Poema Sobre Solidão
Universo de Solidão
Meu semblante é alegre
Minha tristeza se esconde n'alma
Meu sorriso se mostra contente
Minhas lágrimas brumas espalhadas.
Essa angústia abafada em mim
Estou prestes a morrer silenciosa
Meu grito é um martírio profundo
Minhas mágoas manchas nebulosas.
A noite é mistério e lamúria
O luar se tornou obstante
Somos como estrelas múltiplas
Perdidas numa galáxia distante.
Sou como o crepúsculo da noite
O nascer do sol para mim
não existe
Sou como a lua em sua volta elíptica
Em torno da terra em uma trajetória.
Somos como a constelação águia
Perdidos em meio a imensidão
E meu âmago sofrido chora
Nós dois nesta solidão!
Ass eu Marcia Dutra
PERDÃO...
Ó sorte, eu sei. Eu sei, essa valia
Essa direção que dás pra emoção
A solidão é exata no que merecia
Pois, do amor, cisquei a ilusão
O coração habituara a tirania
Da ficção, de ficar na tensão
No vitimismo, e na melodia
Criei e musiquei a sensação
Então, no ter o que existisse
Me segurei na burra tolice
Do sonho desfrutável a mão
Ó sorte! me deste o caminho
O amparo dum doce carinho
Eu quis outro rumo. Perdão!...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
28/01/2021, 14’50” – Triângulo Mineiro
solidão
das companhias, a mais essencial
quietação
das atitudes, a mais racional
reflexão
dos remédios, o mais curável
abstração
das distrações, a mais indispensável
resignação
das virtudes, a mais sagaz
erudição
dos resultados, o mais eficaz
contemplação
das precauções, a mais benigna
flutuação
das transformações, a mais digna
experimentação
das tentativas, a mais sucedida
circunspecção
das prudências, a mais medida
percepção
das compreensões, a mais absorvível
auscultação
das urgências, a mais inadiável
Era sonho
Sem muita demora se pôs o sol...
E, em solidão, me veio a lua
Que contemplo do alto deste farol
Para que a paz sem ti me flua...
Nela, alegre, seu rosto vejo risonho
Insinuosa a me olhar em gracejos!
Ah! Como sou bobo, era um sonho
Acordado, desejando seus beijos!
A brisa leve beijava-me o rosto;
Em transe, confundi, deveras...
Fazia-me carinho assim e eu gosto.
De volta à realidade me entrego,
No peito tantas saudades doeras...
Resta esfriar o amor que não nego!
Da bifurcação à escolha
E pra todo sentimento
Há razão!
E em toda companhia
Solidão!
E pra toda alegria
Há tristeza!
E em toda feiura
Beleza!
E pra todo perdão
Há indiferença!
E em toda convicção
Descrença!
E pra toda bonança
Há migalhas!
E em toda segurança
Falhas!
E pra todo amor
Há ódio!
E em todo fracasso
Pódio!
E pra toda a vida
Há morte!
E em todo o azar
Sorte!
E pra todo ânimo
Há preguiça!
E em todo o escárnio
Justiça!
E pra todo medo
Há coragem!
E em toda ruína
Paisagem!
E pra todo o fim
Há um começo!
E em todo lado
Avesso!
E pra cada situação
Há uma perspectiva!
Talvez você veja o caos
Uma natural reação ativa.
Porém, caso se veja
Como um bravo jogador,
Caos transforma em desafio
Agregando na experiência, valor!
Há para tudo duas vertentes
Uma é bem, outra é mal,
Crie um perfume do equilíbrio:
Do segundo extraia o odor,
Junte-se ao primeiro...
Nascerá daí, uma fragrância especial!
"A face do amor"
Hoje as chamas nos chamam
Luz e a escuridão
Amor e a solidão
Tão complementares quanto o meu e o seu coração
Feliz ou Triste?
Se eu disser Feliz
Você irá partir o meu coração
Se eu disser triste
Você irá deixar-me na solidão
A face do amor
Amor tão dolorido
Em mundos sem cor tão colorido
O vermelho sobre a parede e o telhado
O meu coração tão quente e tão molhado
Dor por dentro
E fingindo amar por fora
Solidão se tornando em paixão
Mas a ilusão nunca deixará de me prender nessa ficção
Últimopensador
solidão
Sou o próprio tormento
A propria maldade
Sou, e não sou seu amigo,
Pois te levarei a caminhos bons e ruins
Sou o proprio mal esperando o bem me mudar
Sou aquele que briga com a razão,
E na maioria das vezes sempre venço
Venço mesmo querendo te deixar em ruínas
Sou você mesmo
Solidão
Vi teus olhos tristes,
perdidos na solidão
imediatamente partiste meu pobre coração.
Vendo tua bela silhueta
Palpitou meu coração
Mas a sorte xereta
só deixou-me solidão !
Caminhando por esta vida
Levei um tropeção.
Amei uma mulher da vivida
Que me deixou na solidão !
Todos dizem por aí
Que o mundo está em ebulição
Mas já compreendi
Que o homem vive triste e na solidão.
Solidão, solidão !
Que fizeste de mim ?
Dilaceraste meu coração
Com uma saudade sem fim.
Para encontrar um amor
É preciso força interior
Adentrar nas suas sombras
E encontrar sua solidão
Não se buscar nas metades
Para se viver a dois
Antes temos que Ser um
Com dois corações batendo
Entre pedras no caminho
Encontrei sem esperar
Uma flor que se abriu
E plantei no meu jardim
No meu coração brotou
A coragem necessária
Sem ao menos esperar
A graça de um sorriso
De uma paixão sem aviso
Na brisa leve do amanhecer
em meio a tanta escuridão
Trago a transparecer,
a solidão!
Carrego dentro de mim
como se fosse um abismo
trancado e solitário,
sem nenhum amigo.
São negras as salas da solidão.
Amarram a noite, mesmo que o dia bata à porta.
E ninguém chama pelo meu nome,
nem um aceno do lado de lá do medo.
Olho-me inexistente no mundo,
como um cadáver de alguém que por lá passou e terá partido.
E não deixou conhecidos,
nem ninguém que tivesse chorado a partida!
Um abandonado que só a solidão deu guarida.
Sempre fui um improvável na boca dos sonhos,
um eterno suposto do real.
Nunca o que quis de mim existiu,
morri sempre antes das últimas palavras,
padeci à beira das águas, junto à areia,
um quase em tudo o que partia de mim.
Nunca existi.
Nunca ninguém deu por mim,
e hoje sou filho oculto do mundo no berço da solidão.
"Se amar é loucura
E a solidão é um tédio
Prometa-me que será a minha cura
E então serei o teu remédio"
Amargura
Quem me dera sair dessa solidão,
E esta amargura que sonda o meu coração?
Estou aflito pelo caminho distante,
Pois não consigo dar um passo adiante.
E essa escuridão que me fulmina,
Deveras um raio de luz para mim trazer vida?
Preciso restaurar-me a alegria de viver,
Para que eu possa acordar em um novo amanhecer
O que me resta agora é a esperança,
Para que através desta mudança
Minh'alma consiga novamente viver.
"E ela ainda me olha sem saber
que sua solidão fria em mim recria
a saudade de um dia poder dizer
que eu te sinto, que eu te quero
e você é pedra... sem perceber."
#Involuntário
Olá solidão
Perdão por te abandonar
Não pensei que nos cruzariamos outra vez
Tamanha insolência da minha parte eu entendo
Durante esse todo tempo o qual ficamos distantes um do outro
Eu me iludi outra vez
Quebrei o meu coração pela terceira vez
Será maldição?
Olá solidão Cá voltei
Se passou muito tempo mas será que demorei?
Dizem que nunca é tarde para rever os amigos
Por isso regressei
Hoje eu descobri que nem que o tempo recuasse nada mudaria
Pós o mais importante não foi o tempo o qual perdi
E sim o meu coração o qual foi magoado
Olá Solidão
A minha velha conselheira
Só voltei para agradecer-te pela generosidade de me receber novamente
#ÚltimoPensador
#MauroDarg
A solidão da espera é uma das mais cruéis , se fortalece a fé, mas a incerteza dilacera a alma, atormenta os pensamentos, mil devaneios se manifestam.
As hipóteses se multiplicam, e as certezas diminuem a cada minuto.
A solidão da espera é tormento, agonia, minutos que se tornam horas.
Na solidão da espera, você conversa com Deus, pede só mais um tempo, explica que ainda não está na hora.
Na solidão da espera você sabe que não pode fazer nada, só confiar que Deus sempre faz tudo pelo melhor, que tens que aceitar o que ele decidir.
Na solidão da espera, a alma se apequena, e se tem a consciência da nossa insignificância, e do que realmente importa nessa vida.
Na solidão da espera, para não sufocar, só me resta escrever.
Na solidão de meu pensar,
entrei em vilas, cidades e em vários lugares nesse mundo,
ousei viajar, ousei procurar, ousei parar e continuar,
Um dia te perdi, por paixão te perdi,
por Amor te procuro, te chamo, grito teu nome aos quatro ventos,
porém tu não me ouves e se me ouves, não me ouves,
decidi então te esperar, pois nunca deixarei de te amar.
A Ti mulher, sábia, justa e perfeita, dedico meu ser e minha vida, mesmo que não me aceites em teus braços. Eu sempre te amarei.
CULPADA!
Pensou, pensou e pensou...
Mas sequer o fez.
Deixou passar,
quis a solidão,
mas nunca se sentiu tão só.
Perdida em meio a culpa solitária,
não soube viver.
Das mais escuras nuvens, cultivara.
Pelas mais escuras nuvens, morrera.
Sou apenas a solidão...
Sou tão breve quando a vida que continua e termina por apenas por existir...
No brando sentido da alma perdida por ser uma tímida folha seca...
No profundo horizonte a poeira invade o espírito forasteiro...
Tão breve possível que debate na sua morte todavia perfeita paixão...
Sendo essa fúria a força do destino dando desculpa por ainda estar entre nós...
