Esquecer é uma Necessidade
Somos seres eminentemente sociais. Temos uma necessidade emocional de nos sentirmos aceitos pelos grupos no qual fazemos parte e, por isso, buscamos nos adaptar a eles. Sendo assim, o ambiente ao qual convivemos e o grupo ao qual pertencemos exerce forte influência na forma como sentimos, pensamos e nos comportamos.
"Dissemos...que a base de nossa necessidade de amar reside na experiência da separação e na necessidade resultante de superar a ansiedade da separação pela experiência da união..."
Um simples abraço amigo,
quando dele se tem necessidade,
é um verdadeiro ato de solidariedade...
Osculos e amplexos,
Marcial
UM ABRAÇO AMIGO E SINCERO É SOLIDARIEDADE
Marcial Salaverry
Atualmente como sempre, quando surge algum tipo de problema, algum contratempo especial, enfim algo que acontece em qualquer época do ano, é o fato de todos falarem em solidariedade e fraternidade, e da necessidade de as praticarmos, contudo, da teoria à prática vai uma distância enorme. Solidariedade, fraternidade, não é apenas pegar um pouco do que nos sobra, e distribuir para os totalmente necessitados, apenas quando são feitas determinadas campanhas incitando todos às doações.
Na verdade, devemos ser fraternos e solidários durante o ano todo, e não apenas quando a mídia assim o determina. São sentimentos que devem ser levados na alma, bem em nosso interior, e não é preciso ter posses para tanto, pois nada nos custam, e podem ser distribuídos sem onerar nossos bens materiais, uma vez que o verdadeiro espírito de solidariedade está em nossa alma, e é este que deve ser distribuído a mancheias, sem economia. Nada vai nos custar e, pelo contrário, o retorno será muito lucrativo.
Realmente, não é preciso ser rico para distribuir sorrisos, para espalhar amizade. Nada custa, e com um sorriso na alma, receberemos muitos sorrisos de retorno. Quem tem posses, pode ajuntar ao sorriso, um pedaço de pão, que será muito bem recebido, mas o sorriso sincero será prioritário.
Se problemas tivermos, melhor os resolveremos, conseguindo transmitir simpatia, ao invés de preocupação. Em nosso interior, poderemos encontrar uma solução, ou então poderemos buscar ajuda com quem puder nos ajudar, mas sem considerar o mundo culpado por nossos problemas. Carrancas não ajudam a resolver nada, e muito pelo contrário, apenas atrapalham.
A compreensão é uma outra forma de praticar solidariedade e fraternidade. Se alguém errou, antes de condenar, devemos ouvi-lo. Quem sabe existem razões para seu erro. Ouvir e escutar, e depois opinar, podem evitar a reincidência do erro praticado, mais do que o condenando simplesmente.
A bandeira da Paz, sempre deve ser acenada. Sempre devemos tê-la em nosso coração. Faz um bem tão grande, além do que um espírito pacífico sempre espalha amizade e compreensão. Não devemos chegar ao extremo de oferecer a outra face, porque afinal, somos humanos. Mas, apenas em legitima defesa devemos nos esquecer da paz. Sendo agredidos, claro que devemos defender-nos. Não devemos agredir, pois toda ação violenta implica numa reação de igual ou maior força, e um ato amistoso, normalmente causará uma resposta pacífica. Não é regra geral, pois ao lidarmos com pessoas de má índole, pacifismo pode ser considerado covardia. Enfim, cada caso sempre será um caso.
Pensando assim, não devemos ser egoístas com nossos conhecimentos. Nada nos custará dividi-los com que tem sede de saber. Se aprendemos, é porque alguém nos ensinou, e não é lícito recusar a transmiti-los. Nem tampouco desprezar quem não os tem, e quer aprender. Ninguém é superior ou inferior a ninguém. Depende das possibilidades e da capacidade de absorção de ensinamentos. E se alguém tem dificuldade para nos entender, podemos tentar explicar melhor, antes de simplesmente chamá-lo de burro.
Uma coisa é totalmente certa, sempre teremos algo para doar, basta consultar nosso interior. Seja um sorriso, seja um ato de bondade, seja um ato de perdão para alguma injustiça que sofremos, ou para algo que nos prejudicou ou feriu, ou seja simplesmente distribuindo amor, e esse é o grande segredo, que explica o que é solidariedade e fraternidade. É simplesmente distribuir amor, e deve ser feito com plena e total sinceridade, sem sequer pensar em retribuição, que fatalmente virá, pois Ele estará vendo.
Na verdade, amor é algo todos temos em nosso coração. Nada nos custa distribui-lo. E não apenas em época de festas, ou quando existem campanhas direcionadas, mas durante o ano inteiro, sempre quando nos for possível, sempre que o quisermos fazer, sempre que encontremos alguém com real necessidade desse ato de solidariedade.
Venham... Unam-se... Mãos dadas... Um abraço sincero, desejando-nos, e a todos, UM LINDO DIA, que fatalmente teremos hoje e nos dias que estão por vir em nosso porvir, sempre com amor no coração...
Reafirmação
As pessoas sentem constantemente, a necessidade de se reafirmarem pro mundo, de dizerem que são as melhores, de inflarem o próprio ego, de terem tudo que desejam só para falarem que têm.
O fato é que as pessoas sentem necessidade de se afirmarem para o mundo enquanto não se aceitam nem pra si mesmas.
Na maioria das vezes essas pessoas se sentem mal quando alguém se aceita exatamente como é e não sente necessidade de provar isso pra todos.
É que elas já se aceitam e e isso basta saca? A necessidade de afirmação publica, é chata, desgastante, desinteressante, agoniante.
As pessoas que fazem isso no fundo se sentem vazias, gastam boa parte do tempo se gabando ou invejando quem se aceita como é e não precisam provar nada para ninguém, elas tentam de qualquer forma atacar as pessoas felizes e leva-las para o mesmo caminho sabe?
Seja impondo padrões, regras.... enfim
Eu so queria que você que estiver lendo esse texto saiba que você é foda e não precisa provar nada pra ninguém não.
A chave é ser feliz consigo mesmo, se aceitar, se curtir e deixar as coisas fluírem.
Nenhum evento ou solenidade deveria ser mais urgente do que a nossa necessidade de estar aos pés do Todo poderoso que nos chama humildemente a ir ao encontro dele.
O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana. Não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente. Com a industrialização veio o desenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e o consumismo alienado, ou seja, é como se as mercadorias fossem entidades abstratas e autônomas, independentes dos esforços humanos. Porque agora o homem não consome mais, como outrora, os produtos que ele mesmo elabora. Ele se encontra apartado dos frutos de seu próprio trabalho.
O tempo que se alimenta do tempo e que nos consome é uma justa medida; entende-lo é uma necessidade...
Pois, envelhecer é uma dívida que todos temos que honrar !
Para o poeta, a rima é uma possibilidade, não uma necessidade!
Não é poesia aquilo que a rima obriga, por linhas melódicas, mas a soma das duas essências, poeta e poesia.
Evan do Carmo
Eu sinto uma necessidade enorme de me olhar, olha num espelho enorme na minha frente enquanto trabalho.
Essa é minha auto terapia.
A vida é mediada de descobertas e, em uma delas, você se vê atraído pela necessidade de servir mais para que mereça um pouco do que lhe é servido.
Precisamos falar sobre felicidade.
Nós seres vivos temos a necessidade de sentirmos emoções. Nós vivemos para construir uma vida agradável e/ou que nos traga satisfação. Somos feitos de alma e corpo, espírito e carne, temos vários estados de nossas vidas.
O que estou tentando dizer com "seres vivos" é que todo animal, racional ou irracional, possui emoções e sentimentos também. Nós podemos sentir raiva, ódio, medo, tristeza, alegria, etc. Tudo de uma vez, ou tudo dividido em seu tempo, mas a felicidade é a única emoção que você pode fazer ser fixa, ser duradoura, assim como um cachorro, um gato, que independente de qualquer dor, estão sempre felizes. Eles são irracionais? Sim, mas quem disse que precisamos de irracionalidade pra sabermos aproveitar a vida? Que precisamos ignorar todos os problemas pra sabermos que a vida é bela?
Tenho visto conhecidos e até mesmo amigos desistirem da vida com tampouca idade, ainda começando a sua saga.
Essas são palavras de alguém que já sofreu tanto com a vida, que simplesmente sentou e aceitou que a vida é uma merda e deixou o pessimismo comandar seus pensamentos, eu mesma.
Eu perdi duas pessoas mais importantes da minha vida na minha adolescência, eu tive que conviver com o problema dos outros, tive que aceitar que nem tudo é como a gente quer, nem todo mundo é perfeito e ninguém no mundo vai trazer de volta o tempo que já passou. Já esperei demais das pessoas e acabei me vendo sem chão ao sairem da minha vida, já tive que deixar de estudar por problemas pessoais, já fiquei sem contato com meus irmãos por birra nossa, e vou falar pra vocês, isso não é nem a metade do que já passei
O foco aqui não é falar sobre minha vida pessoal ou fazer vocês sentirem pena de mim, muito pelo contrário, é mostrar o que aconteceu comigo mesmo depois de todos esses problemas, mesmo depois de só esperar o pior trancada no meu quarto, afastando todos que tentavam se aproximar de mim.
Recentemente eu terminei um relacionamento de 1 ano e meio, e depois disso eu tive outra desilusão amorosa, bem recente mesmo, papo de dois meses. Admito que eu sofri mais com essa desilução do que com o término, só provei a mim mesma como o tempo é relativo para sentir as coisas e, que em 1 mês, essa pessoa me fez mudar totalmente a visão da vida.
Acontece que ele desgraçou com tudo que eu podia chamar de sentimento bom que havia em mim, de fazer eu realmente cair e não olhar pra frente, eu literalmente fiquei caída no chão aos prantos, e aquilo só piorava, porque apesar de tudo, eu não conseguia tirar esse peso de mim, eu não conseguia soltar essa corrente dos meus pés, porque eu continuava correndo atrás, eu continuava deixando ele fazer minha cabeça e mentir só pra no final ainda me ter como contato.
Eu sei que existem pessoas com muito mais problemas sérios do que esse, mas não era só isso, isso só foi o cúmulo, o acúmulo de todos os problemas me fez entrar em depressão e trazer uma energia negativa pra dentro de casa. Além de todos os problemas que minha familia já estava passando, teve mais esse para preocupá-los.
E eu comecei a perceber que eu era um peso, eu estava trazendo mais problemas pra dentro de casa, sabe? Eu sentia que as coisas não incomodavam só a mim, não estavam trazendo tristeza só a mim, e sim para todo o meu ciclo social, meus pais e meus amigos, que se viam incapaz de me ajudar, porque certas coisas só nós mesmos podemos nos ajudar.
Quando tudo parecia ter acabado em ruínas, uma pessoa me apareceu, uma pessoa random, que hoje em dia nem temos mais contato infelizmente, mas que sou muito agradecida por tudo o que me disse, e como fez eu abrir os olhos. Ele me fez ver que nós não dependemos de NINGUÉM pra sermos felizes, nós não podemos deixar que um certo momento da vida seja o suficiente pra acabar com nossa esperança, me fez ver que eu posso sim, ser feliz com o pouco que tenho. Mas o mais importante de tudo, me fez ver que eu não precisava que ninguém me dissesse o que ele me disse, porque no fim, tudo veio de dentro de mim, no fim, eu só precisava acreditar que eu era maior que aquilo, que eu era capaz de conquistar o mundo sozinha e ver a vida com olhos diferentes.
No final, se você tá passando por algo, você nem sequer precisava ler isso aqui pra mudar o que pensa, você só precisava se olhar no espelho e dizer "Amanhã vai ser um novo dia, amanhã não vou mais me lamentar por isso, porque eu posso não ter uma vida perfeita, mas eu estou vivo e isso já basta pra agradecer, eu tenho a capacidade de fazer e tentar o que eu quiser, pois eu tenho pernas pra ir onde eu quiser, eu tenho boca pra falar o que eu quiser, e tenho dentes pra sorrir pra quem eu quiser."
Depois disso, eu me sinto mais feliz, eu sinto que minha vida pode não ter um propósito agora, pode estar parada agora, mas eu tô sempre atrás de algo, por menor que seja, pra fazer eu me sentir mais viva, mais feliz. Eu sou grata por cada amigo que tenho, por menor quantidade que seja, eu sou grata por ter conseguido voltar a estudar antes que fosse tarde demais, sou grata por cada parente que tenho na minha vida, e o mais importante, sou grata por estar viva!!!
Há um ditado árabe que se chama Maktub, que significa "estava escrito" ou "tinha que acontecer", é como um sinônimo de destino ou efeito borboleta. O resumo é que diz que tudo em nossa vida acontece por um propósito maior, tudo que perdemos hoje, é porque vamos ganhar o dobro, e todos que partem hoje, são pra dar espaço pros que virão amanhã.
Então se você acha que não está feliz (mesmo tendo que estar só por respirar confortavelmente), se acha que não tem razão pra viver, eu digo, você tem e muita! Eu aposto que há um livro que sempre quis ler, uma habilidade que sempre quis aprender, uma pessoa que sempre quis conhecer. Então leia um livro, aprenda a cozinhar, experimente coisas novas, coma aquela comida que você nunca experimentou mas acha que deve ser ruim, saia pra passear com o cachorro, adote um, faça algo valioso, faça uma caridade, um curso de massagem, converse com um estrangeiro, aprenda sobre uma cultura nova, sente para estudar, veja uma série nova, mude de rotina, mude de estilo de vida, vire vegetariano, lute contra a desigualdade, escreva um livro, pegue suas coisas, vá visitar um ponto turístico, diga a sua família que você a ama, escute um podcast, doe roupas, compre roupas, procure um emprego, E T C... TEM TANTA COISA, SAIBA APROVEITAR A VIDA!!!!
Eu espero que isso ajude você se determinar de ser algo novo, de recomeçar, ou mudar algo que tem te incomodado. Faça o possível pra trazer uma energia boa não só pra você, mas pras pessoas que você se importa, como eu estou fazendo agora!
Você é capaz de tudo, é só se permitir ser.
Sou a necessidade insensata de permanecer livre nos meus momentos de devaneios e inquietação em busca de autoconhecimento.
Sinto necessidade de escrever como sinto necessidade de respirar... E o amor é o meu melhor oxigênio.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp