Poema sobre Existência

Cerca de 6398 poema sobre Existência

A existência humana é um fenômeno de variáveis que compõe a matemática dos amantes;
E para exemplificar o coração fala por si próprio;
Tendo palavras relacionadas com o amor ou não;
Mas com intensas seguras de um querer...

Inserida por JULIOAUKAY

Não perca a capacidade sensata de saber a própria direção;
Existência pela experiência de refletir o acúmulo intelectual;
E nas inquietações que certificamos as necessidades incontidas;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠O ser humano procura títulos, filosofias e religiões para justificar a sua própria existência.

Nenhuma dessas é capaz de explicar ou dar sentido a vida.

A vida é o espetáculo organico, biologico e mutável que da sentido a todas construções socias, filosóficas e políticas.

O sentido da vida é subjetivo e proporcional a percepção única de cada indivíduo.

A procura de sentido da vida em regras de massa é a fuga da realidade individual, a única capaz de proporcionar algum sentido real a vida.

A crença nas filosofias, títulos e religiões são fugas da realidade e de nada valem para a busca de um propósito de vida.

Viver a procura de reconhecimento faz parte da ilusão do ego humano, é necessário ser criador de sua própria filosofia, sem desejo de ter seguidores ou de seguir, apenas ser livre em seu próprio sentido da vida.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠No palco vasto da existência,
Onde a vida dança em fluência,
Humanos e bananas em harmonia,
Com ancestrais na mesma melodia.

Genomas como manuscritos divinos,
O destino de cada ser tece fino,
Cada um, um universo singular,
Na trama da vida a se entrelaçar.

Um ancestral remoto, a história desvenda,
Onde toda vida se comanda e se agenda,
Humanos e bananas, formas diversas,
Mas unidos pela mesma força imersa.

No DNA, o segredo da vida se revela,
A essência da existência em cada senda,
Uma epopeia narrada pela evolução,
Cada espécie, uma encantadora canção.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Teus olhos azuis são sentimento puro para minha existência.
Azul inspirador, cor de oceano, mergulho quente que guia minha embarcação.
Pacifico cor do céu, sol que esquenta, doce que saboreio com as batidas do coração.
Teus olhos, não apenas olhos, mas teletransporte para o universo que chamo de amor.

Inserida por Diogovianaloureiro

Jequitinhonha

Berço fresco da minha existência
trago em meu sangue toda a sua veemência
Que no esplendor da tua nascente
Vem mostrar - nos sua beleza corrente

Desaguando em mar plácido e vasto
Que águas mansas e doces irrigam
Seu leito álveo e casto
Insanos humanos, surgem, castigam.

Oh! Rio de águas doces e abençoadas
Sua vida é nossa história
Nas lembranças, mal lembradas
Sem carinho? Não sozinho.
Sua história na memoria.

Vida iluminada de lua
Não lhe podemos mal amar
Nossa vida também é tua!
Impossível desamar.

Inserida por jadyelane

Minha existência, independe da sua permanência.
Sou eu mesma!
Cheia de defeitos imperfeitos.
Sou eu mesma!
De cara limpa, lavada.
Sou eu mesma!
Entre meus devaneios,
Entre minhas escolhas,
Entre meus desejos,
É entre mim e ti.
E mesmo assim,
Sou eu mesma!

Inserida por jadyelane

O tempo é uma abreviatura da existência, pela somativa e diminuição do mesmo.

O presente e o futuro se colidirão.
A ação e a reação dará a magnitude desse encontro.

Inserida por Cleibson

Quando há existência
Cromossômica, a única
certeza que resta é que, os
descansos são obtidos:

Na Dormida ou Na Morte.
Fora isso, tudo é batalha.

Inserida por Cleibson

Sua existência

Sua existência me conforta
Não importando saber se você,
Está rico ou pobre
Magro ou gordo
Com a aparência mais jovem ou envelhecida
Feliz ou infeliz
Acompanhado ou só
Viajando ou enclausurado
Comendo ou minguando
Nervoso ou apático
Com saudade ou desprezando
Drogado ou de cara
Orando ou resmungando
Sendo assim ou assado.
Assando.
O que mais me importa
É você existir,
Para que não desapareça
Este ser inconsequente
Que se tornou a minha fonte inspiradora
Dos meus momentos mais sublimes
Em que deslizo os meus dedos no teclado
Criando poesias.

Inserida por MariadaPenhaBoina

Quanto maior a consciência, menor a necessidade de reduzir a complexidade de uma "existência" a parâmetros rasos e mal fundamentados. A vida não é algo a ser medido, e sim compreendido. Para isso, é necessário ir além, enxergar as diversas camadas que não se revelam em "atalhos"... A profundidade exige presença real, escuta ativa, olhar apurado, sensibilidade (...).
Sem iso, o Ego grita, a técnica se torna inútil, pairando em percepções turvas, falhas e superficiais.


Mergulha nas profundezas da tua alma: aí está a tua verdade! E não permitas jamais ser definido pelos tolos disfarçados de "especialistas".






[23/01/2026]

Inserida por SamaraSantanaCamara

“O Choro é nosso primeiro ato.
Sinônimo de fracasso na adolescência.
Com o passar da existência
Vira significado de resistência.
A fragilidade é quem prova a mortalidade.
A tristeza é a fiel da balança,
Igualadora de homens.”

Inserida por Epifaniasurbanas

⁠Laodiceia

«Igreja de Laodiceia»!...
De novo contigo falo...
Eu que Pai sou, da existência,
Em relação a ti, ainda não me calo.

Lembra-te, que não estás em mim!
Mas em ti estás.
Caminhas para o teu fim,
Pois em ti não há paz.

A verdadeira espiritualidade,
É a minha...
Que é a verdade.

Precisas de amar...
Mas sem vida,
Amor não podes dar!

Inserida por Helder-DUARTE

⁠Em Sonho


Vou-me apagando neste, meu nada ser.
Vou-me consumindo na existência,
sem que nada eu possa mesmo fazer.
Resta-me ter sempre paciência...!

Mas estando, neste desvanecer,
uma coisa fiz de importante!
Mesmo sabendo que vinha a morrer,
Pensei, que feliz, eu ser podia tanto!

Valeu ainda assim a pena sonhar.
Pois pensando que era feliz, nesse sonho,
Nesses momentos eu senti o amar.

O amar, que meu ser tanto te queria dar!
Ainda que fosse mesmo, em sonho.
Valeu a pena muito te amar...!

Inserida por Helder-DUARTE

⁠Entender a vida, por si só, é uma arte. É olhar a existência nos olhos, e deixar-se guiar pelas trilhas que o mundo provém. É saber distinguir cada passo, e compreender os desígnios do futuro para além das expectativas, mas como quem sonha e faz acontecer. É notar a si mesmo como elemento fundamental da própria história, e não como um coadjuvante que tudo vê. É permitir-se ser livre, mesmo dentro das amarras que as circunstâncias podem trazer. É compreender o próprio tempo, alinhando as arestas que delimitam a imposição do outro no nosso querer.

Entender a vida é uma arte. Ser autor dela também.

Inserida por ricaardomf9

⁠Eternamente!

Se vai nascendo ou estreando.
O choro sempre anuncia!
Nova existência iluminando.
Que alegria o dom da vida!

Se o mundo gira... o tempo dita.
O amor é belo em cada instante!
É como a arte incompreendida.
Quem explicaria o exuberante?

Segue vivendo e sonhando.
Tocando almas, encantando!
Vai desse jeito revelando.
Com intensidade, emocionando!

Se o mundo gira... o tempo dita.
Arte é arrepio, frio na barriga!
Coração bate pela vida.
Explora o novo com energia!

⁠Na existência vai crescendo.
Entende o erro e muda o pranto!
Com perspicácia vai aprendendo.
E o "impossível" conquistando!

Se o mundo gira... o tempo dita.
Prever destinos é engano!
Bate no peito com euforia.
Um coração cheio de planos!

Segue amando sem roteiros.
Laços são curvos por instantes!
Festando, pede em segredo.
Viver um sonho excitante!

Se o mundo gira... o tempo dita.
Presente muda em segundos!
Um novo ciclo o tempo cria.
Eternamente gira o mundo!

04/07/22

Inserida por sergioslc

⁠"Me lancei...
num infinito azul eu voei... voei! Buscando o alvo da minha existência, na velocidade da luz acertei...
Me encontrei!"

Inserida por sergioslc

⁠"A verdadeira plenitude da existência é encontrada ao mergulhar na presença de Deus, onde cada desafio se transforma em oportunidade e cada lágrima se torna semente de crescimento."

Raphael Denizart

Inserida por RaphaelDenizart

⁠"Enquanto percorremos o curso da existência, optamos pela retidão e depositamos nossa confiança total em Deus, pois é o melhor caminho. Avançando e conquistando passo a passo, e com isso buscando construir um legado de realizações significativas''

Raphael Denizart

Inserida por RaphaelDenizart

⁠Te adoro teodoro

Nesta existência , não ouvia de vc maledicência , sua vida se define em benevolência
Sua arte Alíviou de tantos a sofrência

Seus dias foram notórios
Por isso eu grito Te adoro Teodoro.

Teu colo foi travisseiro que tantas lágrimas recebeu
Dos que dá vida por alguma razão no caminho se perdeu,

Artista que deixou a pista de como viver uma vida sendo protagonista

Fez história , em sua breve trajetória , ensinou o caminho da gloria
Prá gente deixou um aviso . intensamente Contra- cene mesmo em improviso , pois o belo da vida é a arte de transformar o choro de alguém em sorriso

Da vida fez seu palco , viveu ,fazendo do drama do outro ser seu

Teodoro te Adoro

Pelo teu legado muitos se faz inspirado

Com corações dilacerados
Nossas lágrimas fez seu lenço ensopado.

Quem não te conheceu não imagina
o quanto és amada .

Ó grande mulher Silvia Regina.

Em meio a dor de tua partida o que nos tranquiliza é o fato de sentir que em teus feitos vc se eterniza

Juntos proclamamos Teodoro te adoramos.

Inserida por adelmo_almeida