Conto Amor de Clarice Lispector
O verdadeiro significado de ser mãe vai muito além do ato de dar à luz; é nutrir, guiar e amar incondicionalmente.
Aqui está o seu texto organizado, mantendo toda a sua essência e força:
Ser mãe é muito mais do que simplesmente dar à luz. É cuidar da criança que anseia por um abraço, amor e atenção genuína. É perguntar: "Como foi o seu dia?" e "Fizeste o T.P.C?".
Ser mãe é motivar o filho a trilhar o caminho do conhecimento, é aconselhá-lo quando desviar-se, dizendo com carinho: "Filho/a, este caminho não é o melhor, siga por aqui." As crianças precisam imensamente dessas mães presentes e atentas.
Portanto, sejamos mães para todas as crianças que cruzam o nosso caminho. Feliz Dia das Mães, neste 11 de maio!
Nas asas do vento, confesso meu desejo,
Um sentimento verdadeiro, sem receio.
O coração fala, sem pedir licença,
E a poesia revela a mais doce essência.
Não busco controle, apenas confidenciar,
Que em meu ser, um carinho vi florescer.
Respeito seu caminho, seu amor presente,
E, com humildade, minha alma se abre, contente.
Seu sorriso, tesouro raro e brilhante,
Inspira versos, de amor tão vibrante.
A felicidade que em seus olhos reluz,
Reflete a luz do sol, que a alma seduz.
Que essa poesia, simples e singela,
Toque seu coração, em doce sinfonia.
E se não for recíproco o sentimento,
A amizade será nosso belo alento.
Ô-ô-ô Maria,
Cê me alucina e me faz querer você,
Deixa eu ser teu João,
E te amar como jamais alguém amou alguém assim.
Você é meu sol, minha luz,
E eu sou teu girassol,
Que segue tua beleza e sedução,
E busca o mel dos teus lábios, minha doce paixão.
Como um beija-flor busca o sabor do néctar,
Quero sentir o doce gosto do teu beijo,
E juntos, vivermos essa sintonia e essa dança,
Que nos leva para além do mundo e além do tempo.
Então, ô-ô-ô Maria,
Deixa o orgulho de lado, vem cá pro meu lado,
E vamos juntos, nesse caminho sem fim,
Que nos leva para um lugar onde o amor é só o começo.
Teus lábios são como um sonho de mel
Que me transportam a um mundo de desejos
Sinto uma vontade inabalável
De te beijar com todo o meu anseio
Às vezes, a vida nos separa
Mas meu coração sempre te procura
Quero sentir teus lábios
Estar perto de ti, ser teu
Cada curva, cada forma, cada cor
Revela o segredo de tua beleza
Tão sedutora, tão fascinante
Que me faz sonhar com a delicadeza
Lábios, tão próximos, tão distantes
Uma promessa de felicidade e de amor
Um desejo ardente, um sentimento forte
Que me faz querer ser teu protetor
Carta Poética do Pai
Sussurros no silêncio da alma cansada,
Uma voz suave, na noite, foi despertada.
"Diferenças são traços, não há erro em ser quem és,
Minha obra favorita és tu, como jamais serás."
Não corras, oh, alma, atrás de sombras vazias,
Pois em tuas cores, reside a poesia.
Teu ser é uma tela, um quadro sem igual,
A beleza está em ti, és uma pérola real.
A vida é uma jornada, aventuras a seguir,
Mas tua saúde, querido(a), é o que há de porvir.
Cuida de ti mesmo(a), para a estrada percorrer,
Comigo, tua vida, juntos, iremos tecer.
Prometo-te horizontes, prometo-te o céu,
Em tuas diferenças, o verdadeiro papel.
Então, aceita quem és, és perfeito(a) assim,
Minha criação única, um ser sem fim.
Nossos dias à frente são um convite a sonhar,
Em tuas cores, teus traços, haverá o brilho a brilhar.
Aceita-te, ama-te, e verás com clareza,
Que a vida é bela, na diversidade, na pureza.
Um dia, baby, seremos velhos, perceberás,
As histórias não vividas, lamentarás,
Lágrimas secas, coração sem dor,
Não rimos, não choramos, mas o que foi o amor?
Em meio à imensidão deste mundo a girar,
Antes que envelheçamos, devemos ousar,
Viajar por terras longínquas e além,
Desbravar horizontes, viver o que convém.
As estradas são trilhas de possibilidades,
Cada passo, um enigma, sem certezas ou formalidades,
A juventude, uma chama que logo se apagará,
Se não agirmos agora, que história restará?
A lua será nossa testemunha, a noite nossa guia,
Enquanto os ventos sussurram segredos na brisa fria,
Nossos passos ecoam como batidas de tambor,
Em busca da aventura, do desconhecido e do amor.
Oh, baby, a vida é curta, o tempo é traiçoeiro,
Não esperemos o amanhã, pois ele é passageiro,
Vamos criar memórias, como joias preciosas no mar,
Antes que a velhice venha nos encontrar.
As estrelas nos guiarão, o destino traçará,
Nossas almas viajantes não cessarão de sonhar,
Pois um dia, baby, seremos velhos, é verdade,
Mas teremos vivido plenamente, com ousadiaeliberdade.
Nas teias do tempo e do medo, perdidos,
Corações anseiam, segredos escondidos.
Em busca da alegria, às vezes nos retraímos,
Pensando que não merecemos, esquecemos que existimos.
Encontramos almas que brilham, verdadeiras estrelas,
Desejando compartilhar histórias tão belas.
Mas nossas cicatrizes do passado nos assombram,
E o receio de machucar nos silencia, nos domam.
O futuro é incerto, não podemos controlar,
Mas podemos escolher amar, podemos ousar.
Comunicar nossos sentimentos e medos, ser sincero,
É o caminho para construir um laço verdadeiro.
Nada ganhamos sem tentar, sem arriscar,
A vida é um conto de amor que devemos criar.
Nossos relacionamentos podem florescer, crescer,
Quando juntos decidimos, nosso coração conhecer.
Então, quebrar as correntes do receio é fundamental,
Para construir relações sólidas, de forma natural.
Na dança do amor, na canção do tempo a passar,
Com diálogo e carinho, nossa felicidade iremos encontrar.
DESABAFO...
Não é de hoje que circula a ideia de que artista plástico não trabalha, vive de hobby. Mal sabem o auê que é produzir arte, o auê que é colocar a arte pra circular e por fim o auê que é vender. Até porque na cabeça dessas pessoas o artista não paga conta, vive de brisa. Tenho observado a maneira desrespeitosa que muitas pessoas lidam com o trabalho do artista, tanto a dar palpites estéreis, quanto a (ir) responsabilidade, a falta de compromisso. Viver financeiramente da arte é complicado por vários motivos e um deles é esse comportamento decepcionante por parte dessa mesma gente. É tão cruel essa ideia que, se você não consegue se "aprumar", a culpa é sua que não é bom o suficiente. O mais incrível é ver artista nessa banda... No meio artístico tem muita injustiça? Sim, tem! No meio artístico tem um querendo passar a perna no outro? Sim, tem! E retenção de informação? Também! Cansou? Cansei! Mas não desisto nunca, por isso continuo minha caminhada, na certeza de que estou dando o meu melhor, que não importa o que façam ou falem, o caminho é meu, escolhido por mim, o caminho que acredito ser possível viver num mundo tão cruel e desumano. E, o mais importante, porque a arte, para mim, é uma maneira de rezar. Afinal, todos temos limites e cada um com sua "Construção" servindo de atalho para seguir em frente.
Ah, leiam "A construção" de Kafka.
Educando a escuta
Aprendamos a lidar com aquilo que nos apresentam e não ficar criando histórias à partir de informações trazidas. Fazemos isso toda vez que não espelham nossas "referências" sobre tudo que é respirável. Nossas referências, são nossas, e por este simples motivo, não participam da mesma forma em todos os casos. Isso nos remete ao fato de que o mundo não gira em torno do nosso querido umbigo.
Reciclagem como potência de vida no mundo e nas relações.
Pensando em como poderia diminuir os materiais que seriam jogados fora, resolvi pegar madeira em locais específicos. Lidar com esse tipo de material dá mais trabalho, mas é muito gratificante ver a arte pronta num suporte que foi ou seria descartado. Isso me levou a refletir sobre como lidamos com nossas relações com as pessoas e com o mundo no qual estamos inseridos. Estamos na era da tecnologia, o que dá a praticidade de resolvermos muitas coisas num clique. Porém, sabemos que nem tudo pode ou deve ser resolvido dessa maneira. A madeira foi arrancada de suas terras para nos servir em nossas vidas domésticas e profissionais, nada mais justo que darmos cuidado, carinho, vida nova e beleza a essa maravilha. Quando a madeira chega aqui, ela é limpa, tratada com produtos, lixada, limpa novamente, passa por aplicação de base acrílica e só então a pintura. Vê-se que a arte acontece desde a limpeza. Há um intervalo de tempo entre essas ações. Perceberam o cuidado? As relações se dão da mesma maneira, é preciso tempo para compreensão, cuidado, criatividade e amor. Não adianta, a forma como nos relacionamos com as coisas, diz muito sobre nós e, principalmente, em como nos comportamos diante daquilo que "não nos serve mais".
A estrutura da decisão.
Uma decisão só deve ser vista como decisão quando tomada, primeiramente, dentro de nós, caso contrário não irá se sustentar quando colocada "à prova de público". Perdemos nossa credibilidade e tudo aquilo que viria através dessa decisão, talvez não aconteça. Não por "olho gordo" ou algo do tipo, mas por falta de postura diante daquilo que se quer pra vida. E não que a opinião do outro sobre nós e sobre nossas decisões seja importante, mas quando vamos em direção ao que o outro pensa, fala, quer e nos deixamos levar, saímos do lugar que deveríamos estar quando decidimos por algo. Pode não ser simples, mas necessário. Afinal, o que é mais importante, o que se quer pra vida ou o que se quer pra um momento? Usemos uma balança para medirmos se o que teremos com tal atitude nos leva pra perto daquilo que queremos pra vida ou nos distancia... A questão vai ainda mais longe... Quando movidos por amor, não temos outro desejo a não ser ir em direção daquilo que o amor movimenta em nós, ou seja, se queremos e fazemos algo que nos distancia, é hora de nos perguntarmos se tal decisão foi tomada por amor... se o que nos movimenta é amor... se o que nutrimos é amor... Dessa forma podemos observar que nunca teve ou tem a ver com o que o outro pensa sobre nós, mas em qual base foi estruturada nossas decisões.
Se amar é uma arte
Que a criação seja
Amar mais e melhor
A cada dia...
E mesmo que tu não chegues
Já chegaste em mim
Um dia...
Suficiente para senti-lo
Respirando em mim
Mergulhei nas águas da noite
E em seus olhos pude ver
A arte com suas cores
Imagens refletidas de um coração
Encantador
Não sei se sigo ou se fico
Não importa... pois
Já chegaste em mim
Um dia...
"Engraçado como Amar, é saber quase tudo sobre o gosto de um outro alguém, sem saber muito expressar o que você gosta;
Também quem ama com todas as forças prioriza a felicidade do outro, em vez da sua,
e assim a felicidade do outro se torna a sua.
É acreditar mais nas ideias de um outro alguém, do que na sua.
Amar, é doar-se a si mesmo, sem algo a esperar."
Hoje eu vim falar do poder de Amar...Que transforma pequenos gestos em valiosos momentos.
Que se eterniza num registro, que traz o encontro bem pertinho, mesmo que de maneira virtual, afaga e transmite o calor que só se sente quando Ama...então Ame, e aproveite momentos que num piscar serão recordações, mas são elas que nos trazem as sensações,cheiros e afagos... A verdadeira razão de um encontro, sempre estará na importância das pessoas que os tornam reais
Quando sopraram minha luz...imaginei a infinita escuridão de solidão, mas sem esperar a brasa se ascendeu...aquecendo o coração meu! Sorri e senti o amor incondicional do calor de quem és sol.
A vela acessa pra direcionar
O sol aquecendo pra revigorar
Em infinitas possibilidades de criar.
Escrever
Gosto de escrever...
Enquanto escrevo meus pensamentos vão além
Minha imaginação voa
Minhas mãos deslizam
E sai um poema.
Adoro escrever...
Enquanto escrevo é em você que eu penso
Minha alma canta
Meu coração bate descompassado
Ao descrever o que sinto.
Amo escrever...
Enquanto escrevo a tristeza não chega
A felicidade explode
A vida enaltece
A saudade não bate.
De tanta paixão pelos escritos
Deixo aqui minha vida
Na certeza de nunca ser esquecida.
Já lutei muito para que as coisas dessem certas. Já chorei demais querendo que tudo saísse dentro de um padrão normal. Já busquei formas e formas para que tudo fluísse na paz e na harmonia. De tanto lutar, chorar e buscar, acabei desistindo. Não por minha vontade, mas pelas forças das circunstâncias. Hoje, sobrevivo no meio dessa tempestade, sem que ela interfira no meu Eu interior e no meu bem estar. A paz, a harmonia, a luz e o amor vivem dentro de cada um.
Não podemos interferir no futuro das pessoas. É deixar aflorar e aceitar com sabedoria o que a vida nos reservou. Viemos com uma missão e esta deverá ser cumprida com sabedoria. Só a nossa vontade e a nossa persistência mostrarão o caminho correto que devemos trilhar.
Lutar contra o que não está mais sobre nosso comando, é não aceitar com sabedoria o que já foi determinado.
APRENDI COM O TEMPO:
- Que a saúde é prioridade na nossa vida;
- Que a paz de espírito é fundamental para a nossa sobrevivência;
- Que o dinheiro faz falta quando não tem o que se fazer sem ele;
- Que quando alguém não te valoriza como pessoa, está na hora de partir;
- Que quando o teu valor está numa sigla, chegou o momento de fechar o ciclo;
- Que uma verdadeira amizade é aquela que te apoia em quaisquer circunstâncias;
- Que o amor é o símbolo da vida;
- Que a dignidade está acima de qualquer cargo.
Quando...
Quando as coisas começarem a não fazer mais sentido;
Quando tudo o que gostávamos, começa a não ter mais nenhum significado;
Quando o que fazíamos com amor, passa a ser um fardo;
Quando o que pensávamos que era amor, deixa dúvidas;
Quando as pessoas ao teu redor não entenderem o motivo da tua estada ao lado delas;
Quando a raiva começa a nos dominar, chegou o momento de parar, pensar e ir em busca de novos caminhos.
A vida possibilita, mostra, ensina, aponta, dá sinais, porém se não estivermos atentos ou não entendermos o significado do seu ensinamento, chegou a hora de partir.
SIMPLES ASSIM...
Às vezes nos perguntamos: Por que as pessoas têm memórias curtas? Ou melhor, Por que elas se esquecem os bons momentos que passaram e viveram com as outras pessoas? Estas perguntas servem de reflexão sobre o que acontece diariamente nos relacionamentos, sejam eles, amorosos ou não. Aí vem os questionamentos: A pessoa passa um período da sua vida com as outras, dedica seu tempo, compartilha sua vida, suas vontades, seus desejos, seus sonhos e as vezes até seus segredos. Acaba vivendo uma outra vida, deixando muitas vezes a sua de lado. Segue outro caminho, o que não era o dela, mas acaba se adaptando e se adequando àquele caminho, àquela vida, àquelas pessoas e àqueles momentos. Até porque acabam virando uma família. Não de sangue, mas de afetos, de carinhos, de amores, de lutas e principalmente de união entre eles. E de uma hora para outra tudo acaba, evapora, como num passe de mágica. Ela olha para trás e pensa: Espera aí, como assim acabou? Assim, de uma hora para outra? Os dias passam, entram os meses e nem um “oi”, ou um “como estás”? Ou “o que aconteceu”? Nada. Nenhum telefonema. Nenhuma mensagem. Nenhum ruído. Nenhum sinal. A pessoa que se dedicou tanto, passou a ser invisível. Um nada para aquelas pessoas. Tudo se tornou tão frio! Tão sem emoção! Tão vazio! Foi aí que Ela chegou a uma triste conclusão: Aquelas pessoas que ela considerava sua família haviam se esquecido dela. Simplesmente apagaram-na de suas vidas como se Ela fosse um desenho feito a lápis e com uma simples borracha apagaram-na de suas vidas e deixaram aquela página em branco. Simples assim.
