Carta a um Amigo Especial
PEDI UM SONHO (soneto)
Fui pedir um sonho para a doce poesia
Quis pedi-lo, ao desdém, me disse não
Os desamores não sabem, lá onde estão
A inspiração que criam o carinho no dia
A poesia suspira... é cheia de ousadia
Quando o amor é rima com a emoção
E se tem a paixão, ah! é de total razão
Então, quis arrancar-lhe tudo que podia
Aí os afagos raros, vieram ao meu lado
Nos dedos escorreram o afeto intacto
Aonde pude me ver, assim, denodado
E o trovar apaixonado, surgiu em flor
Perfume dos cravos, rosas, num pacto
Que o sonho seria a firmeza do amor!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29/03/2020, 10’36” – Cerrado goiano
Quase
Estar quase pronta para um novo amor é o mesmo que estar quase livre de vestígios de você.
É como estar com o cabelo quase comprido, ou quase cair, ou quase queimar o arroz.
Sabe, é cansativo viver nessa onda de "quase", sempre pensando que você quase me amou, ou quase não me amou. sempre pensando no que seria se por um acaso eu voltasse, se seríamos quase felizes ou quase tristes que, embora tenha o mesmo sentido, eu digo isso completamente certa de que há um sentido paralelo para cada uma dessas questões.
Eu quase sou indiferente a você, assim como eu quase deixei de te amar ou quase não ligo para o quase e te quero mesmo assim!
Acho que quase são os meios e eu me cansei deles. Eu quase me esqueci de te esquecer. Mas não esqueci.
Há sempre algo que me lembra, e se os "quase" da vida são os meios dos finais, eu meio que Camille quase lá.
O que me faz lamentar e chorar nas madrugadas tropicais é, sem dúvida, lembrar dos seus olhos vindo de encontro aos meus, da sua cabeça amparada em meu peito e da sua voz soando doce quando me pedia: "lê só mais um, é o último, vai...por favor" e eu me rendia ao seu pedido porque, o que eu mais queria, era ouvir os seus suspiros de admiração.
As memórias ruins eu sinto raiva e depois desvio o pensamento para uma coisa positiva. Mas as memórias boas são a minha ruína. É nelas que eu me perco, me desmonto e fico sem o chão.
É lembrando de momentos como o qual acordamos cedo para ver pombos na praça, que eu me deixo levar numa imensa solidão de lágrimas e soluços gritantes.
Não. O que me dói e me estrangula é saber que às 7h45 de um domingo, o que importava de verdade não eram os comércios fechados, o caldo de cana da feira, ou os pombos da praça. O que importava era o nós que estava fluindo.
Mas o que importa é o agora. E pelo menos neste universo o agora me deixa sem você e sem querer a sua presença.
O agora de antes era você, e o agora de hoje são as memórias que você me deixou e o sentimento de que eu sempre vou quase te querer.
Ao som do silêncio encontro paz interior.
Em tempos de turbulência, todo silêncio é um refúgio para a alma.
O som do silêncio soa como música agradável aos ouvidos.
É onde encontro o meu alento...
O silêncio inspira e renova.
Recolha-se na tempestade, reflita e busque inspiração.
Absorva o máximo que puder.
Esvazie-se de si mesmo.
(C.F.)
Meu coração é calmaria em meio a tempestade
É fruto da tristeza em geada com um incêndio de paixão
Desaparecendo como um fantasma que assombra seus sonhos
E alimentando seus pesadelos com uma gota de decepção
Há muito tempo já fui natureza
Administrando meus sentimentos com destreza e precaução
Hoje sou somente um navegante
Viajando silenciosamente e se entregando à solidão
No início, Davi não
entendeu o motivo
de tanta luta.
Deus lhe promete
um reino, mas o coloca
diante do gigante, promete
uma coroa e permite
a perseguição do rei,
tudo isso para nos mostrar
que: a sua promessa é
superior à luta, que
a sua palavra não passa,
e não há nada e
ninguém que impeça
o propósito d,Ele.
Charles Costa
As faces da poesia
A tradução de um sentimento
A leveza de uma melodia
Que dá vida a um pensamento
Esta é a beleza da poesia
Ela é a perfeita combinação
De palavras que fazem sentido
Que falam a linguagem do coração
Com vontade de ser compreendido
Nem sempre é fácil descrever
Aquilo que sentimos dentro da gente
Encontrar palavras certas para escrever
Um poema verdadeiro e coerente
Ela fala da beleza do amor
Do calor ardente de uma paixão
Como também das amarguras da dor
Das decepções recorrentes cheias de comoção
A poesia e suas múltiplas faces
Que vai do brilho a escuridão
Cheia de mistério e disfarces
Revelando-se os estados do coração
Depois de praticamente "um" ano sem escrever, hoje acho que preciso por algumas coisas pra fora que estão dentro de mim!
Eu sei que você pediu pra eu te esquecer, seguir a minha vida, ou tentar achar outra mulher... Mas sei la se eu consigo ou não fazer isso acontecer, porque, por mais que tenha se passado tanto tempo, parece que você foi pra outro país a pouco tempo e eu não me recuperei ainda...
Eu nao importo de esperar mais um ano, mais 5 anos, não é isso a minha preocupação no momento e você sabe, você em especial no momento é a minha preocupação diária, porque só de pensar que pode acontecer algo ruim ainda mais com essa Pandemia que pegou o Mundo de surpresa, meu coração paralisa de uma maneira inexplicável que nem consigo descrever.
Sei que tu pediu pra a gente sermos amigos, mas isso nós ja somos, mas quero mais, quero ser seu confidente, estar presente mais na sua vida, quero um dia ser tudo em uma só pessoa que você realmente possa confiar e acreditar que esta pessoa está ali pra te ajudar de todas as maneiras possíveis.
Quero fazer viagens maravilhosas ao seu lado para outros Países, quero andar de mão dada com você pelo puro prazer de ter ao meu lado uma grandíssima mulher!
Você é ainda diferente de todas as mulheres que eu ja conheci, sinto frio na barriga só de ver que você me mandou uma mensagem e aparece na minha tela do celular.
Entenda, eu não gostava ou gosto de você como vc me disse, Eu ainda AMO VOCÊ COM TODO O MEU CORAÇÃO.
Bom, apenas um desabafo de tristeza
TALVEZ TUDO ISSO TENHA UM PROPÓSITO
É, talvez tudo isso tenha um propósito maior. Propósito esse de mostrar ao mundo como é viver sem o toque de quem amamos, como é desgastante viver preso, assim como muitos animais pelo mundo vivem ou talvez nos fazer repensar sobre o verdadeiro sentido da vida.
Nunca damos valor as coisas, até perdê-las... nunca agradecemos por simplesmente ir ao mercado, até não podermos mais... não paramos para perceber o quanto um abraço pode alegrar um dia.. até não termos mais ele. Reparou nisso? A cada dia que se passa, as pessoas estão se distanciando ainda mais uma das outras, estão vivendo no seu próprio mundo e esquecendo das coisas ao seu redor.
Já parou para observar um pássaro hoje? Claramente não, até porque a sua vidinha é tão ocupada, qual o motivo de ficar olhando pássaros???
Mas eu te digo que, são nas coisas mais simples que encontramos sentido para viver. O canto de um pássaro, a risada de um bebê, um beijo de quem amamos, uma risada entre amigos, uma carta, um bolo feito pela vovó, uma música divertida....
Está vendo? não precisamos de muito para sermos felizes, uma frase diz exatamente assim “Um pássaro não é definido por estar preso ao chão, mas por sua capacidade de voar: os seres humanos não são definidos pelas suas limitações, e sim pela sua vontade de amar”. O amor quando verdadeiro, exerce um poder absurdo de transformar as pessoas, ele é uma fonte inesgotável de inspiração. Mas ao mesmo tempo sempre deixa marcas significativas, sejam elas boas ou ruins.
Então, quais vão ser as suas marcas daqui pra frente? Você vai querer fazer a diferença na vida de alguém? Ou pretende passar o resto dos dias sendo orgulhoso e só pensando nos seus problemas?
A mudança começa agora. Tempos difíceis ainda virão pela frente, mas não há o que temer pois ele já dizia que; quem fosse escolhido para ficar, permaneceria em todos os momentos, “Eu estarei contigo, até o fim dos tempos”.
Agora só cabe a você decidir se fará o mesmo por quem ama.
Cada dia um novo fluxo no respirar, o ar está disponível, como nosso Deus invisível, oh pai, canal exclusivo de socorro constante, que explica o sentido do pranto, que frustra as angústias delirantes que o inimigo tenta projetar no arraial das vidas, continue oh altíssimo mostrando teu poder na intercessão entre teus filhos, que tanto necessita da tua piedade, pois fomos canalizados pelo amor da cruz e é em nome de Jesus que achamos graça em te-lo como fonte única de recurso para nossa redenção, entendo que este que escreve é um minúsculo entre os teus, talvez indigno de teu olhar, não sou um exemplo de caráter justo e reconheço toda dificuldade dessa minha alma em agradar a ti, porém chamo pela tua misericórdia, suplico pela tua benção e me humilho diante de ti, enche nos com teu espírito, oh altíssimo, este que está lendo seja renovado e contemplado com teu manto de amor, abrace nossas vidas e nos mantenha debaixo de suas asas, onde as presas não possam ferir nos, pois as flechas inimigas apontam e somente teu escudo para nos salvarmos.
Giovane Silva Santos
Punção
O passado é a marca deixada pelo punção, no agora, para que se abra um furo futuro. O passado é o Ser no presente, que se desloca para a bancada, onde trabalha todos os dias. É o Ser de mãos calejadas e duras, às vezes até dormentes, que de forma expedita pega com a sua mãos direita e mais forte no martelo, com a sua mão esquerda, a sua mais precisa, segura o punção e com sagacidade desfere sua energia no ferro e deixa a sua marca no tempo. Essa marca e a energia que ela contem, o seu propósito para o Ser... é o seu sentido de orientação. É onde ele vai fazer o seu furo, orientar a sua peça, construir o seu engenho e moldar o seu futuro!
O Ser Humano tem Pulsões que o próprio Punção desconhece.
Direccionemos sempre as nossas pulsões para o bem, por mais difícil que isso seja. Esse caminho exige observação, consciência e identificação do que nos leva a determinados actos na nossa vida. É no amor e nos afectos que o ser humano descansa as suas pulsões. Seja autentico e entusiástico. Abrase, beije e ame, deixe a ocitocina fluir no seu cérebro. Já fez alguma destas coisas hoje?
De forma sútil o vento que foi.
Não representa a mim, mais nada, depois.
Eu sou um livro fechado, imprevisível, amável.
Eu mereço a ti, glória, linda, minha admirável.
Vamos ter juntos algo saudável.
Seus olhos, tão lindos me deixa estável.
De maneira tão ampla me domina me salva.
Me enxerga, poesia, amada, tão calma.
Moral x ética
A ética é a parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral.
É um substantivo enquanto a moral está em torno de todas coisas que circulam em torno de cada ser humano. Com todo esse sal o adjetivo amoral não era para ser mais inocente?! Quando a ética está rodando dentro da moral a lei é justa, teoricamente.
A ética não é burocrática só por causa dos romanos, o latim disse que estava tentando traduzir o grego e não consegue explicar.
Por que eu acho que o filosofo é mais digno que o poeta?
Nas horas vagas, um dos meus hobbies e escutar música. Música e terapia. Então, música terapia!
As músicas antigas são tão bonitas. Música tem que ter conteudo, a letra tem que ter sentido e ela precisa tocar a alma. As canções antigas são muito melhores do que as novas e curam todas as feridas.
O jogo é duro e eu tenho que ser mais
Qual faculdade que eu faço pra aprender a ter paz?
De um jeito eficaz
Sou filha sem mãe nem pai
Sou cria da confusão
E seja lá como for
No lixão nasce a flor
Transformar em canção toda a dor
Pra realizar vale o risco da caneta pro papel
Esse é o meu paraíso, pois nem sei se existe o céu
Hoje eu tô suave e tô a pampa
Me aceito, te respeito e eu me gosto sem uma tampa
Modernismo
No fundo, eu sou mesmo é um romântico inveterado.
No fundo, nada: eu sou romântico de todo jeito.
Eu sou romântico de corpo e alma,
de dentro e de fora,
de alto a baixo, de todo lado: do esquerdo e do direito.
Eu sou romântico de todo jeito.
Sou um sujeito sem jeito que tem medo de avião,
um individualista confesso, que adora luares,
que gosta de piqueniques e noitadas festivas,
mas que vai se esconder no fundo dos restaurantes.
Um sujeito que nesta reta de chegada dos cinqüenta
sente que seu coração bate mais velozmente
que já nem agüenta esperar mais as moças
da geração incerta dos dois mil.
Vejam, por exemplo, a minha cara de apaixonado,
a minha expressão de timidez, as minhas várias
tentativas frustradas de D. Juan.
Vejam meu pessimismo político,
meu idealismo poético,
minhas leituras de passatempo.
Vejam meus tiques e etiquetas,
meus sapatos engraxados,
meus ternos enleios,
meu gosto pelo passado
e pelos presentes,
minhas cismas,
e raptos.
Veja também minha linguagem
cheia de mins, de meus e de comos.
Vejam , e me digam se eu não sou mesmo
um sujeito romântico que contraiu o mal do século
e ainda morre de amor pela idade média
das mulheres.
É preciso ter cuidado ao fechar os olhos
e não naufragar como um navio à deriva no mar.
Segue a vida, marinheiro
Pois se escolhestes a liberdade
Tens um preço a pagar.
Chora tuas mágoas
Recolha suas frustrações
Olhe a frente, vento em popa
Construa com cada parada
A fortaleza que te sustentará
Até finalmente o barco ancorar
Tens dentro desse oceano no peito
Todas as pérolas da sua jornada
Para que você nunca se esqueça
Que mesmo tal beleza foi um dia
Um pequeno grão de areia.
Diário de quarentena de um homem apaixonado
Dias ruins esses em que vivemos, já que nada podemos fazer. Impossibilitados de todas as coisas, das mais fúteis às mais necessárias. Porém de todas elas, você se encontra bastante próxima das necessárias e por alguns momentos do dia, alcança o nível da extraordinária, fazendo bastante falta, já que eu confesso que a minha vontade era estar bem próximo à você.
Para suportar a vontade contida compulsoriamente, me limito a lembrar de você buscando em fotos, áudios ou mesmo através de minhas memórias os melhores momentos e melhores posições do teu olhar, do melhor som do teu sorriso ou mesmo a melhor aplicação de todas as tuas palavras para conter minha vontade em te ver.
Os dias parecem não ter fim. Um novo domingo a cada novo sol que nasce, dia após dia, e nesse diapasão me encontro nesse eterno postergar de minha necessidade em te ver, entrando pela academia naquelas manhãs mágicas que o teu ser me proporcionava.
Aquela linda foto que te mostrei, sua pois bem, mas que minha se torna a lembrança mais gostosa que teu sorriso me proporciona. Sorriso que tive a sorte de em vários momentos por vê-lo, ali, bem na minha frente por algumas poucas, mas maravilhosas vezes.
Quero mais. Quero você. Quero teu sorriso. E teu olhar, tímido e verdadeiro, transmitido pelos teus olhos.
Esse sou eu, que como diz o verso, um idiota, em resumo mais amplo, um idiota apaixonado por você, que não me envergonha dizer isso, mas pelo contrário, me faz sentir honrado por ter que ser você.
Em semi quarentena...
Quero te contar um segredo!
Por alguns instantes parei para observar o céu, estava lindo mesmo com poucas estrelas em sua imensidão, mas algo me faltava naquele momento, me veio uma pessoa em minhas lembranças, lembranças que ainda não posso dizer que tive a vivência, mas se tornou um desejo de viver este momento com essa pessoa. Aah ela tem alegrado os meus dias, me fazendo querer tem grandes momentos em sua presença. Percebi que faltava uma estrela presente no meu céu; essa estrela é você!
Minha madrugada
Em meio madrugada meus pensamentos voam longe parecendo mais um jato desgovernado indo a toda velocidade mais sem direção não sabendo para onde ir passando entre meio as rochas da vida e o aperto no coração , aquele sentimento que somente você em seu íntimo sabe que nunca serás feliz que somente está aqui em terra firme para servir e ajudar alguém mais que você mesmo somente é nada mais nada menos que um simples elemento neutro em meio a sociedade , em meio a todos que conduz a sua volta como uma simples marionete se manipula fácil em prol de ver o sorriso dos outros e que você por dentro se arrebentando de modo que não se explica , querendo ao menos um simples colo para um desfecho das coisas onde não se encontra as noites passa e nada de um bom conforto de sono a ter em cama quente , o subconsciente a cabeça que martela a todo tempo tentando buscar sua própria felicidade não se habita diante daquilo que sim poderia estar ali junto mais sempre falta o toque mágico o peito dói parecendo pousar se sobre ele toneladas de angústia que se amarra em corda de bacalhau e que se solta de uma vez só , e com risadas diz você não é bom você não pensa em limitar para ajudar alguém se ajude levanta e anda o peso da tristeza que se coloca. Em meu peito parece ser maior do que o fim do mundo as corredeiras de lágrimas que já correram sobre minha face faz com que me torne duro e insuportável , de alguma forma onde olho para um lado olho para o outro lado e vejo somente eu tendo que trilhar essa selva de pedras pontiagudas parece loucura mas é a simples realidade se um der que nunca consegue seguir o estímulo de sua felicidade própria , que inveja às gargalhadas dos outros que sempre coloca a sorrir em simples brincadeiras entre amigos coisa rara de se ver depositado em certo lugar onde tudo parece ser abismos que nenhum ser humano conseguiu ou conseguiriam sondar , algo do tipo e em meio a isso meu coração somente vai se calcificando e tornando pedra onde um dia não mais irá existir amor algum pelo simples fato de não ser feliz.
O que eu tenho aprendido com a quarentena?
Se eu pudesse definir em apenas um sentimento, seria “paciência”.
A vida inteira, sempre fui muito do “fazer agora”, e do não “deixar para depois”. Este período tem me ensinado que nem sempre será assim.
Estou há dez dias dentro de casa, sem pisar na calçada, dirigir, ou ver outras pessoas.
Tento, diariamente, me reinventar e procurar, aqui dentro, o que fazer para preencher meu dia...
Trabalhar em home office, fazer exercícios físicos sem o “peso pesado” do Crossfit, cantar, dançar, cozinhar, ler, escrever, estudar, etc.
O que mais tenho sentido falta é o contato humano: a conversa, o abraço, o toque, o beijo.
A tecnologia tem me ajudado muito a amenizar esta saudade.
E vocês? Como tem sido estes dias e o que vocês têm aprendido?
Ah! Tem uma outra coisa...
Eu nunca usei tanto o verbo no particípio como tenho usado ultimamente.
- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
