Diversidade Cultural

Cerca de 18 frases e pensamentos: Diversidade Cultural

Dia 20 de Novembro no Brasil. Dia nacional da Consciência Negra, não. A diversidade cultural brasileira tem todas as cores e sempre terá. Não existe a menor possibilidade de separar qualquer uma delas. Data para homenagear o Zumbi dos Palmares, nosso herói brasileiro, da resistência e da liberdade, sim. Salve ZUMBI.

Brasil: Um país com grande diversidade cultural, étnica e ideológica mas, com uma população que não aprendeu a respeitar o próximo.

Nossa diversidade cultural é uma herança preciosa.

Inserida por andrediasfrc

Infelizmente, a arte e a diversidade cultural brasileira sobreviveram até aqui muito por Deus e por ela mesma. Desde o começo da história ministerial por parte do governo federal a cultura nunca teve a grande atenção que merece. A maior parte do patrimônio material e imaterial só colecionam prêmios e chancelas internacionais como patrimônios da humanidade, mas por aqui muitas vezes morrem ou sobrevivem pelo trabalho obstinado de alguns amantes da cultura e profissionais que tiveram um contato um pouco mais dedicado sobre eles. Faltam governança, plano, projeto, políticas públicas para estudo, catalogação, manutenção, preservação de todo rico patrimônio artístico e cultural brasileiro. Diante disto, faltam oportunidades para os profissionais que existem, implementações de cursos profissionalizantes, suprindo a grande carência de mão de obra que existe no setor, também políticas de subvencionar os materiais que são quase em sua totalidade internacionais, publicações governamentais, programas de turismo artístico-cultural científico via o que tem amontoado em nossos museus. A cultura tem pago um preço alto no Brasil por sempre estar ligada ao escambo indevido de promessas de pastas nas campanhas políticas. Resultando na falência do setor e o não entendimento da verdadeira atmosfera de urgência pela maior parte de seus funcionários federais, estaduais e municipais e secretariados. Ainda o que existe de melhor vem inicialmente da iniciativa privada e na maioria das vezes pelo pensamento erudito patrimonialista de grandes multinacionais que tem vastos negócios por aqui. Difícil entender como existem milhares de imóveis abandonados por todo território brasileiro e ao mesmo tempo centenas de academias, institutos, grupos, coleções, museus, associações, escolas, sindicatos ligados ao setor sem um lugar para funcionarem. Será que existem vantagens políticas escondidas para não visibilizar a falência crescente no setor ou será que é só analfabetismo operante? Mil perguntas sem as respostas devidas. Quem sabe um dia o Brasil conheça o Brasil artístico e cultural e promova de verdade a institucionalização como patrimônio nacional para as nossas novas gerações.

Inserida por RicardoBarradas

A rica e muito valiosa diversidade cultural brasileira apreciada no mundo inteiro foi formada por tradições culturais que se agruparam e se abrasileiraram que são a alma de nossa cultura. Sendo assim, cabe ao governo cultural brasileiro entender que cada uma delas é insubstituível, e por isto devem ser preservadas a qualquer custo para a manutenção da nacional pluralidade criativa.

Inserida por RicardoBarradas

Terra Brasilis, encanto natural, diversidade cultural, fauna e flora sem igual. Terra de rios, lagos , mares e marés, do feminino e masculino equilibrado em etnias, cores e raças. Terra do maracatu, do frevo, do samba e do enredo, de brasileiras e brasileiros. Do folclore, da umbanda e de sua variedade de guias por muitos chamados de entidades, onde há guia, axé e verdade. Terra da energia das raízes manifestada na fé, do bom Deus e do seja o que Deus quiser. Terra do evangelho e de seus estudiosos, que na fé cega encontram a razão e a solução, de uma figura paterna e materna que nos protegem contra a corrupção, que não é tentativa apenas em nossa natureza, exploram energia fóssil criando a falha em uma natureza infantil. Natureza esta que nunca foi de realeza, saciando a desigualdade e conflito social, e nisto criaram a exploração do nosso povo em uma farsa no verbo ser. Terra dos índios, negros e negras. Viagem em uma cultura que transcende o tempo, da arte do sul, no norte, sudeste e centro oeste. Terra da caatinga e do nosso sertão no nordeste, terra onde há escassez de humanidade, onde transformaram nascentes em seca por pura vaidade. Vemos nas hidroelétricas e termoelétricas o retrocesso, de um país cujo lema na bandeira é ordem e progresso. Energia renovável inesgotável provida pela natureza, no solo com os grãos, no vento a eólica e no fogo a combustão nuclear consciente, usinas que podem abastecer desde o dia raiar ao sol se pôr e anoitecer, quem disse que energia solar não é nuclear ainda tem muito o que aprender. Terra do cânhamo e do dirijo, onde tentam fazer os nativos esquecerem de sua cognição, a cachaça foi pro índio assim como a vodca para a nossa juventude, provando o produto alimentício da corrupção moral em nossos sistemas de saúde, onde a desigualdade frutifica a criatividade, onde a educação é vista com esperança, isto somente na ótica daqueles que sabem valorizar verdadeiramente nossas crianças, terra do verso, da prosa, poesia e filosofia, para dizer a todos que Deus pai mãe é a nossa natureza que a tudo cria. Salvem nosso povo, nosso presente, terra onde há vida eterna em conhecimento muito antes de recebermos a cultura oriente, tentaram escravizar nosso país e acabaram dando à luz nossas raízes para mostrar aos corruptos que justiça verdadeiramente existe.

Inserida por brunoadler

O melhor da arte e da cultura carioca está, é e acontece quase sempre na rica diversidade cultural da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Zona Sul é vitrine, assim como pontualmente alguns locais renovados e recriados do antigo centro histórico do Rio, mas as inovações são próprias das periferias, da vida comum, dos hábitos simples e verdadeiros de nosso povo alegre e sonhador carioca.

Inserida por RicardoBarradas

⁠"Viva a diversidade cultural, que habita a nossa alma e alimenta as nossas diferenças, com respeito, igualdade e equidade!"

Inserida por AgoZeus

⁠Diversidade cultural
Não é apenas uma palavra
É ela que nós ajuda
Á saber mais sobre todas
As nossas raças

Sabia que o mundo é estranho?
Com tanta diversidade
Ainda não aprendeu a viver
Sem desigualdade
Só oque basta saber
É que estamos percorrendo
A mesma estrada
Pretos, Brancos, Coloridos
Em uma só caminhada

Sou nordestino sim !
Não tenho vergonha de falar
O povo nordestino é alegre
E tem muita história pra contar

Com tanta história pra contar
Saiba que aqui no nordeste
Cultura nunca irá faltar

Falando em cultura
Lembramos dos índios
Oue não é fácil ser
Mas todos tem que entender
Que eles são índios
Guerreiros
E estão sempre na luta
Para vencer

Saiba amar
Amar para respeitar
Amar para compreender
Que ninguém tem o dever
De ser
Igual a você

Inserida por JucileneMacedo15

Quanto mais convivemos com a diversidade cultural de toda ordem, mais nosso repertório interno se aprimora e nossa visão se amplia, resultando assim a desmistificação e a destituição do poder de preconceitos.

Inserida por carlos_alberto_hang

O mundo é tão grande e nessa imensidão encontramos uma enorme diversidade cultural e algumas condutas inaceitáveis. Pessoas que vivem isoladas em um mundo retrógrado não conseguem acompanhar as mudanças, pois perdem seu precioso tempo com preceitos e esquecem de ver os valores, perdem tempo em criticar ao invés de apoiar, observam de forma minuciosa a vida do próximo e esquecem de ver a sua própria vida. Vivemos em um mundo onde tudo pode, desde que "não nos prejudique", ou seja, em uma sociedade hipócrita e totalmente sem cultura.

Inserida por adryano_fesan

A diversidade cultural está presente em diversas cidades, tendo em conta a riqueza dos nossos trajes, é perfeitamente natural.

Inserida por ze_vilela

No Brasil, além da grande diversidade cultural existente, existe o agravamento da multiplicidade da oferta e dos modismos regionais temporais. Sendo assim, por meio do intenso multiculturalismo dominante, despejam no frágil mercado cultural nacional um infinito número de propostas artísticas, outras pouco expressivas e algumas delas sem o menor valor. Logo, não existe a madura realidade para edificar o que seja bom a seu tempo, geralmente só cabendo êxito quando acontece a valorização do que é bom e tem real valor cultural, pelas releituras, estudos posteriores e reavaliações de mérito.

Inserida por ricardovbarradas

No mundo apregoa-se a diversidade cultural e a pluralidade de ideias, mas na prática, o sistema é regido para uma singularização, e isto anula a individualidade do ser. A padronização constrói uma sociedade que não sabe pensar.

Inserida por oseias_gulart

⁠A diversidade cultural nos instiga a sair do comum, nos apresenta novas realidades, nos conserva a esperança do possível encontro com o que mais nos identificamos.

Inserida por ALISON2

A incompatibilidade social gera uma diversidade humana.

Inserida por thalesaugusto

⁠Sem diversidade, teríamos a perfeita ilusão de um mundo que não vale a pena ser visto.

Inserida por HelenilsonPersi

⁠Por mais que não pareça a arte indigenista nativa e a arte popular cabocla é o que há de mais valioso na cultura artística brasileira.

Inserida por ricardovbarradas