Viver Sem Dependência
Eu estava perdido, preso em dependência emocional e carência, me dedicando a uma mulher e esquecendo de mim. E com isso, sofri muito quando não fui correspondido. Só antes que fosse tarde, vi um vídeo que competentemente mudou minha visão de mundo, e o amor-próprio me salvou. Quebrei a visão idealizada e passei a te enxergar como igual a todas as outras.
Eu queria te rejeitar e sair do buraco de dependência emocional em que me encontrava. Consegui sair dele, mas mesmo assim, ainda tenho sentimentos por você.
Não deveria, considerando que somos completamente opostos.
Pensei que, ao quebrar a visão idealizada que tinha de você, te esqueceria.
Porém, a sua imagem continua na minha mente, e até me questiono se está namorando. Chego a ficar incomodado com essa possibilidade.
Mas as coisas entre nós dois nunca mais serão as mesmas, eu mudei e é impossível voltar a ser aquele cara romântico.
Dependência
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você.
Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Mas as pessoas mudam. E tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...
Mas o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se entregou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?
Superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Entregamos nossa felicidade à companhia e ao afeto de outras pessoas. Usamos afetos pra pensar que não estamos sós. Mas estamos. Isso não é algo ruim. Quem melhor para cuidar dos nossos sentimentos do que nós mesmos? Seu coração pode e deve ser cuidado por você.
"Eu te amo, você sabe que não estou mentindo, mas isso não quer dizer que eu não seja capaz de sobreviver sem você."
29.06.17 (Com adaptações esperançosas de 28/09/2023)
Dependência - versão original
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você. Mas nós precisamos disso, não é mesmo? Porque toda essa nossa necessidade de se sentir amado afinal...?
Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Eles passam a ser pra quem contamos tudo, que dividimos nossas felicidades, nossos momentos e nossas fraquezas.
As pessoas mudam. A cada dia a pessoa que você confiou muda um pouco mais, e tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...
Mas.. e quando os dois mudam tanto que a relação muda também? É ruim perder amizades e amores, mas superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Usamos isso pra pensar que não estamos sós. Mas estamos.
E o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?
29.06.17
Orar a respeito de tudo é uma declaração diária de dependência de Deus. Afinal de contas, não somos autossuficientes, embora mais do que nunca, tudo ao nosso redor, queira nos tornar autômatos.
✍️🙏✍️
*
"A dependência
mais segura é depender do nosso CRIADOR,
ele nos dá sabedoria
e nos ensina o caminho do AMOR,
pra nunca precisar mendigar companhia de ninguém..."
***
A porta do Reino é estreita. Há um preço a ser pago. O Senhorio de Cristo exige total dependência. Ser discípulo tem seu preço. Só passa pela porta quem toma a decisão de pagar o preço. Faça valer a pena!
" A verdadeira prisão do ser humano, independentemente de ser homem ou mulher, é a dependência em suas várias formas: social, económica, política e cultural. Enquanto permitires que essas forças te guiem e condicionem as tuas escolhas, estarás acorrentado aos limites impostos por terceiros. O respeito genuíno do mundo só te será concedido quando fores capaz de romper esses grilhões e alcançar a liberdade de pensar e decidir por ti mesmo. A dependência, não apenas limita o teu potencial, mas transforma-te num escravo dos tempos modernos, mesmo em pleno século XXI. Serás realmente livre apenas quando a tua autonomia não depender da vontade alheia."
Lisboa, 07 de outubro de 2024
Dependência e Insegurança
Ao tratar a vítima com negligência, o manipulador a deixa em um estado constante de ansiedade e insegurança, onde ela se esforça cada vez mais para agradá-lo e "merecer" sua atenção e compromisso. Isso reforça a dependência emocional e a mantém presa na relação.
Dependência de Deus não significa passividade, mas sim uma Parceria, onde se reconhece que a vida depende de Deus para tudo.
Dependência de Deus é um ato de Fé e entrega total, que se caracteriza por buscar Orientação Divina em todas as áreas da vida, seja em momentos de alegria ou de dificuldade.
Como superar a dependência emocional mesmo estando no relacionamento?
Pegando nojo do estado que você chegou e que não se valorizou por acreditar que ia dar certo e metendo o pé disso tudo.
"A maturidade nos concede uma dependência irreversível, que a medicina não pode curar.
Em consequência de um vício, o de viver sozinho,
que nos oferece a tranquilidade, a paz e a capacidade de existir ‘offline’.
Optamos pelo modo avião, por escolhas mais seletivas,
por uma companhia de qualidade — poucos, mas profundos: a família e amigos verdadeiros.
A solitude, com o tempo, transforma-se numa dependência improvável, mas inevitável.
E, no fim, ela se torna uma opção inegociável: a paz."
Para superarem a dependência química, muitas pessoas dizem que a religião cristã contribuiu. E, para indivíduos se tornarem dependentes químicos, contribui? Muitos veem a religião como um tipo de droga. (…) É comum que uma mãe ore para o filho não usar o que se chama de drogas. Como saber se isso não pode contribuir para ele se tornar dependente químico, vencer a dependência química e depois não querer mais chegar perto de drogas? Quantos filhos de mães que oravam tanto para seus filhos não usarem drogas se tornaram dependentes químicos? Estão orando para aqueles que não participam de uma religião que tem muitas concepções retrógradas se converterem a ela. Isso pode os prejudicar de alguma forma? O que sabemos é que a religião dessas pessoas tem muitas concepções mitológicas, e que ainda conhecemos pouco sobre o que de fato acontece em consequência da evolução biológica e relatividade quando se envia mensagens ao inconsciente através da oração. Talvez isso prejudique alguém, talvez beneficie. Mesmo que exista Deus, considero que não tenha relação direta no que acontece neste planeta por causa de oração ou outro motivo. Lidem com a situação de forma ética. É possível realizar pesquisas sobre oração.
A minha paixão se apaixonou com sentimentos dilacerantes
dando-me a sensação de dependência, sensação de falta
que você me causa!
Se o amor ele é sustentado pela total dependência, então ele anula o ser na angústia de uma suposta perda. Amor não é perfeito, porque isso nao existe, e quando uma das partes não se faz correspondido, então os dois sentem o mesmo.
Eu ainda a amo, mas é certo que não a amo como antes. Agora, amo sem a dependência e os vícios de alguém imaturo. Mas não a amo menos.
Quando o ENTRENIMENTO se transforma em DEPENDÊNCIA
Psicólogos alertam que o vício em redes sociais e entretenimento digital pode levar a um isolamento social, afetando negativamente as relações interpessoais. O uso excessivo dessas plataformas muitas vezes substitui experiências reais por virtuais, o que pode resultar em sentimentos de solidão e ansiedade .
Todos do signo de escorpião tem um grande defeito, sentimos grande dependência de quem amamos, mais apartir do momento que somos tratado como segunda opção, deixamos sem olhar para trás.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp