Poema sobre Existência
Iluminas facilmente com a tua existência,
és uma mulher muito notável,
há resplandecência na lucidez dos teus olhos,
percebo um fulgor ardente vindo dos teus sentimentos,
a complacência do teu riso luminoso
irradia simples e preciosos momentos,
até os pesadelos perdem o espaço
e os sonhos tornam-se mais presentes,
portanto, o meu viver está mais iluminado por estares presente
com este teu jeito tão admirável.
A tua compleição é nitidamente airosa
pela precisão de cada fragmento da tua existência, a resplandecência da tua alma, as fortes chamas da tua essência,
tens uma graciosidade
que sem dificuldade agrada,
há espontaneidade na tua postura,
além do amor grandioso que espalhas
e a confiança radiante dos teus olhos,
assim, uma mulher primorosa
que não deve ser depreciada,
principalmente, com aspectos
tão valiosos.
No espelho, o reflexo da tua existência
e a sinceridade da tua alma,
onde qualquer falsidade cai por terra,
assim, exige que tenhas uma postura honesta contigo,
mesmo que isto resulte em sorrisos
ou em lágrimas,
já que é preciso reconhecer as tuas qualidades e fraquezas
para amares-te de verdade
e mudar aquilo que for necessário
sempre com a devida gentileza.
Cada fragmento da tua existência
fascina olhares, provoca sentimentos,
sedentas vontades, desperta desejos
semelhante a uma excêntrica obra de arte que conquista esmeros, que passa verdade, que adentra pensamentos,
dessarte, uma mulher revestida
de fogosidade
que com sinceridade enalteço.
Atentamente, quero imergir no teu mundo,
apreciando cada canto da tua existência,
os teus belos atrativos,
mente, corpo e alma,
uma benção do Senhor,
de um jeito que faça sentido
numa reciprocidade de vontades
com nossos corações batendo
num ritmo de simplicidade,
de um amor de recíproco,
e, às vezes, numa frequência
de alta voltagem
durante a felicidade
de cada momento aprazível,
enfrentando ao teu lado
cada possível turbulência,
és uma mulher incrível
com a qual quero ter ricas vivências.
Mergulhando até o íntimo
da minha própria existência,
reflito, revejo, admiro, percebo,
encontro minhas proezas,
meus inoportunos conflitos,
minhas amargas tristezas,
meus doces alívios,
minhas fraquezas e também
meus regozijos,
dessarte, um rico universo,
pelo o qual posso voar
sob o manto da escuridão,
guiado pela Luz Divina,
que fortalece, conforta, restaura,
dizendo ainda que sem palavras,
não desista, evitando a minha destruição.
Então, graças a Deus,
mesmo que meu espírito enfraqueça,
que ele nunca perca
o sentimento de gratidão.
É nítido o amor incandescente
que reveste toda a tua existência,
tuas formas harmônicas,
os teus contrastes, a veemência
das tuas cores, a tua beleza atraente,
distribuída na tua linda face,
no teu belo corpo e no teu espírito,
cada detalhe é excitante,
da superfície da tua pele
à profundidade do teu íntimo.
Dessarte, uma natureza cativante
que causa um constante regozijo.
O equilíbrio é tão significante
que basta um vestígio de sua existência numa linda rosa que está prestes a desabrochar
pra causar uma sensação de alívio que nutri tanto a resistência da mente quanto a do espírito.
Inspirado por tua rica existência,
faço alguns versos
revestidos de muita veemência,
um reflexo de uma linda mulher
que vagueia pelos meus pensamentos
com sua essência atraente
cativando os meus sentimentos.
Imerso na sua existência,
as horas passam despercebidas,
pensamentos logo despertam
numa madrugada tranquila.
Bela de cabelos loiros,
pele delicada,
intensidade nos olhos,
existência necessária,
portanto, com um sentir caloroso,
merece ser amada.
Nas sombras,
indícios de sua existência,
não compartilha sua presença
com todos,
só com aqueles que valem a pena.
Num lugar mágico e misterioso, banhado pela a tua existência,
tua pele macia, teu lindo rosto,
tua calorosa essência
tornando o momento lúdico e maravilhoso,
és uma mulher intensa
dos meus sonhos mais profundos.
Hoje, completo mais um ano de existência, como um ato de rebeldia
contra as tristezas, dificuldades e agonias, fazem parte e, mesmo contra a vontade, nos ensinam, nos fortalecem
e vão ficando mais fracas,
então, as alegrias que prevalecem,
os motivos de gratidão, os bons momentos com sorrisos sinceros
carregados de emoção, portanto,
nunca é fácil fazer mais um aniversário, por isso que é um momento tão precioso e deve ser valorizado,
então, a Deus, agradeço por tudo
e peço que eu ainda possa fazer outros.
Tu és rara,tua existência
vale mais do que ouro,
tua essência é iluminada
e deve ser preservada
como um grande tesouro
alimentando a tua alma
com um sentimento intenso
e prazeroso.
A fé, a esperança e o amor, tríade divina que dá sentido e substância à existência humana. A fé, essa centelha interior que nos conecta ao invisível, que nos faz acreditar no extraordinário e nos dá a coragem para enfrentar o desconhecido. Ela nos guia nas horas de trevas, iluminando o caminho incerto com uma crença inabalável no divino.
A esperança, como um farol na noite escura, nos permite avistar um futuro radiante, mesmo quando tudo parece sombrio. É ela que nos mantém de pé nos momentos de adversidade, sussurrando palavras de alento e renovando as forças para seguir adiante. A esperança é a chama que arde no âmago do coração humano, alimentando sonhos e anseios por um amanhã melhor.
E o amor, esse poder transformador que transcende barreiras e limites, que acalenta a alma e colore a vida. É o tecido que une os corações, que supera diferenças e cicatriza feridas. O amor é a essência pura que permeia todas as coisas, é a linguagem universal que fala ao íntimo de cada ser humano.
Estes três pilares – fé, esperança e amor – sustentam a jornada da humanidade. São elementos preciosos que se entrelaçam, formando um vínculo indissolúvel capaz de erguer, renovar e inspirar. Quando abraçamos essas virtudes, encontramos a verdadeira plenitude, uma harmonia que ressoa nos mais profundos recantos da existência, transformando vidas e moldando destinos.
Que possamos, portanto, nutrir e cultivar a fé que nos guia, a esperança que nos impulsiona e o amor que nos conecta, pois é através deles que a vida se torna um cântico sublime, uma jornada de luz e significado, que transcende as fronteiras do tempo e do espaço.
A ARTE DE NOSSO TEMPO
(Bartolomeu Assis Souza)
Os homens e a existência...
Pálida e sem graça
Haverá gestos honestos sem sentença
Os bons têm medo
de exercitarem a bondade
essa rotulada de hipocrisias
Vivemos o absurdo, um outro lado
Vivemos virtudes ridículas, inversões de valores
Essa é a arte de nosso tempo,
pálido e insano, cruel e bronco
Essa arte tramada é a mentira
Maquinações e falsidades...
Que nos levam a desconfiar
de nosso próprio testemunho.
VISÃO
Mesmo nos maiores dilemas filosóficos da existência...
Que eu te encontre Senhor...
Causa da existência de tudo...
Talvez o maior dilema seja te encontrar, passamos a vida nessa busca...
No último gesto, reconhecer-me como sua criatura cosmológica e assistir a Quintessência
da Eternidade.
A INCERTEZA É A MOLA PROPULSORA DA EXISTÊNCIA
Os meus versos são minha consolação e minha filosofia
Os meus versos levam a caminhos perdidos
Os meus versos são como estrelas perdidas
São versos como porões da alma
Uma paisagem "pano de fundo"
Os versos que faço neste papel se amarela
Minhas palavras se esvaem
O que esperar então:
A INCERTEZA É A MOLA PROPULSORA DA EXISTÊNCIA
