Livro

Cerca de 10675 frases e pensamentos: Livro

Afundar em filme e livro, viver a vida de outras pessoas, porque são os amigos que não vão embora, se partem, logo retornam - num virar de páginas, eternizados em capítulos.

Inserida por saysaysay

Pra este final de semana eu só preciso de:
Um bom livro, daqueles que te sugam pra dentro da história. Uma bela cochilada depois do almoço, de preferencia, de conchinha. Aquele café feito na hora, não tão forte mas nem tão fraco. Alguns filmes selecionados a dedo e uma bacia de pipocas. As músicas mais cantantes dos anos 80. A chuva em sua perfeita harmonia com o cenário de uma montanha, alguns cavalos no pasto e um dia nublado. Um domingo calmo e tranquilo, de pijama e pantufa e uma boa janta feita a dois. Aquele banho demorado, de espumas, com o som ligado no último volume e algumas velas aromáticas. Um doce e saboroso chocolate quente. Boas companhias. Lápis. Papel. Imaginação.
Eu. Ele. Nós.

Inserida por paulinhaleite

E se somos mesmo autores de nossa própria história?
E se a vida realmente for como um livro?
Então rasga logo aquilo que te faz sofrer, que te faz chorar, que te mata lentamente. Apague o que nunca deveria ter sido escrito, corrija, escreva outra vez e outra e outra, até que a felicidade tome por inteiro as páginas que ainda restaram!

Inserida por PriscillaCavalcante

Existem dois tipos de idiotas: aquele que empresta o livro e aquele que devolve.

Inserida por heysoares

Se a vida é um grosso livro que a gente mesmo vai escrevendo, porque ficarmos sofrendo ou nos lamentando por uma só página mal escrita?

Inserida por PAULODELRIBEIRO

LIVRO DE JÓ

VERDADEIRA RELIGIÃO

Introdução

O tema central do livro de Jó não é o problema do mal, nem o sofrimento do justo e inocente, e muito menos o da "paciência de Jó". O autor desse drama apaixonante discute a questão mais profunda da religião: a natureza da relação entre o homem e Deus. O povo de Israel concebia a relação com Deus através do dogma da retribuição: Deus retribui o bem com o bem e o mal com o mal. Ao justo, Deus concede saúde, prosperidade e felicidade; ao injusto, ele castiga com desgraças e sofrimentos. Tal concepção arrisca produzir uma religião de comércio, onde o homem pensa poder assegurar a própria vida e até ditar normas para o próprio Deus. Contra isso, o autor mostra que a religião verdadeira é mistério de fé e graça: o homem se entrega livre e gratuitamente a Deus; e Deus, mistério insondável, volta-se para o homem gratuitamente, a fim de estabelecer com ele uma comunhão que o leva para a vida.

O livro provavelmente foi redigido, em sua maior parte, durante o exílio, no século VI a.C. Como Jó, o povo de Judá tinha perdido tudo: família, propriedades, instituições e a própria liberdade. Ora, tudo isso era garantido por uma concepção teológica vigente até esse tempo. E aqui entra a pergunta crucial feita por Satã: É possível ter uma relação gratuita com Deus, despojada de qualquer interesse? (cf. 1,9). Podemos dizer que todo o livro é uma busca para responder a essa questão. A resposta implica superar toda a teologia da retribuição, incapaz de responder à nova situação do povo, sem cair em absurdos. O povo estava vivendo uma nova experiência, e isso exigia uma nova forma de conceber Deus, o homem e as relações entre ambos.

Para conseguir sua intenção, o autor usa uma antiga lenda sobre a retribuição (1,1-2,13; 42,7-17), omitindo o final (42,7-17) e substituindo-o por uma série de debates que mostram o absurdo da teologia em voga, incapaz de atender à nova situação (3,1-42,6). Além de pretender condenar o homem para salvaguardar a justiça de Deus, essa teologia pode ser usada para condenar a Deus, a fim de salvaguardar a justiça do homem. Como sair desse impasse? A esta altura, percebemos que o livro de Jó é uma crítica de toda teologia que se pretenda definitiva e universal. Essa teologia pode se tornar um verdadeiro obstáculo para a própria experiência de Deus. E aqui o autor dá o seu recado: É preciso pensar a religião a partir da experiência de Deus e não de uma teoria a respeito dele.

Aspecto importante do livro é que Jó faz a sua experiência de Deus na pobreza e marginalização. Experiência que ultrapassa todas as explicações, tornando-se ponto de partida para uma nova história das relações entre os homens e deles com Deus. A confissão final de Jó - "Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, meus olhos te vêem" (42,5) - é o ponto de chegada de todo o livro, transformando a vida do pobre em lugar da manifestação e experiência de Deus. A partir disso, podemos dizer que o livro de Jó é a proclamação de que somente o pobre é apto para fazer tal experiência e, por isso, é capaz de anunciar a presença e ação de Deus dentro da história.

O livro é um convite para nos libertar da prisão das idéias feitas e continuamente repetidas, a fim de entrar na trama da vida e da história, onde Deus se manifesta ao pobre e se dispõe a caminhar com ele para construir um mundo novo. Tal solidariedade de Deus se transforma em desafio: Estamos dispostos a abandonar nossas tradições teológicas para nos solidarizar com o pobre e fazer com ele a experiência de Deus?

Inserida por EmOutrasPalavras

Vou escrever um livro, reservarei 30 paginas em branco a minha felicidade

Inserida por DehcoKateinork

Vida e sonhos são páginas do mesmo livro.

Inserida por flaviog

Nunca julgue um livro sem antes ler a sinopse.

Inserida por NATALINO1980

Nossa Filosofia foi roubada! Concordo com Rubem Alves em seu livro "O que é a Religião?" de que há uma conspiração para a extinção da nossa espiritualidade. Mas ainda vou além, não só a espiritualidade, mas também a nossa Filosofia! Carecemos da paixão pelo "saber", por grandes pensadores, poesias, pessoas como Cazuza que buscam "ideologia". Não quero ter que acreditar que os filósofos do nosso tempo foram homens como; Mr Catra, Latino, Michel Teló e outros.

Inserida por tiagobelinha

Por que escrever um livro que ninguém vai entender?

Inserida por Bymiranda

“Em verdade, em verdade vos digo que a Bíblia Sagrada é uma das partes modificada do livro do caminho, da verdade e da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito de Verdade diz às igrejas.”

Inserida por hagp

" Cada dia uma página....
Cada fase um capitulo...
Cada vida um livro...."

Inserida por clarique07

Com a flor
Marca o livro.
Com a dor
É marcada.

Inserida por VanessaCarvalhoo

Afundar em filme e livro, viver a vida de outras pessoas, porque são os amigos que me restam.

Inserida por saysaysay

"Meu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata este livro", "por isso até agora me abstive de falar sobre ele". Com linguagem simples, mas envolvente, a história da "era das ilusões perdidas"...assim se pronunciou William Waack, na Revista Veja, sobre a Era dos Extremos, de Eric Hobsbawn.

Inserida por ajotage

Tenho inspiração suficiente para escrever um livro falando de um amor que nunca senti.

Inserida por JohnnyKwergiu

Se o Índios brasileiros tivessem desenvolvido a escrita, eles teriam um livro sagrado.

Inserida por cello743

“Minha vida é um livro aberto, mas se você não ajudou a escrever, não adianta querer apagar.”
— Rashid

Inserida por eleganteelargada

Quer ser importante em minha vida? então faz parte da minha vida, escreva no livro da minha vida, mesmo que seja um rascunho que pode ser apagado e ser corregido com o tempo ou joga fora, mas deixa tuas marcas em algumas paginas para que no final do livro posso contar como você foi importante para mim, amigos, amigas, colegas, familiares, ex namoradas, pessoas de que um modo passaram e que ainda passaram minha vida e deixaram suas recordações para que esta linda história possa ser escrita...

Inserida por arguelo

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp