Considerado o mais influente filósofo chinês de todos os tempos, Confúcio (551 a.C - 479 a.C) continua a ser um exemplo de moralidade pessoal. Seus pensamentos se traduzem em importantes lições de valores, como a justiça, a sinceridade, a ética e a honestidade.

As reflexões de Confúcio têm mais de 2 mil anos, mas continuam tão contemporâneas como nunca! Não importa se você é do oriente ou do ocidente, deveria conhecer as lições que este sábio chinês deixou para a humanidade.

1. Seja coerente 

confucio1

Quantas vezes você já fez promessas que nem sequer pensava em cumprir? Falar é muito fácil, isso qualquer pessoa pode fazer, mas agir já é outra história... Por isso, faça com que as suas ações correspondam ao que você fala. 

Não tente pregar um discurso e não segui-lo na prática. Seja fiel aos seus compromissos e responsabilidade, isto é importante para manter a sua dignidade e respeito próprio.

2. Compreendendo o que passou para encarar o que está por vir

A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.

Confúcio

Ao longo da nossa existência aprendemos a lidar com os altos e baixos da vida (pelo menos é esperado que façamos isso). A experiência é formada a partir da reflexão que fazemos das situações passadas. A partir de então, estaremos preparados para enfrentar episódios semelhantes no futuro. 

No entanto, por mais experiente que nos tornemos, nunca estaremos 100% preparados para coisas inesperadas ou inéditas. Por esta razão, tenha a consciência de que nunca sabemos demais, nunca estamos totalmente prontos, sempre tem algo a ser aprendido.

3. Fique longe da deslealdade e falsidade

confucio2

Saber reconhecer os erros e corrigi-los é metade do caminho para saber viver uma vida com mais sabedoria. Não tenha vergonha ou receio de se desculpar!

4. Construindo um mundo melhor

confucio3

Se cada ser humano ajudar a construir a felicidade alheia, finalmente teríamos um mundo onde a paz estaria livre para reinar.

5. A verdadeira sabedoria

O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.

Confúcio

"Aquele que tudo sabe, nada sabe", já diria o provérbio chinês que, muito provavelmente, está baseado nos pensamentos de Confúcio. 

O verdadeiro saber está em aceitar que não somos conhecedores de todas as verdades do mundo. Ter a humildade de reconhecer a ignorância é um grande gesto de sabedoria.

6. Só leio verdades... 

confucio4

Por mais incentivo e auxílio que você dê para alguém, ela somente conseguirá atingir os seus objetivos ou "sair do fundo do poço" se tiver a força de vontade necessária para isso.

7. Evite este erro

confucio5

8. Evitando frustrações 

Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.

Confúcio

confucio - pensador

9. Acabe com os seus "monstros"

confucio6

Adiar soluções é o mesmo que nutrir os vícios, fortalecendo-os com a constante procrastinação. Não deixe que seus "monstros" cresçam, elimine-os de imediato para evitar que dominem por completo a sua vida!

10. Você sabe manter um segredo?

confucio7

Por isso, às vezes, mais vale confiar na sua discrição e sigilo do que em qualquer outra pessoa. 

11. Vivendo na Geração Y

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.

Confúcio

O trabalho é interpretado como uma "obrigação", quando este não desperta prazer ou se distancia totalmente dos interesses pessoais dos profissionais. 

Você será muito mais feliz, sem sombra de dúvidas, se se dedicar a fazer aquilo que gosta. Desta forma, a probabilidade de alcançar o sucesso profissional e a satisfação pessoal é quase certa!

12. Não coloque o carro na frente dos bois!

confucio8

De fato, qual a razão de ficarmos constantemente preocupados com a morte? Devemos concentrar toda a nossa energia e tempo em tentar resolver os problemas que surgem ao longo da vida (e olha que não são poucos...).

13. Não seja um covarde

confucio9

Em outras palavras: covardia! 

14. Conhecendo os verdadeiros amigos

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Confúcio

amigas de verdade

15. Autoconhecimento é fundamental

Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

Confúcio

Antes de julgar e "atirar pedras", esteja atento a examinar as suas ações. Será que não é tão diferente da pessoa que critica? 

16. Aos poucos fazemos a diferença

confucio10

Por mais que seja pouco, fazer alguma coisa em prol de seus objetivos é melhor do que fazer nada. 

17. Adaptação

confucio11

Não podemos ser rígidos com a vida, mas sim ter a capacidade de nos adaptarmos as mais diferentes situações. Nem sempre as coisas saem como planejamos, mas isso também não significa que devemos desistir. Se reorganize e continue a caminhada!

18. Quem você acha que é?

Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.

Confúcio

19. Não pare

Não importa o quanto você vá devagar desde que não pare.

Confúcio

Desistir é a certeza absoluta do fracasso.

20. Compartilhe ideias 

confucio12

O filósofo chinês é dono de diversas frases que nos fazem refletir. Quer saber mais? Confira a nossa lista completa com os pensamentos e mensagens de Confúcio.