Julgamento
Ouvi a seguinte frase hoje:
"Julgar um livro pela capa é fácil, pode ser bonito, ter um nome legal, mas a história não valer nada".
E fiquei pensando.... as pessoas são assim, julgam, criticam, tentam ser melhores umas que as outras, muitas não conhecem o próximo, mas o intitulam com tantos predicados que as vezes nem conhecem o significado dos termos usados... a ignorância às vezes é tanta, que ate mesmo a situação financeira, amorosa, familiar... (que não diz respeito a terceiros), passa a ser pauta nas conversações. Ter a vida do outro como foco, cuidando, especulando, para muitos é o principal objetivo. É fácil falar de Deus nas redes sociais, postar fotos com sorriso estampado na cara, ser a melhor pessoa do mundo no mundo virtual.... julgar um livro pela capa é o mesmo que acreditar em pessoas perfeitas da rede, a aparência e bondade estampada na parede externa da face não condiz com o que tem no interior.
As críticas podem fazer com que você desista, mas também pode fazer com que você seja sempre mais. A crítica pode ater ser uma forma de julgamento, mas nunca fará com que você seja condenado e sim aprimorado.
Se uma pessoa for hostil com você por julgamentos errôneos, lembre-se que o problema é dela e não seu.
Mantenha sempre um "filtro" do que lhe falam...sejam de coisas ou pessoas. As vezes nem tudo que se fala, de fato é. Não se precipite e nem julgue...mas observe! #Deusmostratudo
Se você não fizer,
vão te criticar por ser covarde.
Se fizer,
vão te criticar pela ousadia.
Se você amar,
vão dizer que é bobo.
Se não amar,
vão dizer que tem o coração de pedra.
Se der conselhos,
vão dizer que você não sabe ouvir.
Se apenas escutar,
vão dizer que não sabe opinar.
Se você trabalhar muito,
vão dizer que é ganancioso.
Se não trabalhar,
vão dizer que é vagabundo.
Se for baladeiro,
vão dizer que você não presta.
Se não sair de casa,
vão dizer que é anti-social.
Se morar com os pais aos 30,
vão dizer que é encostado.
Se sair de casa cedo,
vão dizer que tem problemas de convivência.
Se você falar dos seus problemas,
vão dizer que reclama demais.
Se ficar quieto,
vão dizer que quem não divide os problemas não é confiável.
Se fizer dieta,
você não vive.
Se come o que dá na telha,
é desleixado.
Se não bebe,
Não sabe como se divertir.
Se bebe,
Está tentando fugir dos problemas.
Entenda que, faça o que você fizer,
SEMPRE vai ter alguém insatisfeito,
SEMPRE vai ter alguém te apontando o dedo.
E é por essas e outras que eu digo e repito exaustivamente,
Faça o que o seu coração mandar.
Faça o que quiser seguindo dois importantes conselhos:
Não prejudique ninguém
Durma tranquilo à noite.
Esses, pra mim, são os grandes
Pilares da felicidade.
Cada um carrega uma bagagem de vivências que é diretamente proporcional a maneira como vê a vida, como vive a vida. Por vezes, é difícil e quase desleal julgar a escolha dos outros sem ter passado pelas mesmas experiências. Por vezes, é ainda mais difícil compreender o ponto de vista alheio pelo mesmo motivo. E mesmo assim, quem está de fora se acha no direito de apontar o dedo e dizer o que acha certo ou errado. O conceito puro de certo ou errado depende dos valores de cada um, e desde que não fira o direito do outro, é relativo. Entenda, tem coisa que não se discute, é errado e pronto. Só que no que compete a vida pessoal de cada um, o certo vai até onde sua cabeça consegue deitar no travesseiro a noite e repousar em paz. Mais uma vez, desde que estas atitudes e valores não desrespeitem outra pessoa.
Vamos parar de querer ditar pros outros o que eles devem ou não fazer. Apenas parem.
Hoje tenho outra compreensão. Vão me colocar uma camisa de força?"
(em resposta a Barroso que lhe cobrou coerência nos julgamentos)
A julgar pela ciência envolvida e pela evolução possível e constante em todas as coisas, nossa vida é mala para apenas um par de cuecas.
Você me olha é ver um livro, de um escritor famoso, muitos sabem o nome deste Livro , poucos sabem sua história
Na verdade a classe política é totalmente dispensável. Não tem a importância de um bom profissional e nem faz falta.
Esses estrangeiros deveriam parar de dar pitaco nas coisas do Brasil e parar de ficar julgando. Afinal, o que fizeram do País deles? Porque imigrantes no Brasil? O Brasil está deixando de ser um País de brasileiros e se tornando um País de imigrantes. Nós sabemos o que acontece no País de vocês, só que estamos preocupados com o nosso lar e sem tempo de olhar e palpitar sobre a casa alheia. Sobre tudo o que somos e que vocês são, nós conseguimos ser, ainda, maiores. Não somos arrogantes, tratamos a todos com respeito e urbanidade; não saímos por aí dando nota e nem pisando noutros, ao contrário, estendemos a mão ao necessitado. Temos nossos problemas, sim, mas não camuflamos nossas desgraças, tentando parecer maior do que nosso tamanho. Não jogamos sujeira para baixo do tapete. Somos o que somos: lindos, limpos e serenos, mesmo que tenhamos pessoas ruins em nosso meio. O Brasil é terra que vocês ambicionam e infelizmente, alguns de nossos políticos são filhos do cão e surrupiam o seu povo, porém, um dia pagarão por isso e, também, não são eternos; um dia nos livramos deles e de vocês. O universo ninguém engana e todos estão submetidos a ele.
Não aceite ser julgado, julgue novamente ao mesmo com palavras sábias, demostre razão no que fizeres, e o que te julgas refletirá antes de fazer o mal a ti.
Não é preciso temor como sinônimo de medo e insegurança, se não julgarmos e condenarmos os outros por suas escolhas,
quando faz mais sentido tolerarmos as diferenças, reconhecendo as nossas próprias limitações e incoerências.
Uma das melhores maneiras do homem amadurecer seus pensamentos, ações e atitudes, é julgando a si próprio, ou seja, avaliando as reações, consequências ou efeito colateral de seus próprios atos, gestos e ações. Isso se chama prudência e vigilância.
A minha verdade nem sempre é a sua. Ouvir sem julgar é o primeiro passo para uma boa comunicação. Uma boa comunicação é o primeiro passo para um relacionamento sustentável.
Escolher viver com uma ferida aberta a vida inteira não te dá o direito de julgar quem possui uma cicatriz.
