Compreensão
A leitura faz parte do mundo! Quem lê conhece mais... para quem vive no mundo Surdo é preciso ler, compreender, estudar, pesquisar, e mais do que nunca, colocar em prática tudo o que absorve.
Quando quisermos emitir uma opinião sobre alguém, segundo nossos critérios (porque sempre é) devemos lembrar que o outro também tem essa mesma capacidade, a de emitir uma opinião ao olhar pra você, segundo os seus próprios critérios.
Por isso, um e outro, pense, se o critério do outro vier a ser desproporcional a nós, há o mesmo risco de o nosso também ser com relação a ele.
Use de bom senso, compreensão e compaixão ao falar de alguém e se o que for dizer não trouxer benefícios, não diga nada ao outro, nem do outro, assim, sim, irá contribuir para o bem do outro, da sociedade e também do seu próprio!
Enxergue um casamento como tendo três pessoas: o homem, a mulher e o casal. A pessoa mais importante das três é e sempre será o casal. O casal deve estar acima dos interesses pessoais do homem, assim como dos interesses pessoais da mulher. Você está preparado para abrir mão dos seus interesses pessoais em prol dos interesses do casal?
Conflitos alimentam as relações,
é necessário saber lidar com eles quando surgem,
algo totalmente parcial enquanto não se coloca no lugar do outro,
é necessário refletir, ser generoso e justo,
um momento para esquecer o orgulho e perdoar de coração.
Compreender as causas, razões e soluções é o que faz uma relação evoluir para o bem, sem isto, são apenas destrutivos.
Mais importante que entender isto, é tomar esta iniciativa.
Se as pessoas não podem lhe dar valor, ou nem ao menos se importam com o que os outros sentem. Se importe com estas pessoas, são as que mais precisam de você. As necessitadas de verdade, pobres em alma, nulas em gratidão. Mas tenha a nobreza de não fazer o mesmo. Faça exatamente o oposto, dê a mão a elas, ajude-as quando preciso. Dê um abraço apertado e muito carinho. Só assim você será reconhecido e poderá mudar muitos destinos.
Sinto as vezes que falta gratidão, amor, sinceridade. Falta tanta coisa nas outras pessoas que esquecemos de ver o que falta em nós, já pensou nisso hoje? Pois então pense, precisamos ser bons para melhorar este mundo louco, cheio de desavenças e injustiças. Vamos começar por nós.
Você e as pessoas mudam física e mentalmente, portanto compete a você compreendê-las e ser compreendido(a) também por elas. .
Ninguém consegue ler pensamentos, portanto, esclareça o que sente e o que deseja para que alguém te compreenda.
Existem assuntos que para serem realmente compreendidos como se deseja, é necessário ouvir a voz, perceber os movimentos corporais e fixar o olhar um no outro.
O amor precisa ser o fundamento de nossas ações. As teorias, doutrinas e técnicas podem falhar, mas o amor... o amor sempre acerta!
[Enquanto alguns homens são incapazes de decidir e apresentam falta de iniciativa],
outros homens não se abatem por nada e têm grandes poderes de crítica e decisão. Nascidos para buscas elevadas, sua compreensão clara lhes conquista o sucesso com facilidade. Descobrem tudo na hora, e ainda lhes sobra tempo. Certos de que estão com sorte, aventuram-se com confiança ainda maior.
Compreender o outro em sua particularidade é fundamental. Se conseguirmos entender completamente a alma do outro e compartilhar seus sentimentos, conseguiremos traçar o paralelo perfeito entre as minhas, as suas e as nossas necessidades...
Um passo além da empatia.
Ser empático é o exercício de tentar se colocar no lugar do outro, de buscar compreender as motivações das ações de uma outra pessoa. Tentar alcançar seus sentimentos, valores, ideias, modos de perceber e se posicionar diante do mundo.
Essa ferramenta é útil e importante, ela pode também ser chamada de conexão, e para a convivência, a empatia é uma forma de facilitação.
Porém, como toda ferramenta, ela é limitada, limitada por nossas capacidades, por nosso acesso às informações, por nossos sentimentos, valores e ideias.
É muito difícil ser empático com alguém que nos causa desconforto, e aí precisamos buscar este passo além.
O desafio colocado neste século é transcender a empatia, ultrapassar a ideia de que para conviver precisamos nos compreender.
Afinal esta compreensão sempre é um recorte, uma fotografia que retrata uma parte ou um momento, mas jamais o todo.
O que estamos empenhando nas relações não é nossa necessidade de sermos compreendidos, mas o desejo de ser amados mesmo quando não pudermos ser traduzidos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
