Poema que Fale da Vida
A vida é mesmo surpreendente, pois num dia qualquer sem grandes expectativas, tive a oportunidade de conhecer um ser incrível, de belos traços, de um lindo sorriso que muito provavelmente é resultante de um espírito imensamente grato.
Pude notar que assim como os outros, também era limitado, possuía as suas dificuldades, mas que, graças ao Senhor, o medo excessivo de cair, de falhar havia sido superado ao perceber que a possibilidade da queda pode ser a chance de voar com suas lindas asas abertas.
Demonstrou-me uma postura inspiradora bem diante dos meus olhos com os seus passos livres e seguros numa dança harmoniosa, uma parte do seu mundo, onde a fé e o amor transformam e a gratidão muda tudo a sua volta.
Por causa desta ocasião breve, mas tão significativa, pude lembrar que graças a Deus cada vez que se consegue enxergar a beleza da vida apesar das coisas desagradáveis, instiga-se a vontade de continuar com a alma ainda mais viva, sendo a recompensa por perseverar.
AS CORDAS AFINADAS DA VIDA
As cordas afinadas da vida,
São livres, íntegras e às vezes distraídas.
A harmonia de suas batidas faz a alma mais atrevida,
Enche de sorriso e graça o coração da ESCOLHIDA.
A nota DÓ trouxe a paz na construção da arca de Noé,
A nota RÉ driblou a dor com a maestria de Pelé.
A nota MI representa DEUS e eleva o poder da fé,
É o fogão caipira que mantém aquecido o bule de café...
A nota FÁ vem de Belém ou do além,
A nota SOL faz renascer a saudade de alguém.
A nota LÁ traz à tona a lembrança do amor que senti,
A sonoridade da nota Si relembra as lágrimas que um dia derramei por ti.
O romantismo afinado em suas cordas dedilhadas,
Aguça e coração e deixa a alma confortada.
Não há tempo nem espaço no palco da jornada,
Sob as luzes da ribalta o amor constrói morada.
Oh! Viola destemida que canta a alegria e a tristeza!
Foste tu a lembrança de minha aventura e maior proeza...
Do tilintar de suas cordas veio a verdade e a certeza,
Que o homem veio ao mundo apenas para amar.
Essa é a sua natureza!
Élcio José Martins
O que importa é o caminho.
Que caminhos podemos tomar se nem ao menos sabemos a direção a seguir. Doce ironia do destino que nos confunde a saída com a chegada, e vice versa, mistura o princípio meio e o fim e embaralha a cabeça dos mais incautos.
Nestes caminhos, quem mais pensa que sabe é o mais perdido. Especialistas em desvendar que nada sabem sobre causa e efeito e muito menos a razão desta direção.
Caminho posto e direção definida sem nunca sabermos o porquê, como e quem definiu. Se concordamos ou não, não importa, não é relevante no contesto para que estamos inseridos.
A vida segue por caminhos que mal conhecemos e nem de longe sabemos o porquê de estarmos nele e o que realmente devemos fazer. Duvidas sempre existirão, e respostas menos ainda. A certeza de que o proposito existe e faz parte de um projeto muito maior que nossa capacidade pode compreender e saber a razão de muitas coisas.
Novos caminhos são definidos independente do que queremos ou achamos, mas sempre teremos uma dúvida.
Seguimos um destino traçado ou temos como escolher um próprio?
O que importa não é o caminho, o percurso, os desafios e os problemas que nos são impostos, o que vale é estar nele e cumprir com dedicação, obediência e principalmente com paciência aquilo que viemos fazer, sabendo ou não, compreendendo ou não. Muitas coisas não nos cabem saber ou ter conhecimento do porquê, mas entender que fazemos parte de uma grande obra que se realiza a todo momento em nossas vidas.
Apresentas uma graciosidade profundamente admirável distribuída numa sutileza de detalhes revestidos por um amor incansável que esbanja intensidade, que transmite um sentimento liberto, um esplendor notável de felicidade.
Apenas aquele que tiver um apreço sincero pela simplicidade, poderá compreender o teu existir cativante
à semelhança de uma bela obra de arte, onde a vida é constante, cores e emoções por todas as partes.
Apesar das adversidades, graças a Deus, viver é sem dúvida uma dádiva, a qual posso ver brilhando nos teus olhos, certamente, o reflexo de uma alma grata por seus momentos preciosos em cada uma de suas etapas.
Construa a tua casa, janelas da alma abertas e portas;
Areje todos os cômodos do coração,
permita o sol e do amor as chuvas.
Plante árvores de esperança; ninhos e sombras.
Não deixe que ninguém escolha a cor das tuas paredes,
nem as flores que plantarão em teus canteiros...
Amor de toda uma vida
paixão desmedida
a mulher, o anjo
ser iluminada, querida
traduz o sol, nas entranhas do olhar
nuances, efetivos lances
de um sem fim
te amo para sempre...
Que seja lei!
Não adianta passar pela vida, sem passear por ela e aproveitá-la da melhor forma possível.
Cumpra-se.
Lição para a vida: se o comportamento de alguém estiver te deixando confuso, se você não consegue entender qual é a intenção de uma pessoa... Se o que essa pessoa fala é muito diferente do que ela faz - então a melhor coisa a fazer é focar no que essa pessoa faz (e não no que ela diz)
Salvo exceções, geralmente as verdadeiras intenções de um ser humano são muito mais materializadas no comportamento do que nas palavras. Se você fizer isso, sua chance de errar será muito menor.
O que lambe suas próprias feridas sozinho, não quer que ninguém mais toque nelas, até sejam saradas, até que sejam apenas marcas.
Janete Serra
CORRE,CORRE
a vida nos prega peças
quando menos esperamos nos prega essas
nascemos sonhando não esperamos que
o tempo coloque tudo as avessas
muda os rumos que almejamos
trabalhamos,estudamos,planejamos
trabalhando desanimamos pois tudo que pensamos
corre não corre como planejamos
sonhar é bom até os animais sonham
gatos e cachorros com certeza
olhos reviram, latem, suspiram
patas em convulsão se arrastam pelo chão
vivemos em um looping
somos vitimas do vai e vem
não somos donos de nossos gostos
nem de nossos atos também
Vivemos a morte à cada dia
hoje não vemos quem a gente via
o tempo nos leva e a tudo
ficamos com ele,cegos,surdos,
caducos,parados,esquecidos
arrependidos,findos
Me Caço
Me caço
me laço
me faço
no encalço
do abraço
me amasso
me desfaço
me culpo
me cuspo
me uso
me abuso
me culpo
me puno
me vejo
desejo
um beijo
um gracejo
saída
partida
ida
despedida
perdida
iludida
desprovida
sentida
A vida passa irrelevante, eu continuo dedicando os mais singelos poemas à ti.
E se acaso chegar o dia de minha declarações de paixão sincera não te abraçarem a alma, peço que me procure no céu.
Na lucidez dos astros, estrelas exclamam a beleza de seus olhos negros como uma noite mágica.
Eu jamais ousaria te esquecer, sendo assim, não me esqueças...
Confie seus medos à mim como quando revelei a melancólica arte que em meu peito habita.
Que possamos dançar à espreita da lua, na chuva selvagem, sob a divindade dos céus.
O único erro seria meu bem, não nos amarmos insanamente.
Qual a necessidade que tens de tanto preocupar-se com o futuro se hoje eu te amo, querida.
BONANÇA
Muito antes da bonança
Há que tarar a balança
Equilibrar a esperança
Verificar as andanças
E os caminhos da mudança
Boa dose temperança
Creditar que a vida avança!
A IDA DA VIDA
Trago uma cicatriz comprida, pelo
tempo sempre mantida, sofrida na
caminhada não esquecida.
Ferida vencida pela
constante lida, subvertida e, às
vezes, denegrida.
Dura luta constituída, já de
muito preferida.
Apesar de desconhecida, pedida
e devida, legal ou proibida,
uma investida seguida, repetida,
não contida, bem dirigida, mesmo
após a grande caída.
Dor definida e não suprimida,
mas reduzida apos a forte investida,
omitida por indevida visão colorida
da vida, que me basta
ter sido vivida!
17/08/2005
Tenho sede de travessias, e sou rio.
Tenho sede de movimentos, e sou ponte.
Assim, sigo meu curso.
Às vezes sou ponte, que atravessa o rio;
Outras vezes sou rio, que atravessa a ponte.
A perspectiva do momento é que me define.
Pare de viver no modo automático.
Da hora em que você sai de casa ao momento em que deita a cabeça no travesseiro, a vida acontece. É no intervalo entre um dia e outro, que desenhamos e colorimos a nossa história.
O perigo é passar funcionar no modo automático, como se fosse muito natural. Sem perceber, tantas pessoas, aos poucos, vão deixando de fazer escolhas e de se manterem conscientes da vida que se desejam viver. Continuam a fazer o que sempre fizeram.
A vida é complexa.
Raramente uma semana é (100%) ruim (ou boa). Autoconhecimento significa reconhecer os dois lados, e nutrir aquilo que tornará você um ser humano melhor.
Dores e dificuldades podem nos trazer profundos aprendizados.
Desafios podem nos revelar mais sobre nosso potencial.
Alegrias podem nos ajudar a enxergar o que, de fato, tem valor.
Falo com toda franqueza que pra mim, ela é bastante admirável, traz um brilho de entusiasmo nos olhos, uma beleza delicada de traços vívidos, além de um riso deleitável para os ouvidos atenciosos, encantos nítidos de um esplendor amável e um amor notório.
Saboreio calmamente uma ou mais doses de vida através da sua rica espontaneidade que cativa rapidamente por demonstrar intensidade a partir de momentos simples, onde expõe o melhor da sua verdadade.
E inevitavelmente, fico fascinado por seu jeito de menina travessa, divertida, intensa que enche-me de vida como se eu estivesse admirando uma noite repleta de estrelas graças a sua essência ardente que ilumina.
Então, pra minha felicidade, não a deixei passar despercebida, seria uma lástima ignorá-la, uma natureza tão rica, de lindos detalhes que abraçam a alma e vivificam o físico, assim, uma mulher que muito me agrada, uma pessoa inesquecível.
"MUNDO NOVO"
Estava radiante este dia, estava radiante...
Dia de passeio ao parque, sol, luar, ar puro.
Aos que vivem em cidade deviam... avante!
Levanta e vá de encontro ao nosso futuro!
Neste percurso encontrarás nosso caminho!
Não em casa, não na volta, não no parque.
O "caminho esta lá fora"; e' o jeito , sozinho!
Sozinho; encontrar o jeito que se embarque.
No parque reina a liberdade de expressão:
Vi crianças, liberdade, direito, democracia...
E todas brincavam ora no balanço ora não.
La' pras tantas do relógio o apito; o' dureza!
Pois o que todas temiam e' a hora de voltar.
Agora eu vejo! Tudo passa, e' só a natureza!
poeta_sabedoro
“Era uma pessoa tão egoísta, mas tão egoísta que só pensava no próximo. Fazia tudo para e pelos outros.
Era tão egoísta que preferiu viver a vida de outras pessoas ao invés da própria.
Só foi perceber tamanho egoísmo quando todo mundo sei foi e ela ficou.”
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp