Clarice Lispector era uma ucraniana com coração brasileiro… E se tinha uma coisa que ela sabia fazer com maestria era mexer com o coração das pessoas!

Sob o olhar trágico, sincero e realista da autora, confira as melhores frases de Clarice Lispector sobre o amor!

1. Quando a felicidade é a tempo integral…

Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.  Clarice Lispector

Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.

Clarice Lispector

A felicidade requer muita energia. Ainda bem que quando estamos apaixonados e felizes, energia é o que temos de sobra!

2. O amor é um sistema de trocas

Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.

Clarice Lispector

O verdadeiro amor é dado sem esperar nada em troca, mas às vezes é bom sentir que todo o seu sentimento é retribuído, certo?

3. Não tenha medo de amar

Mas há a vida que é para ser intensamente vivida. Há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata.  Clarice Lispector

Mas há a vida que é para ser intensamente vivida. Há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata.

Clarice Lispector

Para Clarice, o amor existe para ser vivido ao máximo. Não tema os seus sentimentos. Ouça o seu coração e mergulhe de cabeça em todas as suas paixões. Afinal de contas, amar não mata!

4. Não desista do amor

Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor.    Clarice Lispector

Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor.

Clarice Lispector

Você pode ainda não ter encontrado um “grande amor” em sua vida, mas saiba que ele existe! Não deixe a “poeira da solidão” ofuscar o brilho dos seus sentimentos!

5. Amor: tudo ou nada

Desculpa, mas não entendo. Eu quero tudo e mais ainda. Amor tem que encher o coração, a casa, a alma. Pouco ou metades nunca me completaram.

Clarice Lispector

Para Clarice, não existe um “meio amor”, mas sim amores inteiros. O amor deve ser completo, intenso e saciar não apenas o corpo, mas principalmente a alma!

6. Que o amor seja tudo, menos pouco

Se eu errar que seja por muito, por amar demais, por me entregar demais, por ter tentado ser feliz demais.  Clarice Lispector

Se eu errar que seja por muito, por amar demais, por me entregar demais, por ter tentado ser feliz demais.

Clarice Lispector

Para Clarice, o amor pode ser intenso como um terremoto: potente e destruidor. Mas, está tudo bem! O amor deve ser assim: profundo e arrebatador! Se a relação não resistir à intensidade do sentimento, significa que as bases estavam erradas desde o princípio.

7. Viva o amor!

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.  Clarice Lispector

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Clarice Lispector

Definitivamente, para Clarice o amor é algo que precisa ser desfrutado até a última gota. Ela ainda nos deixa um aviso importante: não precisamos entender o amor, basta vivê-lo!

8. Clarice Lispector avisou: o amor não é fácil

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.

Clarice Lispector

Apesar de o amor ser vendido nos filmes como algo mágico e descomplicado, é nos desencontros que verdadeiramente provamos a força desse sentimento.

9. Você sabe amar?

Nada do que eu já fiz me agrada. E o que eu fiz com amor, estraçalhou-se. Nem amar eu sabia.  Clarice Lispector

Nada do que eu já fiz me agrada. E o que eu fiz com amor, estraçalhou-se. Nem amar eu sabia.

Clarice Lispector

Não existe uma forma certa de amar, mas com o tempo, vamos descobrindo algumas coisas que funcionam e outras que não no amor. A experiência costuma fazer melhores amantes.

10. Cuidado com o amor excessivo

Fique de vez em quando só, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa.

Clarice Lispector

Clarice alerta nesta frase sobre os perigos do amor excessivo. Cuide de você, antes de partilhar sua vida e o seu amor com outra pessoa. Encontre o equilíbrio.

11. De repente, amor.

Não me lembro mais qual foi nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser.  Clarice Lispector

Não me lembro mais qual foi nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser.

Clarice Lispector

Quando encontramos um amor forte e verdadeiro, é até difícil lembrar quando tudo realmente começou. O amor simplesmente acontece, quando nos damos por conta, já estamos caidinhos! ♥️

12. As mil faces do amor

Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar.

Clarice Lispector

Os poetas dizem que “a beleza está nos olhos de quem vê”. E parece que a forma de amar também. O nosso olhar em relação ao outro e as instabilidades estão sempre lá nos fazendo “dançar” a valsa do amor.

13. Encontro marcado com o amor

Amar não acaba. É como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera.  Clarice Lispector

Amar não acaba. É como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera.

Clarice Lispector

Você cresce, evolui e de alguma forma está sempre indo de encontro com o amor. É como se fosse um sentimento que não podemos evitar, nem fugir. Nos resta abrir os braços e ir!

14. Por amor

Mas chegará o instante em que me darás a mão,
não mais por solidão, mas como eu agora:
por amor.

Clarice Lispector

Para Clarice, o amor acalenta o coração e nos liberta da solidão. Quando duas pessoas desenvolvem uma relação, elas darão a mão, não mais por solidão, mas por amor.

15. Você ama por medo de estar sozinha?

Amor será dar de presente ao outro a própria solidão? Pois é a última coisa que se pode dar de si.  Clarice Lispector

Amor será dar de presente ao outro a própria solidão? Pois é a última coisa que se pode dar de si.

Clarice Lispector

A frase de Clarice Lispector nos faz refletir o porquê de amarmos. Os motivos são diversos e variados, mas há quem se esforce para amar por medo da solidão. Você já parou para pensar nisso?

16. A definição clássica de Lispector sobre o amor

O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão.

Clarice Lispector

Nesta frase, Clarice quis dizer que já somos “seres amantes” por natureza. Por mais estranho que pareça, o amor está sempre ali, apenas esperando para ser acendido por uma paixão.

17. Clarice entendia muito sobre o amor!

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada.   Clarice Lispector

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada.

Clarice Lispector

Não é vergonha nenhuma lutar por um amor, mas chega uma hora que basta. Precisamos aprender o momento em que nossas tentativas de receber amor se esgotam e não há mais nada para ser feito.

18. O amor não tem que ser difícil

Entender o difícil não é vantagem, mas amar o que é fácil de se amar é uma grande subida na escala humana.  Clarice Lispector

Entender o difícil não é vantagem, mas amar o que é fácil de se amar é uma grande subida na escala humana.

Clarice Lispector

Se você ama alguém que é fácil, simples de lidar, sem muitas neuras, chatices, ciúmes, complicações: parabéns! Segundo a escala Clarice Lispector de amor, você está lá em cima!

19. Um amor vacinado

Dessa vez era um amor mais realista e não romântico: era um amor de quem já sofreu por amor.

Clarice Lispector

Quem nunca? Sofrer por amor é a realidade de quase todas as pessoas, ainda que tenha sido por um breve momento. Isso nos faz aprender sobre o amor e adquirir filtros que vão nos livrar de problemas futuros.

A dica é: para o seu próximo amor, seja realista e saiba exatamente quais “ingredientes” que não passam na sua peneira 😉

20. Todo amor vem com algumas pontadas

Qualquer um pode amar uma rosa, mas é preciso um grande coração para incluir os espinhos.  Clarice Lispector

Qualquer um pode amar uma rosa, mas é preciso um grande coração para incluir os espinhos.

Clarice Lispector

Essa analogia criada por Clarice é perfeita para explicar o dia a dia de qualquer relação normal. Toda pessoa, por mais doce, inteligente, bonita e atraente que seja, tem seus espinhos. Você está disposta a viver com eles?

21. Não pode esquecer o amor-próprio

Tenho meus limites. O primeiro deles é meu amor-próprio.  Clarice Lispector

Tenho meus limites. O primeiro deles é meu amor-próprio.

Clarice Lispector

Apesar de se declarar uma pessoa apaixonada e escrever sobre o amor com uma intensidade impressionante, Clarice sempre deixou claro que se "autoamava" acima de tudo. E não é muito importante? Amar o próximo quando nem sequer nos amamos não faz nenhum sentido!

22. Amor: uma sensação simples

Que medo alegre, o de te esperar.

Clarice Lispector

Uma frase simples, mas que revela muita coisa! Aquele medinho que mexe o estômago quando estamos nos apaixonando por alguém, ou quando estamos à espera de alguém que já sabemos amar.

Apesar dos sentimentos contraditórios, Clarice soube descrever muito bem essa sensação: um medo alegre!