Numa sociedade que não enxerga as pessoas com deficiência, o trabalho de aceitação começa do zero todos os dias.
Algumas pessoas possuem deficiência visual, não enxergam mas compreendem, porém a maioria até enxerga bem, mas não compreende.
A verdadeira tecnologia assistiva que garante a inclusão das pessoas com deficiência é aquela advinda das atitudes, das ações, de recursos e de metodologias.
Pessoas com deficiência em lugares de destaque são capazes de mudar a perspectiva de crianças com deficiência sobre onde elas pertencem.
Existem pessoas com deficiência de convivência- sorriso pra quem tá longe- desprezo pra quem tá perto.
Já imaginou se as deficiências psíquicas e espirituais também fossem visíveis? Pessoas com defeitos físicos me fazem lembrar que as tenho.
Em todos esses anos, trabalhando com pessoas com deficiência. A única diferença que eu percebi, é que existia comprometimento do cognitivo e o lado humano preservado!!!!
Uma das maiores deficiências do homem é não saber enxergar a beleza da alma das pessoas que não podem ser confundidas com as ilusões criadas por olhares que não valem nada.
Para que a inclusão de pessoas com deficiência venha existir de fato, é preciso mudar a consciência e garantir a permanência das pessoas em todos os setores da sociedade. Todos somos capazes de algo, basta criarem metodologias e garantir as oportunidades.
Às vezes vejo o amor quase como uma deficiência intelectual:
Algumas pessoas se tornam impacientes, perigosas, perdem o senso de perspectivas e humor. Ficam nervosas, tornam-se chatas, psicóticas. Podem virar assassinas!
As empresas e pessoas comuns evitam ter a sua imagem associada à deficiência física e mental. Isso é compreensível.
Nada será mais disruptivo do que a tecnologia criada por e para pessoas com deficiências. Ninguém no mundo se deu conta de que quem tem a chave do castelo é um corcunda.
Uma pessoa com deficiência intelectual dificilmente entende porque duas pessoas se agridem fisicamente por causa de um líder político.
A verdadeira deficiência esta nas pessoas que se limitam;
e tentam limitar quem deseja fazer o que elas não conseguem!
De todas as deficiências, a maior deficiência é a deficiência de amar. Esta deficiência nada tem a ver com a surdez, mudez ou cegueira física. Ela se refere às pessoas que ouvem, mas não querem escutar, que enxergam, mas não querem ver e que, apesar de poderem falar, calam-se diante das injustiças.