Contos sobre Leitura

Cerca de 894 frases e pensamentos: Contos sobre Leitura

⁠Se você nunca saiu de casa, você não é um filósofo.

Filosofar exige mais do que ler livros ou frequentar uma universidade. Um verdadeiro filósofo não pode se limitar à segurança do próprio lar, da sua bolha social ou da aprovação familiar.

A filosofia nasce da observação direta da sociedade, da experiência vivida e da reflexão sobre o que se vê e sente.

Um filósofo precisa se aventurar pelo desconhecido, aprender a se adaptar, isolar-se quando necessário, chocar-se com diferentes realidades e questionar o mundo ao seu redor, com desejo de libertar o ser humano da ignorância e da alienação.

Como alguém poderia filosofar sobre a sociedade apenas com base no que leu?

Sem experiência própria, sem embates reais, sem uma visão crítica construída na prática, a filosofia se torna apenas repetição de ideias alheias e não uma busca genuína por conhecimento.

Ser filósofo não é escolha,ser filósofo não é apenas um titulo.

Inserida por Diogovianaloureiro

Não Deixem que as Folhas dos Livros se Apaguem

Vocês que chegarão depois, escutem: os livros não são apenas tinta e papel, são ventrículos de mundos que respiraram antes de vocês. Cada página guarda o suor de quem pensou, o tremor de quem duvidou, a coragem de quem imaginou o impossível. São mapas de sonhos e cicatrizes, e seu silêncio é um sussurro ancestral.

Não permitam que a pressa do futuro transforme essas folhas em pó. Cuidado com as telas que brilham, mas não aquecem; com as palavras que voam, mas não criam raízes. A tecnologia pode armazenar dados, mas não sabe traduzir o cheiro de um livro antigo, o peso da história na palma da mão.

Se as folhas se apagarem, seremos órfãos de nós mesmos. Cada livro esquecido é um véu rasgado no espelho da humanidade. Toquem as páginas, sublinhem frases, emprestem histórias. Façam dos livros pontes, não relíquias.

O futuro será árido se enterrarmos a voz dos que vieram antes. Lembrem-se: um mundo que despreza suas narrativas é um mundo que perdeu a alma.

Não carreguem apenas o amanhã nas costas. Carreguem o fogo das palavras. Assim, quando o vento soprar, ele não apagará as folhas apenas as fará dançar.

Inserida por CesarKaabAbdul

⁠A verdade de uma reflexão que poucos conseguem ressignificar, está nasevidências percebidas e ignoradas . . . ou seja, é a mesma coisa quando se olha para uma estátua e pensar que por detrás daquela superfície existem apenas os elementos materiais para sua composição!

Logo . . . Antes de perguntar para uma pessoa amiga o porque ela se afastou, tenha coragem de refletir se não foram suas atitudes que a fez distanciar mesmo sentido a falta de sua amizade!

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠Você está triste, sofrendo a perda de um amor, de um sonho, de uma amizade, sofreu alguma decepção…?

Não sofra mais! Busque Jesus. É serio!!! Foi ele que me libertou das amarras do mundo, dando-me discernimento e sabedoria para lidar com todas as situações.

Você pode estar atribulado, mas não angustiado; perplexo, mas não desanimado; perseguido, mas não desamparado; abatido, mas não destruído (2 Co 4:8). Se você crer, Jesus está contigo.

Jesus mesmo disse que ele venceu o mundo (Jo 16:33). Ele nunca negou que teríamos aflições. Se alguém disse isso para você, é mentiroso. No mundo todos nós temos aflições, problemas, angústias, mas quando nos voltamos para Jesus, ele nos traz a paz e verdadeiramente pode nos livrar e nos dar o escape em todas as circunstâncias (1 Co 10:13).

Você sabia que foi por esta causa que ele se sacrificou por nós?!  Então, faça valer a pena! Confia nele; isto é tudo o que ele quer de você, e você terá uma paz que excede todo entendimento (Fp 4:7) e receberá dele as bênçãos que você precisa, pois ele sabe de tudo que você precisa antes mesmo de você lhe pedir (Mt 6:8).

Deus te abençoe.

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Conexões
A música sempre foi uma ponte entre o sentir e o estar, e, através dela foram criadas artes inigualáveis, dilaceráveis e genuínas, assim como os poemas e sonetos.
Os maiores musicistas e escritores surgiram através da dor, o que é trágico ou não, porque através dela as conexão surgem, dando origem a novas histórias.
Considero que os poemas e livros surgiram de uma mente em dilúvio e para não estrugir, nasceram os desabafos e as narrativas.
Quando caminho conectada com o meu eu, observo o que passa despercebido a olho nú, para enxergar além é necessário pausar, observar e apreciar os detalhes. Nos detalhes estão as histórias, as conexões, o amor, a dor, a saudade, as lembranças e a vida.
Caminhando agora pela Vila de Trindade observo os pescadores, eles adentram no mar com uma barco a vela, e param em um ponto específico, por vezes conversam e por vezes colocam a mão na infinitude do mar e é visível a conexão que coexistem entre eles.
Embaixo de uma árvore vejo um casal, eles sorriem e conversam, mas não sinto que estão conectados, estão presentes em tempo e espaço, mas, não estão entregues ao agora. Em outro ponto específico está uma criança que transcende a existência do ser e sentir, ela fecha os olhos, gira e gira, olha para o céu deixando os raios solares tocarem a sua pele, sorri e vai até o mar, com as mãos em conchas ela pega a espuma e assopra, ela lembra a minha criança interna que convive comigo até os dias atuais, a minha vontade era de gritar e dizer: põe uma música para eternizar esse momento em forma de memória afetiva, porém, percebi que o canto dos pássaros eram os acordes e o bater das ondas eram as notas.
A noite a comunidade do vilarejo acende as luzes coloridas, as árvores servem de suporte, as pedras que ficam longe das árvores ganham uma fogueira de enfeite, aqui há muitas luzes, mas a lua e as estrelas continuam sendo as protagonistas.
Com a marguerita na mão e com a música O destino não quis - de Maneva, passo uma lupa nos acontecimentos que estão surgindo, observo três pessoas, e ali já detectei um sinal alerta, por um instante sinto pena deles, estão perdidos, e o se encontrar é complexo. Algum cidadão poderia avisar para o moço de sorriso largo e olhar triste sair dali, ele vai destruir o que resta de seu coração, nem todo estudo em comportamento humano - me fez compreender o porquê alguns seres humanos insistem em mutilar-se. A vida é como trem, passa em alta velocidade, não vale a pena vegetar, você não merece ser o anti-herói dessa história, espero que você consiga se encontrar e colar os seus pedaços quando tudo isso terminar.

Inserida por Todaformadeser

⁠O caminho para a cura

A primeira vez que tive o infortúnio de encontrar o caos em meu caminho, foi devastador.
Lembro que olhava para os lados e tentava encontrar maneiras de dissociar-me da minha própria pele.
De forma tola fazia das intempéries a minha morada.
Com o tempo, surgiu a sabedoria e passei a cuidar das árvores secas, reguei com abundância o que necessitava ser restaurado.
As rachaduras que habitavam em meu ser, foram ressignificadas.
O dançar da vida me presenteou com a paciência e a resiliência, as coisas ruins começaram a ser vistas através de outro panorama, em meio a tantos aprendizados notei que a vista do outro lado do medo é fenomenal.
A leveza se tornou comum, obviamente que as fases de se refazer iriam surgir novamente, mas, compreender o processo de cura é trivial para saber que os dias nublados terá fim, assim que o solstício de verão iniciar um novo ciclo.

Inserida por Todaformadeser

⁠É só um talvez!
É sério que você passou a temer a emoção?
Não acha infame trair assim as suas emoções?
Encarecidamente necessito-te fazer um pedido, pare de autoafirmar-se como um lobo solitário,
as melhores partes da vida estão nos enlaces, nos carinhos e trocas,
nós sabemos que o medo de sofrer pode paralisar,
mas, sem essas experiências, o que seríamos?
talvez, mas, só talvez, um livro sem histórias!

Inserida por Todaformadeser

⁠Com certeza, a evolução da sociedade está a todo vapor - para trás. A preguiça de ler textos longos e a busca por coisas rápidas e fáceis de consumir estão realmente tornando a vida mais fácil para todos nós. Afinal, quem precisa de habilidades como a leitura atenta e a resolução de problemas quando podemos ter tudo servido em vídeos curtos e títulos sensacionalistas? Quem precisa de conhecimento profundo e compreensão crítica quando podemos simplesmente reagir ao que está sendo alimentado para nós?

E, claro, as implicações na vida social e política são simplesmente incríveis. Por que se preocupar em compreender questões complexas e informações precisas quando podemos ser facilmente manipulados por aqueles que buscam seus próprios interesses? Afinal, o que importa é tomar decisões irracionais e tornar-se uma sociedade cada vez mais ignorante e incapaz de agir de forma consciente e responsável.

Mas, no fim, tudo bem. Não é como se a sociedade estivesse colapsando em torno de nós ou algo assim. Não é como se o futuro da humanidade estivesse em jogo. Não é isso que importa, certo? O que importa é ser fácil e conveniente. Porque, afinal, por que ler um texto longo quando podemos apenas ignorar e fugir da verdade? Não é isso o que diz o filme "Idiocracia"? Ah, sim, é isso mesmo. Estamos seguindo seus passos, sem nem perceber.

Inserida por JonathanVasconcelos

A educação deve ser gratuita!

⁠A educação é um direito humano fundamental, que permite o desenvolvimento pessoal, social e econômico de cada indivíduo. No entanto, milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso a uma educação de qualidade, gratuita e inclusiva. Isso é uma injustiça que precisa ser combatida com urgência.
Neste texto, vou defender a ideia de que a educação deveria ser gratuita para todos, independentemente de sua origem, gênero, idade ou condição financeira. Vou apresentar alguns argumentos que mostram os benefícios da educação gratuita, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade, e também algumas propostas de como tornar esse direito uma realidade.
Um dos principais argumentos a favor da educação gratuita é que ela é um investimento que traz retornos positivos para o desenvolvimento humano. A educação amplia as oportunidades de emprego, renda e participação social dos cidadãos, contribuindo para a redução da pobreza, da desigualdade e da violência. Além disso, a educação estimula o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais democrática, plural e sustentável.
Um exemplo de país que adotou a educação gratuita como política pública é a Finlândia, considerada um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Lá, todos os estudantes têm acesso a uma educação básica e superior de alta qualidade, sem pagar nenhuma taxa ou mensalidade. O resultado é um alto nível de escolaridade, de satisfação e de bem-estar da população finlandesa.
Outro argumento a favor da educação gratuita é que ela é um dever do Estado, que deve garantir o acesso universal e igualitário à educação como um direito constitucional. A educação é uma responsabilidade pública, que não pode ser privatizada ou mercantilizada. O Estado deve financiar a educação com recursos provenientes dos impostos, que devem ser distribuídos de forma justa e transparente. O Estado também deve fiscalizar e regular a qualidade da educação oferecida pelas instituições públicas e privadas, assegurando o cumprimento das normas e dos padrões educacionais.
Um exemplo de país que enfrenta problemas com a privatização da educação é o Brasil, onde há uma grande desigualdade entre as escolas públicas e privadas. As escolas públicas sofrem com a falta de infraestrutura, de professores qualificados e de recursos pedagógicos. As escolas privadas cobram mensalidades altas, que excluem os estudantes mais pobres. O resultado é um baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas avaliações nacionais e internacionais.
Diante desses argumentos, fica evidente que a educação deveria ser gratuita para todos. Mas como fazer isso na prática? Uma das propostas é aumentar o investimento público em educação, destinando pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para esse setor. Outra proposta é ampliar o acesso à educação básica e superior, garantindo vagas suficientes e gratuitas para todos os estudantes que desejam ingressar ou permanecer nos estudos. Uma terceira proposta é melhorar a qualidade da educação, valorizando os profissionais da educação, diversificando os currículos e as metodologias e fortalecendo a gestão democrática das escolas.
Em conclusão, a educação gratuita é um direito que beneficia os indivíduos e a sociedade. É também um dever do Estado, que deve garantir o acesso universal e igualitário à educação como um direito constitucional. Para isso, é preciso aumentar o investimento público em educação, ampliar o acesso à educação básica e superior e melhorar a qualidade da educação. Somente assim poderemos construir um futuro mais justo, solidário e feliz para todos.

Inserida por oldogre

⁠Livre livro leve

Sou livre, tenho em meus meados
A imaginação e muitos legados
Desfruto das aventuras que me pertencem
Dos romances e suas nuances
Das poesias que muito extasia.

Sou leve como as palavras
Que muito nos irradiam com seus lindos contares
Sou levado pelo universo dos muitos enredos
Que muito nos direcionam com temor e emoção.

Amo as páginas em branco,
Quando se deleitam em prantos
Numa melodia sem palavras e seus desencantos.

Mesmo com o amor não correspondido.
É amor verdadeiro, é sofrido.
Falo do amor também correspondido!
O amor que todos têm merecido.

Comprazer-se com os ilustres desenhos
Confesso, prefiro imaginar o que decorre da mente.
Todas as aventuras, personagens e bagagens,
Nos livros encontre os momentos enriquecedores.
Na mente é avassalador.
Chega sem avisar, posterga o leitor
Mesmo assim, agradeço ao ilustrador.
Enfim,
Sou livro!
Sou livre!
Sou leve!
Sou a pena!
Que escreve!

Inserida por Janetecs

Se quiser salvar a humanidade faça algo realmente produtivo: leia e estude em primeiríssimo lugar.
Em segundo, valorize a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.
Cuide do meio ambiente, mas com o mínimo de sensatez e de inteligência.
E aceite o fato de que você não vai curar a fome no planeta e alimentar 7 bilhões de habitantes com a mini-horta orgânica plantada no cantinho do quintal de casa.

Inserida por andrercostaoliveira

⁠“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração” (Cl‬ ‭3:16‬).
A palavra de Deus é a palavra de Deus onde quer que você a leia: na própria Bíblia Sagrada física ou na Bíblia Sagrada digital no teu celular.
Há pastores ou mesmo crentes comuns que não são favoráveis à Bíblia virtual; porém, o teor da Bíblia física está contido na Bíblia virtual de modo que a única diferença entre elas é apenas o formato físico ou digital.
O importante mesmo é ler a palavra de Deus: “LER”, e não apenas ouvir textos memorizados que saem da boca de pastores que os gravam na mente, achando que isso é o máximo, como se fosse um grande exemplo para os membros da igreja.
Na verdade, esse não é um grande exemplo, pois a leitura da Bíblia faz a grande diferença porque abre os olhos da alma no momento da leitura, coisa que um versículo ouvido sem ser lido diretamente na Bíblia pode não surtir o mesmo efeito que somente Deus pode produzir a partir da sua palavra lida.
Assim, a leitura bíblica feita em ambos os recursos físicos é válida. Portanto, se usarmo a Biblia digital no recinto da igreja para fazermos a leitura bíblica, não há nenhum problema desde que as versões que se leem sejam condizentes com a palavra de Deus.
Logo, o problema não está no formato, e sim na versão que pode ser problemática e caótica, podendo levar muitos crentes à confusão quanto ao perfeito entendimento da palavra de Deus.
É oportuno lembrar que a leitura tem um grande poder de se infiltrar na mente e nela deixar registrado o seu intento. Por isso também é aconselhável que se faça uma peneira de tudo o que se lê para não incutir no erro de leituras desencaminhadoras.
Fica a dica!

Inserida por MonicaCampelloAutora

Qual é a minha religião?



O padre jura

que me deu a primeira comunhão,

que sou católico, com muita devoção.

Já o pastor

durante a sua pregação

tem certeza que eu sou um grande irmão.

O médium diz que não!

Pois, já me conhece

de outra encarnação...

O pai de santo, do terreiro,

grita bem alto

que no fundo, eu sou mesmo é macumbeiro!

Na realidade fico meio atordoado,

me sentindo leiloado.

Mas com muito carinho,

peço a Deus do meu jeitinho,

que não me misture a tamanha confusão,

pois quando chegar a minha hora,

já lhe faço a minha confissão,

porém livrai-me mesmo,

é do garfo do rabudo,

do bafo do capeta,

e dos dentes deste cão!

Inserida por mailart

50 TONS DE REALIDADE

Linda, deixa eu te contar uma coisa: Christian Grey é mulher.
Eu sei, é chocante e difícil de aceitar, mas achei que tinha que te contar isso. O nome dele na verdade é Erika e ela tem 49 anos.

Nada contra você querer acreditar que ele exista, fique a vontade. Mas temo que você irá gastar muito tempo procurando por ele, provavelmente a vida toda.

Enquanto isso passarão alguns Gustavos, Pedros, Antônios, Lucas, Brunos, Márcios, Tiagos, Leonardos, Carlos e tantos outros na sua frente, imperfeitos, de classe média, sem olhos azuis e que não te mandam bilhetinhos provocantes no decorrer do dia. E o problema é que você pode não reparar em nenhum deles, os reais, porque estará ocupada demais com os olhos no Christian Grey.

Por favor, entenda, até porque você é inteligente. Não estou querendo dar uma de "estraga prazeres".

Leia, curta, entre na história, sinta, chore, sorria, se delicie, imagine, viaje...ler é uma delícia!

Mas por favor, depois de fechar o livro, vá viver a SUA VIDA. A real. E não se esqueça que aquilo tudo é inventado.

Não deixe que a fantasia se transforme em expectativas.

Inserida por tainahferreira

O peso das páginas
Navego em mares de letras dispersas,
onde tantos naufragam sem direção,
presos em ondas de páginas imersas,
afogados na ilusão da erudição.
Não é no volume que a luz se encerra,
nem na pressa de ler sem tocar,
mas no sulco que a mente descerra
quando ousa em um termo se demorar.
Informação — um relâmpago raso,
pisca e some na vastidão.
Mas conhecimento é um rio ruidoso,
esculpindo a pedra da compreensão.
Dados, sementes dispersas ao vento,
soltas ao léu sem raiz, sem chão.
Somente o tempo e o pensamento
podem fazer delas trigo ou grão.
Leio um só verso e vejo universos,
numa palavra um cosmos se cria.
Quem devora mil tomos dispersos
perde o ouro por fome vazia.
Pois mais vale um livro vivido,
um só conceito em carne gravado,
do que mil, num oceano perdido,
onde o saber se desfaz afogado.⁠

Inserida por MariadaPenhaBoina

Quando eu estudava em um colégio de freiras
matava as aulas de religião,
que simplesmente eu detestava,
para ir namorar,
mesmo em dias frios e ventosos
não podia deixar de ir ao encontro Dele,
muitas vezes
me sentava diante da Sua beleza
para ler K. Gibran ,
que foi o meu Amor a primeira leitura,
Continuo matando aulas....
para ir namorar o Mar.
Ele é o meu Grande Amor
o meu Senhor
a minha Religião
o meu Deus.

Inserida por MiriamDaCosta

⁠⁠O meu olhar fica atento diante da verdade presente nos teus olhos que tem tanto a dizer, usando o dialeto dos sentimentos e a tua profundidade de mulher que incentiva pensamentos, que faz querer mergulhar na tua essencialidade, uma poesia sedutora, dessarte, serei um leitor assíduo dos teus versos, na esperança de não perder nenhum detalhe.

A propósito, agora que estamos a sós, esta noite é o melhor momento para uma leitura e em breve, nossas bocas poderão ficar em silêncio, considerando que não precisaremos falar com palavras, confesso que já estou lendo e pelo jeito intenso e gracioso que me olhas, demonstras que pensas exatamente o mesmo.

Após esta conversa sincera entre os nossos olhares, os nossos corpos também podem conversar, usando naturalmente o sentir, a começar pelo toque de lábios, beijos sedentos e fervorosos, minhas mãos tocando a suavidade das tuas curvas, tua pele encostando na minha, gestos audaciosos, sonoridade veemente, um aquecendo o outro, genuína euforia.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Gostaria de conhecer
pelo menos uma parte da tua completude,
que vai além de ser uma linda mulher
serias como uma leitura emocionante num dia de chuva,
uma calmaria e uma tempestade
no meu mar de pensamentos,
seria como andar à noite
num lugar verdejante
com radiantes sentimentos afugentando a nossa escuridão
de medos e inseguranças,
um tempo deleitoso a cada estação,
nossos espíritos seriam libertos,
entretanto, grande seria a nossa conexão por sermos sinceros
um com o outro
e Deus nos mostrando a direção.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Seguindo através da visão
por um caminho de letras, palavras
e parágrafos numa ocasião oportuna,
viajo imaginando cada trecho que leio,
reflito sobre o que descubro,
fico empolgado se encontro sentido,
sou motivado a buscar o desfecho,
principalmente, quando a leitura vai ficando
mais interessante a cada capítulo,
alguns dos motivos pra que eu tire
um momento pertinente para ler um livro.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Agradável demasiadamente quando as belas curvas do teu sorriso e as do teu corpo estão juntamente em destaque como os belos detalhes prazerosos de uma linda pintura, rara, elegante com um tom atrevido, textura suave, cores e contrastes, inspiração muito emocionante,

Relevos e ondulações das folhas de um livro interessante, um somatório de algumas cenas alegres, calorosas, diferenciadas, atitudes surpreendentes, fases, camadas, que provocam a mente à semelhança de leitura empolgante que prende a cada página, promovendo momentos que enriquecem,

As ondas de um mar veemente, inquietante com seus movimentos atraentes, cheios de vitalidade durante a noite, que apenas certos olhares são capazes dar a sua atenção para tamamha preciosidade, admirando com os olhos e sentindo com a alma, imerso na tua singularidade,

Um trajeto sinuoso para um lugar incrível, ambiente noturno, iluminado pelas estrelas e pelo fogo ardente de uma paixão poderosa, muito oportuno para ocasiões intensas, memoráveis,
onde o lúdico se mistura ricamente com a realidade, assim, a tua presença é transformadora.

Inserida por jefferson_freitas_1