Apagar a minha Estrela
Quando uma estrela brilhar à noite muito perto de ti jamais cometa a deselegância de fechar os olhos, para que o dia se apresse em chegar para admirar o sol despontar todas as manhãs
A cada ente querido que guardamos próximos à lareira do nosso coração uma estrela surge no céu como prova do nosso amor
Estrela de trinta e uma pontas
desenhada pelas mãos do Arquiteto,
Sede da República,
muitos ainda não conhecem de perto,
A alma e o coração do país
pulsam vibrantes bem ali,
das flores e das frutas do Cerrado
nunca na minha vida me esqueci.
A nuvem solitária no céu,
Lembra a silhueta de uma ilha.
A estrela que há milhares
De anos luz se dissolveu,
Incrivelmente ainda brilha.
[Núcleo Colapsado
de uma Estrela de Nêutrons]
escrevo somente
sob o efeito alucinógeno
e efervescente
da inspiração.
quando estou
completamente
fora de mim,
é quando me encontro.
então me encasulo,
enclausuro-me neste invólucro,
me encapsulo.
e quando estou enfim,
completamente
dentro de mim,
é quando me perco.
(Michel F.M. - Trilogia Ensaio sobre a Distração - 10/11/23)
Soberana da Bahia,
Nem a Estrela D’alva duvida,
Desenhada por linhas auriverdes,
Lindas montanhas esmeraldinas,
Loucura de amor que fascina,
Até o firmamento declina.
Das sorrisadas das tuas gentes,
Por tuas violas afinadas,
Pelas tuas vozes,
Por todos os amores
Dos teus namorados,
Resolvi esperar por nós dois,
Assim sigo esperando
Por tudo de bom que o destino
Nos tem reservado,
Todo dia é um motivo para fazeres
O meu coração apaixonado.
Diante de rara beleza,
Que faz a noite mais enluarada,
Olhos negros e boca doce,
Nascida de versos intimistas,
Que seduzem e encantam,
Não canso de cantar o teu nome,
Canto nos quatro cantos do mundo,
O amor que só você me inspira.
Está ali no sertão predestinada,
Para ser por muitos artistas escolhida.
E ser amada por muitas estações,
Jacobina, terra sertaneja e de seduções,
Basta chamar-me, que eu irei correndo,
Não importa o tempo, está guardado o sentimento,
Irei para matar a minha sede nas tuas cascatas,
Abraçar as tuas gentes e me entregar às tuas emoções,
E deleitar-me nas tuas amorosíssimas tentações...
O meu lado é indomável
sob o Céu vermelho,
Para ti sou irreversível
sob a Lua e a estrela guia.
O meu balanço vai
no ritmo do Mar Negro,
O teu amor por mim
de longe eu percebo.
Das minhas mãos
brotam corais vermelhos,
Segredos e desejos
fazem festas em nós.
Os olhos e as entonações
sem esforços se declaram
do jeito que o amor doce
e a paixão se fundem no infinito.
Amor sublime amor,
você tem feito planos comigo,
Amor bonito amor,
você me quer o tempo todo contigo.
A estrela não é mais de Natal
e fizeram dela um símbolo mortal,
não consigo fingir que não vejo
que o Natal vem sem adereços:
o Presépio foi bombardeado,
a manjedoura virou escombros,
a paz foi detonada e as crianças praticamente não existem
mais porque a guerra arrasa
tudo implacavelmente
o quê vê pela frente
e leva com ela para sempre
para não devolver nunca mais.
Terno de Reis
A Estrela Guia surgiu no céu,
ouço o doce violão,
a gentil viola, a serena gaita,
o amoroso tambor,
o dengoso violino tocando
e três vozes cantando
e dobrando a rua da memória,
É regra da História
estar com a Consertada
na mão e o Doce Seco prontos
para o Terno de Reis
que estará logo vindo
para que a benção você receba,
Tem gente que não sabe
que essa tradição de cantar
pro Menino e os Três Reis Magos
veio de Açores para nosso
lindo litoral catarinense,
e até hoje emociona a nossa gente:
Nunca se esqueça deste poema.
Repousa a noite sobre o nosso tempo, No faiscar de nossos beijos, Cintila a estrela do nosso amor - a nossa primavera sentimento.
Sou a lágrima da estrela adoçando o teu coração, Vives o impacto da nossa sideração, Virás livre para mim, para vivermos só de paixão...
A estrela cadente ontem no céu anunciou que irei viver uma doce ternura, doce sideração, À ti dedico a poesia íntima, Estou plena de paixão.
