Mensagens sobre Moral e ética
Pior que ver pedaços de corpos em consequências de guerra armada, é ver sacerdotes sem sabedoria, profetas perdendo coragem, cristãos sem vida de acordo com as exigências batismais. O relativismo despedaça a inteligência, o bom senso moral.
Não seja! ‘‘feroz’’ feito um leão, nem queira! ‘‘enxergar’’ feito um falcão, não busque! a ‘‘podridão’’ feito um urubu, e assim como o ‘‘vento’’ siga o seu rumo.
Aqueles que traem sua fé, princípios, crenças, convicções, dogmas, códigos morais e de honra sequer os mereciam previamente
A citação de Dostoiévski ressoa profundamente: "Se Deus não existe, tudo é permitido." Essa afirmação implica que a existência de Deus estabelece uma base moral e ética para a humanidade. Se Deus não existisse, não haveria um fundamento absoluto para distinguir o certo do errado, e a moralidade se tornaria subjetiva. Portanto, a própria necessidade de um padrão moral sugere a presença de um Ser divino que estabeleceu essa ordem.
Nada foi tão fácil na minha vida; uma trajetória marcada por acirradas perseguições; sofri arranhões; segregações; discriminações; passei por pressão psicológica; ações hierárquicas abusivas; sofri humilhações reiteradas; mutilações à dignidade, um jogo de inveja e alfinetadas; depois de muito tempo soube que o nome disso é ASSÉDIO MORAL.
"Contra as palavras preconceituosas, contra os olhares com asco, contra o desprezo e as brincadeiras ofensivas, erguia-se em mim o sentimento de fraternidade e discretamente pedia a Deus que os abençoassem.
Ao lado do abismo social que eu registrava todos os dias, formava-se um paralelo, um abismo moral: caíam máscaras, revelavam-se as misérias da alma."
Auferir o que lhe é devido por injustiça contra si é valoroso, mas não se redimir pelas injustiças contra outrem e continuar ponderando que a sua "razão" deve prevalecer sobre o sofrimento alheio de quem lhe foi vítima faz perder o maior de todos os valores: o seu caráter.
SOBRE A VERGONHA
A vergonha é um sentimento fundamental para moralizar a conduta dos
Seres Humanos.
“Claramente, pode parecer utopia o querer, mas, não custa tentar, afinal de contas, a conscientização do correto, do honesto, do moral é um trabalho extremamente árduo, desprezado e moroso”.
A lição educativa dá às palavras, vida, e nas observações dos fatos históricos, ampliando a capacidade do cristão na comunicação da linguagem bíblica.
Nesse modelo a ser seguido, à aprendizagem dos elementos tem mais valor.
Essencialmente desenvolve e exercita a inteligência, desperta o espírito de observação de pesquisa e desenvolve iniciativas de fazer valer a palavra da verdade. Aprende a comparar, suas observações, raciocinar e concluir e exercita suas faculdades, sua inteligência.
O ensino ancora para a dedução e a exprimir seu pensamento, a imaginar, desenvolver a intelectualidade, os sentidos da alma, o senso prático, estético, moral e espiritual.
Se desvencilhar dos grilhões no qual foi vítima por pertencer ou ter escolhido viver e conviver nessa realidade de toxidade e inadequações de comportamento e negatividade é o caminho da sua evolução, do seu desenvolvimento pessoal.
Não há caráter sem moralidade, seja ela social, religiosa, atéia ou mesmo pessoal, o caráter tem o molde de uma certa moralidade.
Os seres humanos possuem duas asas que proporcionam vôos pelos céus da vida.
A primeira é a intelectual e a segunda moral.
Se ambas não estiverem mais ou menos alinhadas em um ciclo contínuo será impossível sair do chão.
Há coisas das quais não gostamos
e coisas que devemos evitar
para que não seja propagado o mal
no mundo e em nós.
É natural que algumas vezes nos revoltemos
e nos indignemos com as coisas ruins.
Isto é sinal de que avançamos no bem.
Mas julgar e condenar alguém por suas falhas
já não nos cabe como indivíduos,
pois quem somos nós,
senão meros errantes e pecadores,
também cheios de defeitos?
A punição aos que erram deve ser no sentido
de isolá-los da sociedade, caso representem perigo a ela,
e levá-los à reflexão e ao aperfeiçoamento moral.
Qualquer outro tipo de punição é desumana, vil,
e se assemelha ao ato do infrator.
Quando julga-se uma pessoa, observa-se apenas uma de suas sobreposições quânticas, em um dos infinitos possíveis cenários.
Até nós mesmos poderiamos queimar nossas angelicais asas no inferno ou por desuso atrofiar nossos diabólicos chifres no céu.
O Primordial propósito do homem em sua limitada existência, é evoluir moralmente e intelectualmente. Ambas evoluções acima, exercem um enorme juízo de atração perante a outra. Via de regra estas ocorrem paralelamente e simultaneamente.
Existem três formas de se morrer, a física é a mais ostensiva e a que tenho menos receio, é uma consequência natural da Vida, que pode eventualmente ser tragicamente antecipada.A moral é a mais hedionda, um câncer que corrói a nossa alma aos poucos como o “esmalte derretendo um isopor, só restando um agonizante remorço em forma de rancor, resultante a uma personalidade deploravelmente apática,inerente de uma alma vil.A morte intelectual, nos torna natimorto, pois se não penso, logo não existo! Nos tornando um “ Neo-Zumbi”, escravos de “movimentos de manada”, tornando sua volição e cognição entorpecido .Inerente a uma personalidade fantasmagoricamente preguiçosa é inócua.
Eu sou, Eu , Eu Mesmo, com minhas convicções morais…
Sem “elas” sou um mero personagem…, e não uma Personalidade!
Cabe ao ser humano pegar o livro, abri-lo e lê-lo, mas se continuar a julgar o livro pela capa, nunca vão saber seu conteúdo tão pouco sua moral. Você esta diante de um imenso acervo. A vida é um conjunto de propostas, quem decide virar a página e arriscar é você, ela esta te dando opções.
Antes, muito antes de sermos
Primos, Irmãos, Casal,
Filhos ou Pais
Ajudante ou ajudado
Empregador ou empregado
Moral, ou imorais
Somos seres humanos
Todos iguais
