Pessoa Revoltada
Há uma certa similaridade, e toda uma diferença entre o "revoltado" e o "revolucionário". É que, sim, os dois geram polêmica, mas só um é que faz a diferença. O revoltado só gera polêmica vazia, com reclamações que nunca levam a nada, porque ele na prática só reclama mas não faz NADA. Já o revolucionário, gera polêmica construtiva, porque ele tem argumentações que ainda são novas para suas ATITUDES inovadoras.
Dias desse ia no ônibus e um cidadão revoltado, não era a primeira vez que tinha visto e ouvido ele, esbravejava, falava alto, conclamando o povo, digo os passageiros, a se mobilizarem, dizendo que o povo é muito acomodado, só quer saber de WhatsApp, que a passagem aumenta e ninguém faz nada, que fazer greve não adianta, que não deveríamos votar mais em ninguém e coisa e tal. Tava gostando da disposição do cara, da manifestação atípica de civilidade, da coragem. Ai interrompi-o... - Amigo, sabe se o bairro tem algum líder comunitário? Fazer greve adianta sim, melhor que não fazer nada. Já pensou em ser líder comunitário, tomar a frente, encabeçar o rebanho? Tem jeito, espírito de liderança. Ele nada respondeu, continuou clamando no deserto.
Na vaidade aqueles que secretamente se encontram revoltados com Deus e o próximo, devido a insatisfações físicas, já perderam a batalha se a luta é em caprichar na aparência, esquecem que retornam ao pó, a alma não. A aparência de alguém após a ressureição para a eternidade, reflete a feiura ou pureza da alma terrena. Se a beleza exterior acompanhou uma alma corrupta, eternamente no inferno torna-se uma fera, um dragão de feio; se a aparência foi simples, mas a alma bela, eternamente no Céu, transforma-se em princesa, belíssima.
Te darei o topo Data: 22/01/2021
O mundo esta revoltado
Esvaziando o fôlego
Virando rotina
Meu bem sente o fel
Cava uma cova para nós
Não desperdiça seu tempo com rosas
Espera minha morte
E jogue no meu túmulo
Serei seu fantasma
Te farei sentir a dor
O amor que você despedaçou e em outros braços ao encontro
Da vida que eu via da alegria que eu sentia
E você me ferro
Olha pra sua garota
Olha pro seu garoto
Olha pra você meu bem
Serei teu anjo te devolvendo no túmulo
O que você me tiro
O que você me arranco
O que você despedaçou não volta mais
A dor que senti
A tristeza que senti
E você levo a brincar
Enquanto estou a me ferrar
Logo estarei retribuído
Estarei lá o tempo todo dizendo fez
Uma cova para nós enterramos
Mais antes vou me diverti
Com sua cara
E fazer sentir o fel
Te darei o topo
Te darei poder
Mais depois eu vou arrancando
Até me cansar de brincar
E te envenenar
Vai pedir pra morrer
Mais ainda é cedo
Vai implora pelo perdão
Mais vou dizer tarde de mais
Agora já não estou mais aqui para escuta -lo
Esqueceu-se que sou um fantasma?
Agora me cansei de brincar e vim te carregar para o buraco que você cavo e me jogo
Agora ver ele será feito pra você também
Para as profundezas vou te arrastar
E de um berço de ouro de onde se encontrava acabará na lama..
Lido com muitos jovens todos os dias e fico muito revoltada com a passividade deles. Tento fazer meu trabalho da melhor forma possível, mesmo que muitas vezes minhas aulas fujam do conteúdo, creio que faço a diferença na vida de alguns. Confesso que este ano está um pouco complicado. Uma boa parcela desses alunos não querem nada com nada e acham que a escola é a sala de visitas da casa deles. Ser jovem era sinônimo de rebeldia, transgressão, luta!
Eu só quero que vocês entendam que eu dou bronca não é porque quero me igualar aos pais de vocês e exigir o que que eles exigem, até porque o local que eu faço minhas exigências, pra mim é um local sagrado! É neste lugar que vocês acham que estão sendo descolados por me desrespeitar não prestando atenção nas minhas aulas, ou me respondendo quando chamo a atenção de vocês, que vocês têm a oportunidade de mudar, mas não querem. É neste lugar que as pessoas ainda acreditam em vocês! É este lugar que vocês deveriam associar com mudança, melhora, futuro, desenvolvimento! Respeitar-me pra vocês não é opção, é uma exigência minha! Respeito todo mundo e exijo ser respeitada! Nunca ofendi nenhum aluno! Todos que me conhecem, sabem disto.
Vocês podem me achar chata, idiota, e não estar entendendo o porquê de eu estar escrevendo essas coisas. Acho que na verdade, vocês não tem o costume de ter alguém acreditando que vocês podem mais, porque na verdade, nem vocês acreditam em si mesmos!
Pois é! Aos que entendem tudo o que escrevi, continuem assim! Tenho muitos alunos maravilhosos e os amo de todo meu coração! E aos que se fazem de cegos ou surdos, revejam os seus conceitos! Escola é lugar de progresso, respeito, construção de um ser humano. Que tipo de pessoas vocês estão se tornando? Será que vocês sentem orgulho do que são? Será que são dignos de admiração, ou de pena?
Não exceda a nenhum padrão, não me olhe com nenhum julgamento, pois sou rebelde revoltado muita das vezes desajeitado, mais nunca marginal por alguma razão;
QUEM SÃO?
Há muitos e muitos anos, um poeta revoltado
Escreveu Navio Negreiro, pois estava indignado
Com o povo que emprestava a bandeira para cobrir
A infâmia e a covardia que se viam por aqui!
E no palco da cidade, ao som do toque do tambor
Ouvia-se o poeta clamando ao Nosso Senhor:
“Senhor Deus dos desgraçados!
dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura...ou se é verdade,
tanto horror perante os céus?!”
Quem são estes miseráveis sem acesso a habitação?
Nas praças, sob as marquises
Buscam no lixo seu pão
Quem são? E de onde vieram?
Quem são? E por que miseram?
Quem são? E o que fizeram
Para tal condenação?
Quem são estes que, transportados, piores do que gados, vão?
Subempregados, suburbanos, exaustos na condução
Sem ter moradia digna, nem acesso à educação
Sem saneamento básico, com parca alimentação
Quem são estes cidadãos?
Quem são? Quem são? Quem são?
Tantos anos se passaram, mas tão pouca evolução
Ainda se usa a bandeira para encobrir a inação!
E no centro da cidade, ao som do toque do tambor
Ressoa a voz do poeta, clamando ao Nosso Senhor:
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se eu deliro...ou se é verdade,
tanto horror perante os céus?!”
Maradona
Ao escutar a notícia de que Maradona havia falecido, não sei se fiquei revoltado ou triste – acho que foi um pouco dos dois (risos). A notícia veio no trabalho, de supetão. Digo isso, pois parecia que o pior já tinha passado. Tanto a cirurgia quanto a recuperação pareciam bem encaminhadas. - Peço até desculpas aos meus amigos de trabalho na época, pois minha reação foi surpreendente até para mim (risos). O ano de 2020 foi de muitos altos e baixos, porém aquela “baixa” nem eu e creio que muitos não esperavam. - Não conseguia aceitar que um ser humano que acabava de cumprir 60 anos falecesse por dois motivos: 1- Hoje há uma possibilidade maior para nós seres humanos vivermos bem mais do que 60 anos; 2- Era o Maradona!
Maradona dispensa introduções. Quem quer que queira escrever/falar sobre Maradona não precisa de introduções. É surreal como o nome Maradona fala por si. Duvidariam da capacidade de alguém com um nome deste calibre? Quando se pronuncia este nome, ecoa sua grandeza. Parece predestinado a suceder. O nome Maradona é originário do latim e significa aquele que vem do mar, isto é, o mar que no planeta terra, é vasto, abundante e necessário para a existência do nosso sistema natural. É um nome forte que soa grandioso/maravilhoso, quase improvável de não ser grande/conhecido. Remete ao tamanho dos nomes de alguns imperadores da Roma antiga.
Que por destino ou coincidência, foi onde anos depois já conhecida como Itália, Maradona teve seu auge máximo por 7 vistosos anos. Um verdadeiro império governado por Maradona em Nápoles. Sua história é tão estupenda que San Gennaro fica em segundo para muitos napolitanos. Período em que novamente por destino ou coincidência - entenda como quiser - Maradona teve o ápice de seu auge na copa de 86 no México onde Pelé também teve sua melhor performance em copas na de 70 com o famoso esquadrão. Dois dos maiores e melhores da história que causam debates eternos dando tudo de si no mesmo solo. Sorte a do México!
Maradona é talvez o personagem mais romântico do futebol! É impressionante como o personagem Maradona transborda romantismo. É algo totalmente transcendente. Os pontos são diversos. Pare e pense. O que normalmente se tem em um belo romance? Música, dança, momentos intensos/marcantes, erros, acertos, entre outros. Bom, Maradona tem todos eles e mais. Maradona é argentino, seu idioma materno é o espanhol - conhecido como um dos cinco idiomas mais belos/românticos do mundo (espanhol, português, francês, romeno e italiano) -, o tango, que é uma das danças mais “quentes”, é muito popular na Argentina. Maradona acertou como muitos e errou como poucos. Teve tantos momentos marcantes que não seria absurdo dizer que o próprio criou um nível particular. Em uma escala de intensidade, hoje, há o “nível Maradona”. Maradona sempre foi muito intenso em tudo o que fez, inclusive nos erros, porém seus defeitos humanizavam o personagem e tornavam-o ainda mais glorificado como um Deus e até religião – que tem mais devotos fiéis que em muitas outras.
Maradona é tão absurdo/bizarro que dizem que política, religião e futebol “não” se discutem, porém Maradona - e tinha que ser ele - o fez e sem pudor algum. El pibe de oro é Deus, Imperador de Nápoles, música, religião, irreverente, extravagante - tudo de mais, nunca de menos - tão surreal que chega a ser quase utópico, porém no fim provou que era humano acima de tudo como todos nós. Esse foi, é e sempre será o homem da mão de Deus, Diego Armando Maradona.
Quando um feto é vítima de um aborto
Revoltado pra deus pede vingança
Que no ventre já uma criança
Mas sofre do amor o desconforto
Sem ter culpa de nada ele foi morto
Se falace podia até dizer
Minha mãe pôr favor feche eu nascer
Já que eu no seu ventre fui gerado
Mesmo sendo infeliz e rejeitado
Também tenho o direito de viver
Eu não tenho mais medo de nada pois não fiz nada com ninguém, apenas fico revoltado pq tudo oque faço está errado e as pessoas ver sempre o pior em mim simplesmente depressão mas não machuco ninguém apenas eu mesmo, as pessoas sempre me verão sorrindo e alegre pois não quero passar negatividade para ninguém!
Robocop revoltado.
Tentarei aqui nesse tema,
Se um Robocop de armaduras moles e duras,
Este desconforto geral,
Me causa revolta,
Não falo somente por mim,
E sim com sentimento fraternal,
Senhoras mães e senhores pais,
O brasileiro que sou,
Tenho nas veias o mesmo sangue de todos,
Embora com DNA diferente,
Mas é vermelho igual de toda essa gente,
Facções,falcões e frações,
Na era digital que vivemos,
Mesmo não querendo somos membros de lombrigas que nós mesmos comemos,
Frações fortes de uma matemática que soma e não sabe o paradeiro do divisor,
Falcões que sobrevoam sobre nossa carne inútil esperando nós aprodecermos para nos devorar,
Facções essas quê;
Não são drogas,
Não são cocainas,
Não são ervas sintéticas,
Não é e nunca serão morfinas e nem heroínas,
Não falo do fortificante que faz o traficante impulsionar o mecado cego que infelizmente segue avante e não tem como parar,
Falo de um poema temático sem obstáculos que venho a anos olhando e meditando,
Na singela era de uma esfera que dizem que é Redonda,
Mas se olharmos com jeito,
Ela é quadrada sem esquadros linfáticos que doi a coluna sem nos tocar,
Não sentimos na carne,
Mas podemos sentir no ler e no grifar,
Abusos e absurdos das leis criadas que não acham uma se quer solução,
Fome que parece um saco furado que quando mais comem mais querem ganhar,
Brasil de varias regiões,
Brasil da madeira brasil,
Que tem verde até para esbanjar,
Águas doces em todas as cidades,
Rios imensos que cortam de um lado a outro cruzando em X esse querido país,
Mas o plenário fútil que se acha positivo,
É tão negativo como os pobres de espíritos,
Mas as mudanças não são minhas,
Mas pela Democrática nação em que vivo,
Me sinto o direito nesse tema em desabafar,
Existem uns quê,
Se mergulharem no mais profundo rio desse mundo com uma pedra de Sonrisal apertada em umas das mãos,
É capaz de quando voltar a pedra ainda está intacta sem dissolver,
Bando de miseráveis,
Não generalizo,
Mas me sinto bem em dizer,
Tão pobres és essas almas que ainda não teve a dor da fome e da sede,
Estrema luz que nos conduz,
Jesus,
Mesmo desabafando sou impulsionado,
Por um vento que contém acalantos com melodias e não é para ninar,
São meus monitores que trasmitem a imagem do que somos e quem somos,
Somos uma nação calada e codenada pela força política,
Mas pelas mãos do dono da vida,
Somos sua semelhança e esperança de um futuro promissor com mais divisor.....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Uma coisa que me deixa ofendido a incompreensão...
Aquele algo que me sinto revoltado gente intolerante.
E quando juntas estão tolice e estupidez, confesso perceber faltar o principal atributo Humano.
O Amor.
BEIRA
(inspiração adolescente)
Com licença!
Aqui não é lugar pra mim.
Eu sou um revoltado...
-- Ora quero amor.
-- Ora a solidão.
Com licença!
Aqui não é lugar pra mim.
Eu sou um neurótico.
-- Ora não sei por onde vou.
-- Ora encontro só caminhos.
Mas com licença!
Aqui não é lugar pra mim.
Bem, eu sou um quase louco.
-- Ora não reconheço imagens.
-- Ora, há hora em que há menos ainda.
Com licença, eu me vou!
Aqui não é lugar pra mim.
-- Ora nem para ti.
-- Ora nem para nós todos!
Nós somos... quase.
Só isso!
Um pouco de nada com um toque de cor!
Set/ 1970
