Platao - Apologia de Socrates

Cerca de 107061 frases e pensamentos: Platao - Apologia de Socrates

Milhares de anos atrás, na República, Platão ofereceu uma visão curiosa de pessoas que confundem sombras lançadas numa parede com a realidade. Na Ilíada, os troianos caíram por um cavalo. Shakespeare preferia sorrisos a pontas de espadas e colhia rosas mesmo sabendo dos espinhos. E, nos últimos anos, o viés cognitivo é utilizado como o último desespero para salvar a raça humana e substituir a coragem. O uso de palavra de sentido inverso ou oposto ao que quer ser proferido é empregado para gerar confiabilidade na informação. Como quando a televisão te manda desligar a televisão.

Inserida por Gazineu

A caça da riqueza ainda permanece
O filósofo Platão despertou a lenda que aparece
Nação propícia no fundo do oceano e poderoso
Em arcos circulares a ilha continental, com metal precioso
Governada em louvável disposição
Para Poseidon, carregam uma sociedade com ostentação
Monarcas brilhavam como o sol, a luz do oricalco
Fruíram da abundância em palácios de mosaico
A empáfia em sua superioridade
Alcançou degraus invejáveis, mais faltou maturidade
Cupidez ascendeu até onde não deviam
Despertando em Atenas, o legado que jamais teriam
O único sismo foi suficiente para submergir
O dia infortuno do povo atlante a surgir
Arrastados as profundezas dos mares
Carregando toda sua altanaria instalada nos lares.

Inserida por rmatos

EDUCAÇÃO LIBERTA !

“Na Alegoria da Caverna de Platão consta que o único homem que conseguiu se livrar das correntes e viu luz, resolveu regressar para ajudar os companheiros que permaneciam na escuridão. Esse retorno é o que deveríamos chamar de política, na verdadeira concepção. Ajudar os nossos irmãos a verem também a luz e não mantê-los na escuridão da ignorância.

O livreco do MEC que preconiza que os erros de português tipo “nóis pesca” devem ser considerados como certos, tenta manter a maioria na mais profunda ignorância.

Entendam que a leitura de bons livros é uma das mais ricas atividades humanas, pois dá acesso a conhecimentos elevados e sublimes. É através da reflexão de boas leituras que elevamos a nossa compreensão, o nosso senso crítico e a nossa percepção de vida.

Ler não é somente uma atividade mecânica, mas envolve a compreensão profunda da vida, é um instrumento para a elevação da consciência.

Ler é um exercício de reflexão para acessar outras dimensões, outras verdades e outras liberdades.

Como alguém que não domina o vocabulário, os fundamentos básicos da gramática e concordância de sua língua poderá compreender um bom livro? Alguém responde? Não estamos mais na idade da pedra. Estamos na era da comunicação e do conhecimento, ou não?

A língua de um país tem como função maior a comunicação, mas o que se entende por comunicação, na concepção mais profunda da palavra. A comunicação se processa entre o “interior” e o “externo”, entre um adulto e uma criança, entre um adolescente e uma criança, entre ideologias contrárias, entre o racional e o irracional, entre o homem e a natureza, entre o homem e um livro, entre o homem e a mídia, etc.

Como desenvolver a habilidade da comunicação no sentido mais amplo, sem o instrumento da leitura? Como compreender um livro e se comunicar no sentido mais elevado no mundo atual, sem a compreensão do que se ler?

Manter as pessoas mais humildes sem acesso a literatura, aos textos filosóficos, técnicos, é uma das maiores violências que se faz a um ser humano.

Querer nivelar um humano por baixo, é mantê-lo na eterna escravidão. Todos já deviam saber que o CONHECIMENTO LIBERTA.

Não estou com essas palavras negando as diferenças regionais que de fato existem, mas não podemos diversificar o idioma. O idioma português tem uma história, uma tradição, que foi adotada pelos brasileiros como a língua oficial do país. Poderia ter sido a tupi-guarani, mas não foi.

A nossa língua tem uma estrutura básica que pode até ser alterada ao longo dos anos e dos costumes, mas não se pode passar por cima de sua estrutura fundamental.

Está na moda, atualmente, que tudo é preconceito contra os humildes, mas não querem que as pessoas humildes ampliem a inteligência para que possam desenvolver o que os humanos têm de mais sublime que são: A LIBERDADE E O SENSO CRÍTICO.

Vamos dar nossas mãos às crianças, aos jovens que são excluídos de boas escolas para que possam ler, escrever e falar de maneira compreensível, para que tenham acesso aos bons livros e que possam se comunicar das mais diversas maneiras, respeitando as diferenças.

Vamos educar nossas crianças e ensiná-las a pensar, somente assim não se submeterão aos enganadores de plantão que são muitos.

NÃO ESQUEÇAM: EDUCAÇÃO LIBERTA!

Inserida por fabioxoliveira2007

"Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo."

Platão

Esta e a palavra de ordem para este ciclo que se inicia!
Hé! um ano se passou
vejo que foi um ano difícil cheio de perdas, mas de novos começos, chego a conclusão, que eu não tenho idade, tenho vida, e é esta que me escapa pelos dedos.
Eis o começo de novos tempos, novos ventos. É hora de renovar os votos, os sonhos, as vontades, os desejos, oportunidade de reciclagem ao corpo, alma e o coração, a vida é um ciclo, os amigos de hoje não serão mais os amigos de amanhã!
As pessoas erram e as marcas desses erros permanecem como cicatrizes para sempre, sáb aquele sentimento de dor, ou rancor. Aquele "amigo" se afastou, um amor antigo que me machucou, volto ao tempo para dizer com toda a certeza, que tudo isso já passou.
Aprendi e estou aprendendo a lidar com meu lado sombra e a fazer brilhar meu lado luz, não é fácil em um mundo de máscara, mas apredir a ser político, sem perder minha essência. Estou em uma fase nova da minha vida é um novo ciclo. Estou mais maduro. Mais homem e sei muito mais o que eu quero e, principalmente, o que eu não quero em minha vida!
Eduardo Moreira

Inserida por eduardo_moreira

NO BRASIL TUDO VIRA DISPUTA POLARIZADA.

Na Utopia de Platão, três espíritos são necessários para que ela se materialize. O Desejo, Sentimento e Pensamento, descritos como três espécies de homens.
Desejo, aquele que produz para alimentar o ventre. Sentimento, os apaixonados por ideologias, fazedores de guerras e revoluções. Pensamento, o homem que vive fora da sociedade, que não se mistura, o produtor de saberes, de arte e filosofia...
Já percebeu que as duas classes primarias são os que forjam as disputas, dominados pela paixão inferior da ignorância, estes sempre têm um lado, uma cor ou um partido?

Inserida por EvandoCarmo

Bem, como essa questão de tratar-se de modo desigual os desiguais remontam Platão e Aristóteles sem solução, vou reler Maquiavel e passar o tempo com Eramos de Rotterdam a procura de uma nova loucura.

Inserida por zizzi

“NECESSIDADE: mãe da invenção (Platão), vizinha do ‘ser capaz’ (Pitágoras), mais poderosa que a lei (Goethe), fazedora de covarde virar valente (Provérbio árabe), transformadora de homem honesto em velhaco (Daniel Defoe), sepultadora do orgulho.”

Inserida por jefersoncalixto

Quanto mais me afasto de Platão mais Filósofo me torno

Inserida por brunomarinelli

Segundo Platão, a verdade
é aquilo que conduz ao bem
e não aos fatos.
LA

Inserida por laerte_antonio

Um genuíno platônico não é aquele que repete acriticamente a posição filosófica de Platão, mas aquele que desenvolve uma visão a partir de seus próprios esforços e atitudes na busca pelo conhecimento.

Inserida por Ivo_Fernandes

⁠Após tanta evolução estamos regredindo para a caverna! Sorte que Platão não está vendo isso...

Inserida por Poetadoanonimato

Desde o Meno, de Platão, é possível estabelecer que o professor não é, em primeiro lugar, alguém que sabe instruindo quem não sabe. Ao invés disso, ele é alguém que tenta recriar o assunto na mente do estudante. Sua estratégia é a de antes de mais nada fazer o estudante reconhecer o que potencialmente já sabe, e isso inclui a quebra dos poderes de repressão interna que o impedem de distinguir o que sabe. Eis aí a razão de ser o professor, e não o estudante, quem faz a maior parte das perguntas. Esse traço de ensino em meus livros provocou algum ressentimento entre meus leitores, ressentimento que se deve muitas vezes à lealdade para com outros professores. Esse ressentimento vem junto com a percepção de uma certa esquiva deliberada de minha parte, trazida à baila sobretudo porque não dispenso a ironia, coisa essencial, para todo o professor desde Sócrates. Nem toda a esquiva, entretanto, é apenas uma esquiva. Até mesmo as parábolas de Jesus eram ainoi, ou seja, fábulas com uma característica de enigma. Em outras áreas, como no zen-budismo, o professor no mais das vezes é alguém que mostra sua capacidade por se recusar a responder às perguntas ou que as varre com algum paradoxo. Responder a uma pergunta (ponto a que voltaremos no curso deste livro) é consolidar o nível mental em que foi formulada. A menos que se deixe algo de reserva, sugerindo a possibilidade de uma pergunta melhor e mais completa, o avanço mental do estudante se detém.

Inserida por LEandRO_ALissON

Os brasileiros vivem no dia a dia o mito da Caverna de Platão. A exemplo daqueles escravos presos e assistindo o desfile de imagens na parede da caverna, os brasileiros assistem diariamente o desfile de autoridades dos três poderes da república, que,- agora em telas digitais e até mesmo ao vivo -, falam, prometem, encantam, decepcionam, mentem, assaltam e deixam os escravos ainda mais escravos. Mas como os antigos escravos da caverna, também os brasileiros continuam iludidos que tudo que vêem é a verdade. De tempo em tempo, alguns destes escravos se libertam e se tornam um daqueles e tentam mostrar para os que não entraram na política que as coisas são bem diferentes do que eles imaginam. Mas como mito original, continuam acreditando nos políticos safados como se honestos fossem e que lhe falam a verdade.

Inserida por carlosmachado67

Platão mente em dizer que o amor é apenas o desejo, esdrúxulo; amor é contentamento e desejo.⁠

As pessoas pensam que filosofia é exercício complicado. Herdamos isso de Platão. Mas na verdade, a filosofia é simples, exige apenas bom senso e não lógica.

Inserida por ed_souza

Platão foi expulso da República, Nietzsche o expulsou, agora os poetas estão livres.

Inserida por oriebirsocram

Platão era um sábio tão sabido que tornou-se muito rico casando-se com a Platina.

Inserida por Alvaro69

fazer

(re)flexões
diárias

e puxar
ferro-pensamento

na academia
de platão

quem toma
livro-suplemento

deixa o
conhecimento

bombadão

Inserida por DanielBrito41

Aprendiz
Discutimos Aristóteles.
Platão, existencialismo.
Discutimos
O estado.
Atenas,
Esparta.
Discutimos
Classes,
Sociedade,
Competição.
Discutimos
Como bestas.
Como bostas.
E o que importa se Deus existe?

Inserida por MoacirLuisAraldi

Matar e um das mais belas artes filosóficas .....E nessa arte eu sou melhor que Platão e Aristóteles.

Inserida por tomassilvax0h7