Nao Ha Passageiros na Nave Espacial Terra
Há pessoas que são como o vento: ora feito brisa, ora feito a tempestade, mas hoje em dia são chamadas de bipolares mesmo!
garimpo
cerrado, alvoreceu o dia…
a chuva cai
há respingos de harmonia
a sequidão se esvai
e lava o sal da poesia.
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Nunca ria nem desdenhe da dor alheia, porque
Cada um sabe da sua dor. Afinal! Há pele de Cecília e pele de rinoceronte.
“Viver é como a luz do sol, há momentos que a luz brilha incessantemente e outras é oculta pelas nuvens, mas sabemos que a cada entardecer a vida renascerá ao amanhecer, viver é a arte de “morrer” e renascer.”.
No meu quarto secreto,
Há uma voz insaciável,
Clamando por liberdade,
Há fraqueza, há saudade,
Pensamentos voltados para minha essência,
Que amor, que conforto,
Quando minha raiz encontrar.
//CULTO SEM ROSTO//
Há uma mudança nos ambientes de cultos evangélicos hoje, é fato. Um dos grandes problemas é reduzir o significado, é tornar tudo abstrato. Quando Deus aparece no Sinai, havia uma assembléia solene, um povo reunido, todos viram a mesma coisa e viram-se uns aos outros. Quando apago a luz, perco o rosto do meu próximo, em troca de um individualismo cúltico que, logo de cara, quebra um princípio divino, a UNIDADE. O culto da assembléia reunida já não é mais coletiva, tem intenções particulares, tem carência afetivas diversas e esperanças terapêuticas ao final da reunião.
É escuridão. É adoração ao Deus de luz, com ausência de luz. No Sinai, viu-se Raios, Trovões, Fogo, Buzina manifestações de som e luz, às claras, logo ao amanhecer.
Quando me reúno coletivamente, nos tornamos um, por isso, o "culto sem rosto" não deve ser aquele que não enxergo o rosto do meu irmão na escuridão, mas por "perder" meu rosto no do meu irmão, e juntos nos encontrarmos nEle (Cristo) para adorarmos o Pai coletivamente!
A penitência
Crescer é nada além de uma arte,
Parece fácil o rumo certo que há!
Mas, tu escolhes as voltas que dá
Na sua forma viva de fazer parte!
A vida no vasto sobre bela terra
É um íntimo de experimentação,
Que em cada peito se encerra
Na fala ou no silêncio da emoção!
Não é deste mundo o julgamento
Na hora certa, cada um saberá
O veredicto do seu testamento!
As linhas disso estão lá com Deus
Alguns nele escreve sem o: ô... "Será"?
Se tortos, pedem perdão só no adeus!
II
Se ficam retos e belos depois disso,
Não nos cabe saber o triste desfecho.
Se a alma irá ao céu ou ao inferno
E que fim haverá a alma após isso!
Renascerá então, por sete vezes, talvez...
Até que, o algo "torto", fique bem reto,
Que o espirito apreenda cá o correto
E toda alma evolua na sensata altivez!
Renascerão todos até alcançar evolução,
Viverão a narrativa romântica desta vida,
E moldar-se-ão na reza rija, por salvação!
Não é insensata a vida nesta existência,
Posto a viver, cá em vão para perfeição?
Então... a vida terrena é uma penitência?
Ponto de vista
Em tudo o ponto de vista,
Há virgula da expectativa,
Há uma reticência e...logo...
Pode ser diálogo!
Um grande blá, blá, blá...
Eis, que o vento espalha
E tudo passa,
Feito fogo em palha!
Se contém-se é silêncio;
Muito se fala
É nécio!
Nisso tudo fico
Na perspectiva
Do belo pico!
Rorejo
Ao nuance mais belo da vida,
Há sempre lindo amanhecer!
Pétalas, folhas no rorejo flora
No espetáculo do bem viver!
Porque somos parte de tudo
Entre porções da existência;
Também um pouco do nada,
Entre razões do ego absurdo!
Preencha-se e continuemos,
Vamos juntos, seguir o rumo
Neste universo onde vivemos!
Que seja tudo o bom proveito
Para a vida de bem e aprumo,
Não para o mal e o desgosto!
Há quem acredite que as mais belas palavras estão nos adjetivos que qualificam.Eu gosto mesmo é da ação presente nos verbos: amar, perseverar,construir,sonhar,perdoar,pensar,realizar,levantar,acreditar e lutar
Há muitos casos no mundo, de comparsas de outras vidas em processos destrutivos para outrem, que retornam ao planeta nesta encarnação como pais e filhos com relacionamentos difíceis. Não é uma punição, mas uma necessidades de reajuste. Afinal, tudo que é retirado da lei precisa ser devolvido à lei, por quem a desarmonizou. Mas por que vir como pais e filhos? Porque não há outro tipo maior de amor que possa atuar como elemento de amortização dos erros do passado. O objetivo nesses casos portanto, é que hoje, aquele filho e aquela mãe ou pai, se regenerem a partir dos conflitos cada vez mais esporádicos permitindo que o amor vá tomando conta da questão, de modo a não mais alimentar o que destruiu-se no passado sob conflitos. Na maioria desses casos, o maior devedor é o filho que precisa ser domado em sua alma nas más tendências até os 7 anos de idade preferencialmente, mas a maior responsabilidade no processo é daquele pai ou daquela mãe, ou de ambos, dependendo de quem foi o comparsa nos atos menos dignos do passado. Portanto, não ha que se falar que a família é tóxica ou uma prisão, porque na grande realidade, ela é sim o instrumento pelo qual os envolvidos devem se harmonizar e se auxiliar mutuamente por mais difícil isso possa parecer em alguns casos. Depois de vidas de reajustes, os seres retornam em famílias mais harmoniosas onde aí sim tudo se figura como sorte, suporte e cumplicidade saudável para os embates do mundo.
“Há uma distância continental entre a CRIAÇÃO e a EDUCAÇÃO. Até uma anta é capaz de criar seus filhotes. Educar é tarefa racional que exige zelo, dedicação, renúncia e superação.”
A noite é o amor,
diante a madrugada há paixão,
notando a vejo como anjo nas sombras
anjos cantam no clima a luz te ama...
virtuosa e abrangente nos da vida
e transcende no além que queremos existir...
Só há uma fonte onde a lei da colheita e da semeadura falha, é na salvação. Jamais alguém poderia plantar justiça próprio baseada na lei e colher salvação.
Há momentos na vida em que precisaremos de ajuda espiritual intensiva e diária. Nesses trechos da caminhada sobre a Terra, jamais devemos deixar o orgulho guiar: peçamos ajuda e nos sujeitemos às particularidades que ela impõe, tomando naturalmente o cuidado de pedir auxílio sério a pessoas, locais ou seres invisíveis de natureza positiva, e não aos mercenarios do desespero humano.
SONETO SEM SORTE
Amor, quantos espinhos há na tua haste
Arranhando a solidão aqui no meu peito
Errante nos sóis e chuvas, sem ser eleito
Entre estações sós, num triste contraste
Saudades passam, e não passa o efeito
Porém, tu e eu, amor, no mesmo engaste
O fado faz que a desventura nos arraste
Por outonos, num desfolhamento do leito
Pensar que custa tanto, tanto desgaste
Quando poderia ser diferente, ser feito
Com companhia, desde que chegaste
Mas tu e eu simplesmente sem preceito
Ali onde o passado no remorso choraste
Semeamos a sorte sem nenhum proveito
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Janeiro de 2016
Cerrado goiano
Arma sagrada
Fiz da minha fé vem Deus
A minha arma contra
Tudo que há de mal
Lá fora nesse mundão.
Tanta gente saindo e não
Voltando. Tanta gente
Inocente tombando
E ainda tem gente zoando.
Olho pela janela e vejo
Tanta maldade pela
Cidade. Tanta coisa
Ruim acontecendo,
Tanta gente boa morrendo
Oro, rezo. Clamo ti a Deus,
Meu Deus sua proteção
E paz ao meu coração
Enlutado pelos tantos
Que já se foram.
Rogo a ti: Senhor, livrai-me
De tudo que há de ruim lá
Fora. Abençoai-me e fazes
Dá tua oração o meu escudo.
Ele acalma as tempestades
Há um rio cujas correntes alegrarão a cidade de Deus. - Salmos 46: 4
Escritura de hoje : Salmos 46: 1-11
No outono de 2001, uma tempestade estrondosa atravessou o lago Michigan por 36 horas seguidas. Ventos sustentados de 100 quilômetros por hora, com rajadas muito mais fortes, provocaram as ondas mais altas em 15 anos. Um rolo de espuma após o outro, com cerca de 6 metros de altura, caiu sobre os quebra-mares e atingiu a costa com grande fúria.
O escritor do Salmo 46 deve ter experimentado uma crise espiritual e emocional sustentada, como o bater incessante de uma tempestade gigante, pois escreveu sobre águas turbulentas e mares agitados. Ele também mencionou o tremor das montanhas (vv.2-3).
Isso pode descrever como a vida neste mundo se sente com você agora. Nesse caso, continue no versículo 4, que fala de um rio calmo que encanta e refresca o povo de Deus. Suas águas frias e pacíficas fluem continuamente como uma fonte inesgotável de alegria e bênção.
Este salmo descreve Deus como "nosso refúgio e força" (v.1). Não precisamos temer, mesmo quando as nações do mundo estão zangadas e martelando-se com suas ferramentas de guerra (vv.2,6), pois “o Senhor dos exércitos está conosco” (v.7).
Deixe o Senhor acalmar as tempestades em seu coração. Pois Ele diz: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus; Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra! ”(V.10). - David Egner
Refletir e orar
Dá-me um espírito de paz, querido Senhor, no
meio das tempestades e das tempestades que rolam, para
que eu possa encontrar descanso e sossego por dentro,
uma calma enterrada no fundo da minha alma. —Dawe
Deus não nos protege das tempestades da vida; Ele nos protege nas tempestades da vida. David C. Egner
