Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Foi ele quem criou a palavra filosofia como conhecemos hoje, e desenvolveu diversos ideias úteis nos dias atuais. 

Na busca pelo princípio de todas as coisas, Pitágoras deixou-nos frases, reflexões e pensamentos valiosos. Selecionamos os 15 ensinamentos que podemos aprender com suas melhores frases e pensamentos.  

1. Sobre a natureza dos seres humanos 

O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.  Pitágoras

O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.

Pitágoras

Profundo, não é? Com essa frase, Pitágoras desvenda uma das características humanas mais interessantes: o medo, que é capaz de “matar” suas capacidades, atitudes e mais; e também o desejo, ou seja, a capacidade de sonhar mais, que não têm limite, nos torna imortais. 

2. O que Pitágoras pensava sobre a sabedoria?

Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.  Pitágoras

Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.

Pitágoras

Diz a história que Pitágoras foi um dos alunos da Escola de Mileto , também viajou ao Egito em sua juventude, onde se dedicou a aprender com mestres africanos toda a base de sua matemática. 

Não há dúvidas que Pitágoras foi um homem que sabia escutar, certo? É exatamente essa a sua reflexão: aprenda a ouvir! O que nos leva a …

3. Importância do silêncio

Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.  Pitágoras

Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.

Pitágoras

Simples, direto e claro. Se o que você está pensando em falar não é mais interessante do que se manter em silêncio e ouvir, simplesmente não fale. 

Não é à toa que muitas pessoas consideradas inteligentes e sensatas são, muitas vezes, calmas e bastante observadoras! 

4. Pitágoras sobre educação: todo mundo é capaz 

A maioria dos homens e mulheres, por nascimento ou natureza, não tem meios para avançar em riqueza ou poder, mas todos têm a capacidade de avançar no conhecimento.  Pitágoras

A maioria dos homens e mulheres, por nascimento ou natureza, não tem meios para avançar em riqueza ou poder, mas todos têm a capacidade de avançar no conhecimento.

Pitágoras

Se hoje a palavra “filosofia” é entendida por todo mundo e encarada como algo comum, é graças à Pitágoras. Foi ele que inventou a palavra como conhecemos hoje. 

E o que significa “filosofia”? Amor pelo saber! E todo mundo sempre pode aprender e evoluir em seus conhecimentos, afinal, o que não falta é informação disponível! 

5. Um dos conselhos de Pitágoras é: conheça a si mesmo 

Não é livre quem não obteve domínio sobre si.  Pitágoras 

Não é livre quem não obteve domínio sobre si.

Pitágoras 

Para o filósofo grego, o autoconhecimento e o domínio da nossa natureza, vontades, personalidade era requisito fundamental para sermos livres. 

Afinal, é impossível conhecer a liberdade sem saber o que nos prende. Faz todo sentido, não é? Outro pensamento de Pitágoras passa a mesma ideia:

Só és senhor daquilo que que podes dispensar. Do que não podes, és escravo.

Pitágoras

6. Cuidem das crianças! 

Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.  Pitágoras

Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.

Pitágoras

O filósofo brasileiro Leandro Karnal tem uma frase semelhante, ele diz: “Uma criança mimada será um adulto infeliz.”.

A importância da educação para Pitágoras era muita e seu conselho sobre crianças é sábio e atualizado: pequeninos bem educados têm tudo para serem adultos de boa índole! 

7. Na filosofia de Pitágoras tudo era número 

Todas as coisas são números.  Pitágoras

Todas as coisas são números.

Pitágoras

Quem foi Pitágoras? Apenas o matemático que criou um dos Teoremas mais importantes da história (O Teorema de Pitágoras), e o homem que percebeu a série harmônica na música, criando a escala tonal (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si dó). Não é o máximo?

Para ele, tudo na natureza e no universo pode ser traduzido matematicamente, o que pode ser uma excelente forma de pensar para as pessoas mais racionais!

Imagina só: não deu certo desta vez? Não tem problema, é só mais uma. Próxima! 😉  

8. O lado religioso de Pitágoras 

A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.   Pitágoras

A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo. 

Pitágoras

Na época em que viveu, Pitágoras era considerado um místico. Até mesmo a existência de Deus (e todas as suas criações) ele acreditava ser relacionada com números. 

Era um homem bastante religioso, mas ao mesmo tempo não largava de mão a ciência: tudo tinha de ser racional e comprovado. 

De qualquer forma, essa frase de Pitágoras sobre Deus faz refletir como é possível (e saudável) a convivência entre ciência e religião! 

9. Ajudar é uma coisa, tomar tudo para si é outra 

Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.  Pitágoras

Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.

Pitágoras

Quer conselho mais útil que esse? Quantas vezes as pessoas se afundam em problemas alheios porque, em vez de ajudarem, acabam por tomarem para si a dor do outro?

Estabelecer limites é uma das reflexões mais poderosas da filosofia de Pitágoras.

10. Fortalece o seu músculo mais importante: o cérebro  

Escolha antes ser forte de alma do que forte de corpo.  Pitágoras

Escolha antes ser forte de alma do que forte de corpo.

Pitágoras

Até parece que o filósofo grego previu há quase 2 mil anos o surgimento da “Geração Fitness”, não é? 😅 

O pensamento do filósofo orienta para o cuidar da mente e da alma, além do corpo. Todo mundo sabe que corpo saudável com alma doente não é bom sinal!

11. Não faça nada com fúria! 

A raiva começa na loucura e termina em arrependimento.  Pitágoras

A raiva começa na loucura e termina em arrependimento.

Pitágoras

Traduzindo: respire, respire de novo, pense duas vezes e só depois aja. Provavelmente uma atitude iniciada no ódio não traz bons frutos. 

12. Dos ensinamentos valiosos de Pitágoras: piedade 

Enquanto o homem continuar a ser o implacável destruidor de seres inferiores, ele nunca conhecerá saúde ou paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.   Pitágoras

Enquanto o homem continuar a ser o implacável destruidor de seres inferiores, ele nunca conhecerá saúde ou paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. 

Pitágoras

Ter compaixão pelo outro, que tem sentimentos como você, é uma forma de pensar que muitos admiram, e poucos praticam. 

Através da sua analogia com os animais, Pitágoras deixa clara a sua opinião de que nós humanos, continuaremos sendo pessoas cruéis e destinadas à violência enquanto não formos capazes de controlar o nosso sentimento de superioridade para com o próximo! 

13. Aprenda quando permitir e negar

As palavras mais antigas e mais curtas -' sim 'e' não '- são aquelas que exigem mais reflexão.   Pitágoras

As palavras mais antigas e mais curtas -" sim "e" não "- são aquelas que exigem mais reflexão. 

Pitágoras

Duas palavrinhas tão pequenas são as mais difíceis de controlar! Saber dizer sim e não é uma arte, e se um dos filósofos mais importantes da antiguidade já sabia disso, quem somos nós para questionar, não é? 

14. O pensamento de Pitágoras era pacifista! 

Só é necessário fazer guerra com cinco coisas; com as enfermidades do corpo, as ignorâncias da mente, com as paixões do corpo, com as sedições da cidade e as discórdias das famílias.    Pitágoras

Só é necessário fazer guerra com cinco coisas; com as enfermidades do corpo, as ignorâncias da mente, com as paixões do corpo, com as sedições da cidade e as discórdias das famílias.  

Pitágoras

Está aí uma bonita reflexão de Pitágoras. O filósofo acreditava na paz, na harmonia e na resolução de diferenças, com exceção das situações acima. Consegue entender porque declarar guerra a essas coisas é importante? Inteligente esse Pitágoras, hein! 

15. Uma última frase Pitágoras para refletir: vai ficar mais fácil

Escolha sempre o caminho que pareça o melhor, por mais difícil que seja; o costume logo tornará fácil e agradável.   Pitágoras

Escolha sempre o caminho que pareça o melhor, por mais difícil que seja; o costume logo tornará fácil e agradável. 

Pitágoras

Muitas vezes algumas escolhas que se toma na vida parecem ser difíceis demais no início, mas o pensamento do filósofo é de: não desista! Ande pelo caminho certo e logo você se acostuma 😉