Fato
Descendente
O que Deus pôs
Sob o mesmo jugo
Não o separe o homem
E o homem de fato
Não separa
Pois o nosso Amor
Vai além das estrelas
E muito além do céu
Somos um do outro
Sempre foi assim
E para sempre será
Sem fim
Minha linda
Rogo à tua palavra
Vamos compor
A tua lavra
Linda flor de lótus
À minha digna mãe
A amada:
“O seu filho é o primeiro
De sua geração
No tempo de sua vida
O menor
E o maior
Entre todos os homens…
E mulheres
Esteja alegre
Porque ele mergulhou
De cabeça
No Rio de Água da Vida
Vestido de linho
Puro e branco
Foi ungido
Com a Oração dos Santos
E foi atrás de Deus
De joelhos”
__
Paraíba do Sul
Outono de 2024
Para as pessoas que não têm vida difícil a vida dos outros parece sempre mais fácil do que, de fato, é.
Falamos muitas vezes como se o futebol fosse individual, mas não é este o caso. Fato é que o importante não é apenas a capacidade e as habilidades individuais, mas também as ideias de jogo.
Se disserem que você não é ninguém, considere o fato de que tendemos a projetar nos outros o que somos (ou não conseguimos ser).
Então, já que a história não foi vivida por você, não a conte como se soubesse de fato tudo que realmente aconteceu, pois, tem sempre um algo a mais por trás de toda e qualquer (e)história.
Ah, meu caro, tu és, de fato, o retrato do que Machado poderia muito bem ter desenhado em suas crônicas afetuosas, ou em seus romances cheios de nuances humanas. Permita-me, então, evocar o espírito de nosso venerável Machado para celebrar a nobreza de tua amizade.
Em tua figura, meu caro, vejo refletida a saga de um Quincas Borba, mas sem suas misérias filosóficas; possuis antes a lealdade de um José Dias, sempre pronto a oferecer não só conselhos, mas também teu sincero apoio nos momentos mais tristes e incertos. És aquele amigo que, mesmo nas adversidades da vida, jamais se desdobra em egoísmo; ao contrário, expande-se em generosidade, abrindo não só as portas de tua casa, mas principalmente as do coração.
As vezes, nos encontramos em encruzilhadas de capítulos difíceis e enredos complicados que a vida nos apresenta, semelhante aos dilemas que Machado gostava de explorar em sua vasta obra. Em tais momentos, tuas palavras possuem a força de um conselho de Brás Cubas, porém sem seu amargo ceticismo. Tens o dom de aliviar os pesos da vida com a leveza de teu espírito jovial, uma verdadeira raridade neste nosso palco terreno, cheio de atores que frequentemente esquecem de seus papéis.
Tu me recordas que, apesar de vivermos em um mundo onde as aparências muitas vezes prevalecem, a essência de uma verdadeira amizade nunca perde seu valor. Como Machado nos ensinou através de suas personagens complexas e multifacetadas, é na simplicidade dos gestos de bondade e na constância do apoio fraterno que as relações humanas encontram seu maior significado.
Não precisamos de muitas palavras para confirmar as verdades do coração, mas, como bem saberia nosso sábio Machado, é sempre bom reiterar que tua amizade é um livro aberto, sempre pronto a oferecer novos capítulos de companheirismo e entendimento mútuo. E por tudo isso, meu estimado amigo, tu és, verdadeiramente, o mais certo das horas incertas.
Que nossa obstinação seja em OBECEDER de fato aos teus mandamentos, pois só assim chegaremos a Canaã celestial!
Amar e ser amado é uma dádiva entre dois corações que se correspondem e pelo fato de simples gestos entre ambos. Pois o amor é um símbolo da qual foi entregue pelo supremo e divino Deus, o qual é a prova do grande amor para com a humanidade!
Às vezes, tradição é uma forma de induzir a pessoa a não julgar o fato, mas, apenas participar mesmo que seja errado.
“As pessoas queixam-se de muitas doenças, mas na realidade, a pior das doenças é o fato de estarem ignorantes da Verdade Suprema que todos são, de haverem-se esquecido dessa Verdade.”
Não basta desejar a vida eterna apenas pelo fato de que é para sempre, sem fim. É preciso desejar a vida eterna no Espírito de Deus, pois o inferno também é eterno e não tem fim.
Não existe um momento específico para celebrar a vida. O simples fato de estarmos aqui e agora nos coloca no protagonismo de tantas possibilidades. É um desperdício de oportunidade não vivermos intensamente essa aventura esplêndida.
A razão pode ser algo extremamente perigoso. Devemos antes levar em conta o que de fato está em jogo. Agir sem antes pensar nas consequências sempre pode acarretar em situações desagradáveis. Não é só porque uma coisa tem que acontecer que de fato deve acontecer. Sempre tem que haver um questionamento por trás. Resultados nunca vem de pura razão. Sempre será necessário construir progresso através de sentimento e pensamento.
Quando tu te dá conta que o simples fato de cevar um chimarrão no fim do dia é o que muitos queriam agora e infelizmente não podem, da uma dor no coração. Não esqueça de agradecer por esse presente, se tu está em segurança.
O dilema da credibilidade do jornalismo reside no fato de que numerosos profissionais jornalísticos, carentes de responsabilidade, subjugam e exploram aqueles que buscam a verdade e os fatos. O Estado não teme as notícias falsas, mas sim a verdade, chegando ao ponto de distorcê-la em falsidades. Isso manipula a opinião pública e influencia o pensamento, inclusive no âmbito da imprensa.
Sou viciado em ser pessimista, não é algo bom ou ruim pra mim, apenas um fato incontestável e parcialmente assustador
Percebemos que o perdão cumpriu sua jornada, sendo enviado ou recebido, quando o fato não nos emociona ou maltrata mais... Está guardado, afinal não foi amnésia que liberamos ou acolhemos, mas sim o entendimento dado pelo Pai que perdoar e ser perdoado é manter o amor divino ativo em nós ... E no outro. Seguimos nosso caminho com paz, com a lição sobre escolhas... Sempre haverá uma lição no perdão... Sempre ...
A arte de ser quem somos é complexa. Ela envolve aceitar a nós mesmos não como um fato dado, mas como matéria a ser moldada pelas circunstâncias da vida. Significa aceitar o outro como parte integrante da vida que nos afeta, afastar-nos de quem nos faz mal, e aproximar-nos de quem compartilha energia potencial e não negativa. A vida é uma arte de existir com alegrias, felicidade e a capacidade de tornar a existência mais interessante através de uma ação no mundo mais interessada.
Saber trabalhar não é o mesmo que estar preparado. Você pode até realizar a tarefa pelo fato de lhe ser delegado a função e por estar necessitando você fará o seu melhor. Mas precisão é para quem realmente se preparou para a função e se capacita a todo tempo.
