Bem-estar
O que melhor define o que vem a ser “Bem-estar”? Não seria estar bem? Bem, depende do que se queira mostrar. Alguém pode estar bem financeiramente, mas quando se trata de bem-estar, ele pode está bem longe.
"Sentir-se bem é algo que não tem preço, porém, a maioria das pessoas acaba abrindo mão desse bem-estar em detrimento à outras coisas que a sociedade e outras pessoas consideram como sendo mais importantes. E assim, muitas vezes sem perceber, colocam-se no último lugar da sua lista de prioridades e começam a sofrer as consequências inevitáveis dessa atitude, que pode ser a manifestação de pensamentos e emoções negativas, auto sabotagem, sentimentos de depreciação e baixa auto estima, dentre outros que colocam o bem estar e a qualidade de vida em níveis baixíssimos.
O que faz você sempre protelar suas prioridades?
O que te leva a estar sempre ocupado, mesmo em atividades pouco produtivas?
Por que outras coisas sempre são mais importantes que sua própria vida?
O grande segredo para criar bem estar e qualidade de vida está na sua capacidade de fazer escolhas conscientes, e principalmente, de colocar a sua vida em primeiro lugar. Isto significa criar atitudes para que você possa transformar a sua vida na vida que você realmente deseja e acredita merecer. Claro que não é uma tarefa fácil, e comumente as pessoas ao seu redor e até você mesmo, poderão ver isso como uma “atitude egoísta”, mas no final todos perceberão os benefícios desse olhar especial para você mesmo, afinal é a sua vida que merece ser cuidada, e essa atitude só depende de você.
Os resultados afetarão positivamente as outras pessoas e suas relações, e assim você terá condições de se tornar um profissional, mãe, pai, marido, esposa, amigo, irmão ou filho muito melhor, e todos sairão ganhando com isso. Quando você pratica o cuidado máximo e especial com você e se coloca em primeiro lugar, sua vida começa a se transformar, pois a sua energia vital e sua auto estima recebem um upgrade, você se torna mais disponível e receptivo para os outros e experimenta uma sensação muito maior de bem estar e qualidade em todas as suas relações.
Experimente! Quem sabe você acaba curtindo a ideia!"
Não comece sua manhã digerindo os pepinos do dia anterior. Pepino no café da manhã é sinal de muita azia ao longo de um novo dia.
Em certeza, nada é mais árduo que sentir que somos dependentes de uma consciência plenamente satisfeita de bem-estar. Na teoria, um humano adora banhar-se nas águas do ficar bem. O conforto nos inunda, a dor nos desconecta e nos separa da consciência. Boa parte de nós olha o espinho e vê a dor. A não ser que você seja um garçom. Fazer um garçom olhar para você quando você REALMENTE precisa é como processar uma empresa de telefonia e VENCER. Você simplesmente não pode.
Bem-estar e dor funcionam como um grande rio: obviamente chegarão ao mar. É uma aposta segura que chegarão ao mar, não um evento certo. Tocar o chão com o pé esquerdo cria choques em dor nos ligamentos. Sempre haverá um deserto árido para um homem redimido de um pecado. Um homem de alcatrão, o inverso de Adão. O Golem hebreu fora feito para servir e logo ganha força: o problema sempre foi o fazer parar.
Então eu tenho um vislumbre da infância antiga, velha abatida. De coração ainda palpitante, o sol em zênite, o sol para beber sua fronte. Tudo tinha acontecido lá. O medo daquelas pessoas que não se importam em magoar e não se importam em se magoarem. Não são necessários morte e sacrifícios e deuses cruéis para reinar sob a luz do sol e sob o esplendor de flores e pássaros e muitos picos vulcânicos em meio à surpresa.
A vida é repleta de coisas que nos faz bem, nós que as vezes não estamos bem suficiente para perceber isto.
Morre mais um poeta
Ora direis: Estrelas falam,
certo, falam e exalam
no arfar pensante de Olavo
qual estalar de bravo.
Perfumosa cor de cravo.
Ao pensar infame infante
sobre o dom falante
de poesia delirante.
Assim reproduz Belchior,
mercador de alfarrábios,
constantes em seus lábios.
Guiado por astrolábios.
Ao Tom de sol maior.
Ao soar de menina de Tom
Com o vicejar de Vinícius.
Com sua estola traz Cartola
à voz de que rosas não falam,
rosas exalam em poemas seus vícios.
Seja lá como for,
estrela ou flor,
aqui a poesia
noite e dia
só fala de amor.
Poeta não morre.
Amor o dom maior.
Vá em paz mercador mor.
jbcampos
Sossego amigo
A paz de meu velho pai, trago comigo.
Sossegado em seus fortes braços,
sinto-me seguro entre laços
de alegria em seus traços.
Paz de exemplo amigo.
Honesto e amorável cidadão.
Zelador de minha paixão,
amador de minha mãe
e de meus irmãos.
Amo suas cãs!
Às vezes ao sentir-me atribulado
de soslaio vejo ao meu lado
o seu sorriso imaculado.
Querido pai amado.
Saudade de seu olhar amigo,
sua voz, seu cheiro antigo,
sempre a zoar comigo.
Fazia da vida, plena alegria,
flor de açucena, fantasia
a disfarçar o plano
do desengano.
Quantos anos, quantos anos,
desfazendo velhos sonhos.
Ah… Cuide bem de mamãe. Diga a ela, minha vida, que a amo, que a amo, mas que os anos não a trazem mais...
Oh! Que saudades que tenho… Como diria o velho poeta das tardes fagueiras, debaixo dos laranjais.
jbcampos
Conversando com Estrelas
No alpendre aqui de casa, onde o vergel arrasa, enredado em minha velha rede, numa tarde de fazer a sesta, lânguido, das pálpebras vislumbrei malemolente fresta. Ao levantar o meu olhar vi o amor pairar sob o ar do firmamento. As brancas nuvens formavam as estrelas com as quais me atrevi a conversar. À pincenê, e à Mandraque eis que ressurge o velho craque. Era Olavo a dialogar com Assis, que assim lhe diz: Um afortunado compositor de melodias populares que deseja desesperadamente escrever música clássica… Ouve-se uma firme interrupção num Tom com uivos de Lobos: Brada Francis: Tudo por causa do amor. Regina quase se afoga com as Águas de Março na frente do Mercador latino-americano Como Nossos Pais. Grita Tonico de Campinas: Cadê Peri? Porém, em Guarani. Adentrei-me ao assunto feito bobo, enquanto, Bachianas empurravam O Trenzinho Caipira. Esse Trenzinho passa tão cheio de graça, agora Tom soltando o seu som. Logo chega uma Pessoa com chapéu preto na mão, olhando ao léu do azulado céu, afirmando ser Fernando, chamando por Vinícius. Que esse conclave seja bom, enquanto, dure, com calmante meiguice se configurava falsa crendice. Imortais naquela flutuante academia fulgurante a minha mente confundia, pela insensatez de atrevimento ao querer entender logo de vez, sem esperar a minha vez, com enorme pedra no meio do caminho, quando o poeta nobre, Carlos me chama de lado e se põe a falar com esse pobre mortal.
Educadamente:
- Meu velho, não me leve a mal, pegue esse seu escaninho e se aninhe no seu ninho, pois, trata-se de conversa de gente grande que a nós se expande.
- Seja claro poeta, que a mim não me afeta.
- Então me entenda, fique na sua tenda e apenas aprenda, quiçá, será também um poeta do além.
Eis que de repente, surge na frente da gente um arquiteto carioca de Brasília a querer construir um enorme teto ondulado para agasalhar os imortais da poesia. E por profilaxia surgem mais dois por ali com seus bisturis, eram anjos de branco: Zerbini e Pitanguy.
Ah… Aparece também do mundo do além, mais um estrangeiro, capitão Nemo que de sua nave bisbilhota um Navio Negreiros, conquanto, um cabeludo de bigode, alinhado, com a mão no queixo, admirado, olhando de lado, sorri desvairado a recordar o presente passado.
Ai pensei, vamos parar por aqui, porque, não vai caber mais ninguém, apesar do céu não ter fim, foi quando ouvi o despertar do conhecido Bem-te-vi.
Estrela e mais estrelo a estrear o meu espaço, além do cantarolar de belo pássaro, pode?
O papo parou ali, levantei-me pensativo, e fui procurar o que fazer.
jbcampos
#Vivências
Assim como tem dia em que a gente acorda triste, amuado, com a sensação de que algo não vai bem, mesmo sem identificar exatamente o quê, há dias em que que a gente se sente o próprio sol!
Acorda feliz. Dá vontade de abrir a janela e gritar "bom-dia" pro mundo. Eu chamo esse dias de "Carnaval da Alma". Nesses dias pouca coisa ou quase nada me incomoda.
Hoje, por exemplo, minha alma se encontra em pleno carnaval.
Acalanto
Chamo-me Acalanto, venho a este mundo ferrenho a exemplo de tão falado engenho, maquinado sobre o lenho pelo qual foi lanhado O mais sagrado. Triturado pelos dentes do maligno engenhado, apesar de seu desígnio ser de suportar o sistema de outrora. Venho agora enxugar o seu pranto. Ao prantear ouça a voz do meu suave canto, porém, vou além, jamais o ouça errado, creia, estarei sempre ao seu lado, amém.
Sou antigo, sou amado, eterno, presente etéreo, futuro carregado de mistério alado.
Ah… Sei que o seu caso é sério.
Porém, minha veleidade por ser eterna, não tem idade. Desculpe-me ser tão sincero com redundante arrazoado, a mim não me falta capacidade. Quem me enviou é o dono da verdade.
Venho a mando do Criador, sinônimo de Amor. Entenda, modestamente sou maior que a sua tenda, você, sua família, seu carro raro, sua fazenda, seu casebre, sua febre, sua desavença, sua doença, seu mundo, seu vizinho, pois, jamais estarão sozinhos. O dono da criação me faz morar no profundo do seu coração. Fui o primeiro que aprendeu a amá-lo antes que eu.
Atendo os de boa vontade, sou onipresente, e por você ser devotado, dou-lhe um conselho: Não ande com qualquer companheiro a peso de dinheiro, não ande com derrotado, pois, será errante bastante o tempo inteiro.
Sou o velho verbo, poetando sua lida em sua vida, arribando acima de toda rima. Alegrando no gerúndio no afiar da própria língua. Deixe a vingança, peça ajuda à minha amiga Esperança, pois, ao fazer sincera aliança com a Fé, começará a entender quem você é; linda flor florescida no jardim do amor, e eu, Acalanto, o destruidor da sua dor.
Quando veio a esta vida oriundo de outra vida, foi grande competidor, quantos semelhantes correndo a corrida da vida venceu, já se esqueceu? Agora no corredor desta vida é sabedor do seu forte valor.
E agora José? Como diria Carlos, já é sabedor de quem você é...
O Teu Pranto
Ao chorares o teu pranto
Sintas o sol da alegria
Velando o teu dia.
Eis o Acalanto.
Cantes alegre
O teu canto,
Pois, vida
É encanto,
É poesia.
jbcampos
Momento para postar
Pode apostar que posto a qualquer hora,
pode ser agora ou com imensa demora.
O tempo pode ser o antigo contratempo
do verdadeiro mensageiro que o faz por
amor sem cair na vil armadilha do louvor.
A mensagem poética ao levar o exemplo
de boa intenção nunca está na contramão
da gloriosa e boa ação, salve essa emoção
na configuração do seu amado coração.
Se a mensagem ajudar somente um ser
já serei abençoado por ter sido achado
num universo ainda pouco explorado.
O meu padecer é não poder escrever,
sem desejar saber, o que foi acurado.
Leitor amado, desejo com desvelo
esticar esse amorável novelo
com zelo cumpridor
de dissipar sua dor.
Escrevo ao relento do tempo, espargido
ao vento, pouco importa o alvo atingido,
apenas quero cumprir o maior mandamento,
escrever com sentimento de amor cumprido.
Esse é o verdadeiro sentido do escritor atrevido.
Quanto ao tempo de postar um texto
detesto ter de falar com pretexto
de justificar que não escrevo
para agradar, somente para
alegrar coração contrito.
É nisso que insisto:
A mensagem tem
destino além
do entender
do escritor
também.
Escrever é como amar,
é apenas se doar.
jbcampos
Abraço que cura
O simples ato de abraçar pode reduzir a dor forjada pelo mau pensar.
Na sarjeta da vida pode se encontrar o exegeta do amar.
O verbo amar é muito enganoso, posto, imprimir a sabedoria do verbo desvencilhar.
Somente pode amar aquele se despe de si mesmo.
No vicejar do velho olhar apenas, pode-se antenar o prazer de curar pelo amor do sincero abraço como traço de conjugar a si mesmo.
Não se trata do verbo libidinoso, para o qual tem a hora, porém, agora é o abraço do amor-perfeito sem o racismo criminoso.
Ah… Você, preconceituoso, veja a sua vida efêmera que por um fio a morte lhe cause calafrio.
Abrace seu filho, sua esposa, seu amigo, e até o seu inimigo, mesmo que em pensamento sincero e sem lamento, deixando o orgulho, e o medo da frustração, aliás, será que não é você que está necessitando desse abraço amorável?
O abraço sincero, amorável, é cura da humanidade, porque nele se encontra toda a verdade do próprio e verdadeiro amor.
Não tenha medo, abrace a todos com amor, e a sua energia será mais forte para protegê-lo e ajudá-lo na sua cura psicossomática.
Pode crer.
jbcampos
O bom relacionamento entre as
pessoas gera o bem-estar e isso
leva o aumento da produtividade
nas suas vidas.
Bem-estar
Minha querida, você já sentiu o pesar
Da vontade e do medo, desespero,
Implorar para que atenda seu apelo
Sem ao menos saber que você está
Com muita falta de estar,
Com medo de atrapalhar?
Tudo que você conta de bom no dia
Toda aquela rotina que eu queria
Só porque lá vou lhe encontrar
Querida, diga o que quer fazer,
Porque eu quero participar
Diga onde vai estar,
Porque estou indo pra lá
Venha,
Mostre-me o seu melhor desenho,
Diga que vai me ensinar
Terei por este grande empenho,
Tomarei seu tempo pra lhe agradar
Minha querida, não precisa perguntar
Quando quiser sair comigo
Eu imagino o lugar mais amigo
Do nosso bem-estar
Se estivermos em um momento na nossa vida, que não sabemos o que sempre precisávamos, ou ainda precisamos, o que sempre gostávamos, ou ainda gostamos, o que sempre amávamos, ou aprendemos a amar, ou ainda se amamos até hoje.
Há muitas perguntas sem respostas, uma confusão dentro de nós, que já durou há muito tempo.
Então, em qualquer momento que nos deixamos confusos sobre quaisquer coisas, devemos sempre nos lembrar em pensar no que nos fazem sentir melhor e o que não nos fazem ficar confusos em sentir certas sensações boas, entretanto devemos fazer e tentar independentemente de quaisquer situações e circunstâncias.
Portanto a vida é curta pra nós fazer o que é certo, devemos fazer o que é melhor.
Falando de Bem estar
Você é, oque você come!
Entramos em conflito, pessoal, com os outros, e com tudo quem nos deixe contrariado e exigimos fidelidade, cobramos, punimos e não perdoamos. Ficamos horas em filas de postos de saúde ou hospitais para sermos atendidos para curar nossos males onde o mais certo seria a prevenção. E esquecemos que os mesmos estão mais doentes que nós, onde agonizam por falta de verbas desviadas muitas na sua totalidade. Doentes tanto quanto nós.
Mas e por quê ?.
Porque, não nos policiamos, passamos anos nos alimentando erroneamente e caímos no velho paradigma de achar que o outro tem deveres para com a gente onde mais provável seria nos educarmos dia a dia para mantermos bons hábitos alimentares e assim termos pelo menos uma saúde amena e boa. Somos senhores de nossos atos e se descuidarmos ficaremos escravos de prováveis vícios e não é só o peixe que morre pela boca a regra aplica-se a todos os animais.
Cabe a cada um obter um modo de vida de regular a bom. Os outros podem até nós influenciar, mas somos nós que decidimos o melhor para nossa vida. Governo e autoridades tem um modo próprio de impor regras ao mundo, porém cada ser decide o melhor pra si. Cada um sabe a dor que sente, a lei é; a da selva quando se trata de sobreviver todo mundo é oponente. Que a paz esteja sempre em sua mente ou quem sabe no seu coração
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases sobre saúde que promovem o bem-estar
- Frases que seja de bem com a vida
- Frases curtas sobre saúde para te inspirar a viver melhor
- Faça o que te faz bem: frases para cuidar do bem-estar
- Frases sobre se afastar e priorizar o bem-estar
- Frases sobre limpeza para inspirar organização e bem-estar
- Estar