⁠Não é clichê Não é clichê. É... Graça Leal

⁠Não é clichê Não é clichê. É fato. A cada amanhecer nos é dada uma nova oportunidade de fazermos algo que nos faça bem, que nos faça crescer e aprimorarmos qua... Frase de Graça Leal.

⁠Não é clichê

Não é clichê. É fato.
A cada amanhecer nos é dada uma nova oportunidade de fazermos algo que nos faça bem, que nos faça crescer e aprimorarmos quanto individuos residentes em um ambiente cuja coletividade predomina. E que, aceitando ou não, os demais são nossos semelhantes, uma vez pertencentes a mesma espécie, e necessitam, no mínimo, assim como nós, do básico para se manterem com vigor, bem como se sentirem inclusos e respeitados como cidadãos que são, em um espaço que deve ser reconhecido como de todos, sem exceção.

A cada amanhecer, podemos fazer algo que venha contribuir para que tenhamos uma sociedade melhor, capaz de promover mais qualidade de vida para todos os seus integrantes. Uma sociedade que possa se desenvolver tornando mais leve o dia a dia de cada um dos meros mortais deste planeta. Em especial, daqueles que têm as suas provações mais ignoradas e que recebem menos atenção de quem pode ou está em uma condição capaz de ajudar a reverter o seu quadro.

Não é só pelas vias materias, financeiras e políticas que se promove leveza e qualidade de vida a um semelhante. É infinito o potencial de um ser humano de bem para fazer a grande transformação na vida, ou no dia de alguém que talvez não se sinta, em algum momento ou período da sua estadia nesta esfera, um ser importante ou relevante pelos que transitam ao seu redor.

Dentre tantas ações possíveis, um sincero desejo de bom dia acompanhado de um sorriso largo. De simpatia. Uma singela gentileza ao cedermos a vez para alguém, quando estamos na fila de um supermercado ou padaria, por exemplo, que percebemos se tratar de um trabalhador(a) que, estando no seu horário de almoço, encontra-se nesta mesma fila, na correria do seu tempo, cronometrado em uma hora para descansar e se alimentar, a fim de comprar o alimento que lhe dará o sustento até o fim do expediente.
Um cuidado delicado, através de um olhar humanizado, diante deste calor intenso, apesar da correria da vida de muitos de nós, ao congelarmos uma garrafa plástica com "água filtrada" e oferecermos a um morador de rua quando sairmos para um dos nossos compromissos do dia.
Sim, pequenos gestos fazem toda a diferença para contribuirmos com esta, tão desejada, qualidade de vida, na sociedade. Enquanto muitos de nós acham que as grandes ações é que são os únicos caminhos. Que só mega movimentos sociais são capazes de mudar o mundo têm gente, nosso próximo, nosso semelhante, nosso irmão existencial precisando de um modesto aceno de um alguém para se sentir visível e integrado. E de tão grato, ter o seu dia transformado fazendo com que ele se sinta muito mais motivado, mais cheio de fé, de esperança e de felicidade interior.
O dia deste indivíduo, mesmo que siga o seu fluxo dentro de uma jornada tensa, árdua, sofrida e, eventualmente, pouco ou nada produtiva, certamente terminará muito mais próximo do bem estar que lhe faz bem à alma.

E o novo amanhecer se encarregará de emanar muito mais luz na vida de todos os envolvidos nos gesto singelos e grandiosos no efeito, mesmo que o dia seguinte seja nublado.