Voz
Quando a mente falha… sinto-me naufragar em um mar espesso, sem bússola, sem voz, sem ar. A depressão… um inimigo invisível, feito neblina que invade os pulmões, correntes que enlaçam a língua, um eclipse que apaga toda clareza. Não é o mundo que enfrento… é um labirinto dentro de mim, onde cada passo afunda, cada pensamento vira eco distorcido, e a esperança… se esfarela como poeira em mãos trêmulas.
Às vezes, a frustração deságua em tempestade, quando o fôlego escapa e a voz se cala, e o corpo, traidor silencioso, trava sua guerra. Mas no fogo da raiva que me consome, arde também a brasa viva da coragem, um tambor que ecoa em meu peito, marca o compasso da luta que não finda, o passo firme no fio frágio entre desistir e persistir. Nesse turbilhão de emoções, nasce a semente da esperança, um suspiro que floresce em silêncio, um canto sutil que insiste em existir.
Sábado, dia 22 de maio de 2022.
O telefone toca.
Do outro lado do Atlântico, uma voz embargada pergunta:
- Você sabe o que aconteceu com o Nilton?
As mãos ficam trêmulas, a respiração acelera, a boca seca e ainda assim é o lugar pelo qual o coração tenta desesperadamente sair do corpo.
- Mataram o Nilton! - responde a voz, entre lágrimas, depois que percebeu um silêncio que gritava por socorro do outro lado da linha.
- Mataram o Nilton! - repetia a voz na tentativa que acreditássemos naquela piada sem graça.
- Mataram o Nilton! - insistia.
Só três dias depois entendemos o motivo pelo qual nao acreditamos naquela triste notícia.
Três dias se passaram e continuamos a não acreditar, afinal, que monstro faria mal a uma pessoa como você? Que tipo de lixo humano seria capaz de nos tirar esse sorriso? Que espécie de animal nos tiraria sua companhia, sua amizade, sua leveza, sua generosidade, sua alegria e determinação em viver e fazer os outros viverem?
Três dias se passaram e nós ainda nao acreditamos que voce se foi, mas descobrimos que você tem irmãos espalhados por todo o mundo!
Nesses três dias a Lu recebeu inúmeras mensagens de pessoas, e todas disseram que perderam um irmão, porque é exatamente isso que você é e continuará a ser: O irmão que o nosso coração escolheu! Daí, meu amigo, se o nosso coração te escolheu como irmão, não há violência que te leve das nossas vidas!
Podem dizer o contrário do outro lado da linha! Podem noticiar os fatos pelos quatro cantos do mundo! Você vive, ainda que a gente saiba que nas viagens não vai te ver mais chegar com flores de uma senhora de 80 anos, com a qual você passara toda tarde a faze-la sorrir! Muita falta vai fazer, mas isso não significa que você nao estará lá, então, até a próxima viagem, nosso amigo-irmão!
Te amamos.
Te amaremos, sempre, para todo sempre!
#justiçaporNiltinho
#justiçapeloNilton
#justiça
#violência
Na estação, em Bruxelas, uma voz em francês, depois seguida do neerlandês e inglês, orienta para o cuidado entre o vão do metrô que acaba de chegar.
À porta, provavelmente para sair, meus olhos se cruzaram com outros que não souberam muito o que fazer, e pareceu -me desistir do que faria.
Eu adentrei o metrô, acomodei-me um tanto quanto incomodada com a imagem que acabara de ver, e não consegui deixar de olhá-lo, agora pela vidraça, enquanto algumas coisas corriam à minha mente, à mesma velocidade e barulho de tudo o que se misturava ao reflexo dele.
De repente ele foi para a porta de saída à minha frente.
Todo meu corpo manteve-se inerte, exceto os olhos teimosos.
Ele correspondeu-me o olhar e quando abriu a porta para sair, eu sinceramente não sei qual o problema dos meus olhos, mas estes só se conformaram em não mais procurá-lo quando ele desapareceu à minha direita.
- Mon Dieu, me abana! - pensei e talvez tenha feito o gesto com as mãos. As duas.
Só sei que alguns segundos depois, tempo que fora suficiente para que ele voltasse ao mesmo metrô, minhas mãos também pararam na mesma posição (de abano), porque contrariando toda a inércia masculina europeia (e eu gosto disso, da inércia), sentou-se ao meu lado a imagem que me fizera fazer o que raramente faço: deixar alguém ir se dos meus olhos.
Mas aí pronto.
Face enrubescida, mãos à abanarem ainda mais, um calorão da porra, embora fosse início da noite, e ele a tentar entender aquela cena, mais desconsertado que quem só agora conseguiu vos falar.
É que emudeci-me.
E-mu-de-ci-me! Merda!
- Vous ne parlez pas français?
- Ãham?
- English?
- Ãham?
- Espagnol?
- Ãham?
Putz! E as mãos a abanarem, o rosto cada vez mais vermelho, a boca cada vez mais muda, ele cada vez mais desesperado, e eu também, ambos pelo mesmo motivo: por eu não conseguir falar!
- Desolé, Désolé, Désolé - levantou-se, abriu a porta na próxima estação, e saiu, ainda a falar: Désolé, Désolé, Désolé, como se tivesse cometido o maior e o mais espúrio dos pecados…
E lá fiquei eu, desolada, a lamentar não ter agarrado os braços daquele 1,80 cm, cabelos pretos, olhos da mesma cor e pequeninos, boca carnuda, sorriso lindo, barba muito bem feita, vestido numa camisa branca, uma calça jeans e um despretensioso tênis, pelo menos até eu conseguir reaver meu raciocínio!
Àquele momento eu ia a uma festa de aniversário de uma amiga, e como sempre, a festa seria regada muita bebida acóolica.
O problema é que agora já estou de volta à mesma estação de metrô, há bastante tempo, um tanto quanto cambaleante, e ele não reaparece! Já conversei em francês, inglês, espanhol, italiano, árabe, doguês com as pessoas, e nada…
Eu só queria, enfim, dizer a ele que "Oui, oui. Je parle français!"
Era só isso…
Putz.
Mas c'est la vie!
E eu sigo no que eu faço com maestria: assustar os homens, de um jeito ou de outro! Uma pessoa desse tamanho, e lá da Mara Rosa…
Não me conformo com isso, viu!
Reflita e escute a sua voz interior, ela tem muito a decidir;
Certamente ela é a resposta exata e desata o que vem a lhe impedir.
Nara Nubia Alencar Queiroz
@narinha.164
"Estudar História é escutar a voz de quem veio antes para construir um amanhã melhor."
— Prof. Cranon
Sonhei seu amor em um caminho da minha vida escutei a sua singela voz e suave dizendo-me “você é a paixão da minha vida!
Senti teu cheiro e seu jeito de amar nada mais importa quando penso em você meus sonhos se transformam em festas com alegria e prazer de sonhar.
A tristeza se dissipou com a sua chegada em meu coração.
Comprimia todo meu ar com a intensidade de um doce arpejo de sua voz em suspiros e múrmuros pedindo-me atenção em contemplá-la com um certo carinho.
Ainda que quase em gritos meu coração chama-te em silêncio profundo e desata seu véu que em mudez se faz inocente.
Sublime é sua áurea que revelaste o sentimento de mais puro encanto, pois com a supremacia do amor.
Emudeceu a voz do coração em prantos e lagrimas com intensa frustração deixada em um caminho solido com esperança na felicidade.
Emoções com múrmuros e suspiros atraíram o desejo e a ternura para um coração carente e ferido com o tempo malicioso.
Porem ao despertar de um amor sincero e verdadeiro o coração grita seu nome em um verso que imergiu em um sentimento justo para com o coração.
Ao ouvi sua voz singela ao telefone fiquei extasiado com tamanha delicadeza nas palavras.
Conquistando-me e despertando um sentimento adormecido com intensos desejos.
Com previsões positivas no amor aproximo-me do teu coração e tenho a oportunidade de fixar-me em você com carinhos e verdades.
Durante muito tempo eu agüentei insuportavelmente ouvir a voz dos seus olhos em aflição;
O veneno que eu me afogo é o querer do próximo que eu morra sem o dialeto que o faça explicar a inveja;
Eu me sinto só no meu mundo, pois em minha fortaleza eu decido o meu melhor;
Quero um dia ouvir a sua voz no limite do silêncio e não ter que sentir pena com a simplicidade das migalhas que a vida possa te oferecer;
O passado em vão não fincou raízes em um coração valente, porem carente que a mortalidade tentou apagar;
No seu escuro vou e assistindo torcendo para que desate seu desconforto e que em voz alta eu possa declarar meus sentimentos por você;
Não se deixe levar pela voz do opressor que te julga e te desacredita diante das dificuldades;
Mas olhe seu passado e suas lutas que o fez superável aos obstáculos;
Não temas o perigo, pois sua força é mais do que possam enxerga;
Clamo em voz alta tudo que sinto em meu coração para encontrar a cura para os sentimentos únicos em mim;
Quero me achar do lugar de onde me assisto para me acertar e mudar o meu semblante;
Adoro contemplar os sentimentos verdadeiros para entender e encher-me de esperança e renovar-me;
Estou sentindo me perder ou me apagar dessa história, mas assisto minhas pelejas no meu silêncio;
Minha alma se perdeu em qual quer parte procurando a um único amor;
Clamo em voz alta todas as minhas faltas e incertezas para aliviar meu sofrimento;
Quero transformar o meu semblante, pois o meu perfil é vencedor;
Não há dificuldade quando tenho a certeza de quê posso triunfar;
Se ouvíssemos a voz desse amor ensandecido e não dessemos atenção para conselhos impactantes que acabasse com o sorriso tão sincero que havia em nossos rostos estaríamos juntos;
Quando não clamamos o socorro ao amor nos perdemos entre o silêncio da solidão;
Mas a aflição e a amargura sufoca nosso ser por não termos um ao outro com calor intenso;
