Carta de Paz
FRUTO PRECIOSO
O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio […] —Gálatas 5:22-23
Quanto você estaria disposto a pagar por uma única fruta? No Japão, alguém pagou mais de 12 mil reais por uma melancia Densuke. Ela cresce apenas ao norte da ilha japonesa de Hokkaido, esta bela esfera verde-escura parece uma bola de boliche. A melancia, de cerca de oito quilos, era uma dentre algumas mil disponíveis naquele ano. A raridade da fruta causou o preço astronômico no mercado.
Os cristãos têm frutos mais preciosos que a melancia Densuke. São os frutos do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). Cada “fruto” é um aspecto diferente da semelhança com Cristo. Nos evangelhos vemos como Jesus exemplificou estas virtudes. Agora, Ele deseja produzi-las em nossos corações — naquilo que dizemos, na nossa maneira de pensar e nossas reações diante da vida (João 15:1-4).
Uma fruta rara e saborosa pode ter um preço elevado no mercado, mas um caráter semelhante ao de Cristo tem valor muito maior. Ao confessarmos todos os pecados conhecidos e nos rendermos ao Espírito de Deus que habita em nós, nossas vidas serão transformadas à semelhança de Cristo (1 João 1:9; Efésios 5:18). Este fruto espiritual encherá nossas vidas de alegria, abençoará as pessoas ao nosso redor e durará para sempre. —HDF
O frutificar para Cristo depende da nossa comunhão com Ele. Dennis Fisher
GUERRA…E DEPOIS PAZ
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
No dia 7 de dezembro de 1941, um avião de guerra japonês pilotado por Mitsuo Fuchida levantou voo do porta-avião Akagi. Fuchida liderou o ataque-surpresa à frota americana do Pacífico em Pearl Harbor, no Havaí.
Durante os anos de guerra que se seguiram, Fuchida continuou a voar — sempre escapando por pouco da morte. Ao término da guerra, ele estava amargo e desiludido.
Poucos anos depois, ouviu uma história que aguçou sua curiosidade espiritual: Uma jovem mulher cristã cujos pais haviam sido mortos pelos japoneses durante a guerra decidiu ajudar prisioneiros japoneses. Impressionado, Fuchida começou a ler a Bíblia.
Quando ele leu as palavras de Jesus na cruz, “[…] Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), compreendeu como aquela mulher podia mostrar bondade a seus inimigos. Naquele dia Fuchida deu seu coração a Cristo.
Este homem tornou-se um pregador leigo e evangelista aos seus compatriotas, e dessa maneira esse antigo guerreiro demonstrou “[…] a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7) — uma paz que experimentam todos os que confiaram em Jesus, e cujas petições são “[…] conhecidas, diante de Deus” (v.6).
Você já encontrou esta paz? Não importa o que tenha acontecido em sua vida, Deus a oferece a você. —HDF
A verdadeira paz não é a ausência de guerra; mas é a presença de Deus. —Loveless Dennis Fisher
Está tudo bem?
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
Quando o coral da escola se preparava para cantar o clássico hino de Horatio G. Spafford, “Sou Feliz com Jesus”, um adolescente se adiantou para contar a familiar história deste cântico. Spafford escreveu esse cântico quando estava em um navio que passava perto do local, no mar, onde suas quatro filhas haviam perecido.
Enquanto escutava essa introdução, e depois as palavras cantadas pelos adolescentes, eu senti um turbilhão de emoções. “Onde suas quatro filhas haviam perecido” eram palavras duras de entender, enquanto escutava novamente as palavras de fé de Spafford. Tendo perdido uma filha subitamente, acho inconcebível a ideia de perder quatro.
Como tudo podia estar “bem” com Spafford em sua dor? Ouço as palavras “Se paz a mais doce me deres gozar” e me lembro do lugar onde posso encontrar paz. Paulo diz em Filipenses 4 que ela pode ser encontrada quando expressamos nossas orações mais íntimas diante de Deus (v.6). Através da oração confiante, aliviamos nossos corações, despojamo-nos de nossas ansiedades e entregamos a nossa dor. E então podemos conseguir “a paz de Deus” (v.7) — uma calma de espírito, divina, inexplicável. Essa paz vai além da nossa habilidade em compreender as circunstâncias (v.7), é uma sentinela em nosso coração, através de Jesus, que nos protege e permite que sussurremos mesmo em meio a dor: “Sou Feliz com Jesus”.
Jesus nunca comete qualquer engano. Dave Branon
Vivemos em uma sociedade
Na qual somos tratados com ignorância
Não existe mas amor,
Paz, alegria e nem esperança.
Vivemos em um lugar
Onde o pobre é desvalorizado,
E um homem de pés no chão
Já não é mais bem tratado.
Vivemos em um lugar
Onde o negro não tem mais valor,
Onde um branco
Se acha superior.
Mal sabendo eles
Que é melhor
Um negro de bom coração,
Do que um branco que não tem consideração.
Do que adianta ser rico
Ser famoso, popular
Sem saber nem pelo menos
O significado da palavra amar.
Seja mais leve com a vida, até mesmo consigo mesmo.
Seja mais Brando, se possível transmita paz.
Sinta a brisa do vento em meio ao caos, respire fundo e se acalme.
Suas decisões terão grande influência do seu estado mental e físico.
Nunca terá compaixão e amor de viver estressado e irritado.
Seja menos.
Bom dia a todos
Eu só quero viver no meu cantinho sossegada, ouvindo os pássaros, brincando com as plantas em paz! Quero apenas o necessário e apenas o que é meu.
Não quero saber quem entrou, quem saiu, quem errou ou acertou, quem falou, quem comprou.
Se for pra saber de mim, do que faço, dos meus devaneios e do que tenho, precisa ser alguém que me toque o coração e se não for, me deixa então!
A maior sensação de paz,
Misturada ao leve sopro da brisa do mar,
Aquela canção feita pelo som das águas,
As nuvens espalhadas pelo céu,
Como feitas de pincel,
Rodeavam as montanhas,
Como crianças,
Bailando ao tocar de cantigas de roda,
O massagear dos pés,
Com a leveza da textura das areias da praia do Campeche,
Ao avistar da sua ilha,
A solidão representada por aquele barquinho atracado,
Solitário na escuridão daquela noite fria de inverno,
No beco do surfista,
Com juras de amor eterno,
A lembrança,
Quase que fotográfica,
Daquele céu estrelado,
Dava para ver as Três Marias,
As mesmas que moravam no teu corpo,
Tão de perto,
À ponto de tocá-las,
Sentindo em meu corpo,
A euforia da manifestação do teu corpo,
Para depois me deitar,
Pegando no sono,
Acordar no meu lugar,
O preferido do mundo.
Somos ricos se temos amor, paz de espírito e boas companhias. Somos ricos se temos um teto acima de nossas cabeças, comida em nossos pratos e um lugar para descansar nossas mentes. A verdadeira riqueza é feita das coisas que o dinheiro não pode comprar.
Não podemos ser hipócritas e dizer que o dinheiro não ajuda a trazer felicidade, porque ele abre muitas portas e nos permite viver experiências que, por muito tempo, estiveram apenas em nossas mentes. No entanto, devemos entender que a verdadeira essência da felicidade não é encontrada nas riquezas materiais, mas, sim, nas coisas mais simples da vida.
A verdadeira felicidade não possui preço, possui valor. Ela é encontrada todas as noites, quando chegamos em casa, depois do trabalho, e nossos filhos correm para nos abraçar, em todos os domingos em que almoçamos junto à nossa família, relembramos os velhos tempos e também nas risadas infinitas que nos deixam sem ar quando estamos próximos aos nossos amigos.
A fartura material é muito boa, mas só podemos nos considerar realmente ricos quando temos em nossas vidas tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar.
Somos ricos se temos amor, paz de espírito e boas companhias. Somos ricos se temos uma família que nos ama, um trabalho que nos permite tornar o mundo melhor e amigos que estão sempre ao nosso lado. Somos ricos se temos um teto acima de nossas cabeças, comida em nossos pratos e um lugar para descansar nossas mentes todas as noites.
Se buscarmos no dinheiro ou nas riquezas o sentido de nossa existência ou a motivação para acordarmos todos os dias, dificilmente estaremos empolgados com as nossas vidas, porque o que tem o poder de animar os nossos espíritos e nos fortalecer nos momentos de luta não vem de fora, mas, sim, de dentro de nós.
O que nos faz seguir em frente é o amor das pessoas que temos à nossa volta, as orações de nossas mães, a lealdade de nossos amigos. O que torna a vida realmente especial são as conexões que criamos, os momentos que vivemos e as memórias que criamos.
O que dá sentido às nossas vidas e nos torna pessoas realmente abençoadas não é o que temos, mas sim o que somos e o que nos tornamos a cada dia.
Devemos valorizar mais as coisas que o dinheiro não pode comprar porque é nelas que reside a verdadeira magia da vida.
Então, deixe de lado por um momento o seu celular, o seu carro ou sua casa nova e abrace as pessoas que você gosta, converse com uma pessoa mais velha ou passe um tempo na natureza, assim você poderá sentir o quanto a vida tem a oferece e entenderá que ficar preso a coisas pequenas é uma grande perda de tempo.
A verdadeira riqueza é feita das coisas que o dinheiro não pode comprar, leve essa verdade para a sua vida.
PROLIFERAS A PAZ
O silêncio da madrugada inspira-me.
Faço versos e prosas com ou sem rima.
A imaginação flui toma forma e retrata a paz.
Um fragmento, um pensamento.
A mão desenha rabiscos,
E os rabiscos formam letras,
E as letras formam sílabas,
E as sílabas formam palavras,
E as palavras formam frases,
E a frase versa paz.
Paz é sossego.
Paz é liberdade.
Paz é direito de ir.
Paz é direito de vir.
Paz é social.
Paz é legal.
Paz é moral.
Paz é constitucional.
Paz é celestial.
Adentre no mundo da pesquisa
Lá está a paz que espera ser descodificada.
Paz serena, sublime, sossegada
A espera de ti para se proliferar no espaço.
Não a deixe cair no limbo.
Não permitas que passe ao largo.
Segure-a, guarde-a dentro do coração.
Observas a paz:
No ermo.
No silêncio da noite.
Na beleza do natureza.
No acervo humano.
Linda, suave, disponível
Para adentrar na essência.
Espalhar-se no mundo.
Inundar o teu, o meu, o nosso coração.
Contemplas o universo.
Vejas a perfeição.
Absorves a paz.
Proliferas este sentimento desmedido,
Sem máscaras, sem subterfúgio onde passares.
A paz tem mil facetas
E um único propósito: o amor.
Quero ser a tua paz!
Um oásis de águas cristalinas
onde vens refrescar a alma
sempre que te sentires oprimido pela realidade dos dias.
Quero ser o teu aconchego
sempre que precisares de colo amoroso,
ouvidos atentos e silêncios necessários.
Quero ser a alegria do porto seguro
onde sabes que sempre poderás ancorar.
Cika Parolin
A Paz está dentro de cada um de nós, basta sintonizar a frequência certa e deixar fluir.
Eu amo essa sensação, de que tudo vai ficar bem, de que existe sempre uma luz no fim do túnel. Isso reacende nossa chama de esperança na vida!
Nem todos os dias serão bons, mas que façamos o máximo possível para sempre sintonizar a frequência da Paz.
((Paz))
Como vai haver paz
Quando não há justiça?
Alguém está levando mais do que sua parte
Das bondades desta terra e isso não é justo
Tão poucas pessoas tendo mais do que precisam
Enquanto há tantas bocas famintas no mundo para alimentar
E eu daria o meu coração tão verdadeiro
E eu darei o meu amor para você, diga-me?
Como vai haver paz
Se não há justiça?
Alguém está levando minha parte
E eles simplesmente não dão a mínima
Não, eles não se importam
Por isso, você simplesmente pode também encarar isso
Porque não há nenhuma outra forma de acabar com isso
E eu darei o meu coração tão sincero
E eu darei o meu amor para você, diga-me?
Como é Bom
atravessar os dias
com Paz no coração !
Eu não quero muito ...
Quero apenas
a Simplicidade na alma
e o sossego na caminhada .
Enfrentar os espinhos
as perdas
as dores
os desalinhos
com o coração sereno
e os pés no chão .
Com a certeza de que
tudo um dia se ajeita .
E o que acontece ...
Chega exatamente como
Deus quer e como deve ser !
Eu me lembro bem, dos poucos momentos que vivi ao seu lado,
Sei que em um caminho de paz e descanso jaz você
Sei também que dói, e isso é uma ferida para a vida toda, um buraco fora aberto em meu peito
Sinto saudades, mas me disseram que quando eu estiver sentindo sua falta, que eu olhasse para o céu, e encontrasse a maior das estrelas, esta seria você, brilhando nitidamente e cuidando de mim.
Ainda hoje procuro alguém para tampar este buraco,
Vejo que não será qualquer pessoa capaz disso
Espero que se você exista, apareça logo em minha vida, já não aguento mais.
A PAZ DA CIDADE
Leia: Jeremias 29:4-9
Trabalhe para o bem da cidade... ( v.7 ).
Examine: Atos 2:42-47 ; Romanos 13:1-8 ; 1 Pedro 2:11-17
Considere: Qual é a história da sua cidade ? De que forma concreta você pode interceder e buscar a paz e a prosperidade da sua cidade ?
Amamos nossa cidade e quando nos mudamos para cá, realmente queríamos vir, e que nossa história se entrelaçasse com a da cidade; que nosso bem-estar estivesse ligado ao de nossa vizinhança. Certa noite assisti ao canal comunitário e fiquei intrigado com uma reunião do conselho municipal na qual se discutia sobre uma controvérsia quanto às calçadas. Estranhamente, descobri que realmente me importava.
Durante parte da sua complicada história, Israel se encontrou numa nova cidade que não havia escolhido. Os babilônios tinham forçado Israel a fazer as malas e exilar-se. Compreensivelmente, Israel tentava resistir. Este não era o seu lar, nem o seu povo, nem a sua terra.
O profeta Jeremias escreveu uma carta ao seu povo sofrido, dando-lhes algumas instruções incomuns. Ele os encorajou a mercarem sua presença neste novo território. " Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. Casem e tenham filhos... " ( 29:5-6 ). Em vez de procurar fugir, Jeremias disse-lhes para executarem as atividades humanas mais básicas: alimentar a família, cuidar da terra, construir uma vida na Babilônia. Em vez de se ressentirem pelo cativeiro, deveriam buscar o seu bem-estar. Pois ao orarem e trabalharem pelo bem da Babilônia, encontrariam o seu próprio bem-estar " ...se ela estiver bem, vocês também estarão " ( v.7 ), afirmou Jeremias.
A encarnação de Jesus nos convoca a nos doarmos a determinados povos e nações, a vivermos como se compartilhássemos as mesmas esperanças e batalhas que os nossos vizinhos ( porque compartilhamos ). Um escritor se expressa desta forma: " Se você veio até aqui para me ajudar, está perdendo o seu tempo... Mas se você veio porque a sua libertação está ligada à minha, então trabalhemos juntos. " - Winn Collier
Paz... o que será que significa essa palavrinha tão pequeninha?
A Paz, na verdade, é o objetivo de todos (ou quase todos...)
Apenas os métodos para chegar a ela é que são diferentes...
Osculos e amplexos,
Marcial
A PAZ DEVE SER O OBJETIVO DE TODOS
Marcial Salaverry
Analisando o que se passa no mundo, podemos afirmar que a PAZ é o objetivo de todos neste mundo, e podemos acreditar mesmo que atualmente não existe uma pessoa no mundo que não esteja desejando obter esse artigo tão raro, chamado Paz, acontece que apenas os métodos para consegui-la é que são diferentes, pois enquanto muitos acreditam que a paz seja a vida sem violência, sem maiores ameaças do que uma epidemia de gripe, outros acreditam que a paz somente será conseguida após a destruição do mundo. Aí então, teremos aquela paz gostosa, eterna, pois não haverá mais ninguém para quebrá-la.
Simplesmente é uma questão de ponto de vista. Mas o objetivo é a PAZ. Seja entre os vivos, seja entre os mortos, sempre será paz. E convenhamos, essa outra maneira de encará-la, talvez seja mesmo a melhor para consegui-la. Talvez, com a extinção da raça humana, a paz nunca mais seja ameaçada, eis que desde que o mundo é mundo, nunca se conseguiu viver pacificamente, eis que o dito ser humano, nunca conseguiu ser humano o suficiente para saber como é bom viver em clima de paz e amor, sempre imaginando novas formas de guerrear, e sinceramente, haja imaginação...
Na verdade mais verdadeira, nunca houve um período de paz integral no mundo. A História registra uma sequencia impressionante de guerras, guerrilhas, revoltas, revoluções, manifestações, badernas, sempre mostrando a predisposição do bicho homem em buscar a auto destruição, e uma grande incompetência para conseguir, seja a destruição, seja a paz.
Em países onde não existe essa tendência de guerras ou revoluções, não se pode dizer que seja pelo fato de seu povo ser pacífico. Talvez não se preocupem muito com isso, por uma questão de comodismo. Convenhamos que dá muito trabalho organizar uma revolução, ou então planejar invadir um outro País.
Nesse caso, na falta de revoluções, reúnem-se alguns grupos apenas para promover desordens, agitações. Sempre soltando a belicosidade interior, aquela fera sedenta de sangue que habita o corpo de alguns que não conseguem viver sem violência. Então, explode a violência urbana, através da ação de grupos, cujo único objetivo é quebrar o clima de ordem e paz que deveria imperar. E falta força para as autoridades coibir tais ações. E tem que faze-lo violentamente. E a cada ação mais forte, existe uma reação igual, e assim, a coisa continua se complicando, sempre com a violência imperando.
Estive observando o noticiário mundial. Em todas as partes do mundo organizaram-se passeatas pela Paz Mundial. E quanta violência nessas passeatas pacíficas, onde alguns manifestantes agrediam outras pessoas por não pensarem igual. Ora, isso não pode ser uma manifestação pela Paz. Agredir por que? Apenas porque não pensa igual? Onde está o livre arbítrio? O direito de eu manifestar minha opinião, termina ante o seu direito de manifestar a sua. Poderemos eventualmente dialogar, um tentando convencer ao outro. Nunca porém, usar da violência para isso... Que raio de Paz é essa que estou defendendo se tento impor minha opinião pela força? Enfim, parece que a violência faz parte da natureza humana. Aliás, somos os únicos espécimes vivos que praticamos a violência gratuitamente, mesmo sem ameaça. Apenas pelo prazer de impor nossa vontade, de mostrar nossa força, nosso poder. Aquele pensamento idiota do "eu sou mais eu", que parece ser a maneira de pensar de certas "autoridades" mundiais...
Para tanto, não hesitamos sequer em atacar quem não terá forças para reagir. Aliás, essa história de “bater em bêbado” , é o ideal, pois mostramos nossa força sem maiores riscos. Eventualmente poderemos sofrer alguma surpresa, mas nem sempre.
Para complementar, vejam que pacificamente tentei mostrar que a Paz é a coisa mais utópica que existe. Para consegui-la, primeiro teremos que vencer nossos “bichos interiores”, que nos incitam à violência, para depois tentar convencer a outros, que é muito gostoso ter e espalhar paz, amor, amizade, carinho. Podemos tentar começar, e pelo menos fazer nossa parte nesse sentido.
E existem tantas formas de violência que usamos e sofremos cotidianamente, que seria enfadonho enumera-las. Numa auto análise todos saberão do que falo, portanto, podem acreditar que é muito difícil vencer essa briga interior.
Para uma tentativa de Paz, vamos nos imaginar formando um grande círculo em cujo centro estão frente a frente os personagens belicosos, que desejam guerra, e assim, vamos mantê-los lá dentro, nem que seja à força, até que eles decidam suas pendências particulares, sobre quem é mais feio...
E quando isso acontecer, poderemos então ter UM LINDO DIA, tentando, pelo menos tentando manter ad perpetuam esse gostoso clima de PAZ E AMOR, BICHO...
Paz de Espírito
Paz de espírito é quando você aprende a ignorar o que antes te ofendia, é quando você se afasta de tudo aquilo que já não lhe acrescentam mais e se afina apenas com o que lhe faz bem!
Engana-se quem pensa que irá encontrar essa paz no outro, no dinheiro, no status e nas badalações! Paz de espírito independe de fatores externos, é só observar: tem gente tão simples por aí e de coração tão leve!
Quem tem paz de espírito não tem a necessidade de esbanjar suas conquistas, muito menos de se auto afirmar. Um espírito em paz é ciente de que as conquistas são méritos de seus esforços e que, por mais que ele seja um espírito bom, ele ainda está em evolução, portanto não se julga melhor e nem pior que ninguém.
A paz de espírito se sobrepõe a tristeza e a felicidade. Se a situação não lhe é favorável, não se envergonhe de demonstrar que isso lhe incomoda. Se a situação está a seu favor, não se intimide e vive-la com plenitude. Mas, em qualquer situação busque pela sua paz de espírito!
Essa paz você encontrará dentro do seu coração, no modo como você se trata e como trata todos ao seu redor, e principalmente no modo como você se relaciona com Deus!
Vivendo entre mundos bons e maus
Buscando a paz, vivendo no caos
Vivendo no mundo real
Seguido atrás do meu ideal
As vezes lágrimas caem e disfarço isso
Queria mudar, parar mas, nada para isso
Queria achar o paraíso porém, não suporto mais seguir
Irmão eu queria conseguir
"Esquecer as lagrimas e lembra de sorrir"
É... minha promessa não consegui cumprir
Perdão, perdão, perdão...
Escrevi mais de mil cartas e todas me lembram porquê tô no chão
É apenas 20:50, sinto como se fosse 3h
A hora que ainda mais sinto falta de vocês
Perdão, por não estar com vocês agora
Por não ser forte, por (agora) chora
Por não ter conseguido salvar vocês, por ser incapaz
"Não suporto mais"
Só vejo um caminho negro e sombrio, uma escolha sombria
Tipo aquele prédio que só vc via e ria
Mais outra gota que cai no celular
Eu queria que você atendece quando eu ligar...
Sei que te ligar é tão inútil quanto eu
Mas tenho esperança que aquilo seja um devaneio meu
Acho que é isso que chamam de "fé"
Acreditar em algo impossível, só pra se manter de pé...
"Cigarros, álcool, putas e beck's"
Me causariam o que não quero (estresse)
Aos poucos sinto minh'alma aprodecer
E pro "inferno" em breve vai descer
"Se existe," que seja terrível, cruel e assustador (puro terror)
Só pra que eu esqueça dessa dor
(E outra), Irmão só atende dessa vez
Já te liguei umas seis
Sei... Que é impossível, mas por favor
...Me ajuda a diminuir essa dor
28/07/2018
Bom dia anjo de amor, luz e paz!
Nossos dias caminham abençoados pelo enorme eclipse lunar, para embeleza e colorir o final do dia que se foi e deu lugar à uma explendorosa noite. Até Marte chegou mais perto para espionar.
São bençãos divinas que pairam sobre cada anjo de amor, luz e paz, para trazer energias e proporcionar uma vida melhor e mais saudável.
Senhor
Só quero ver o Senhor,
Só quero na tua presença adorar,
Pois preciso da tua paz e do teu amor,
Sem tua ajuda,não consigo continuar.
E no silêncio dos nossos vazios,
E na ausência do nosso eu,
Mente solitária, continente vazio,
Momento propício para conversar com Deus.
Eu venho de uma grande caminhada,
Preciso encontrar motivos para prosseguir,
Trago no corpo,minhas vestes rasgadas,
E em minha mente a força do resistir.
Não sei o que fazer,
Mas sei exatamente o que procuro,
A cura total de todo o meu ser,
Preciso iluminar esse buraco escuro.
Buraco de angústias, que precisa de luz,
És o meu coração e toda minha mente,
Tudo se faz novo na presença de Jesus,
Somos pequeninos como criança inocente.
O vento do espírito irá soprar,
Trazendo com Ele, bons fluidos,
Me levando em suas asas àquele lugar,
Onde serão aliviados todos os meus gemidos.
A força total de um ser,
Nessa caminhada infinita,
Onde o anoitecer e o alvorecer,
São estágios constantes de uma vida.
