Chico Xavier - sobre Disciplina
O solfejar de um general que ama fazer coisas perigosas: Navegar sobre um mar de tubarões, conduzir na contramão, ultrapar sobre a linha contínua e amarela e embriagar-se antes da partida com solfejo de geral nebulado com coisas perigosas entre os lábios semi abertos, gosta fazer coisas perigosas. Amor ardente com as suas misteriosas maravilhas de um perigo eminente.
No breu da noite, lembranças de um dia;
Versos, canções, todos os poemas sobre uma escrivaninha;
Cada inspiração, letra, palavra, frase e linha;
Era nos pensamentos e lembranças sobre a doce melodia da menina;
Que ao meu coração mudo e surdo, de certo modo, pela primeira e última vez ouvia.
O amor e o respeito caminham juntos.
Há tempos atrás o amor caminhava sobre a terra. Em um local não muito distante, o respeito também dava os seus passos no planeta.
Então uma certa vez os dois cruzaram o caminho um do outro.
E foi amor a primeira vista.O amor e o respeito colocaram seus propósitos, anseios, angústias, vícios e virtudes em questão.
E descobriram que um completava o outro, mesmo tendo cada um suas peculiaridades.
Eram diferentes mas porém totalmente compatíveis.
E descobriram também que juntos certas coisas não existiam como : disputas, maus tratos, agressões, punições, abusos e etc.
Mas sim muitas virtudes como : amor, amizade, compreensão, carinho, parceria e tantos outros sentimentos nobres.
Tanto o amor como o respeito, são construídos sem pressão, com liberdade. São frutos colhidos de árvores férteis e viçosas.
E nos dias atuais aindam continuam sua jornada em dupla cumplicidade, sabendo que juntos já não caminham mais somente sobre a terra mas voam através do universo.
(Sobre o uso do português como língua oficial nos países africanos)
Sem esquecer raízes o importante é valorizarem o português - que já não é a língua do colonizador mas, cada vez mais, dos descolonizados - como instrumento valioso na construção, unidade e progresso de cada um dos países africanos.
Falso Eu -
Tantas vezes, sobre os dias, distraído,
sem pensar em mim, na minha dor,
fui vivendo falsamente, ao sabor
de uma alegria, convencido ...
Vivendo uma vida que não era minha
esquecido de que a minha era mais do que passar
mais do que ir ou apenas ficar
num querer que tive e já não tinha ...
E menti! Não aos outros mas a mim ...
E muito me dói a morte dos instantes
em que, perto, me pus tão longe de mim!
Como pode alguém diferente querer agradar
a outros, tão iguais, mas errantes,
que dizem que o não são só pra passar?! ...
Sobre ações:
Melhor ser 'infantilmente' feliz e ter paz. Do que ser um 'adulto' emocionalmente amargurado.
Sobre a cientificidade da verdade.
O Mestre por excelência disse uma vez: "e conhecereis a verdade e ela vos libertará". O verbo <conhecer> que aparece aí, denota a ideia de que a verdade só pode ser obtida, por meio do CONHECIMENTO. CIÊNCIA.
Seu método de descoberta é e deve ser espistemiológico e filosoficamente investigativo. A busca pela verdade é uma busca que deve ser sempre científica. Isto é, através do conhecimento!!!
Tente identificar quais ondas exercem o poder sobre seu destino e assuma o poder sobre seu “barco”. Busque informação no GPS do conhecimento, no poder da fé, no pensamento positivo e honre, com todas as glórias, o poder que Deus lhe deu de comandar seu destino!
DEUS RENOVA AS TUAS FORÇAS!
“Naquele exato dia, senti a presença poderosa do Senhor. Veio sobre mim a mão do Senhor. O Senhor se apoderou de mim. Veio sobre mim a mão de Jeová. A mão de Yahweh pairou poderosamente, uma vez mais, sobre mim. A mão do Senhor esteja sobre mim. (Ez 40:1 b).
A mão do Senhor esteja sobre mim continuamente!
Uma pessoa cristã em oração: “Ah, Senhor, como vou fazer esta atividade com essas dores? Quando eu puder, farei exercícios físicos, massagens, em local apropriado… mas isso é pro futuro. Pra hoje eu preciso estar bem, estar forte. Vou passar um remédio. Mas eu creio que o Senhor já me curou”.
Então, após essa oração em forma de pensamento, essa pessoa pegou seu celular e ouviu a pregação de outro irmão na qual ele dizia que Deus está com ela e lhe dá forças para viver, citando Isaías 40:29. Então, ela pegou a Bíblia para ler esse versículo, mas abriu a Bíblia em Ezequiel 40:1, acima descrito.
Assim, entendeu que sua oração foi respondida por Deus, crendo que a mão de Deus veio sobre ela naquele exato dia.
Após tudo isso, ela pegou sua Bíblia para ler a palavra de Deus enviada pelo irmão em Cristo:
“Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Is 40:29,31).
“Sou como uma pessoa jovem para o Senhor, cheia de vigor e vitalidade pela mão poderosa do Senhor sobre mim”. Eis o pensamento que cada crente deve ter ao receber esta mensagem.
Que benção de resposta, Senhor!
Nós não temos poder sobre a vida ou a morte. Diante de tanta sabedoria, tanta beleza, tanto amor, não é seguro confiar? Eu confio profundamente na vida. Procuro sempre agir em união com ela. Daí vem toda a minha força. (...) Sinto-me de bem com a vida. Compreender como as coisas são, jogar fora as ilusões, traz mesmo alívio e paz.
SOBRE OS OUTROS
Demétrio Sena - Magé
Venho trocando meu carinho por educação. Carregamentos de amizade por alguma simpatia. Meu afeto por boa vontade. Isso me causa esvaziamento, é prejuízo profundo e demanda grandes esforços de quem ocupo dessas abordagens. Tenho que aprender a desonerar os outros.... a livrar as pessoas de mim.
Jamais se debruce sobre os conchavos do eGo.
O ego não só nos marca tal qual o homem que esquenta em braseiro o ferrete e em seguida aplica na coro do boi, como ilude-nos, tornando em escravos aos que se submete aos seus caprichos e armadilhas.
E uma vez marcado, nos torna o mais asqueroso dos seres, até que entendamos que não há nem o "eu!" tão pouco o "eGo!".
O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento.
Nota: Trecho da crônica A realeza de Pelé, publicada na revista “Manchete Esportiva”, em 8 março de 1958.
...MaisAprendi muita coisa sobre mim, sobre quem sou e o que pretendo ser.
Calar eu não vou, e quando qualquer coisa me apertar o pé, feito sapato novo de um número a menos, eu irei me recusar a seguir com dor.
Aprendi que sou vulnerável e que sou humana, como qualquer um, mas não posso aplaudir meus erros como quem não sabe reconhecer.
Calar eu não vou.
Nildinha Freitas
Depressão vem lentamente, sussurrando pouco-a-pouco entre os dias, meses e anos, acumulando sobre si a sobrecarga de uma dor física e mental, entre atritos de sentimentos e frustações que sufoca, oprimindo a mente barulhenta que com o passar do tempo te deixa com o silêncio até te jogar no chão.
2022 serviu de lição sobre relacionamentos, família e amigos. Foi um ano incrível, repleto de momentos bons, mas também ruins, chorei, desabei, levantei e continuei. Já neste ano se iniciará uma nova vida, uma personalidade incomparável com a antiga. É certo que quando ocorre a virada não há apenas uma mudança no calendário, e sim em nossas vidas, cabe à você se deixar viver uma nova temporada. Espero que os meus sonhos sejam maiores que o meu medo e que em 2023 eu me torne a melhor versão de mim.
Distância é o longe tão perto, por apenas ter discordância sobre próximo tão próximo, deveras, com a tenaz, absurda, insistência de não celebrar aquiência.
As noites me fazem entender
O quanto é bom sentir o vento
Fechar os olhos e refletir sobre a vida
As noites me fazem compreender
Que é bom ter um momento
Na sua própria companhia
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
