Coleção pessoal de Leivanio

1 - 20 do total de 217 pensamentos na coleção de Leivanio

As Pessoas Mudam

Sempre acreditei na capacidade humana de ressignificar buracos paralelos à sua existência, aquelas falhas de percurso que se abre quando tudo que se conhecia é rompido por um vazio que destrói tudo o que satisfatoriamente era confortável de se viver. As pessoas são sucumbidas pelo pessimismo e por não apostarem em si, por não investirem no próprio existir e não acionar a tecla auto-limpante de sua morada interna, mesmo quanto tudo que se tinha desmoronou-se de forma gradual. Hoje o ser humano freneticamente busca desintoxicar o corpo, mas não a alma. Cada vez se ver pessoas imundas pela angústia e alagadas por uma lama de insegurança, culpa e vaidade. Pondo seu sujeito refém do que não se sabe, esperando que o mundo externo mude para abrir a porta do que humanamente se é. Infelizmente só o crime não tem vergonha de sua real face, enquanto o amor humano morre lentamente sem pressa pra sair de casa, porque as pessoas estão abandonadas de si mesmas. No entanto eu acredito que as pessoas possam mudar, mesmo que tudo que sabemos possa nos levar a pensar o contrário. Porém somos feito de emoção, de afeto e de relações. Se estas forem revistas e trabalhadas, reforçadas por um desejo singular de criar mais intimidade entre si e o sujeito que lhe habita, teremos mais razão para acreditar que as pessoas mudam.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: mudança sujeito

Que me falte tudo, menos a falta!

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

Desconheci qualquer pessoa que não resistiu ao passado. Seu rosto se perdeu na curta memória de continuar presente. Sua presença já não se inscreve nas demanda de meu mundo propagado. Porque aqui a indiferença tornou-se a companheira de seu olhar perdido numa época em que a sua presença ainda se mantinha por minha pouca maturidade.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: resistiu inscrever

Pescador de Sonhos

Enquanto na costa o mar se quebra formando ondas,
O barulho da quebra conserta o navio quebrado largado na ilha.
Que relança ao mar sua casa navegante,
Revigorando os sonhos do comandante que navega inquieto sem sair da praia,
Direto para as profundezas da alma de um pescador de desejo valente,
Resgatando o marinheiro naufragado de esperança,
Que a nados longos retoma a superfície para novamente lutar contra a bravura da grande maré.
Fortificado nos sonhos daqueles que olham pra a imensidão do mar e não ver o medo,
Que na devastação da enxurrada ressurge a dádiva de sua heroica resiliência,
Sem deixar o velho marujo ser engolido pela infinitude da água azul.
Resistindo por um anseio épico de subsistência,
Erguido nos sonhos de que jamais ousou desistir.
Tomando parte das vicissitudes que impera as margens da terra firme,
Com a força e a coragem de quem passara por uma tempestade em alto mar,
Mas sem nunca com a volta pra casa deixar de sonhar,
No aguardado da violenta maré acalmar,
Para novamente pela areia branca caminhar,
Na espera de um dia ao mar poder regressar.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: comandante profundezas

A beleza da noite é que mesmo na escuridão se pode contemplar o brilho das estrelas.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

... a primeira vista.
Hoje eu só queria aquele dia que você sorriu da maneira mais linda e terna que eu vi, seu rosto encandecia meus olhos, o seu perfume tinha cheiro de frutas, o qual tornou o desagrado do encontro o encontro mais perfeito daquela noite, tornando a pior festa a melhor que tivera ido, pois ali eu apaixonei ao som da musica errada que pedia ironicamente para eu olhar a lua que brilhava lá no céu... e na força da malicia e aos goles de uísque, o desejo impulsionava-me a tocar-te... e pela primeira vez conhecer quem eu apenas via. Essa é a melhor lembrança de um dia que eu queria, quando o que era fundo tornou-se figura e passou a afigurar meus pensamentos te colocando no lugar que sempre pertenceu.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

Eita Ceará

Acordei sentindo saudade de casa, Mas é estranho sentir saudade de casa quando se estar em casa. Então tomei consciência que sinto saudade da brisa do mar, do sotaque cantado, do céu estrelado, dos ventos fortes, da noite gostosa e dos versos de José de Alencar. Eita meu Ceará!
Que levo no peito e o bom humor na alma.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

Ego Humano

Quando já se esgotaram as alternativas e não existem mais escolhas, nos resta somente o tempo, e nele depositar a ideia de mudança para ilusoriamente apagar de dentro de nós uma história estéril que parou aquele período da vida, deixando tudo o que sentimos a mercê da infeliz lembrança de um passado que todos os dias nos perguntamos se realmente existiu, negando-o a cada interrogação retórica de nossa suja consciência.
Que a cada ameaça da estabilidade do egoísmo, as palavras se tornam um punhal tão resistente quanto o diamante, na tentativa mortífera de matar em quem se gosta tudo aquilo que nos intimida mesmo sem rancor.
É algo sem glória, que a vitória nos leva ao sentimento de derrota, as batalhas ganhadas viram fundo ao que se sente, e imaturamente implodimos por não conseguir sanar o dano do passado que de maneira egóica, prevalece o desprezível, solitário e miserável ego humano.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

Tudo que existe no mundo não é suficiente para descrever o vazio que se dar por ausência de amor humano. Somos a espécie mais desamparada de nós mesmos.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

Qualquer laço afetivo que há desejo de prosperidade mútua, consolidada na união de duas pessoas pode-se chamar de família. Não é uma união biológica de gênero ou espécie que distingue o que é família ou não. O amor é o que transcende qualquer valor, e é isso que deve ser preservado.
Um homem e um cachorro, uma mulher e um homem, um homem e outro homem, uma mulher e outra mulher, uma mulher e seus filhos, um pai e seus filhos, um grupo de amigos... O que tem que se definir como família é qualquer fruto que derive de afeto e não somente ao que pode conceber uma criança. Pois na ausência do amor há o crime. E é criminoso qualquer ato que impeça duas pessoas de se amarem.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento

A evolução é um processo natural da qual você pode estagná-la, atrasá-la ou antecipá-la. Evolução é uma escolha.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: evolução natural

Estações

Negar a idade é negar seu tempo, seu caminho. É enganar sua própria história!
Aparentar jovialidade é saudável quando não se precisa maquiar o tempo, não é uma atitude madura tal feito. A juventude não é madura, a inconsequência da pouca idade não é a beleza da juventude. O belo está na alegria da vida que essa fase deixa com sua virilidade e sede por novas experiências, experiencias estas das quais não precisam ser perdidas no tempo.
Esta é a época que as pulsões de morte paradoxalmente nos fazem sentir a vida. A beleza da juventude é uma fase transitória enquanto a vida se resume em emoções antes de se transformar nas demandas de responsabilidades, no orgulho ou na consequência que se tem por ser quem é.
Negar a idade é estagnar a maturação da vida por uma fantasia fixada em uma época de incertezas, de poucas glórias e de pouco aprendizado. Identificar-se somente com o que é jovem denuncia falhas no processo de desenvolvimento mental, não é original para quem passou dessa fase!
Pessoas todos os dias negam seu tempo de existência para não se responsabilizarem pelo tempo mal aproveitado ou mal vivido, numa tentativa de equacionar a vida aos 20 anos de idade. Mas infelizmente o espelho não perdoa, o tempo não para e os cabelos já não brilham, por isso assumir as primaveras é oportunizar sentir o cheiro e o gosto das próximas estações. O verão já passou, a primavera sempre trará flores, o Inverno é essencial e do Outono ninguém escapa.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: idade inverno

O conhecimento torna-se digno quando se tem o compromisso de repassá-lo.

Leivânio Rodrigues
2 compartilhamentos
Tags: compromisso digno

Que a violência dos homens não tire a beleza do mundo, viver ainda é uma dádiva.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: violência beleza

Tudo vem a atona, da forma que for, não se segura "um sorriso no rosto" por muito tempo se este não for verdadeiro! O teu Eu tenta, o SUPEREU até suporta, mas O inconsciente te sabota, manifesta a verdade sem crivagem e sem mentira. Aí, se houver caráter haverá respeito.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: caráter respeito

Te sinto

Dizem que o tempo é a religião da cura,
Que tudo que dói ele faz sarar,
Petrifica as lágrimas ainda em gotas,
A falta que nos faz chorar,
Mas o tempo não está passando,
Ainda sinto como ontem,
A ausência de seu gostar,
O oráculo estava certo,
Não adiantava recusar,
O destino que vem de antes,
Antes mesmo de amar,
Os sonhos são bem claros,
E nada te deixa passar,
Não se esquece do que tá fixo,
Porque o peito faz relembrar,
O cheiro é um fantasma,
Que o tempo não consegue apagar,
Sinto-te como antes,
Sem hora pra chegar,
Aguardando seu abraço,
Que cuidava com segurança,
Sem deixar o frio machucar,
Quanto mais o tempo passa,
Passa a vontade de te deixar,
Te sinto com amor,
Pois a saudade ainda me faz te amar.

Leivânio Rodrigues
3 compartilhamentos
Tags: oráculo lágrimas

A pior solidão e aquela que se sente desamparado de silêncio, nada pior que a companhia do barulho de gente vazia.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: silêncio barulho

Cada subjetividade valida a importância de suas necessidades, classificando a veracidade do que é desejo ou somente vontade.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: veracidade vontade

Toda religião emerge de uma necessidade, e como toda necessidade, manifesta-se como sintoma.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento
Tags: necessidade sintoma

Não se exige das pessoas nada do que também não soubera oferecer, já que receber é mais cômodo do que se dar. Todos sempre querem alguma coisa, mas poucos se permitem verdadeiramente se doar.

Leivânio Rodrigues
1 compartilhamento