8 melhores contos de Charles Perrault

Charles Perrault (1628-1703) foi um dos maiores poetas e escritores franceses do século XVII e é considerado o “Pai da Literatura Infantil”. Ele foi o primeiro a pôr no papel algumas das histórias mais conhecidas dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e o Gato de Botas.

Algumas das suas histórias também foram escritas pelos irmãos Grimm e hoje em dia existem diversas versões dos seus contos, mas é inegável o charme da obra original escrita no século XVII. Selecionamos 8 histórias de Charles Perrault para você conhecer mais sobre a sua obra. Também disponibilizamos algumas versões completas e mais atuais destes contos.

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho vermelho

A história da Chapeuzinho Vermelho é um grande alerta para não se deixar enganar por estranhos. Na versão de Perrault, o final é bastante trágico. Sendo tanto a avó quanto a Chapeuzinho devoradas pelo Lobo Mau. O objetivo do autor era mesmo alertar as jovens dos perigos que alguns homens mal intencionados podem oferecer.

Leia a versão atual completa: História da Chapeuzinho Vermelho

O Pequeno Polegar

pequeno polegar

Muitos dizem que o conto do Pequeno Polegar foi inspirado na história bíblica de Davi e Golias. Não há como ter certeza, mas de fato existem algumas semelhanças. O Pequeno Polegar é o menor de 7 irmãos de uma família muito pobre que são abandonados pelos pais na floresta. Lá eles se deparam com um ogro gigante e só conseguem escapar por causa da astúcia do caçula.

Leia a versão atual completa: História do Pequeno Polegar

A Bela Adormecida

Bela Adormecida

A famosa história da princesa amaldiçoada ao sono profundo por uma bruxa vingativa. Os pais da menina convidaram todo o reino para o aniversário da pequena, menos a bruxa. Assim ela lançou a maldição de que quando a princesa fosse grande o suficiente iria espetar o dedo em uma roca e cair em um sono profundo. Passaram 100 anos até um príncipe conseguir quebrar a maldição. Isso é que é guardar rancor!

Leia a versão atual completa: História da Bela Adormecida

Cinderela

Cinderela

Também conhecida como Gata Borralheira, Cinderela é provavelmente o conto que recebeu mais variações diferentes. Na obra de Charles Perrault não existe uma fada madrinha. A magia está nos pombos e na árvore que cresce no túmulo da mãe de Cinderela. Ela mesma conhece a magia e usa alguns encantamentos para se preparar para a festa.

Leia a versão atual completa: História da Cinderela

O Gato de Botas

gato de botas

Muito antes de conhecer o Shrek, o Gato de Botas já tinha a sua própria história escrita por Charles Perrault. O caçula de 3 irmãos recebe um gato de herança e, a princípio, não acha a menor graça. Mas então, eis que o gato ganha um par de botas e mostra as suas grandes habilidades, convencendo ninguém menos que o Rei a dar a mão de sua filha ao pobre dono do gato. Nunca se sabe de onde virão as grandes fortunas, não é mesmo?

Leia a versão atual completa: História do Gato de Botas

As Fadas

As fadas

Um ótimo conto para ensinar às crianças como ser gentil e bem educado com os outros pode ser recompensador. Duas irmãs, uma muito simpática e a outra um tanto grosseira, se encontram com uma fada que concede a cada uma um dom de acordo com o seu temperamento. Enquanto a primeira passa a soltar flores e pedras preciosas pela boca sempre que fala, a segunda solta víboras. Adivinha só quem viveu feliz para sempre e quem ficou sozinha?

Leia a versão atual completa: Conto As Fadas

Henrique, o Topetudo

Henrique, o Topetudo

Henrique nasceu muito feio, mas muito inteligente. Uma fada concedeu ao príncipe o dom de transferir parte da sua inteligência para a pessoa que ele mais amasse no mundo. Em um outro reino, duas princesas gêmeas nasceram, uma linda e um pouco estúpida, a outra feia e inteligente. A mesma fada concedeu o dom à bela princesa de transferir parte da sua beleza a quem ela amasse. Henrique e a princesa se apaixonaram, não sem relutância por parte dela. Um conto que fala de como vemos melhor as qualidades de quem amamos.

Os Desejos Ridículos

desejos ridículos

Cuidado com o que deseja!! Um pobre lenhador recebe 3 desejos de uma árvore encantada. Quando chega em casa, sua mulher o convence a refletir sobre o que vai pedir até o dia seguinte. Mas com fome, ele deseja salsichas. Lá se foi o primeiro pedido! A mulher reclama e ele deseja que o seu nariz vire uma salsicha. Lá se foi o segundo pedido! Para acertarem uma trégua, ele deseja que o nariz dela volte ao normal. Lá se foi o último pedido! E tudo ficou como antes...

Veja também: