Rajneesh Jain, também conhecido por Bhagwan Shree Rajneesh, mas imortalizado como Osho (1931 - 1990), foi um líder espiritual indiano que defendia a liberdade e o amor a vida. 

Seus ensinamentos tinham como propósito o desenvolvimento da consciência e do autoconhecimento através da meditação

Com uma excelente oratória, Osho deixou para o mundo pensamentos e reflexões importantes que nos fazem pensar sobre o modo como encaramos a vida. Confira algumas frases que são verdadeiras lições a serem aprendidas!

O que nos diferencia dos animais

osho 1

Para nós, seres humanos, envelhecer é muito mais do que mudanças estéticas. Com os anos de experiência somos capazes de crescer e transformar o nosso espírito e personalidade. 

Infelizmente, algumas pessoas se preocupam tanto com aquilo que é "visível" aos olhos, que ignoram o desenvolvimento interno. Este é o mais importante crescimento que algum ser vivo poderia ter e nós, humanos, muitas vezes deixamos isso de lado. 

Em caso de dúvida, siga o seu coração

osho 2

Por que complicar?

osho 3

Osho era um grande defensor da liberdade e, para ele, um dos principais segredos para ser feliz é simplesmente viver. 

A vida não vai parar para que você escolha qual caminho seguir, portanto, às vezes, o melhor a se fazer é "ouvir" o seu coração e ser feliz.

A peça que falta está dentro de si mesmo

osho 4

A sociedade nos ensina que precisamos encontrar a nossa "cara metade" para nos sentirmos completos na vida. Para algumas pessoas isso pode até ser verdade, mas não devemos levar como uma obrigação. 

De acordo com Osho, o ingrediente essencial para esse "preenchimento" está dentro de cada um de nós. Ou seja, você não precisa obrigatoriamente de outra pessoa para se sentir completo. A tal "peça" em falta pode estar guardada dentro de ti!

Somos únicos, se orgulhe disso!

Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir, incomparável, absolutamente única.

Osho

Precisamos ter orgulho das nossas particularidades e não passar a vida apenas tentando copiar o que é alheio. Ame o fato de ser genuíno, pois esta é uma das qualidades mais admiráveis que alguém pode ter.

Os (difíceis) caminhos da vida

osho 5

Pode parecer um grande clichê, mas não existe maior verdade do que esta: a vida não é moleza. Com o passar dos anos e das experiências isso fica mais evidente. No entanto, o importante é também entender que quanto mais difícil a superação, maior é a solidez, a lição e as conquistas que temos. Tudo vale a pena. Não podemos desistir de seguir vivendo e "lutando".

Saber ceder à "loucura" é importante

osho 6

Viver constantemente preso numa rotina de trabalhos e responsabilidades é pedir para enlouquecer. Para não perder o ânimo e ter mais força para seguir em frente, precisamos, de vez em quando, "perder a cabeça". 

Mas o que Osho quis dizer com isso? Significa seguir o coração em vez do cérebro, seguir o prazer no lugar da razão. Basicamente, "ficar louco" é mergulhar de cabeça naquilo que te faz feliz, sem pensar muito nas consequências. 

Somos nós quem construímos a nossa vida

osho 7

Como você quer que a sua vida seja? Cada um é responsável pelo modo como constrói o mundo ao seu redor, usando como "tijolos" as energias que absorvemos e compartilhamos com as outras pessoas.

Viver rodeado de boas energias é o melhor que você pode fazer para ter uma vida mais bela.

Aprendendo a "venerar" a vida

Uma pessoa feliz não precisa de religião, não precisa de nenhum templo. Para ela, todo o universo é um templo.

Osho

Pensar nisso é um exercício de reflexão sobre a importância que damos as coisas. Todos somos livres para abraçar a nossa fé, mas também precisamos aprender a encarar com tolerância o fato da vida ser a mais bela verdade que há no mundo.

Não importa qual seja a sua religião ou seita, a vida é uma verdade incontestável e devemos louvá-la diariamente. 

osho 8

O grande segredo da felicidade

Compartilhar é uma das maiores qualidades espirituais. O milagre é que quanto mais você compartilha sua felicidade, mais você tem.

Osho

A felicidade é uma das poucas coisas que quanto mais você divide, mais você ganha. É um fenômeno único e que todos deveriam experimentar. 

Não espere demais dos outros

osho 9

Não tem nada mais frustrante do que criar expectativas sobre algo. Todas as pessoas já passaram por isso pelo menos uma vez na vida, e é justamente por isso que aprendemos a não contar muito com aquilo que (ainda) não é real. 

Aprendendo a ouvir

Escute os sons da natureza e da mesma forma escute as pessoas. Escute sem impor coisa alguma ao que você está escutando – não julgue, pois no momento em que você julga, a escuta cessa.

Osho

Devemos aprender a escutar as pessoas e não apenas ouvi-las, você sabe a diferença? Quando escutamos estamos atentos ao conteúdo, conseguimos sentir aquilo que a mensagem transmite. Já o ouvir é apenas o som das palavras entrando pelos seus tímpanos... 

Antes de sair apontando o dedo para as atitudes alheias, antes de criticar e julgar as pessoas ao seu redor, pare e simplesmente escute.

Assumindo os rumos da felicidade

A felicidade não é um destino, é uma viagem. A felicidade não é amanhã, é agora. A felicidade não é uma dependência, é uma decisão. A felicidade é o que você é, não o que você tem.

Osho

osho 10

Não importa o tempo que leva até os seus "olhos abrirem" para a realidade... O importante é você reconhecer e agir quando a ficha finalmente cair.