Espelho
Se espelhar nos outros é humildade e gratidão; querer viver a vida dos outros é egoísmo e inaptidão; plagiar a vida dos outros é inveja e escrotidão!
Sobre a tinta nos cabelos
Você não pode enganar
a morte.
Mas qualquer um
pode enganar a si mesmo.
Então pinte o seu espelho
com a cor dos seus olhos.
Abra um sorriso largo
que juventude é isso:
Acreditar.
Mesmo nas mentiras
que contamos a nós mesmos..
Todos os dias temos um faraó para encarar e convencer a se render, antes da vinda da próxima praga.
E muitas vezes, esse faraó está dentro de nós, olhando pra gente através do espelho.
Ninguém me entendeu. Não quiseram me ouvir, me decifrar. Eu só queria viver. Viver um momento. Um encontro do EU. Dos EUs que há em mim. Precisava de um momento para navegar em mim, para me reconectar as nuances por mim vividas outrora, a minha essência. No fundo, emudeceu. Petrificou. Solidificou. Tento resgatar. Trazer a tona. Lapidar a rocha que se formou. Esculpir aquilo que quero, que desejo. Para isso, preciso olhar pro horizonte, pro céu, pro espelho. Olhar para algo que não tem fim. Acho que no espelho encontrarei os caminhos, lá verei um reflexo de um dos EUs que há em mim. Vi tantas coisas... vi o sepulcro. Quantas coisas eu sepultei contra minha própria vontade... quantos EUs abandonados eu pude vê. Alguns choravam a minha procura. Alguns choravam aos prantos por motivos que não caberiam aqui em uma linha. Deparei-me diante de um cemitério, do meu sepulcro. Tenho que exumar os meus EUs. Aqueles que eu matei por outrem. Aqueles que eu suicidei por motivos bobos. Olho no espelho novamente... agora vejo os EUs que, antes choravam, estão a sorrir para mim com aquele semblante de esperança, de saber que puderam me encontrar novamente, que eles terão uma segunda chance para serem quem sempre quiseram ser. Paro. Penso. Olho para um EU que está em um canto refletindo. Encontro-o. Vou ao seu encontro. Convido-o para sair dessa bolha. A bolha que o aprisionou. As cadeias mentais que o deixaram estagnado, parado, sem vida, sem cor. Sorri. Sorrimos. Nos demos as mãos. Nos abraçamos. Choramos. Fizemos as pazes. Nos reconciliamos. Foi tão lindo... a lágrima rolou. Desceu em cascata ao encontro do rio. Borrifou em mim o desejo de viver esse EU. A quimera. De ser esse EU. O EU que fui um dia. Encontrei-me. EU.
Quando não se é bonito por dentro, isso transparece externamente e nem todo adorno do mundo é suficiente para tornar essa pessoa bela. Quando se é bonito por dentro, essa beleza, tal qual, um espelho também se reflete fora tornando desnecessários os adornos.
O que é o amor?
O amor é andar de olhos vendados e ser guiado pelo coração...
O amor é todas as formas de cura para sua alma...
O amor é você saber que mesmo magoado o seu amor irá te resgatar...
O amor é se perder na vastidão do oceano e não se afogar...
O amor é tudo aquilo que você será mesmo que não veja...
O amor é você ganhar sem chances de perder...
O amor é você se jogar com toda vontade sem medo do final...
O amor é você olhar e vê que não importa onde você for, você será realizado...
O amor é tudo aquilo que você vai desejar um dia...
O amor é você sentir dentro do seu ser...
Como se fosse um vulcão...
Arde... Entra em chamas, e a combustão desse amor vai se alastrar por todo seu ser te preenchendo de uma forma que você não vai saber explicar...
Como se fosse um oceano...
Profundo... Você entra e mesmo que você se afogue, sentirá em todo o seu ser o amor te preencher até você transbordar e não aguentar mais...
Como se fosse um furacão...
Intenso... Forte que transforma tudo por onde passa... E que jamais aquele lugar será a mesma coisa de antes...
Como se fosse você...
Completo... Misterioso ... E talvez de todos que citei você seja o mais difícil de explicar... Por que se eu soubesse te descrever em palavras não seria amor de verdade...
Então sim você é como um espelho sem razão para mim...
Por que sem razão?
Por que ao olhar nesse espelho eu não me vejo...
Vejo você.
Elegi o céu
Quando olho para o céu... Não é bem o céu que estou vendo, na verdade, não estou vendo nada, estou é pensando em tudo! Olhando para o céu, para este infinito azul; o azul, aquela cor serena, que traz tranquilidade, paz de espírito e segurança, que parece conduzir nossos olhos quando precisamos refletir; quando olho para ele, pode ter certeza que estou pensando muito, não posso descrever todas as coisas que já pensei olhando para este céu, mas foi ele o meu primeiro ouvinte intimo. Ele é o papel em que enxergo toda minha vida, é o papel em que escrevo meus sonhos e amores, que lanço meus arrependimentos e horrores.
Foi o primeiro cinema que fui e em que assisti sozinho (ou não) ao filme que eu queria, ao filme do que já vivi.
Talvez o céu não seja só um vácuo, nunca achei que fosse um vácuo mesmo, o céu pra mim é quem guarda tudo de todos, é quem acorda minha mente quando ela jaz adormecida, é quem conversa com minha mente, quando ela quer ser ouvida, é quem tranquiliza minha mente corrida, a minha mente mal dormida.
Quem sabe o céu seja mesmo a morada de Deus, os homens não se enganaram nisso, tudo que Deus fez para os homens, o céu fez para mim: nunca me julgou pelos meus erros, mas sempre me fez percebê-los e encontrar uma forma de corrigi-los. Mas, ao contrário dos homens, tolos homens, eu olho para este céu todo dia.
É... Afinal, o céu pode ser a morada do Deus, é o único espaço que poderia cabê-lo, os homens erraram ao dizer: “o céu é o limite”.
Eu não sei bem explicar o que é, de fato, o céu, sei que nele estão coisas minhas, que também são coisas das quais não sei bem explicar...
Por fim, quero que o céu sempre esteja acima de mim, gosto assim, deste modo não preciso dividir ele com os horrores dos outros, os horrores do mundo ruinoso em que habito e definho, até porque é justamente para esquecer isso, o motivo das muitas vezes que olho para o céu azul.
Meu céu azul.
Quero lhe fazer um convite: sente-se e veja quem você é. O reflexo que vê é de alguém que muito já sofreu, merece toda reverência e felicidade. Sabe por quê? Você que está vendo seu reflexo no espelho sabe que viver no passado não fará diferença, mas mudar seu futuro irá trazer possibilidades de contar uma nova história de alegria. Chega de se culpar pelo que não fez ou que não deu certo, o momento é único, faça a diferença para você mesmo. Não importa se eu não te conheço mais em essência, eu lhe sinto e vejo o quanto é especial. Pois você é o ser único que será, é a luz que iluminará muitas vidas.
Permita-se e liberte-se do passado. Seja feliz.
Posso te perdir um minuto de atenção?
Posso te perdir um espaço no seu coração?
Posso chamar sua atenção?
Dizer que não há razão pra tanta solidão.
Posso aquecer esse coração?
Colorir o seu dia, sem pretensão a tempestades repentinas.
Posso estar falando de você.
Ou pode se tratar sobre mim.
Afinal, quem são esses reflexos que se encaram em meio a frieza do espelho?
Quer conhecer como anda a Sociedade , em geral?
Observe a conduta dos representantes do povo no espaço de Poder;
A conduta dos indivíduos no trânsito, família e Escola. Se aumenta nestas, a violência, não tenham dúvidas:
Estamos vivendo por um processo não civilizatorio. Onde perdemos a civilidade e em voga entra a violência.
Varrer as mazelas históricas de nossas vidas, e sermos rápidos no julgamento alheio, pode ser uma forma de não nos olhar no espelho para não ver a fera feia que também está dentro de nós, pronta para despertar, bastando que a alimentemos com nossas escolhas ruins!
Não declino diante
das mágoas acrescidas
pelos teus gestos.
Em tua razão irracional
distribui lágrimas nos
corações inocentes.
Reflita! Pois no amanhã
não terás nem o espelho
para corrigir teu semblante.
Por isso, desejo que o manto
da humildade te cubras com
o amor e simplicidade.
Acarinha teu coração,
assim não afastarás
aqueles que te desejam o bem.
Se tu me amas, corresponderei ao seu amor. Se tu me esqueces, apagarei todas as lembranças. Se me proporcionar momentos felizes, tua felicidade será duplicada. Mas se fizeres uma única lágrima rolar em minha face, terás muitos motivos para chorar. Pois a vida é como um espelho, tudo tem que ter reflexo.
Não descuido das palavras
para não ferir, mas se vieres
com autoritarismo e arrogância ,
receberás apenas a interrogação
no espelho da alma.
Quem sabes assim poderá ver o
reflexo de tuas palavras dentro do
teu coração, e se não ferir-se é
sinal que tens uma pedra
dentro do peito.
Quem procura a perfeição nos outros
se condena em seus defeitos, pois
o que se busca nos alheios, nada
mais são que as carências em si mesmo.
- Massáo Alexandre Matayoshi
Ninguém Paga Minhas Contas Para Falar De Mim
"Não me importo com o que as pessoas falam de mim, ninguém paga minhas contas então da minha vida cuido eu"
Engano seu.
Se preocupe com o que as pessoas pensem a seu respeito, pois não vive só nesse mundo e o seu destino e as portas que se abrem ou se fecham, quem decide são os outros e não você.
Pode escolher apenas se faz ou não faz, mas sem o outro você não vive e muito menos sobrevive.
Não se preocupar com o que os outros pensam de ti, é se anular como pessoa, recusar o seu sucesso e se atirar na solidão.
- Massáo Alexandre Matayoshi
Você em mim e vice-versa...
Na alto da noite silenciosa, ruídos penetram a quietude do meu ser...
É o barulho do seu riso intruso, ecoando em minha memória auditiva, me impedindo de adormecer ao me fazer desejar reencontrar alguém de quem eu faço esforço imenso para me lembrar...mas que algo me impede de conseguir...
Reviro-me na cama ao pensar em seus olhos exploradores, receosos e curiosos que me religam a alguém de que um dia eu talvez tenha me esquecido, mas que vive adormecido em algum lugar dentro de mim.
O seu amor próprio, o orgulho de si e a sua segurança, um tanto quanto prepotente, me levam a certeza de que este alguém está mais vivo do que nunca.
Sua sede de viver e seu espírito aventureiro, quase chegam a cegar meus olhos para a sua arrogância, atrevimento e insolência que sua beleza vangloria.
Sua esporádica ponderação, razão e sensatez me mostram que o caminho que me conectam a este ser, é mais curto do que eu havia imaginado, quando finalmente deduzo ter encontrado.
O que encontrei? Uma barreira entre nós que paradoxalmente nos divide e nos integra. Ela é feita de vidro e te revela em mim, bem como me reflete em ti, e me faz compreender que reencontrei partes esquecidas de mim em seu ser, me fazendo admitir o narcisismo deste amor, que tatua ardilosamente em minha pele o seu nome, me convencendo do quanto eu sou capaz de me amar em ti.
Texto: Aline Bergamini
