Costumes
A lei do amor
O amor é desobediente,
Impulsivo,
Delicioso,
Não observa usos ou costumes.
O amor faz suas próprias regras e leis,
Impõe ao sentido que deve sentir.
Ao cheiro o que deve cheirar;
Sempre o ser amado.
O amor diz o que a mente deve sentir
Nem sempre a presença física é necessária,
O sentido usará o sentimento
Esse o alcançará ao ser amado, com sua energia vital.
A distancia não existe para o sentimento,
Antes o intensifica.
Portanto, não cobre leis ao amor
O amor só existe e pronto
As pessoas têm costumes de reproduzir o que não são delas e apropriam-se daquilo que não as pertencem, enfatizando ainda mais suas carências de ideias. Buscam em frases prontas aquilo que não sabem dizer e acabam dizendo o que elas não conseguiriam criar.
"Colocar remendo de pano novo em tecido velho é adaptar o evangelho aos costumes e atitudes antigos sem haver arrependimento e conversão."
Um novo ambiente... Novos ares, novos costumes, novas manias, novos sorrisos, novas companhias, novos motivos, novas experiências, novas oportunidades, novos olhares. Há algo novo dentro de mim, algo que eu não sei explicar. Mas o que será? Talvez um novo amor? Não sei! Só sei que há algo novo, há algo novo dentro de mim!
Toda pessoa e toda família é única. Há semelhanças em costumes e há o diferencial do sentir e agir de cada membro que torna cada família especialmente exclusiva em sua essência.
Cansei sabe ? Cansei de algumas pessoas, de alguns costumes, de algumas roupas, de alguns objetos, de algumas músicas,
pra dizer a verdade, cansei de uma parte de mim, aquela parte compreensiva, que estava sempre disposta a ajudar, a ouvir e entender.
Cansei, não porque sou egoísta, cansei porque nada é pra sempre, e se eu continuasse a manter esse lado, acho que nunca me mostraria por inteiro ao mundo, acho que só eu ia me conhecer por inteiro e algumas vezes ia duvidar do que eu mesma era, pois pelo fato de tanto ajudar, compreender, ouvir etc, a parte de mim que precisava ser ouvida, compreendida, ajudada etc, seria esquecida, seria encoberta, sobrecarregada por problemas alheios que eu tomara para mim, sendo assim, eu não seria eu, não viveria para mim nem um pouco, eu seria de todos, e ninguém seria meu.
Sou julgado como um antigo, que não se adapta aos novos costumes, que não enxerga a realidade. Dizem até que sou anormal, só porque a grande maioria age diferente. Sussurram até injúrias, nas quais, ouço baixinho ser chamado de louco. Não importa-me o que pensam, o que dizem, o que julgam e o que falam, jamais deixarei de acreditar no fato responsável e capaz de dar sentido a minha vida: a existência de um verdadeiro amor!
Ainda as ideologias, costumes, cultura são mais importantes que as relações humanas. Digo isso por sofrer na pele tais divisões, não entendemos ainda que a diversidade é uma dádiva, e que deveria ser compartilhada e não motivos de separações ou guerras. Sei que sentir ofendido é algo ruim, pois deveria entender que todos defendemos uma bandeira ao invés de lutarmos pelo bem do outro e de nossa própria vida. O que pode confortar é saber que todas as simbologias que hoje separa homens meramente por seu valor institucional chegará ao fim, mesmo que esse fim seja o fim de tudo, até mesmo das boas coisas.
A idade não pôde vencê-la, os costumes não viciaram sua infinita versatilidade; outras mulheres saciam os apetites que atiçam, mas ela deixava famintos aqueles a quem mais satisfazia
Nunca fui desses "Não precisa mudar, vou me adaptar o jeito, seus costumes , seus defeitos.." sempre tive muita personalidade e nunca quis que ninguém mudasse também. Sempre aceitei e sempre quis ser aceito, mas nunca fui aceito. Querer ser você mesmo, tem um fardo muito pesado.
A fé.. independe de religião. A fé independe de costumes. A fé depende apenas de você, e do que você está disposto a acreditar. Ela não te faz menor do que ninguém, e talvez não faça maior também... mas com certeza ela te faz mais forte no momento difícil, e muito mais realizado no momento da alegria. Todo mundo precisa acreditar em alguma coisa, senão qual o motivo das coisas que a gente faz? Acredite, ore, adore, reflita... E mais do que isso: Encontre na felicidade dos outros a sua felicidade. Fazer o bem pra alguém é tão bom quanto recebê-lo. Aproveite sua semana, seu dia.. e não deixe pra amanhã não, porque amanhã.. vai saber né. Boa semana gente boa!
Vamos mudar os nossos costumes
tolerar, e ser intolerável
olhar para as obras e ver que tudo é lindo
falar em palavras claras, refletir no intervalo
dar um tempo ao tempo perdido
transcrever a imaginação em linhas do sucesso
comemorar mesmo com o fracasso.
Humanos, somos todos iguais,
porém existem pensamentos diferentes, costumes diferentes, as origens diferentes, nossos semblantes também diferentes, mas que por dentro, todos são iguais.
Somos o que queremos ser , somos todos uma "maquina", cuja "bateria", tem validade, algumas curtas, e outras de longo prazo, ainda temos, aquelas que vem com algum defeito de fábrica, mesmo assim a todo momento, todas vem se desgastando .
Privilegiados são aqueles que usam a sua carga para ser uma pessoa perfeita consigo mesma, não cuida da vida alheia e nem faz o mau a ninguém, essa sim sabe desfrutar do seu precioso tempo aqui na terra.
Lembre-se de viver o hoje como se não existisse o amanhã,
pois quem espera muito, fica sem nada.
Reflita.
Diego Bosso
Sangue meu que percorre vivo,
A vulcanicidade dos teus costumes,
Ventos de mornas quentes,
que tocas ao coração de suas gentes,
No gingado perfeito do teu funaná,
Cachupa de emoções; Orgulho crioulo,
Nha Cretcheu, Cabo Verde.
*Poema "Raízes" de NELLANJO
A arte é o espelho das crenças, dos pensamentos, dos saberes e costumes tradicionais de uma cultura e a cultura é a forma de registro para facultar doravante a possibilidade na continuidade de fazer.
Era uma vez um grande pensador expulso das academias, que a sorte é ama alegria dos costumes, que um dia eternamente só jazia, e, com vossa coragem, nascente pra ti fortalecidas, em belas lidas.
O que regula os costumes é também a literatura, não credite em falsas notícias, a extensão é parecida mas não é alheia.
Não diminuir as funções proficiais, desde que os costumes sejam sabiamente regidos, pela necessidade exposta, nas verdade dos seres, que necessitam de liberação dos grampos, e, não julgamentos, sem fundaMentos, dando prosseguimentos em falseadas realidades e pra não retornar faz-se necessário seu dicionário, pra simples dizereres dos ários.
