Frases de defesa dos direitos das pessoas com deficiência
É falta. É insuficiência. Escassez e deficiência. Para os seguidos "Eu te amo" soarem limpos na claridade do dia...
Eu,por instantes aproximo-me do hall do sono,mas tenho deficiências de ímãs que permitam ao descanso agarrar-me.
Todo mundo é ignorante sobre algum assunto. Toda Pessoa tem uma deficiencia intelectual. Além do mais, a velocidade com que o conhecimento continua a ser adquirido por meio de pesquisas é uma impossibilidade para que qualquer pessoa venha a aprender tudo.
Anjos na Terra
O que torna uma pessoa especial
não é a sua deficiência ou suas limitações
— é algo muito além disso.
E, quando todos compreenderem isso,
com certeza o mundo será um lugar melhor,
pois toda essa maldade
chamada preconceito
irá se dissipar...
Quem nunca recebeu amor e carinho não se torna vazio de sentimentos a ofertar, apenas não consegue somar o quanto deve se doar, pois nunca teve um algo para se basear.
Sabe?
Quando nos vemos como membros
Ou de todo o universo, uma parte
O mundo e nosso corpo como templo
E o semelhante em outra face
Semelhante, não igual
Não existe esse negócio de normal
Cada um tem sua infinidade individual
Tratar todos igualmente é surreal
os maiores deficientes são aqueles que só conseguem enxergar com os olhos, só escutam as próprias mentes, e só são capazes de sentir o que toca seus corpos.
Observando um deficiente você verá que não precisa ter uma deficiência para valorizarmos a vida. Pois no caminho encontramos pedras e entraves que nos tornam deficientes para enfrentarmos sozinhos, mas quando estamos com DEUS, nós temos força que nos impulsionam e nos dá força e nos tornam eficientes para continuarmos a viver.
No universo da pessoa com deficiência vivemos momentos de disputa de paternidade de ideias, terminologias e marcas , cuja disputa selvagem tem fatores puramente mercantilistas, como não poderia deixar de ser num sistema capitalista e mercadológico. O muro se torna um desafio e um lugar de fala, antes da escolha do lado oposto.
“A hipocrisia social se revela quando a deficiência se torna etiqueta: o indivíduo cuja expressão é genuína e original é celebrado apenas quando reconhecida como limitada; fora desse prisma, sua criatividade única é censurada, atacada ou desvalorizada, expondo a fragilidade da empatia e a tirania implícita das normas de visibilidade.
– Por que não escreve sobre sua deficiência?
– Não. Escrever sobre a paralisia cerebral (PC)? Você não entende. A PC sempre foi
o prato principal na minha vida e era pra ser só o aperitivo. Ou melhor, tinha que ser retirada do cardápio.
– Sua deficiência é parte de você. É o que te torna...
– Especial.
Temos a mania de criar nossas "deficiências", fazendo-nos desistir de sonhos, tornando-nos inertes quanto aos obstáculos da vida, tentando camuflar nossa parcela de culpa junto aos problemas do mundo. Existem pessoas deficientes, mas não do corpo, que em nada impede de progredir enquanto humanos, e sim da mente.
Engana-se quem pensa que deficiência é falta de inteligência. A deficiência pode até impor limites físicos, mas a força de vontade, a persistência, a determinação é capaz de superar cada um deles porque a força que nos move está muito além dessa capa transitória que reveste o nosso corpo.
Seja quem for, seja qual for a posição social, a cor da pele, a identidade de gênero, a deficiência visual, de fala, entre outras. As oportunidades dadas na vida de um ser humano é de grande importância para o seu crescimento pessoal e profissional. A inclusão é um dos instrumentos mais importantes para o desenvolvimento social.
O resultado do trabalho com alunos com deficiência pode ser comparado com uma viagem de carro para o exterior, passamos por diferentes estados e cidades, cada local apresenta um encanto e deslumbre, pode ser que deixemos de ir para o destino final por ter sido mais significativo certa parada ao longo da viagem.
Nossa maior deficiência é não termos o conhecimento dos fins. Se soubessemos quando todos morreríamos aproveitaríamos melhor os últimos momentos, com o poder de corrigir caminhos e corações, mas também com o poder de causar a discórdia. Aproveitaríamos o último abraço, o último beijo, o último adeus.
Precisamos aprender a enfrentar nossas deficiencias e assumir com bravura, os fracassos que ocorreram por escolhas nossas.
Estamos sozinhos em nossas decisões! Essa é a verdade!!! A vida vai cobrar de nós, e não do outro, a quem insistimos em imputar a responsabilidade pelo caminho que escolhemos.
