Passo
Não pare, busque. Mesmo quando o caminho parecer incerto, continue. Cada passo, por menor que seja, carrega a força da transformação. Lá na frente, a vida nos mostra que as dúvidas e os tropeços eram parte do processo. É caminhando que se desvendam as respostas que tanto procuramos.
O Louco nos convida a confiar no desconhecido, a dar o primeiro passo mesmo sem saber o destino. Ele carrega leveza, desapego e a coragem de ser guiado pela intuição, não pela lógica. Representa o início de uma jornada, onde tudo é possível porque nada está definido. Sua inocência não é ignorância, mas fé pura na vida. Ele nos lembra que, para evoluir, é preciso abandonar certezas e se abrir ao mistério. O Louco nos ensina que o verdadeiro risco é não viver. E que, às vezes, saltar no vazio é o único caminho para encontrar a liberdade.
Esse olhar me tirou do sério
Passo o tempo todo pensando
Às vezes me perco, fico aéreo
O coração me diz q' estou amando.
Andei numas estradas de estilhaços de vidro, a cada passo senti um dor forte e agonizante, que me fazia querer desistir, mas eu continuei e foi nesse momento que aceitei aquilo. Como uma labareda que se apaga aos poucos, tornando frio como o gelo.
Não devia ter que ser assim.
O que significa ser forte?
Eu sempre repito que sou, pra mim mesmo, mas ainda não consegui me convencer disso.
Deixo que me entrem e me habitem, mas sempre deixam a casa desorganizada e destruída. Até que eu deixe alguém entrar novamente e vejo toda a história se repetir.
Qual o significado?
Pra mim pode haver vários, mas pra esta multidão de pessoas que vem e vão não significa nada, porque sou forte. Eu suporto. Eu vou superar isso.
Então não tem porque se preocupar não é mesmo? Deixa que eu me viro.
Então repita pra si mesmo até que sua culpa vá embora, se assim preferir.
Mas entenda, pessoas fortes também tem sentimentos, também sofrem e choram, mesmo que façam isso somente quando estão sozinhas.
Guarde sua "pena" no seu bolso. Não é de pena que precisamos, é empatia.
Na jornada da fé, encontramos luz,
Em cada passo, em cada cruz.
A religião nos guia, nos faz compreender,
O divino mistério que nos faz renascer.
Em templos erguidos com devoção,
Buscamos a paz, a comunhão.
Em prece e em canto, buscamos a verdade,
Na religião, encontramos nossa identidade.
Diferentes caminhos, mesma busca interior,
Em busca do divino, do eterno amor.
A religião nos une, nos faz transcender,
Nos ensina a amar e a compreender.
Em cada ritual, em cada oração,
Sentimos a presença do divino em ação.
A religião nos ensina a ser melhores,
A viver em harmonia, em paz e em flores.
Na vida sempre algo novo nos motivará, pois a vida é movimento, não podemos estagnar. Um passo de cada vez para o caminho prosseguir e realizar.
Na vida, a cada passo, passo,
presa ao caminho, feito nó,
na esperança, sem desfazer o laço
pois é sabido que o fim é o pó
Passo e volto e tenho pelo passo, apreço,
vivendo sempre a crença dos felizes,
sem pressa, buscando o que mereço
mesmo que alguns passos levem a deslizes
Sempre fiz o meu caminho
desenhando passo a passo
no chão onde pisava
cada nota do compasso
Compus a minha melodia
olhando o sol e estrelas
captando toda a poesia
só minha, tinha direito de tê-las
Não mirei a vida de ninguém
em silêncio fiz a minha
sabendo e muito bem
quem atrás de mim vinha
A vida é sempre assim
parece um rodamoinho
meio irreal, mas há sim
quem deseje nosso caminho
porque não tem ideal
Cresci ,
o tempo que nem notei
levou-me, leve e quieto,
parece no entanto
que nunca, nunca passou,
a poesia que percebia
permaneceu comigo
um abrigo,
ao coração sempre adolescente,
amor primeiro,
sexto sentido
que cada vez mais forte,
grita, desafina, melodia sem receio
porque n'alma
se escreveu
o que a vida ditou.
A FAZENDA DO LAGO
-
Imagem do passado
Calmaria em memória de flores
Do passo, ao contubérnio.
da paz ao esquecimento
§
Diante desse quintal
Existem páginas enroladas
e algumas árvores
cheia de frutos caídos
§
Em poucas palavras
um céu tocado por cores
em ventos simples
Eis a imagem da fazendo do lago
A Travessia.
§
Talvez não saibas até onde esse rio pode alcançar
Ele flui, flui a cada passo que damos,
flui enquanto estamos e somos,
Nele está toda essência que procuras
Estão as mudanças das eras vindouras,
a grande identidade de quem és
a mudança contemplativa que tomas
não tem como fugir, nem se esconder
quando tudo acabar, lá ele estará te esperando
Lança nele, seus medos, suas dores,
o que mata a tua cede, o que produz os amores
ele limpa, leva-nos a porto seguro
é preciso apenas fluir, deixar fluir
ouvir a linguagem da alma
mais que a simples batida do coração
é preciso simplicidade de olhar
o mergulho exige coragem!
§
O dia já vai entardecer meu irmão!
Navegue nesse rio, o que te prende, aqui?
Deixe a incompreensão e a insensatez
e flua... mergulhe! Navegue
um dia você irá entender,
porque as correntezas te puxou para longe
Você verá luz, e avistará as montanhas do futuro
deixa fluir, os rios que hoje te chamam
§
Há esperança no amanhã
A pergunta é como chegar lá!?
O rio te chama, o rio irá te guiar
use os mapas de navegações como complemento
deixa fluir do teu interior o chamado
será uma aventura fluindo do mesmo lugar
produza excelência naquilo que faz
por mais humilde que pareça e simples que seja
a mudança do tempo, exige esse mergulhar
a experiência da travessia é o mergulho
§
O amor te convida,
a experiência te chama, mergulha!
Deixa o homem interior fluir
deixa a espiritualidade te tocar
o rio é ponte, o rio é fonte
a palavra te convidando a mergulhar
ela tem formas e a eternidade habita nela
e sob o olhar desse rio fluirá para a vida eterna
Mergulhe sem medo, navegue nesse rio de vida!
Fluir até chegar em um novo lugar.
§
§
Ao seu passo
passou
no espelho
o rosto
apegou-se a face
passada
cabe-nos acentuar
o nascer de novo
—
Andamos hoje descalços
Aqui é nossa casa,
Cada passo é uma inspiração,
A oração na terra em que me criei.
Muito andei... Peregrinei.
-
Como devo caminhar, agora?
Se cada caminho aqui são palavras.
Valores e cultivo lá fora,
Inspira-me, cultiva-me.
.
[TORVIC, no solo sagrado que vivi]
Como eu amo os momentos
Que eu passo Contigo
Onde encontro a Paz
Que Tua palavra me traz
Para Ti, estou atento
Permaneço ouvindo
Aqui quero estar
Como eu amo os momentos
Que eu passo Contigo
Onde encontro a paz
Que Tua palavra me traz
Para Ti, estou atento
Permaneço ouvindo
Aqui quero estar Deus, meu coração quer mais de Ti Faz algoMeu prazer é viver em Teu amor Me envolver em Ti, Senhor Meu desejo é Te conhecer Jesus, abro a Ti meu coração Os meus medos fugirão O Teu toque é tudo o que eu quero...
Como eu amo os Momentos
Que eu passo Contigo Deus, meu coração quer mais de Ti Meu prazer é viver em Teu amor
Me envolver em Ti, Senhor O Teu toque é tudo o que eu quero
Eu sei que as aflições e tribulações
Que passo aqui
Jamais vão se comparar com a Glória que há
De se revelar
Aceitar gradualmente a realidade, por mais desafiadora que seja, é o primeiro passo para uma vida mais autêntica e feliz.
