Coleção pessoal de Hendrik

Encontrados 14 pensamentos na coleção de Hendrik

⁠"Às vezes, nossos olhares se cruzavam e sorríamos, agora com certa timidez, como Evas seminuas, como se todos os disfarces não tivessem nenhum efeito diante de nós. Suspeitávamos que talvez não nos poderíamos enganar, que conseguíamos decifrar o real pensamento por trás do verniz social. Tinha a sensação de observar-me à distância, o que era ao mesmo tempo hipnotizador como assustador."

⁠"Golpeavam contradições, as badaladas abandonavam e amparavam, atemorizavam e aliviavam, condenavam e absolviam, entretanto, minhas lágrimas derramadas me lavavam. Com o eco do último badalo, irresoluta diante dos braços abertos de São Miguel em seu parapeito, sentia que o eterno residia em minha consciência que, assustada, olhava para o difícil caminho da verdade."

⁠"E quando renasça a primavera, quando Sole me olhar profundamente nos olhos sem saber até onde seus pensamentos ausentes a levaram, verá a explosão de cores, onde todas as flores do jardim são para ela, inteiras e silenciosas, porque para o amor não existe poesia mais profunda que o silêncio, o breve momento de um instante que equivale a todo um porvir. Até o último suspiro de minha vida. E mais além..."


"Contra as palavras preconceituosas, contra os olhares com asco, contra o desprezo e as brincadeiras ofensivas, erguia-se em mim o sentimento de fraternidade e discretamente pedia a Deus que os abençoassem.
Ao lado do abismo social que eu registrava todos os dias, formava-se um paralelo, um abismo moral: caíam máscaras, revelavam-se as misérias da alma."

⁠"Ventava de tal maneira que o barulho da cidade chegava em rajadas, inconstante, sobreposto e por fim se emudecia enquanto descia pela escada rolante até as entranhas da terra, como si fosse na minha própria carne que hospedava fingidos esquecimentos."


"As revoluções pacíficas, as verdadeiras mudanças, principalmente as pessoais e anônimas, vieram sempre do coração em liberdade, de onde brotam sementes de eternidade."

⁠"Paralisados, sabíamos do inevitável: que esta eternidade é criada pelo amor."

⁠"Minha devoção não nasceu do deslumbramento, nem do amor: nasceu da desolação."

⁠"Creio que nesse instante poderia ter me dado conta de tudo, pois aquela cena já o dizia tudo. Ali ela me mostrava como era, o que realmente lhe importava e optei por ignorá-lo, por ser coautor."


"O verdadeiro conhecimento se converte em caridade."

⁠"Transportava comigo a ilusão de um porvir que levava seu nome."

⁠"De todas as fantasiosas conjuras, somente ficou a certeza de que Yolanda, desde que nasceu, é velha, muito velha."

⁠"Adormeci pensando que às vezes a morte nos parece um sonho do qual não lembramos ao despertar."

⁠"Tanto a razão quanto o sentimento me encurralavam, pois me levavam à mesma consequência: se tudo isso fosse verdade, eu teria que mudar, mudar muito."