Este artigo é a definição perfeita do ditado popular "a arte copiando a vida"

Selecionamos algumas produções cinematográficas de sucesso que foram inspiradas em casos reais. Romances, dramas, comédias e até mesmo terror, algumas histórias são tão impressionantes que poderiam virar filme... e viraram!

20. The Runaways - Garotas do Rock (2010)

the runaways

Baseado no livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela ex-vocalista Cherie Currie, este filme é uma espécie de biografia sobre a formação da banda The Runaways, mostrando o ponto de vista da vocalista sobre os primeiros anos de sucesso do grupo.

O longa tem atuações de Dakota Fanning, no papel de Currie, e Kristen Stewart, como a icônica guitarrista e vocalista Joan Jett, que carrega o título de "Rainha do Rock".

Se você é fã da banda (ou das origens do rock n' roll), então pode deixar de conferir este filme!

19. Marley & Eu (2008)

marley e eu

Este emocionante filme é baseado na história de John Grogan e seu "melhor amigo", Marley, que foi responsável por mudar totalmente a vida de sua família. 

Após publicar um artigo contando um pouco sobre a história de companheirismo entre a família Grogan e Marley (que morreu depois de 13 anos de intensa lealdade aos donos), John recebeu uma enxurrada de cartas e decidiu escrever o livro que vivaria best-seller.

Com direção de David Frankel, Owen Wilson interpreta John Grogan e Jennifer Aniston como Jenny, sua esposa. Marley & Eu vai te arrancar muitas lágrimas, isso é certo.

Ver também: 10 Filmes emocionantes para chorar sem culpa.

18. Amistad (1997)

amistad

Com direção do aclamado Steven Spielberg, este longa narra a história verídica do famoso navio La Amistad, usado para o tráfico negreiro, que em 1839 foi palco da luta de um grupo de escravos africanos. 

Este é um filme forte, com uma trama recheada com cenas intensas e emocionantes. Em Amistad conseguimos vislumbrar como era o sistema de captura e transporte dos africanos que eram ilegalmente escravizados naquela época. 

Além disso, Amistad também revela como era o sistema judicial dos Estados Unidos no século XIX, e como se desenvolveram as primeiras ações que levariam a abolição da escravatura naquele país. 

Ah, sem falar das atuações de Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Matthew McConaugheyDjimon Hounsou, entre outros nome de peso. Para os amantes de dramas históricos, Amistad é simplesmente imperdível!

17. Elefante (2003)

elefante

Dirigido por Gus Van Sant, Elefante é inspirado no Massacre de Columbine, um dos massacres escolares mais chocantes da história americana.

Em 1999, na Columbine High School, os alunos Eric Harris e Dylan Klebold armaram um complexo ataque ao colégio, matando 12 estudantes e um professor, além de ferir outras 21 pessoas. Após o banho de sangue, a dupla cometeu suicídio.

No filme de Gus Van Sant todo este episódio horrível é mostrado de modo neutro e sem qualquer tipo de sensacionalismo. Elefante também apresenta quais teriam sido os motivos (ou falta deles) para que os jovens terroristas executassem esse massacre que ficará para sempre em nossa memória.

O terrível acontecimento em Columbine já serviu como base para o enredo de outros longas, como Tiros em Columbine, do aclamado cineasta Michael Moore.

16. VIPS (2011)

VIPS

Filme nacional que conta a história de vida do estelionatário Marcelo Nascimento da Rocha, um dos golpistas mais conhecidos do país.

Marcelo (que é interpretado por Wagner Moura no cinema), foi capaz de usar diversas identidades e personalidades diferentes para conseguir se safar de várias situações. A mais notória foi ter se passado pelo filho do dono de uma das maiores companhias aéreas do país. 

O enredo que deu origem ao filme é baseado no livro autobiográfico "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso".

Ver também: As Melhores comédias românticas que vão deixar o seu dia mais feliz!

15. Titanic (1997)

titanic

Vários filmes já foram feitos sobre o navio mais famoso da história, mas nenhum deles teve tanta repercussão quanto a versão feita por James Cameron.

Quem acabou de chegar ao planeta Terra, Titanic conta a história do naufrágio do RMS Titanic, que colidiu com um iceberg em 1912, enquanto fazia a sua viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Com mais de 1500 mortos, este foi um dos maiores desastres marítimos registrados na história e para sempre imortalizado pela sétima arte, para que a posteridade continue se emocionante com este acontecimento marcante do século XX.

O filme de Cameron ganhou 11 Oscars e faturou mais de 2 bilhões de dólares nas bilheterias dos cinemas, um recorde na época.

14. O Homem-Elefante (1980)

homem elefante

Um clássico do cinema dirigido por David Lynch que narra a história real de Joseph Merrick (1862 - 1890), um cidadão inglês que ficou conhecido como "Homem-Elefante" devido a graves deformações em seu corpo provocadas por uma doença congênita (Síndrome de Proteus).

Este é um drama biográfico MUITO emocionante. O enredo do filme de Lynch foi baseado nos manuscritos do Dr. Frederick Treves, um médico anatomista que descobriu Merrick (vulgo "Homem-Elefante") num circo de aberrações e decidiu levá-lo para ser tratado num hospital. 

No cinema, Anthony Hopkins deu vida ao Dr. Frederick e John Hurt interpretou o papel de Joseph Merrick.

Ver também: 15 Filmes essenciais para quem adora Psicologia.

13. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

massacre da serra eletrica

Mesmo não sendo 100% baseado em fatos reais, O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror que impressiona devido a natureza macabra do enredo e das cenas de violência que apresenta.

Mas, o que faz deste filme verdadeiramente aterrorizante é saber que Leatherface foi um personagem baseado num caso MUITO real. Ed Gein, um dos serial killers mais insanos, frios e assustadores da história, foi o protagonista das histórias aterrorizantes que inspiraram O Massacre da Serra Elétrica.

Assim como Leatherface, Ed Gein matava e arrancava a pele de suas vítimas (predominantemente mulheres) e usava para "decorar" objetos em sua casa. Como se isso não bastasse, este assassino em série ainda arrancava os órgãos de suas vítimas para cozinhar.

Gein também costurava as peles que arrancava e confeccionava máscaras, cintos, brincos, entre outras "peças do vestuário" feitos com carne humana. Totalmente perturbador! 

A história de Edward Gein ainda inspirou outras grandes obras do cinema, como Psicose e O Silêncio dos Inocentes.

12. Milk: A Voz da Igualdade (2008)

milk

Desta vez Gus Van Sant está sob a direção deste filme que fala sobre a vida do político e ativista gay Harvey Milk, considerado o primeiro homossexual assumido a ter um cargo público na Califórnia, nos Estados Unidos.

Milk fez parte da luta pela igualdade de direito e respeito entre os diferentes gêneros, e principalmente contra a discriminação sexual, que na década de 70 ainda era muito intensa. A mobilização de Milk foi muito importante para a história da conquista dos direitos dos homossexuais, tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo.

No cinema, Harvey Milk foi interpretado por Sean Penn.

11. Zodíaco (2007)

zodiaco

Um filmão com direção de David Fincher, Zodíaco foi baseado no livro de Robert Graysmith, que por sua vez é uma obra verídica que narra a história da caçada ao serial killer que ficou conhecido por "Zodiac". 

Zodiac (ou "Zodíaco", em português) matou diversas pessoas na zona de São Francisco durante as décadas de 60 e 70. No entanto, o que faz deste caso tão popular foi o "jogo" de enigmas que o assassino enviava para os policiais e imprensa. 

O filme também traz atuações muito boas de Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey, Jr., Chloë Sevigny, entre outros nomes de peso.

10. A Procura da Felicidade (2007)

a procura da felicidade

Com uma atuação emocionante de Will Smith, A Procura da Felicidade conta a história de luta e superação de Chris Gardner, um pai de família que está passando pelo pior momento de sua vida. 

Gardner enfrenta uma terrível dificuldade financeira e se vê abandonado pela mulher, despejado de sua casa e tendo que viver com o seu filho de apenas cinco anos pelas ruas da cidade. 

A jornada de Chris Gardner é uma lição de vida para todos nós, definitivamente!

Ver também: Melhores filmes de superação e motivação para te dar um novo ânimo!

9. Prenda-me Se For Capaz (2002)

prenda-me se for capaz

Este divertido filme dirigido pelo aclamado Steven Spielberg é baseado na história de Frank Abagnale Jr, que aos 19 anos já era conhecido como um dos falsificadores mais talentosos que o FBI já enfrentou!

Ao longo da trama acompanhamos o jogo de "gato e rato" entre Frank (Leonardo DiCaprio) e Hanratty (Tom Hanks), um membro o FBI que está na cola do rapaz.

Se você está curioso para saber qual foi o destino de Abagnale (e ainda não viu o filme), não deixe Prenda-me Se For Capaz de fora dos seus próximos filmes por assistir.

8. Sempre Ao Seu Lado (2009)

sempre ao seu lado

Sempre Ao Seu Lado é um remake feito do japonês Hachiko Monogatari (1987), que conta a história verídica de Hachiko e a sua relação de impressionante lealdade com o seu dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor da Universidade de Tóquio. 

O amor entre os dois era muito grande. Todos os dias o cão acompanhava o professor até a estação de trem e, pontualmente, voltava às 15 horas quando sabia ser o período que o seu dono regressava.

Porém, o professor sofre um AVC durante uma de suas aulas e nunca mais voltou de trem para casa... Mas, isso nunca impediu Hachiko de passar todos os dias de sua vida a espera do seu "melhor amigo" na porta da estação.

Por quase 10 anos, Hachiko diariamente esteve no mesmo lugar, esperando o momento que seu dono apareceria para que pudessem, finalmente, ir para casa juntos. 

O remake de 2009 tem algumas mudanças em relação a história original, como o nome do professor, do cão e a localidade onde tudo aconteceu. Richard Gere interpreta Parker Wilson, personagem que simboliza a figura de Eisaburo Ueno neste filme.

7. O Impossível (2012)

o impossivel

Filme hispano-americano baseado na experiência traumática de María Belón que, juntamente com toda a sua família, conseguiu sobreviver ao terrível tsunami do Oceano Índico em 2004, que matou no total mais de 230 mil pessoas.

A família de Belón foi atingida pelo tsunami na Tailândia e separada pela onda gigante. A partir de então acompanhamos o desespero e luta de María, seus filhos e marido de voltarem a se encontrem com vida.

Aliás, a cena do tsunami é muito intensa e arrepiante. Vale muito a pena assistir! 

No filme, quem interpreta o papel de Maria é Naomi Watts e Enrique (Henry, no filme) é interpretado por Ewan McGregor. Destaque para o jovem Tom Holland no papel de Lucas, filho de María.

6. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

o exorcismo de emily rose

Considerado um dos primeiros filmes que retratam o chamado "terror e tribunal", este longa dirigido por Scott Derrickson é baseado num suposto caso de possessão demoníaca ocorrido em Leiblfing, na Alemanha. 

Anneliese Michel, uma jovem católica alegava ter sido possuída por seis demônios. Os médicos consultados, no entanto, diagnosticaram-na com esquizofrenia e devia ser devidamente tratada. A família de Anneliese, no entanto, teria submetido a jovem a intensas sessões de exorcismo para livrá-la dos espíritos malignos.

A grande questão que paira no ar ainda hoje: o caso de Anneliese era mesmo espiritual ou não passava de um distúrbio psicológico? 

Mesmo alterando algumas características originais da história, O Exorcismo de Emily Rose se foca no debate jurídico sobre a natureza do que de fato aconteceu com a jovem.

5. Spotlight - Segredos Revelados (2016)

spotlight

O vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016 fala sobre um tema muito polêmico e que chocou a comunidade cristã quando foi relevado: casos de abusos sexuais por padres pedófilos.

Spotlight é dirigido por Tom McCarthy e retrata todo o processo de investigação que jornal The Boston Globe fez para confirmar os abusos por parte dos clérigos da arquidiocese católica da cidade. O trabalho investigativo do jornal fez com que acabasse por receber o Prêmio Pulitzer de Serviço ao Público, uma das premiações mais importantes do jornalismo mundial.

Com atuações espetaculares de Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, entre outros, este é outro drama biográfico que não pode faltar na sua lista.

Ver também: 12 Filmes baseados em livros que você não pode perder em 2017.

4. O Pianista (2003)

o pianista

Com a espetacular direção de Roman Polanski, O Pianista é um filme que foi inspirado na autobiografia do músico polaco Władysław Szpilman, que sofreu na pele a hostilidade contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir do ponto de vista do músico (que é interpretado por Adrien Brody), acompanhamos o começo da invasão nazista à capital polonesa, assim como o surgimento do Gueto de Varsóvia.

A história de Szpilman é emocionante e Polanski foi capaz de construir uma atmosfera que faz deste um dos filmes mais belos (e tristes) sobre a Segunda Grande Guerra.

3. 12 Anos de Escravidão (2013)

12 anos de escravidão

Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2014, 12 Anos de Escravidão foi dirigido por Steve McQueen e conta a história verídica de Solomon Northup, um negro livre que foi ilegalmente escravizado por 12 anos durante o século XIX.

O enredo (que também levou um Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado) foi baseado na autobiografia feita por Solomon em 1853.

A adaptação cinematográfica feita por McQueen impressiona devido ao detalhado trabalho de pesquisa e autenticidade das aos acontecimentos reais, sendo que o diretor escolheu locais históricos que de fato teriam sido palco para os eventos daquela época. 

Por isso e muito mais, 12 Anos de Escravidão é considerado um dos melhores relatos sobre a escravidão já feito no cinema.

2. Na Natureza Selvagem (2008)

na natureza selvagem

Into The Wild (título original) conta a história real do jovem Christopher McCandless (interpretado por Emile Hirsch no filme), que decide doar todo o seu dinheiro para a caridade e se aventurar pelos confins do deserto do Alaska.

Dirigido por Sean Penn, o filme é baseado no livro de não-ficção escrito pelo jornalista Jon Krakauer, que por sua vez é inspirado no diário de viagens do próprio McCandless.

A aventura de Christopher e a busca pelos seus ideais (fugir do materialismo, consumismo e da frivolidade das relações humanas) serviu de inspiração para vários jovens na década de 90.

1. 127 Horas (2010)

127 horas

Com direção de Danny Boyle, 127 Horas é um drama biográfico que mostra o desespero e resiliência do alpinista Aron Ralston (interpretado por James Franco), que fica preso por uma pedra. 

Não vamos dar spoilers aqui, mas após acompanhar as várias horas de sofrimento e angústia do alpinista, ficamos chocados com a sua decisão drástica para tentar sobreviver. O enredo do longa foi diretamente baseado na autobiografia de Ralston - Between a Rock and a Hard Place

Para vocês terem uma singela ideia da receptividade que 127 Horas teve na crítica especializada, este filme esta classificado com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes!

Ver também: 10 Filmes baseados em livros que ganharam o Óscar.

Você já é fã do Pensador no Facebook? Passa lá e curte a nossa página para receber as nossas novidades e deixar o seu comentário!