
com Cipó-de-São-João
para enfeitar a porta
de casa para o dia
que você virá aqui
pedir a minha mão.
Como a Casa Branca de MBororé
te coloco sob a proteção
do meu amor por onde quer
que você esteja,
Que contigo ninguém se atreva,
porque quando menos você
imaginar eu estarei
aparecendo por todo o lugar.
Você plantou um arco
de alamandas na porta
de casa para fazer reverência
a cada minha chegada,
Por intuição vejo que terei
ao seu lado um jardim
com flores da nossa Pátria,
História e escrever
e poesia diária a devotar.
A Coruja-do-mato guarda
o caminho da minha casa,
A Lua saúda a Via Láctea
e as estrelas fazem serenata,
Confesso noite e dia que
você tem me deixado apaixonada.
A Casa Mal Assombrada
de Florianópolis não
sai da minha cabeça,
Este é o poema:
(Só sei que fica ali
no bairro Monte Verde).
Dos parreirais de Rodeio
as uvas são adquiridas
até na porta de casa,
Canto de passarada,
Tarde de flores azuis
do nosso tempo com
direito a nuvens beijos,
as uvas estão lavadas,
Se você não vê poesia
nisso da vida ainda
não compreendeu nada.
O Limpa-casa posou
com toda a poesia,
E agora estou bem
mais feliz a cada dia,
Assim tenho escrito
o poema dos dias...
18/05
A sua Pátria é
a sua casa
não permita
que façam dela
terra arrasada,
A sua Pátria
merece ser amada.
Quinta-feira em Rodeio
Sobrevoou a minha casa
o Canário-da-telha,
Enquanto coloquei
o Hino ao Frei Bruno
para tocar e o Sol
começou a raiar,
É Quinta-feira em Rodeio,
não vejo a hora da gente
virar a se encontrar,
Você nasceu para mim
e eu nasci para te amar.
11/03
Agradeça pela sua casa,
pela sua Rua, pela seu Bairro,
pela sua Cidade,
pelo seu Estado
e pelo seu País amado,
Por mais que a vida seja
difícil mantenha
o afeto pela sua
origem sempre conectado.
Vivo numa casa que tem palmeiras,
E você ainda não se deu conta,
Que eu vivo à beira mar.
E que da vida só levarei as grandezas,
Para sempre esquecerei as pequenezas,
´- eu vivo para escrever e sonhar.
O Frei me disse que o escritor tem uma
sina: "- O escritor de tanto escrever acaba
deixando a vida levar...".
Ainda sou moça tenho muito o que viver,
escrever e te amar.
Hoje passei a minha tarde pensando
o nosso amor na beira da praia,
- eu estou a te esperar.
Vivo nessa roda viva escrevendo,
Doidamente cada perfume do meu
pensamento,
Nascido do sentimento,
E forte como filho do vento.
Ao cair desta tarde, apreciei você meditando
na areia da praia,
Deixei o mar tocar os meus pés,
O céu estava brilhante e remexido,
Fiquei de longe te olhando...,
A tua pele macia...,
A tua barba e o teu sorriso branco.
Sim, vi um pássaro voando desacompanhado
voando na imensidão;
Foi um sinal divino que você estará chegando
para me tirar de vez da solidão.
