Conto Amor de Clarice Lispector

Cerca de 96808 frases e pensamentos: Conto Amor de Clarice Lispector

⁠Conheci a Loucura
e logo me apaixonei!
De imediato fiquei triste
Por saber que a amei

Desejei não a ter conhecido
Dela até me despedi
Mas já estava tão entorpecido
Que em suas curvas me perdi

Da Razão me desgostei,
Sua graça não mais vi
Diante da sua falta que amei

Mas sem esperar fiquei assim
Sem a Loucura que amei
Sem a Razão que esqueci.

(Gregório Jr.)

Inserida por JBGregorioJr

⁠Não a toa a arma do cupido é um arco: seus dardos são maliciosamente lançados e cravados no peito de um desavisado.

Suas pontas são embebedadas na imagem de alguém aleatório a quem passamos a admirar, e por mais que se tente, não conseguimos arrancar aquele dardo, então vivemos a perambular, com a imagem cravada pelo anjo, que o escolheu para amar.

O amor dói! são flechas impiedosas de uma criança; lançadas, nos enganam com a aparência da ingenuidade, doçura, inocência e leveza... Cada flecha é lançada ao seu tempo, fazendo com que a solidão seja a primeira companhia do atingido.

O cupido sofre com o esquecimento de também atingir o outro da imagem, e assim, o solitário sofre até aquele arqueiro decidir alvejar a quem deveria também no peito cravar a imagem daquela vida sofrida por amar.

Não adianta fugir, chorar, se esconder, fazer calar, se isolar, dormir... essa dor não se cura só! o amor só possui um antídoto: o amar. Até que se tenha, vira obsessão, sonhos, planos, imagens... Sem o outro não há alívio para sua dor, não há remédio para sua febre.

Ai do escolhido!, o amor fere a pele e atravessa o peito, sua dor é profunda e constante, seu arqueiro não usa critérios ou padrões, apenas atinge quem de peito aberto fica da vida a esperar, por isso ganha forças, foco e objetivos ao ser escolhido para amar.

Inserida por JBGregorioJr

A amizade Perdida

⁠Da mesma forma que a vogal "i" está antes do "o", a palavra AM_I_GO precede a palavra AM_O_R;

Coincidências a parte, não apenas na ordem alfabética, mas também de necessidade social: Vivemos sem o "amor" de nossa vida, porém, não suportaríamos viver sem ter ao menos um amigo verdadeiro...

Essa importância também se revela na quantidade, amamos apenas UMA pessoa, enquanto podemos manter uma relação COLETIVA com amigos! e se mesmo assim só tivermos um amigo, ah! esse sempre vai ser mais importante que o nosso amor!

Mas, mesmo com tanta importância percebida, ser amigo é um desafio constante, quase um sacerdócio: Não pode se apaixonar por seu amigo, não pode ter ciúmes de sua amizade, não se deve criar expectativas além daquelas que apenas você pode proporcionar.

Não é fácil ser amigo... Ser o primeiro em ordem de chegada, e nunca na escolha do coração; por mais que seja sempre amado, nunca será o desejado, que faz o coração bater desacelerado, que dilata as pupilas, que desconcerta, que embaraça os cabelos, que rasga a roupa, que desarruma os lençóis...

Normalmente um amigo não se importaria com o segundo lugar, pois no pódio do coração, o primeiro lugar é do amor que escolhemos, e os amigos nunca devem ascender a tal posto, pois é muito arriscado se manter lá, e caso não permaneça, se perde não só o primeiro lugar, mas qualquer posição na vida de quem nunca poderíamos perder como amigo.

Inserida por JBGregorioJr

⁠A frustração de estar tão perto,
E sentir-se mantido à distância,
Por não ter um tratamento diferente,
Mesmo que você sinta-se especial.

Me arrisco por estar tão perto,
De atender seus apelos,
Sendo eles meus desejos,
Mesmo que mal realizados.

Porquê eu te faria isso,
Se não faço isso com todos?
Por nada, respondo...

Uma angústia é a tua verdade,
Uma faca é a tua sinceridade,
Enganosa é a minha amizade.

Inserida por JBGregorioJr

Uma taça de cristal, delicada e frágil,
Reflete a amizade que se impõe sobre a intimidade,
Um amigo que queria ser mais, um amor não correspondido,
Sente-se útil, mas nunca desejado.

Os lábios tocam a taça, na intenção de sorver o vinho,
Percebe-se nesse toque o quanto ela favorece as necessidades,
Há um desprezo sutil, não pra ferir, mas pra manter o servir,

Pois é cômodo ter a taça, sem a essência do desejar.
A dor da rejeição, um silêncio que dói,
Um coração que bate com amor não correspondido.

A transparência da taça revela a verdade,
De uma amizade que não é suficiente,
O desejo de ser mais que um amigo,
Um amor que nunca é correspondido.

A taça pode se quebrar, se não for manuseada com cuidado,
Assim como o coração que se sente rejeitado,
A dor da amizade imposta sobre a intimidade,
Um sentimento que nunca é superado.

Inserida por JBGregorioJr

⁠Do nada me vens ao pensamento
E de lá insistem em não sair
Sonho com o dia
Que me convide ao teu leito
Ou quem sabe na relva poder te amar
Luto contra meus pensamentos
Bocado de ti que permanece comigo
Porém, sonhando ou acordado
Vivo a triste finalização
De ouvir dizer que não me amas
De saber nem no sonho tu me quer.

Inserida por JBGregorioJr

🥰🥰🥰 Filhos 🥰🥰

Filho é um aprendizado constante...
Onde aprendemos a pensar antes de falar...
E a agir.. antes de pensar...
Sem querer nos tornamos mais humanos...
Mais humildes...
E, talvez, nos aproxímamos mais de Deus...
E assim, compreendemos, realmente, o q é um "amor incondicional"...
Porque, simplesmente, os amamos "apesar de"...
E não "por causa de"....
Então, quando ver uma declaração de amor de um pai/mãe não pense que o filho seja perfeito...
Porque " perfeito" é o amor... Por ele..
Já os amava antes de serem concebidos, já conhecia, já esperava... Sempre fizeram parte da minha vida...
Não é biológico, nem cultural é destino...
Eu não os dei a vida, eles deram a minha...
🥰🥰

Inserida por EdineuraiSaMarSi

⁠Além dos seus olhos...

Estava além...
– do que eu conseguia ver –
Muito além do que eu queria perceber...
E isso me levou aonde eu nunca soube que existia.
Onde eu nunca deveria ir.
Mas fui.
Mesmo sem querer.
E lá estava você.
Realmente como é.
Não como eu imaginei.
E o sonho se desfez.
A magia já não tinha mais encanto.
E, em seus olhos, a verdade se revelou.
E, pela primeira vez, isso me assustou.
Onde está aquele brilho que tanto me conquistou?
Esse estava além.
Muito além do meu amor.

Inserida por EdineuraiSaMarSi

⁠Saudade - Chamas

Saudade… essa que lateja em meu peito,
me sufoca, aperta, dói e arde…
Ironia, para quem diz
que o amor verdadeiro não machuca…
Mas está doendo, sim - e como…
Uma saudade que quase sangra,
por alguém que acabei de ver…
E meu coração não entende
por que não estamos juntos.
Minha mente tenta explicar:
que tudo tem sua hora,
e ela está por chegar…
E pede paciência,
para saber esperar…
Mas não sabe, a mente,
que esse coração dolorido
nada ouviu.
Quando se ama, não se ouve a razão…
É um efeito natural do amor.
Dizem que tudo acontece no cérebro…
Nunca vi o meu bater tão forte, pulsar de alegria,
ou queimar de falta que alguém faz.
Saudade, hoje, me define.

Edineurai SaMarSi

Inserida por EdineuraiSaMarSi

⁠É mesmo você?

Por que confunde a minha mente
com dúvidas que não me pertencem?
Se não é você quem eu procuro,
por que então te encontrei?

Antes mesmo de tudo...
Foi por você que me apaixonei!
Por que tenta fugir e se esconder,
só porque é algo novo
e você não consegue entender?

Nem tudo é matemática,
nem tudo está na ponta do lápis...
Às vezes, é bem simples:
a resposta é só seguir o coração.

Brigar consigo mesmo
é sofrer duas vezes —
na verdade, três.
Porque o meu sofrimento
também se torna o seu...

Não tenho dúvidas do meu amor.
A pergunta é: é você quem devo amar?
É você quem está na linha do meu destino?
Está escrito nas estrelas
que lá fomos ligados?

Te encontrar é me perder...
é começar a sofrer.
Se me traz incertezas
e me faz questionar
se é mesmo você!

Inserida por EdineuraiSaMarSi

E AGORA??

O tempo nos apronta surpresas a todo instante, muitas vezes chegamos cedo demais, outras tantas chegamos muito tarde, mas fato que quase nunca chegamos na hora certa...
Assim é a vida, assim é o amor, assim é a inconstância das coisas...
O que vale de verdade, não é a hora que chegamos, mas sim o que fazemos quando chegamos...
Podemos deixar passar e fingir que nada aconteceu, ou simplesmente viver, e deixar que a vida nos mostre o desfecho de nossas histórias...
Os riscos disso tudo? Na verdade não existem, pois o único que há é o de conhecer o desconhecido, viver o impossível, amar o que é seu por direito, aproveitar aquilo que a vida lhe proporciona, e sentir a significância de cada momento!
Então aproveite, seja feliz, ame, abrace, beije, acaricie, e viva, tendo a certeza de que o que não viveu, não estava eu seu destino, e o que estava, viveu e aproveitou cada detalhe...

Inserida por 2181413

AQUELE SENTIMENTO

Cada pergunta que é feita,
Cada áudio que não foi aberto...
Cada momento que a vida nos sujeita,
Só mostra que queria mesmo estar perto!

Difícil explicar o que se sente,
A demora, indiferença, com certeza intriga.
O desejo do coração não nunca mente,
Como ter certeza? Aquele frio na barriga!

Sensação essa que pode ser ansiedade,
Por algo que muito se deseja...
Ficar longe, com certeza é maldade...
Pois sua presença, o coração almeja.

A proibição imposta, claro que entristece,
Com os dois a vida não foi justa.
Dos momentos com ela, não mais esquece,
E ficar com ela, não mais o assusta.

Até hoje, não sabe bem dizer,
O que nela tanto o prendeu...
Só sabe que com ela queria viver,
E esquecer o mundo que no passado viveu!

Com certeza ele ama seu sorriso, seu olhar.
Cada uma de suas particularidades.
Ama o sexo, a companhia, o carinho...

Fato que o conjunto o fez se apaixonar,
Quer entender essa paridade,
Que fez com que juntos quisessem trilhar um caminho!


Em cada detalhe que ninguém liga,
Dela ele só quer um favor...
Que a verdade sempre ela diga...
Mesmo que seja o fim de um louco amor!!!

Inserida por 2181413

SEGREDOS

Todas as noites ela visita seu sonho,
Durante o dia, não sai de seus pensamentos.
Já a imaginou em todos os momentos,
E tento mostrar em cada texto que componho.

Todas as vontades ela nem imagina,
Por mais que se diga, não da pra mensurar.
A todo momento, com ela, queria estar,
E poder, a ela chamar, de sua menina.

A verdade é que, por mais difícil que pareça isso,
Ele sabe que juntos tem tão pouco tempo.
Mas sua companhia deseja sempre, e a todo momento,
Nem que só por um instante, só pra ver seu sorriso.

O grande problema é que desde o primeiro olhar,
Ele já sentia que com ela nada era igual.
Diferente das outras, com ela era especial,
E lá no fundo, sabia e queria por ela se apaixonar.

A convivência só aumentava seu anseio,
Os dias com ela nele só deixavam mais perguntas.
Com vontade e paixão, cada vez mais profundas,
Queria viver com ela, e só não conseguia achar um meio.

Desde que a conheceu, só pensava ou queria seu abraço,
Por mais insano que isso possa ser.
Mas nisso tudo, juízo não parecia ou queria ter,
Pois em seu coração ela já ocupava todo espaço.

Fato que ele o tempo todo sentia medo,
De perder aquilo que nunca um dia foi seu.
De abrir mão de um amor que ainda não aconteceu,
Dela ir embora tão logo, e tão cedo...

Seu coração por ela fora atingido como um torpedo,
E no papel ele revela aquilo que nunca é dito.
O que sente por ela, aqui fica escrito,
Mas lá dentro grita, por que aqui, não passa de segredo.

Se tem duvida de como deve chamar,
Chame do que quiser, afinal é por você Eliza.
Esse sentimento que hoje é furacão, mas chegou como brisa,
Afinal nome não importa, desde que você eu possa amar...

Inserida por 2181413

Desculpe...

Desculpe... Acho um erro te querer pra mim.
Afinal, de todas as pessoas no mundo,
Eu não imaginei nem por um segundo,
Que fosse um dia gostar de alguém assim!

Desculpe... Se não entendo o seu espaço.
Penso coisas que vão além do racional,
Vivendo esse namoro impossível e irreal,
Mas do meu coração, ocupou cada pedaço.

Desculpe... Por não poder ser o que merece.
Mas como mensurar o seu valor,
Se o julgamento é ofuscado por amor,
E o sentimento o coração não se esquece.

Desculpe... Talvez eu não seja bom escrevendo.
Sobre o que sinto e nunca digo,
Sei apenas que quero ficar contigo,
E despertar algo em você enquanto está lendo.

Desculpas na verdade não servem pra nada.
Afinal são apenas palavras aqui escritas,
De sentimentos e coisas nunca ditas,
Que se resumem em te querer como minha amada.

Enfim, seguimos vivendo essa doce experiência.
Sentindo amor, calor e cumplicidade,
E nos momentos de maior simplicidade,
Possamos nos entregar, e viver toda essa indecência.

Não sei se traduzi um pouco do que sinto.
Mas quero que saiba de verdade,
Que por você quero mais do que saudade,
Quero poder te amar, e me perder em seu labirinto...

Inserida por 2181413

Cartas Para Alguém Especial...

Lembro-me de cada detalhe seu, cada instante que passamos juntos, cada sorriso, discussão, beijo, toque, cada lembrança que se esquece, faço questão de lembrar...
Por que lembrar tudo isso? Acho melhor perguntar, por que iria me esquecer...
Não sei como as coisas vão, como estão, na verdade tudo vive em uma inconstância, no meu próprio inferno astral... Culpa de quem? Exato, de ninguém a não ser minha...
Tenho medo de não mais acontecer nada, tenho medo de sexta feira nunca acontecer, tenho medo de não mais ter que sentir esses medos...
Sim, posso ter tentado esconder no começo... Mas sou extremamente inseguro com tudo, e sabe disso (mesmo com o que não poderia ser).
Te quero mais do que devia, e te tenho menos do que queria.
A grande verdade é que você nunca devia ter existido, mas agora é tarde... Você existe, existiu... Eu não poderia ter te querido, mas quis, você não poderia ter me aceitado, mas aceitou...
Só queria poder voltar no tempo e mudar tudo, não tudo sobre você, mas tudo ANTES de você, pra que quando você acontecesse na minha vida, pudesse acontecer com toda a dedicação e intensidade que merece e precisa...
Eu sei o que deve estar pensando sobre isso tudo, e talvez eu pense da mesma forma, a diferença, é que você aceita a realidade, enquanto eu quero mudá-la, mesmo que em sonho...
P.S.: Falando em sonho, obrigado por me visitar quase todas as noites, e me lembrar que tê-la só um pouco, é muito melhor do que me contentar em ter você só na saudade...
Se eu pudesse dizer algo, diria apenas que te quero aqui. Que deixe que eu te queira desse jeito louco, e que me queira assim doido mesmo.
Afinal, amo esse seu sorriso, amo seu jeito, seu toque e seu beijo...
E não quero deixar de amar...
Acredito, conto dias, horas e minutos até vê-la, e tento não contar o tempo que está longe... Só queria que o tempo passasse da mesma forma quando estou contigo, como passa quando tenho que esperar pra te ver...
Enfim, acho que nos resta esperar pelo que o futuro nos aguarda. E torcer para que o tempo nos seja generoso.

Espero por você ainda todos os dias... E espero mais que isso, que sua espera seja e mesma e tão intensa quanto a minha.

E.T.

s2

Inserida por 2181413

" As rosas perdidas"
Em um belo dia de sol sair de casa, em busca de uma linda rosa para dar vida ao meu belo jardim.
E pelo caminho encontrei várias flores; Margaridas, Orquídeas, Gardênias e Jasmins.
Encontrei também Girassóis, Bromélias e até brotos mirins.
E durante o caminho me deparei com um vasto vale, cheios de lindas rosas.
Havia de todos os tipos ; brancas, vermelhas e amarelas.
todas lindas, radiantes, perfumadas e charmosas.
vislumbrando-as, empolguei-me.
E sair aproveitando-me de todas que podia.
Sem saber no momento o que fazia.
E nessa euforia inconsciente, me ferir com umas, despedace outras e esnobei outras tantas!
Sem saber que aquela e a rosa de minha vida.
Meu Deus! O que foi que eu fiz? Quanta bagunça!
E já sem esperanças, tive a sorte de encontrar , em um pequeno pomar, um botão de uma triste rosa.
e então sem muito pensar, a arranquei e decidir essa levarei para casa.
A coloquei no bolso. E sem muito cuidado, ela sempre escorregava despetelando-se ao cair no chão.
Quando a olhei, vi que só havia sobrado o talo e algumas folhas já murchas pela exaustão.
E mais uma vez, sem ter a mínima consciência de que aquela era a única flor que tive realmente em mãos, numa atitude egoísta e medíocre, a lancei em qualquer direção.
E em toda essa trajetória, sem ao menos me dar conta que estava sendo mesquinho, e que só estava pensando em mim...
...fiquei perplexo ao chegar em casa, notando que em volta dos meus braços havia um buquê de capim.
(Esta é uma dedicatória a um anjo chamado " Mariana". que me ensinou que sempre devemos dar "ênfase" aos detalhes que a vida sempre nos oferece!

Inserida por RSKerreu

Particular

De uma pequena fresta surge um universo de sentidos. Como numa fenda algo pode se instalar ou invadir, e até mesmo se espaçar? É um número que só o amor pode conjeturar. De grão em grão em meio à cumplicidade são construídos alicerces sentimentais que ao final de tudo, fica o espaço criado pelo amor ou o vazio deixado por ele. Um mutuado de expectativas e esperanças desliza em nuvens de sonhos enquanto milhares de pesadelos limpam o céu de quimeras. A realidade é a carta de anuência para o efêmero cotidiano. Seria um nó do acaso improvisado por um laço em falso a busca por patentear os sentimentos a outrem. São tantas paredes testemunhas das insônias, tantos sorrisos estampados de plenitude, tantos equilibristas da razão e emoção, tanto amor surgido, “morrido”, “matado” e renascido, tanto amor, tanta dor. Que de aprofundar-se, cicatriza; que de esvaziar-se, transborda; que de dilacerar-se, sossega. E os pontos de cada nó rompido se tornam laços, e cada laço dado é um nó que se deu. Um ato que desata quanta dor que vira dó. Caberia no mesmo lugar o esmagamento e a liberdade gerada por amar, ou romperiam fitas de tanto entrelaçar a convivência e sua pluralidade? É, o amor é mesmo singular!

Inserida por DaniLeao

Alma à flor da pele
Costumo guiar meu coração para vários lugares por aí. Gosto de ser assim, livre, leve e para muitos louca. Tenho uma loucura de ser eu mesma, sou bem particular, sou dona de mim. Grito e choro a minha essência. Sou o meu início, meio e fim. Sou a liberdade das minhas palavras e nem sempre a lucidez dos meus sentimentos. Sou pés descalços e noites de luar. Sou rosa que simboliza o amor, sou o doce de um cappuccino e não a pureza amarga de um café. Sou mais amor que razão, sou toda emoção. Sou ressaca de oceano, coca cola e muita água pra refrescar. Sou muito mais picolé que um sorvete qualquer. Sou das cores fortes, intensidade, dança, terra e raiz. Sou música que arrepia a pele, toca a alma e faz a gente chorar. Amo os horizontes da vida. Sou chuva, telhado, areia, piscina, grama, céu e mar. Sou de todas as estações. Sou cartas na mesa pra quem sabe jogar. Sou riso frouxo e romance no ar. Sou para muitos, mas poucos sabem. Quase sempre escancaro meu brio e não importa o espectador. Eu soul!

Inserida por DaniLeao

SER OU TER

Evitaríamos dores, decepções e amarguras se não criássemos expectativas e entregasse ao outro nossas esperanças . Se não fossemos ansiosos para ter . Se não nos esquecemos de ser. Se a gente se colocasse no lugar do outro, se a gente fosse apenas amor.

Mas, geralmente, a gente nao se satisfaz. Criamos sonhos em cima de pessoas, construimos muros entre pessoas, fazemos das pessoas alvos e atacamos pessoas de forma gratuita para nos satisfazer no eco do vazio que é inflamado a soberba do ter orgulho e vaidade. Não aceitamos e acabamos impondo o "ter".

Fazemos de tudo para alcançar, destacar e impor nosso eu. E quanto mais a gente consegue, mais queremos ter. Queremos ter a atenção de todos, queremos ganhar. Queremos ter o que não preenche a alma. Queremos ter tudo o que não vale moralmente, queremos tudo que não cabe na igualdade. A competição é a chave para os possíveis ganhadores do ter.

E no final o que temos? Pessoas falando de pessoas, julgando outras pessoas, apontando pessoas e esquecendo de ser àquelas pessoas.

Quando estendemos nossa mão, direcionamos nosso olhar, ou proferimos algo de alguém, devemos antes ter consciência de nós mesmos. Devemos ser o melhor que podemos ser para o outro.

É preciso ser amor para proliferar o "ter" que há dentro de nós. Não somos nada a mais do que os sentimentos que carregamos. Quando entregamos tudo que somos a alguém deixamos de ter primeiramente a nós mesmos, e deixamos de ser a nossa própria existência.

Cuida de semear o teu ser para ter o que florescer.

Inserida por DaniLeao

CARIDADE

Não há justiça melhor que pagar o mal com o bem. O benevolente não espera que as mãos se estendam até ele para prática da caridade, ele segue o coração sem as marcas do orgulho. A lei divina do amor está com os indulgentes que vão contra as misérias ocultas e atendem as necessidades daqueles que temem humilhação.

Onde uma luz de caridade acender, a chama da fé não apagará. A verdadeira fé caminha de mãos dadas com a humildade que não cai no abismo da superioridade porque entende que a elevação está na igualdade. A bondade deve está no lar, nos corações, no trabalho, nas ruas, nas palavras, gestos e atitudes. Porque ser caridoso não é um momento, é um estado.

A caridade é unificação, transformação e amor ao próximo. É abrir as portas das dificuldades com as mãos estendidas da compaixão, doar os ombros para os fardos e libertar o medo dos obstáculos com a coragem de quem caminha na fé. Caridade é ser todos os dias o que queremos ter do outro porque todo bem semeado será colhido.

Caridade é saber ouvir, aprender com o silêncio e falar quando o coração sentir. Caridade é sorrir mesmo quando a dor dilacera. Caridade é abraçar quando mais necessita. Caridade é levar o cobertor de afetos quando a solidão aperta. Caridade é saber doar-se como quem faz transfusão sem conta sanguínea. Caridade é jogar sementes de paz em meio a guerra. Caridade é saber dançar em meio a tempestade. Caridade é cantar para um leito que conta nos dedos os segundos de partir. Caridade é compartilhar do tempo mesmo querendo fugir. Caridade é, ir ,ser o que seu coração pedir.

Inserida por DaniLeao