Dizeres para um Amigo que Partiu

Cerca de 14663 frases e pensamentos: Dizeres para um Amigo que Partiu

Você partiu
⁠Parte de mim
Parte com você
Parte o meu ser.

Inserida por svs

⁠Essa carta é para você, que partiu.
Talvez nem perceba, mas deixou muito mais do que silêncio: deixou ferida.
E por um tempo, eu tentei segurar tudo o que éramos, o que fomos, e até o que nunca chegamos a ser.

Mas hoje eu entendi:
a vida não espera.
Os ciclos mudam.
E eu não posso me adiar por quem não ficou.

Você foi embora…
e eu fiquei aqui, tentando me costurar, ponto por ponto,
tentando entender onde foi que deixei de me escolher.
Revirando memórias, relendo conversas, buscando sinais.
Como quem procura em vão por um motivo que alivie a dor de não ter sido o suficiente.

Hoje, entendo que cada escolha é um reflexo do que acreditamos merecer.
E eu mereço mais do que migalhas.
Mais do que presenças ausentes.
Mais do que metades.

A dor me moldou, mas não me destruiu.
Caminhei com o coração remendado, mas com a cabeça erguida.
E agora sei:
não se deve adiar a cura por ninguém.
Nem se diminuir para caber no vazio de outra pessoa.

Você foi…
e eu renasci.
Firme, inteiro e com coragem.
Com marcas que agora contam minha força.
Com uma nova versão de mim, mais consciente, mais seletiva, mais forte.
Porque eu sou o recomeço mais bonito que já fiz.

Inserida por danrattess

⁠O amor partiu, riu e fingiu
Não avisou, nem muito menos viu
Acabou, sem nada acontecer
Num esperado e encantado alvorecer.

Quem nele piamente acreditou
Chorou, partiu e até sangrou
A boa esperança, inclusive abandonou
No adeus, que logo se avisou.

Lágrimas de pura emoção
De uma verdadeira e oblíqua paixão
Sentimentos nobres em vão
O amor acabou-se inteiramente então.

Terminando o pretenso soneto
O amor desacreditado e sem afeto
Embora foi como mero degeto
Nunca mais voltará por certo.

Inserida por Carlosbelchiorjunior


A luz baixou no palco da emoção.
Preta partiu — mas levou consigo
O coração de toda uma geração.

Filha da arte, da coragem, da vida,
Preta era riso, choro e resistência.
Cantava amores, dores escondidas,
Com a alma cheia de presença.

Foi abraço pra quem ninguém abraçava,
Voz pra quem não se ouvia mais.
Defendeu a vida como quem dançava,
Com passos firmes, doces e reais.

O câncer tentou calar sua melodia,
Mas ela seguiu — forte, sem recuar.
Foi exemplo de fé, de poesia,
Fez do viver seu jeito de lutar.

Hoje ela se vai, mas não se ausenta,
O céu a recebe em festa de estrelas.
E nós, aqui, choramos sua ausência
Com o privilégio eterno de tê-la.

Descanse em paz,
Preta querida,
Sua luz jamais se apagará.
Você foi todas as cores da vida,
E em nossa memória, sempre vai brilhar.
꧁ ❤𓊈𒆜🆅🅰🅻𒆜𓊉❤꧂

Inserida por valdecir_val_neves

PARTIDA

Desde quando você partiu de mim
Tudo morreu tudo virou cinzas
A tristeza fiz morada no meu coração
Aquela felicidade estampada em meu rosto
Se tornou um dilúvio de lagrimas
E meu mundo virou um oceano.

Inserida por rafha_dhemello

⁠ERA

Como se fosse hoje, minha mãe partiu
Num treze de maio que o Maio sentiu
Como se fosse a mãe dele a fugir
Para outro maio de sentir
Como ele sentiu.
Era Fátima no altar do mundo
Era esse o mundo de minha mãe
Deixando os que amava em horror profundo
E a Fatinha dela, pequenina, também.
Era o desabar de vidas coloridas
Entre flores vivas, vividas
E num relâmpago destruídas
Por um raio de vidas partidas.
Era, como se fosse hoje, treze de um maio
De há quarenta e cinco idos, falidos
Nos gemidos de minha moribunda mãe
Ao ir-se sem o primogénito ver...
Meu Deus, que razão de sofrer !?
Que castigos!
Só depois de tu ires, ó Cristo é que foi a tua mãe!
Eu que tanto queria partir em vez da minha
Choro agora e sempre, pela manhãzinha
A dor que só sente quem a não tem...

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

A saudade daquela pessoa que partiu é a prova que o sentimento liga o amor existente, mesmo a distância entre as dimensões que vivemos.

Inserida por Jaderamadi

⁠Gratidão família !
“Tamo” junto !
Já é !
Valeu !
Meu parça !
É isso aí!
Partiu ser feliz!
Que visu !
Mara !
Demorô !
É “nóis” !
Amo mais que chocolate ...
Tá na mão !

Que em 2021 o “carioquês ”
alto astral seja a tônica nas nossas vidas
Por mais:
“Tamo” junto !
Já é !
Valeu !
Meu parça !
É isso aí!
Partiu ser feliz!
Que visu !
Mara !
Demorô !
É “nóis” !
Amo mais que chocolate ...
Tá na mão

⁠Na Sepultura, Uma Frase

Partiu sem olhar quem chorava por ti,
Deixou uma casa que o vento invadiu.
A mulher em pranto, os filhos com fome,
No vazio da ausência, ninguém diz teu nome.

Pequenos cresceram sem rumo, sem norte,
Carregaram no peito o peso da sorte.
E ela, tão frágil, lutou até o fim,
Sem pão, sem abraço, sem um amor enfim.

A terra a cobriu num dia sem cor,
E os filhos seguiram, sem guia, sem amor.
Tu voltas agora, mas tarde demais,
Só resta a lápide, fria e audaz.

Na pedra, uma frase que corta e castiga,
Um eco da dor que jamais se mitiga:
"Aqui jaz quem amou sozinha,
enquanto os filhos choravam pelo pai que partiu."

Inserida por lucileide

⁠Quando ela partiu, meus olhos não queriam testemunhar aquela despedida, mas o coração já sabia que nunca mais a veria. A dor era intensa demais para suportar, então as lágrimas vieram como um véu suave, embaçando minha visão, para que eu não precisasse ver seu adeus definitivo. Ela se foi, levando consigo uma parte de mim, deixando um vazio que ecoa em silêncio.

Vitor Ferreira de Paula,2024

Inserida por VitorFerreiradePaula

A tarde partiu deixando saudades...
Saudades de mim,
Saudades de ti,
Saudades de nós!"

Inserida por Marthasil

Era mais um dia que partia.
Sem nada dizer,
Sem nada fazer.
E partiu...
Sem se despedir de você...

Inserida por Marthasil

Estou cansado de te esperar, de imaginar como iria ser a nossa volta; partiu! Vou viver novas aventuras...

Inserida por Ricardossouza

PARTIR (B.A.S)

Ele partiu pra morte...
Ele partiu pra morte...
Ele partiu pra morte...
De óculos escuro e carro esporte
Ele partiu para o fim.

Ele partiu pra vida...
Ele partiu pra vida...
Ele partiu pra vida...
O operário partiu para luta
Numa jornada sofrida e obscura

Nem eu nem você
Sabe o destino, o fim desta estrada
Felicidade, fome, vida morte, guerra...
Importante fazer o meu melhor.

Inserida por bmdfbas

Vazio... Silêncio...
É tudo que me deixou
depois que partiu...
Sem pensar foi embora
E o desejo de ter você
de novo aqui comigo é
Tudo que me resta agora!

Marta Gouvêa

Inserida por MartaGouvea

AMOR E A MEMORIA DO QUE NAO SE DISSE.
Autor: Marcelo Caetano Monteiro.
Quem dizia amar e partiu revelou sem palavras que o amor jamais se constituiu como experiencia interior.
Nao houve perda houve apenas o desvelar tardio de uma ausencia antiga.
Porque o amor quando existe nao se dissolve no tempo ele se aprofunda na memoria.
Abandonar aquele a quem se dizia amar nao e um gesto do destino, é um ato da consciencia que jamais amadureceu.
O amor nao falha ele apenas nao nasce onde o espirito permanece disperso.
Entre dois seres quando o ciúme se instala não como episodio mas como estado, alí o amor ja foi substituido pela inquietação do ego.
O ciúme nao guarda, ele denuncia.
Nao protege, ele acusa.
Nao ama, ele teme.
A solidão que sucede a ruptura não é vazio, é um espaco de reminiscência.
Nela a alma percorre lentamente os corredores do que foi vivido, como quem retorna a uma casa antiga e reconhece nos detalhes aquilo que sempre esteve ausente.
O amor verdadeiro habita essa região subtil onde a palavra se cala.
Ele não se impõe nao exige nao reivindica, ele existe como aquelas verdades que só se revelam quando o tempo deixa de ser pressa.
Amar é tocar o abstrato porque amar é recordar.
Não é menos, é um fato e sentido.
Não é o gesto mas a intenção.
Não é o outro, mas aquilo que o outro despertou em nós como possibilidade de eternidade interior.
E assim compreende-se finalmente que
o amor nao se anuncia ele se reconhece.
Nao se perde ele se recorda dentro de si mesmo
e permanece como memoria cristalina na consciencia que ousou sentir sem ruído, sem medo e só sob à submissão para com tudo.

Inserida por marcelo_monteiro_4

Meu pai meu amor
⁠Amava muito e respeitava profundamente o meu pai. Quando ele partiu, senti-me perdido nas sombras, parado no tempo, imerso nas trevas, no limbo da dor. Ele se foi nos meus braços, e ali quase sucumbi. A noite e a escuridão tornaram-se meu cárcere. A vida arrastou-me em duas direções opostas: minha mãe, minha fortaleza, minha lucidez, minha paz, e, do outro lado, a depressão, o pânico e a ansiedade, meus sombrios companheiros. Havia também os amigos noturnos, Mirta e Garde, que pouco conforto me ofereciam, só conseguiam ficar comigo umas duas horas por noite. Por outro lado, os amigos sobrenaturais, os amigos de luz, os verdadeiros. Pode parecer absurdo, mas todos os dias eram uma jornada na escuridão, uma lâmina cortante no peito, com minha alma sangrando. Sentia-me no fundo do poço, próximo ao meu fim. No entanto, há momentos na vida marcados pela angústia, pelo pânico, pelo medo, pela dor, pelo choro, pela escuridão e pelo luto, difíceis de suportar. Mas com paciência, dedicação, força, fé e a luz divina do supremo, surgem instantes, ainda que breves, de suavidade e felicidade. Aprendi ao longo da vida que a felicidade são esses momentos fugazes.

Inserida por yonnemoreno

⁠Você partiu, e eu tive que colher as lembranças contidas na árvore do tempo. Até hoje sinto frio, porque não nos vemos mais. Nas mãos, o suor secou; nos olhos, a tristeza se instalou. Persistente, visto minha armadura, avisto o horizonte, respiro fundo, olho para os meus pés e sei que eles precisam continuar a caminhar. Ainda assim, penso: viver é ser ativo. O que houve foi tão pouco! Foi tão breve, no entanto, eternizou-se.

Inserida por yonnemoreno

Você me fez chorar como crianças em dois momentos: quando me pariu e quando partiu.

Inserida por Tisantana

Não há herança de bens materiais no mundo que substitua o lugar de quem partiu. A riqueza da presença do ente querido é a mais cara que tem no mundo, não há dinheiro que pague a saudade que fica.