Pessoa Intelectual
Não opinar sobre a arte da qual não se tem domínio, requer nobreza de caráter, moral e intelectual.
Evan do Carmo
"O Fim justifica os meios." Eis a tese mais estúpida já produzida por um intelectual... Mesmo sendo uma análise fria da psique egoísta do ser humano, serviu para embasar muitos atos injustos
O primeiro propósito do intelectual deve ser o de impedir, dentro de seus limites, que o monopólio da força se transforme em monopólio da verdade.
A arte de escrever, a mais bela expressão do mundo intelectual, espiritual, é composta por uma mente em chama ardente apaixonada por mudanças que construa uma vida melhor...
"O pseudo profeta é aquele intelectual oportunista,que se aproveita do suor do rosto do conformista."
Existe uma poesia por detrás de cada gesto de sedução...
Felizes os intelectuais de alma que captam a leitura exata do momento
"Admiro pessoas intelectualmente estimulantes, pois é importante ter graça além da aparência física... A alma é imortal."
A ventagem de se ser independente intelectualmente é que certas atitudes só servem para nos provar que estamos certos.
O ser humano, enquanto ser vivo e na plenitude de uso de suas capacidades motoras e intelectuais, possui a infinita capacidade de adaptação a todas as circunstâncias possíveis e imaginárias.
De que adianta a beleza sem intelectualidade?
De que adianta olhares sem sinceridade?
De que adianta uma multidão sem amigos,
Quantidade sem qualidade?
De que adianta companhia
Se morremos solitários?
De que adianta tempo se não sabemos usá-lo,
Arrepender-se se não voltamos ao passado?
Será que tudo é inane?
Será que a vida é uma mera ilusão?
Será que ela continua
Ou somos a continuação?
"Adoro receber críticas, mas somente de pessoas que tenham competência intelectual, virtude moral, cabedal teórico, humildade e capacidade dialógica para reconhecer o meu direito inalienável à réplica..."
MISÉRIA INTELECTUAL
Há de chegar o dia em que o eleitor brasileiro conscientizará de que a sua dignidade vale muito mais do que um simples prato de comida. Aí, seremos uma nação digna e respeitada.
Para aquele que é intelectualmente dotado, é muito mais fácil ser um cristão no campo do pensamento do que naquele do comportamento prático; e ainda o bom teólogo sabe muito bem que o que realmente conta diante de Deus não é simplesmente o que alguém pensa, mas o que alguém pensa com tal fé que se torna ato. Porque somente essa fé 'que atua pelo amor' é considerada.
Quando um cristão passa a ser celebrado nos círculos intelectuais dominantes, nota-se que o cristianismo apresentado foi diluído e os tons ofensivos ao homem natural encontram-se reduzidos de brasas incandescentes
a cinzas inofensivas.
O povo de direita neste país, e que se profere intelectual; mas que me parece semianalfabeto; confunde “Justiça Social” com algo Marxista ou comunista...
