Ivo Fernandes

Encontrados 12 pensamentos de Ivo Fernandes

Se alguém carrega uma bíblia na mão não pode carregar nenhuma espécie de símbolo de ódio na outra. Ou melhor, pode sim! Tais pessoas tem a bíblia, mas não a verdade que só opera pelo amor.

A origem do fascismo não é meramente política ou social, é antes de tudo humana e subjetiva. O homem é sua origem!

Inserida por Ivo_Fernandes

O Natal, se é a celebração do nascimento de Jesus, é consequentemente a história de uma família, ou melhor, de várias. O livro de Mateus começa com uma genealogia, porque a história de um homem na verdade é feita de milhares de outras histórias. Ninguém é sozinho por mais que se sinta sozinho. Só somos por causa de outros.

Inserida por Ivo_Fernandes

Ser voluntário é como ser mar. É estar pronto para receber os rios que lhe chegam e permitir que tudo cumpra seu papel.

Inserida por Ivo_Fernandes

Desde a minha infância que aprendi que a diferença entre religião e cristianismo, era que nas religião os homens procuram Deus, e no cristianismo é Deus quem procura o homem. Pois bem, tal diferença é simplória e guarda equívocos. O cristianismo é também uma religião. A diferença não está entre religião e cristianismo, mas entre fé e crença. A fé é um sim ao convite para o imponderável.

Inserida por Ivo_Fernandes

Um genuíno platônico não é aquele que repete acriticamente a posição filosófica de Platão, mas aquele que desenvolve uma visão a partir de seus próprios esforços e atitudes na busca pelo conhecimento.

Inserida por Ivo_Fernandes

A felicidade não é um estado passageiro, nem é fruto das circunstâncias; ela é o resultado de nossas ações e pensamentos, e sua qualidade e estabilidade dependem do nossos esforços e disciplina, especialmente, espirituais

Inserida por Ivo_Fernandes

Na minha infância aprendi que a Bíblia era a Palavra de Deus, na juventude segui o pensamento que dizia que continha a Palavra, hoje afirmo que ela, como outras fontes, se faz Palavra de Deus, se atualizada pelo Espírito, pois a Palavra de Deus não é letra é poder.

Ivo Fernandes

Inserida por Ivo_Fernandes

O filósofo não crê, ele questiona. Se crê não é enquanto filósofo. Portanto, o maior desafio de um filósofo é suportar a si mesmo na medida que questiona suas próprias crenças.

Ivo Fernandes

Inserida por Ivo_Fernandes

Enquanto teólogo qual minha classificação? Colegas chamados conservadores me classificam como liberal. Não tenho problema com esse termo, só lamento o fato de considerarem que, a partir dessa nomenclatura que me dão, se sintam no direito de dizer no que creio ou não creio, ou de julgar minha fé a partir de suas análises.

Se por liberal estamos falando de pessoas que buscam estudar os textos religiosos usando métodos investigativos e hermenêutica contemporâneos, em vez de depender de estruturas dogmáticas que não se abrem para a pesquisa histórica, então sou um liberal. Se for em razão da minha afirmação de que as Escrituras não são Palavra de Deus em absoluto, e sim testemunhos de uma comunidade de fé que pode se fazer Palavra se atualizada pelo Espírito, então sou liberal.

Agora, não confundam tais métodos e afirmações com minha fé. Nem julguem minha piedade por causa delas. Minha fé é um acontecimento existencial, tem haver com um encontro e não com um conjunto de letras. Se me perguntarem como me classifico enquanto teólogo, prefiro ser considerado como um teólogo para o meu tempo, ou apenas um teólogo marginal.

Ivo Fernandes

Inserida por Ivo_Fernandes

⁠A psicanálise é mais que um contéudo que se ensina, é uma experiência que se transmite.

Inserida por Ivo_Fernandes

⁠Quanto mais me aproximo da verdade ao meu respeito, mais percebo sua insuportabilidade

Inserida por Ivo_Fernandes