Contexto da Poesia Tecendo a Manha

Cerca de 29817 frases e pensamentos: Contexto da Poesia Tecendo a Manha

Ficar em cima do muro tem contexto muito mais amplo do que tentamos impor, na maioria das vezes. Geralmente, o contexto é político e social. Posso ser seu amigo e de quem o detesta, desde que eu não tenha problema com ambos. O que não posso, é ser democrata e ditador ou nem democrata nem ditador; comunista e capitalista ou nenhum dos dois; bandido e mocinho nem um pouco de cada. Muito menos não amar nem odiar injustiças ou desigualdades, para não correr o risco das consequências.
Questões fúteis não exigem conceitos, filosofias nem lados. Portanto, não merecem preocupações ou esforços para sairmos do equilíbrio, que é sem muro, e cairmos no campo de uma batalha que não é a nossa.

ESPIRITUALIDADE
Leonardo Boff

“Leonardo Boff situa o tema da espiritualidade no contexto dramático e perigoso em que se encontra atualmente a humanidade. Sua reflexão quer captar a urgência da espiritualidade e enfatizar sua premente atualidade em face dos mitos que circulam pela cultura – mitos da exterminação da espécie, da liquidação da biosfera, da ameaça do futuro comum, da terra e da humanidade.
Em momentos assim dramáticos, o ser humano mergulha da profundidade do Ser e se coloca questões básicas: O que estamos fazendo neste mundo? Qual é nosso lugar no conjunto dos seres? Como agir para garantirmos um futuro que traga esperança para todos os seres humanos e para o planeta? O que podemos esperar além desta vida?
É neste contexto que o autor coloca a questão da espiritualidade. Ao citar o Dalai-Lama, considerado por ele como uma das pessoas mais messiânicas do nosso tempo, Leonardo Boff evidencia a distinção essencial entre a religião e a espiritualidade: a primeira associada a crenças, dogmas,rituais; a segunda relacionada às qualidades do espírito humano – compaixão, amor, tolerância, capacidade de perdoar, solidariedade -, que trazem felicidade para a própria pessoas e para os outros. E denuncia momentos e formas em que religião se torna a negação da espiritualidade.”

“A espiritualidade não é monopólio das religiões, nem dos caminhos espirituais codificados. A espiritualidade é uma dimensão de cada ser humano. Essa dimensão espiritual que cada um de nós tem se revela pela capacidade de diálogo consigo mesmo e com e com o próprio coração, se traduz pelo amor, pela sensibilidade, pela compaixão, pela escuta do outro, pela responsabilidade e pelo cuidado como atitude fundamental.”

“A espiritualidade vive da gratuidade e da disponibilidade, vive da capacidade de enternecimento e de compaixão, vive da honradez em face da realidade e da escuta da mensagem que vem permanentemente desta realidade. Quebra a relação de posse das coisas para estabelecer uma relação de comunhão com as coisas. Mais do que usar, contempla.
Há dentro de nós uma chama sagrada coberta pelas cinzas do consumismo, da busca de bens materiais, de uma vida distraída das coisas essenciais. É preciso remover tais cinzas e despertar a chama sagrada. E não irradiaremos. Seremos como
o sol.”

“Leonardo Boff descreve poeticamente as dimensões mística e política da espiritualidade de Jesus Cristo, fazenmdo também a distinção entre o Reino de Deus anunciado por Cristo e a igreja como construção humana posterior, sujeita a distorções capazes de comprometer fundamentalmente a mensagem original.
Ilumina a nossa compreensão mostrando a diferença entre os caminhos espirituais percorridos pela humanidade do Ocidente e no Oriente para concluir, à luz de uma afirmação do Dalai-Lama, que a melhor religião é a que nos faz compassivos, sensíveis, amorosos, humanitários, responsáveis. E que nenhuma religião pode invocar o monopólio dos meios para chegar a Deus.
Termina seu texto com um comovente diálogo com sua mãe, analfabeta, mas possuidora de uma sabedoria que lhe permitia ver Deus na transparência da realidade e de cada experiência concreta.
Diz Leonardo Boff “Em nossos escritórios e nos nossos gabinetes de trabalho podemos ser cínicos, podemos acreditar ou desacreditar de qualquer coisa. Mas não podemos desprezar a aurora que vem, não podemos desfazer olhar inocente de uma criança, não podemos contemplar com indiferença a profundidade do céu estralado sem cair no silêncio e na profunda reverência, nos perguntando o que se esconde atrás das estrelas, qual é o caminho da minha vida, o que posso esperar depois dela.”
São perguntas que o ser humano sempre se coloca e, ao coloca-las, revela-se como ser espiritual. Quando nos abrimos para acolher essas mensagens, para orientar nossa vida num sentido que produza leveza, irradiação, humanidade, aí deixamos aflorar a nossa dimensão espiritual.”

Leonardo Boff em uma das menções que faz sobre Dalai-Lama, comenta sua resposta sobre o que é Espiritualidade:
Dalai-Lama dá uma resposta extremamente simples: “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior.”
Não entendo direito alguém perguntou novamente: - Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?
O Dalai-Lama respondeu:
- Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade.
- Acrescentou: Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor. Como diziam os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com eles. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos.
Arrematando, diz: O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto.

Extraído do livro Espiritualidade, de Leonardo Boff, Editora Sextante. 20-02-2003

O dia internacional da mulher é mais que uma data comemorativa, representa em seu contexto histórico todas conquistas das mulheres, sejam elas, sociais, históricas, econômicas ou culturais.
Não apenas sua beleza deve ser aclamada, a mulher, sinônimo de grandeza, representa a valentia de viver na contemporaneidade, mostrando-se cada vez mais capaz de ocupar espaços outrora negados pela sociedade.
Sinceramente, o dia da mulher deve ser comemorado, ainda que singelamente, todos os dias do ano, pois 365 dias, ainda não seriam suficientes para externar a grandeza que toda mulher possui dentro de si.
Mulher, nunca esqueça o quão especial você é e tudo que representa a todos que vivem ao seu redor.
Agradecemos por sua existência!

⁠Eu sou indigena, indigena em contexto urbano.

Dentro do meu corpo território, também já houveram invasões.

Primeira invasão foi ao nascer nesse mundo e ser arrancada do pertencimento da minha cultura.

Segunda invasão foi na infância, saquearam minha inocência de achar que éramos todos iguais.

Em todos lugares, tentaram me marginalizar, escantear e dizer que eu era menos, apenas por ser na indígena.

A terceira invasão foi na adolescência, onde acharam que meu corpo tinha que ter dono, pois uma mulher indigena é considerada apenas objeto de dominação.

Cor do pecado, olhos que hipnotizam, exótica, selvagem, são palavras usadas pra normalizar a violência e o abuso sob nosso corpo território.

Dominaram e destroçaram meu espírito mais vezes do que eu saberia contar, mas eu nunca abaixei minha cabeça, ando com nariz empinado em qualquer lugar que eu passo porque apesar de me tratarem como invasora da minha própria terra, eu resisto e insisto em mostrar que estaremos aqui.

Sempre estaremos aqui, na nossa terra, com nossos ancestrais nos levantando em cada caída rumo a nossa re(tomada). ✊🏽

Independente do contexto, seja voce mesmo...
Enquanto você disser apenas o que os outros querem
ouvir e enquanto você for como os outros querem,
viverás sempre rodeado de pessoas. lado a lado...
A partir do momento que você deixar de ser aquela
pessoa que eles desejam e então assumir a sua
verdadeira personalidade, ou seja, ser voce
MESMA (O), descobrirás quem são seus verdadeiros
amigos e quem realmente gosta de você..

A dor é informação, um sinal nociceptivo que, sem contexto, vira lesão; compreendida, converte sofrimento em adaptação.


A dor, também, não é nossa inimiga; é a sombra do que nos importa. Quando lhe damos nome e lugar, deixa-nos partir e começa a ensinar.



© 01 nov.2025 | Luís Filipe Ribães Monteiro

Uma palavra enraiza na mente
E se segura na explicação
Espalha o contexto ouvida ou brotada
Pelo tempo de discussão
Uma toca um novo sentido
Pro assunto não ficar parado
Num olha só, mente é terra
E terra é para produzir palavras
Palavras plantada podada no
Rumo que quer o dono da
Frase que pega na mente
Que lê que sente
Poesia pô

"Nesse contexto é imprortante refutar a compreensão de que o estado laico previsto na constituição de 88 impede a participação e manifestações religiosas nos debates públicos [...]
Os argumentos das entidades e organizações religiosas podem e devem ser considerados pelo estado, seja pela administração, pelo legislativo, pelo judiciário, porque tambem se relacionam a razões públicas e não somente religiosas"

Inserida por alinesbaptista

Paulo diz que a mulher é a gloria do homem. E, no contexto da Escritura, gloria é revelação de algo; no caso da Glória de Deus, glória é revelação do ser de Deus.

Nesse caso, se a mulher é a gloria do homem, então, ela também é sua coroa de revelação. Se um homem, por exemplo, desejar saber como ele pode ser um bom pai, o melhor que faz é ver como amam as boas mães. Se um homem, por exemplo, desejar saber como é amar uma mulher, e a ela ser fiel e entregue; então, o melhor que faz é ver como é que ama a mulher mais fiel e dedicada que ele encontrar.

Não é à toa que nosso o último século revelou que as mulheres separadas, em geral, se viram muito melhor do que os homens, inclusive quando são esses que rompem a relação.

Entristece-me ver como os homens, em geral, têm tão pouco prazer e compromisso com a paternidade. E não falo de serem capazes de pagar educação dos filhos ou estarem presentes ajudando a solucionar dificuldades. É o mínimo. De fato, me refiro a ter prazer nos filhos e desejar ser parte incondicional da existência deles, não importando o quê; realidade esta nem sempre presente nas vidas dos pais; porém comum na maternidade.

Ora, se os homens não aprenderem com as mulheres, jamais saberão como elas são; e, também, estarão sempre vivendo na primitividade da alma, sem alcançar os voos mais elevados da alma de uma mulher. Caso contrário, a mulher pode ter vindo da costela, mas o homem se torna apenas um quebra galho.

Inserida por Tcheco

No contexto pessoal, afasta de ti todos aqueles que te fazem mal, por um motivo ou por outro, por angústia ou por incongruência, não por defesa, mas sim por saúde.
Boas relações interpessoais também é qualidade de vida. Não há nada mais nocivo à saúde física, mental ou moral do que uma pessoa não bem vinda.

Inserida por Leivanio

_Ela_
Sobre pretexto o contexto
Nudez talvez.
Sensato desejo.
Algoz bem com amor, propósito,
Se foi uma mensagem até mais,
Desatino, serio marcante, duas vezes,
E depois, dialogo se tornou o silencio,
temperamento a sós, sentimental,
tanto tempo passado na contemplação.
sempre momentos presados atenuantes
ressalvas num mundo perdido.

Celso Roberto Nadilo

Inserida por celsonadilo

POLÍTICA NAS EMPRESAS

Segundo a literatura, no contexto organizacional política é habilidade especial ao relacionar-se com outras pessoas, com o intuito de obter certos resultados anteriormente planejados, então a resposta é SIM, há muita política nas organizações. Isto não é necessariamente ruim, quando a política é usada para obter a convergência em assuntos estratégicos que irão fazer a diferença no futuro da empresa. Desta forma a política é um meio para se alcançar algo positivo. Os problemas começam quando a política deixa de ser um MEIO para se tornar o principal objetivo das pessoas dentro de uma companhia. Quando isto acontece deixamos de adotar abordagens mais assertivas para resolver os problemas simplesmente porque estas abordagens podem prejudicar a POLÍTICA... Daí surgem comportamentos nocivos como a permissividade e cumplicidade negativa. Nas empresas a política deveria ser mais uma forma de se atingir os resultados que garantissem a sustentabilidade do negócio, precisamos ficar atentos porque existem situações em que outras abordagens precisam ser utilizadas para assegurar que todos estejam engajados no alcance das metas.

Inserida por Fredjoger

A deformidade está no contexto,
da incompreensão...
Quando Hamlet disse:"Ser ou não ser..."
queria leva-lo a crer,
no indefinido!

O soma é a soma,
do fisiológico e do incógnito!
é um processo caótico,
o gnóstico!
entre o neural e aórtico,
entre o epitelial e psicossomático,
entre o cutâneo e o enigmático,
o somático é o quociente...do inconsciente!

Leia-me além do têxtil,
além do léxico,
e além do arquétipo,
do estético!
o que é o estético,
senão a leitura do supérfluo?
leia-me além do hermético!
do atlético e disforme,
tire o uniforme...da suposição!
todo sentir é paraplégico,
se baseado meramente na textura,
na crua figura,
do objeto...
toque-me com o figurado!
e não com o osmótico ou o palato,
nem mesmo o sublingual ou o vibrato,
são capazes de transmutar o gráfico,
do desencarnado!

Meu Júpiter,sou tua Juno!
dispenso juras,
que não fazem jus,
ao verdadeiro!
O outono vem!
mas continuo refém,
do primaveril!

Amo os contrastes,
que dilatam as vontades,
em realidades!
Amo os matizes,
que difundem diretrizes,
e ambiguidades!
Amo os tons ,
que suavizam os graves,
da gravidade!
Meu anjo melódico,
toda percussão é fruto da frequência,
do sintomático!
o sentir é instrumento de sopro ou de corda?
os dois!
as vezes é estro,
as vezes é destro,
e outras é plectro,
mas sempre é um verso,
vestido de letra e emoção!

Pupila é cítara!
ressoa a antífona!
ótica uníssona,
é a sintonia,
de almas intrínsecas!
Ó meu anjo maestrino,
o que a retina retém,
vai muito além,
do humor vítreo!
Noturnal idílio!
odes anímico!
eis quão aprazível é,
a sonata do teu cristalino!
auriverde e citrino,
refratando o metafórico hino,
do libido!
Quando duas almas se alinham,
como astros no infinito,
a íris é o acústico ,
do somático!

Minúsculas rasuras,
são maiúsculas conjecturas,
quando rompem as abreviaturas,
da dúvida!

Porque ser comedido,
se é descabido,
o suscetível?
porque ser moderado,
se é ávido,
o desenfreado?
porque hesitar amá-lo,
se é o revérbero,
o fulgor do involuntário?
o verso é veste!
a leitura me despe,
e os dedos repetem,
trechos horizontais!
ó bruma lânguida,
ó incisiva lâmina,
o amor é túnica escarlate,
mortuário traje,
do consciente!

Quando fitou-me a íris,
regou-me como a amarílis!
Quando aspergiu-me orvalho,
borrifou-me os brotos e galhos!
Quando irrigou-me o riso,
despejou-me motivos...para florescer contigo!
se eu por ventura,
desvanecer entre os lírios,
não se prenda aos meus espinhos,
só se agarre as pétalas rosas que deixei pelo caminho,
pegadas das boas lembranças,
que cultivei no solo do seu coração,
jardim da minha emoção...

Inserida por marypoetisa17

Loucura

É loucura oque sentimos.
É algo sem controle, sem contexto,
Inabalável situação,
as razões são perdidas,
as fórmulas se deslocam.
Perde-se o foco, o tato,
nos sobra talento
na reação, interagimos por impulso
assim é com o amor, com o ódio,
com a alegria e com a tristeza.
Loucura é coisa boa.
Ser maluco é encontrar o caminho para ser feliz.
Mais também pode ser doença,
pode ser algo que sempre esteve ali .
E que não dá mais pra segurar.
O mundo anda louco e isso já faz tempo
Nem sempre é bom,
E quando não é mal a loucura passa rápido.
Será que devo eu, enlouquecer de vez,
e encontrar minha paz.
Ou continuar lutando para me encaixar, em um mundo que não tem nada de normal.
E afinal oque é normal ?

Essa pergunta já loucura.

PauloRockCesar

É importante, para encontrar o futuro, buscar o passado. Homem sem
memória é homem sem contexto de vida. Para entendermos o que representam as novas tecnologias de comunicação no nosso tempo histórico, temos que, primeiro, traçar perspectivas por meio de fatos e de
acontecimentos do passado e do presente.

Inserida por cristiane_neder

Amigos bom dia!!

Parece que perdemos a capacidade de raciocinar, de entender o contexto e complexidade de tudo os que nos cerca. A política e a religião tem deixado as pessoas irracionais!!!🤔
Ninguém discute com seriedade o que está levando a nossa sociedade a viver na idade das trevas... estamos impregnados pela cultura do medo e da violência social...😔....Precisamos estar atentos, aos tipos de pessoas que convivem ao nosso lado, tendo a consciência de que aqueles que gostam de fofocar exageradamente irão nos colocar, uma hora ou outra, como personagem de alguma história maldosa, uma vez que é isso o que os fofoqueiros fazem e têm para dar, é disso que eles vivem e se alimentam.
As criaturas que habitam esta terra em que vivemos, sejam elas seres humanos ou animais, estão aqui para contribuir, cada uma com sua maneira peculiar, para a beleza e a prosperidade do mundo independente de sua energia... positivamente ou negativamente...
Deixe ir as pessoas que somente chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamentos dos demais.
Elas são verdadeiras "vampiras" e irão sugar toda a energia que estiver ao seu redor, até deixá-lo fraco e sem forças.
Se alguém busca uma lixeira para deixar seu lixo, não deixe que seja a sua mente ok!!!🤔


Que tenhamos um dia de muito sucesso! Tenham FÉ🤗

Inserida por antoniodesouzasantos

Ao dominar a natureza, o homem ocidental pensa que pode chegar à felicidade. No contexto da sociedade indígena, no entanto, a felicidade é posta em outro lugar e os esforços são investidos em outros campos.
A natureza não é objeto para ser simplesmente explorado. Nessa atitude de respeito, as sociedades indígenas chegaram a um equilíbrio perfeito, utilizando uma tecnologia que, comparativamente à do Ocidente, é muito simples.

Inserida por pensador

a noite trás contrastes do meu coração,
em formas que o contexto é único,
na perfeição da momento na escuridão,
a virtude que paira sobre as nuvens,
reside num horizonte seja por do sol,
num instante que os pensamentos
demonstre o desejo... insaciável...
entre os domínios do teu corpo.

Inserida por celsonadilo

Ei menina por detrás dos textos, presta atenção neste contexto, ainda te escrevo quase todo dia, mais facil eu escrever do que te falar .

Você, esta na infinidade dos pensamentos, no vento que quando te leva, te espalha no ar.

Olha menina ! Que és indispensável leveza, incalculável esse grado que tenho ao te pensar.

Outro dia, dia que eu não te escrevia, te lia ,relia, para analisar.

Buscava as palavras nas entrelinhas que mal se encombriam nno teu respirar.

Menina! Na prosa, no verso, no texto eu só demonstrava que o que eu te escrevia quase todo dia, são os sons das palavras tímidas da minha síntese mania literária de amar.

Inserida por mariana1993

Fora de contexto
Por William Calixto

De que adianta falar se o que diz não condiz com o que está?
De que adianta também dizer sem o respaldo que lhe convêm?
Vale a pena continuar as margens?
Vale a pena morrer as cegas, negar o peito e esconder a cara?
Vale a pena viver fora... “Tô por fora”
Vale?... “Não tenho nada a dizer”
“Nada a declarar”
“Nada...”
"Apenas deixa estar..."
Não!
Veja a descaracterização do medo...
Sinta a plenitude de viver fora de suas cadeias...
Veja! O céu anil...
Sorria! Livre dos grilhões do próprio preconceito de ser quem és...
Vem a pergunta:
"A partir de onde me vejo? De quem?"
De tudo menos eu.
Destrone este primeiro demônio
A partir daí, a opinião alheia?
Passa a ser apenas a alheia!
Sempre é tempo.
"Miga quer causar?"
Não. Imagina... Deve ser o vermelho encarnado que trago nos lábios!
Não tenho tempo a perder com conversas inúteis e pessoas que não fazem a diferença e por nunca estarem... Alheias a quem sou, julgam-me apenas pela aparência.
Apenas pela aparência?
Não ouse me reduzir a reticências!!!
Por favor, dê-me licença!
Apenas...

Inserida por williamcalixtob