Ditado popular sobre conselhos
"Errar é humano, persistir no erro é burrice", diz o ditado popular, então como descrever aquele que sabe o certo, se esforça pelo certo e insiste em seguir homens que fazem o errado?
ESPERANÇA & TORMENTO
Já ouviu aquele ditado popular de que a esperança é a última que morre? É com a ideia de esperança que o Mestre dos sonhos derrota Lúcifer em uma cena épica no episódio 4 de Sandman, depois de quase sucumbir.
A esperança, conhecida como a Deusa Élpis na mitologia grega, remonta suas origens ao famoso mito da caixa de pandora. Zeus, irritado com Prometeus (o deus que vê o futuro) por ter dado o fogo divino do Olimpo aos homens, manda como parte da vingança, Pandora, a deusa de todos os dons, para casar-se com o irmão de Prometeus, o Epimeteus (o deus que vê o passado).
Pandora leva consigo uma caixa da qual não sabe de seu conteúdo interno. Curiosa, ela abre a caixa e libera na terra todos os males da humanidade: pragas, guerras, doenças, ódio, vingança… Junto com os males veio a esperança, mas Pandora, com medo, fecha a caixa antes que a esperança se liberte, deixando aos humanos apenas a expectativa de que um dia ela se liberte e leve consigo o mal.
É baseado nesse mito que surgiu o tal ditado popular. Na vida real, temos esperança em várias coisas: Na religião, com uma promessa de paraíso, na política, com a esperança de que em 4 anos um país seja mudado, na justiça, com a esperança de que exerçamos todos os direitos que nos cabem.
Assim como no mito de Pandora, a esperança é o impulsionador da vida. Graças a ela, podemos viver diante do tormento, na esperança de que as coisas um dia darão certo no final. Em um país com tanta discrepância social e injustiça, a esperança é a última que morre.
Mas com esperança vem a ação. Segundo o mito, Prometeu viu no futuro o potencial da humanidade e resolveu dar a ela o fogo divino, como ferramenta de ação para exercer esse potencial. Uma fagulha desse potencial ficou contida na esperança, mesmo após a vingança de Zeus.
Estamos deixando o tormento nos consumir ou estamos nos utilizando da esperança como ferramenta para agir? Em uma dualidade antagônica, um lado só pode superar o outro exercendo ação de força maior sobre ele. Para libertarmos o potencial da esperança, temos que ter o arquétipo de Prometeu manifestado: o de ver e agir.
Existe um ditado popular que diz
"Melhor pecar pelo excesso do que pecar pela falta" e muitas pessoas cristãs utilizam ele. Até mesmo eu já utilizei, porém movido pelo Espirito Santo isso acabou para mim.
Melhor é não pecar e não sermos omissos!
A falácia do ditado popular
"Tem atitudes que nos são desadagráveis aos olhos e simplesmente afetam o coração...
O que os olhos não veem o coração não sente? Mas o sexto sentido é capaz de captar muita coisa que nos negamos a perceber..."
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" ditado popular.
Muitas vezes é melhor usar a técnica da raposa. A raposa passando embaixo de uma parreira de uva, olhou pra cima e avistou muitos caixos de uva ao ponto de DEGUSTA-LOS, pulou a primeira, segunda, ..na oitava vez, JÁ EXAUSTA, sem conseguir disse: NÃO VALE A PENA ESTÃO VERDES e foi embora.
O ditado popular diz: "Cada cabeça, uma sentença." No passado era: a cada sentença (do rei), uma cabeça...
"No funeral de pobre se chora, no funeral de rico se briga" ditado popular.
É verdade; no de pobre prevalece o sentimento, no de rico a racionalidade, se considera que a vida é finita e que um dia a matéria terá fim. Por isso, a preocupação maior é com os bens materiais e sua distribuição equitativa aos herdeiros, o que nem sempre é amistoso"
"Quando 1 não quer, dois não brigam" Ditado popular.
É muito útil, trazer à tona este ditado, na hora do conflito: evitará muitos inconvenientes, inclusive, prisão e homicídio"
O ditado popular "não seja 8 ou 80" nos lembra dos extremos opostos da vida. No entanto, o que realmente importa é o momento presente. Uma pessoa de 8 anos não tem mais tempo do que alguém de 80 anos; ambos têm apenas o dia de hoje. Acredito que essa mensagem seja uma orientação de vida para que as pessoas abandonem crenças relacionadas à idade ou à velhice. Em vez disso, é um convite para que deixemos de ser tão rigorosos conosco mesmos e, que abracemos a perspectiva de viver intensamente o presente, independentemente da idade, valorizando cada dia como uma oportunidade única.
Existe um ditado bastante popular que diz que a "grama do vizinho é sempre mais verde", no sentido de que a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa.
Neste mundo de aparências instáveis, é importante empenhar-se em edificar uma essência sólida.
Do contrário, basta um sopro de racionalidade para arruinar a casa de palha que sustenta as máscaras da aparência.
Cuidado, no entanto, para que a superficialidade cosmética da vida alheia não seja embaraçada com a veridicidade.
Acautele-se para nunca confrontar o palco dos outros com os bastidores da sua própria vida.
O conhecimento e a experiência me ensinaram que atrás de toda cortina de perfeição existe uma tempestade de dores que habita um imenso vazio.
Nossa capacidade é ilimitada. É o que diz o ditado popular. Mas... quantas e quantas vezes eu já me questionei isso? Já perdi as contas!
"Como diz o ditado popular: Nem tudo que reluz é ouro! Saber separar o joio do trigo é fundamental para atingir SUAS metas, NÃO as alheias. Diga não! Esquiva-se das pedras.
"A mentira tem pernas curtas", diz um ditado popular.
Hoje, no entanto, com tantas mídias alternativas,
A divulgar os escritos e vozes de gente que luta pela verdade,
As pernas da mentira ficam cada vez mais curtas.
Some-se a isto as novas e avançadas tecnologias,
Que quando bem usadas permitem uma informação checar.
É fato: o monopólio e a manipulação da informação
Já não reinam tão fácil e soberanos sobre todas as nações!
Existe um velho ditado popular que diz: nunca diga dessa água não beberei; pois a lei do retorno não falha . Você não só bebe como se lambuza como se fosse melado.
O negócio é o seguinte não jogue pedra no telhado dos outros, pois o seu também é de vidro.
Como essas pessoas antigas eram sensatas no seu pensar, quanto mais eu vivo, mas percebo a sabedoria por trás de simples palavras.
Viver o novo, mas jamais desprezar às experiências dos mais velhos, eles são dotados de muito saber.
Pensamento de Islene Souza
Como diz o ditado popular: Árvore que não pega vento, não cria raiz.
Sou grata a Deus por todos os mestres que já tive e os que ainda terei, toda dificuldade que vivenciei me serviu de aprendizado para ser a pessoa que sou hoje e me deu coragem para lutar por aquilo que acredito.
Frase de Islene Souza
O que vocês acham do ditado popular :
Última bolacha do pacote de biscoito?
Na minha opinião quem vive de passado e museu.
Se um relacionamento não deu certo.
Não reclame, nem fique triste..
Estamos vendo o hoje e Deus está vendo lá na frente..
Tenho certeza que Deus está preparando coisa melhor para nós.
Vida que segue.
Bora ser feliz, curtir a vida como merecemos... Dias Fátima
“E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador...” (Gênesis 37.19).
É verdade o ditado popular que diz que “sonhar não custa nada”; porém, para concretizar um sonho tem um preço, e muitas vezes este preço é alto.
“Vão-se os anéis e ficam os dedos”, diz o ditado popular. Mas em se tratando de política, para se ter um casamento perfeito essa lógica precisa ser invertida: a lealdade tem que ser prometida aos anéis, e não a quem os usa.
A pessoa generosa
nem liga em contrariar
uma sentença contida
num ditado popular:
pois além de dar o peixe,
também ensina a pescar.